Foto: Reprodução
O ministro André Mendonça, do STF, determinou que a Polícia Federal investigue um possível vazamento de informações da operação que teve entre os alvos o senador Jaques Wagner (PT-BA).
Para apurar o caso, o ministro autorizou a quebra do sigilo telefônico e o monitoramento da movimentação do celular do parlamentar pelo período de dez dias.
Na decisão, Mendonça afirmou haver indícios que justificam a apuração sobre um eventual acesso antecipado de investigados às informações da operação e sobre a possibilidade de o vazamento ter ocorrido no âmbito da própria Polícia Federal.
Jaques Wagner é investigado na Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de pagamento de propina envolvendo o Banco Master. Segundo a Polícia Federal, há suspeitas de que o senador tenha recebido vantagens indevidas por meio de um apartamento avaliado em R$ 2,5 milhões, em Salvador.
A investigação também menciona mensagens nas quais o empresário Daniel Vorcaro teria indicado que Wagner poderia atuar como intermediário para transmitir recados ao presidente Lula.
As suspeitas são objeto de investigação e não representam conclusão sobre a responsabilidade dos envolvidos.
Ao retirar o sigilo dessa etapa do processo, Mendonça destacou que recebeu um pedido de audiência de um dos investigados no mesmo dia em que a Polícia Federal protocolou as representações relacionadas à operação.
Para o ministro, a coincidência reforçou a necessidade de apurar um possível vazamento de informações.
O senador foi alvo de mandado de busca e apreensão na nona fase da Operação Compliance Zero, deflagrada em 18 de junho.
De acordo com a decisão, o monitoramento da antena do celular foi autorizado porque medidas ostensivas poderiam comprometer as investigações, permitindo eventual destruição de provas, troca de aparelhos ou alinhamento de versões entre os investigados.
Comente aqui