Pesquisa

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

Foto: Taba Benedicto/Estadao; Celio Messias/Governo do Estado de SP; Alan Santos/PR; Alex Silva/Estadao; Wilton Junior/Estadao

O instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento nesta quinta-feira, 28, onde mediu as intenções de voto de nomes apontados como possíveis sucessores do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL), que está inelegível, em uma eleição contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), aparecem com melhor colocação em um eventual pleito, mas perdem para Lula no cenário-br da pesquisa.

Quando os eleitores são informados que Michelle e Tarcísio teriam apoio explícito de Bolsonaro, eles empatam tecnicamente com o atual presidente da República. Também foram testados na pesquisa os nomes dos governadores Ratinho Júnior(PSD), Paraná; Romeu Zema(Novo), Minas Gerais; e Ronaldo Caiado (União), Goiás; além dos senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Ciro Nogueira(PP-PI).

Embora Bolsonaro esteja inelegível, o Paraná Pesquisas também testou um cenário eleitoral estimulado, no qual o ex-presidente aparece numericamente à frente, com 37,1% das intenções de voto, mas empatado tecnicamente com Lula, com 35,3%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Na sequência estão o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto; a ministra do Planejamento,Simone Tebet(MDB), com 6,1%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), 1,8%. Os que disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados foram 8%, enquanto 4,2% não soube ou não respondeu.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de março pelo instituto, que entrevistou pessoalmente 2.024 eleitores em 162 municípios em todo o País. O nível de confiança é de 95%.

Michelle Bolsonaro
A ex-primeira-dama é a que apresenta o melhor desempenho como herdeira política de Bolsonaro contra Lula. Michelle aparece com 30,9% das intenções de voto, enquanto o petista lidera com 36%. Os demais nomes oscilam, mas a ordem não é alterada: Ciro, Tebet e Leite.

A pesquisa também mediu o desempenho dela com o apoio explícito de Bolsonaro. Nesse cenário, Michelle alcança 43,4% e empata tecnicamente com Lula, que tem 44,5%. Não há outros nomes testados neste cenário com o apoio do ex-presidente, o que também ocorre nos casos dos demais candidatos citados abaixo.

Tarcísio de Freitas
O governador paulista surge com uma distância maior de Lula. Segundo o levantamento, Tarcísio tem 23,3% contra 36,2% do presidente. Porém, assim como Michelle Bolsonaro, empata tecnicamente com o petista quando os eleitores são informados de que ele teria o apoio de Bolsonaro: o governador sobe para 40,8% das intenções de voto, enquanto o presidente tem 43,9%.

Ratinho Júnior
Em outro cenário, o governador do Paraná, com 14,6% das intenções de voto, está tecnicamente empatado em segundo lugar com Ciro Gomes, que tem 12,9%. Lula lidera com 36,6%.

Com o apoio explícito de Bolsonaro, Ratinho vai para 35,3%, mas ainda está atrás do atual presidente, com 44,6%.

Romeu Zema
Zema vive uma situação similar a de Ratinho. O governador mineiro aparece com 14,1%, mas também empatado em segundo lugar com Ciro, que tem 12,8%. Lula, nesse cenário, tem 36,8% das intenções de voto. Mesmo com o apoio de Bolsonaro, o governador do Novo fica atrás de Lula: o mineiro tem 34,6% contra 44,5% do atual presidente da República.

Ronaldo Caiado
Caiado é quem tem o pior desempenho entre os governadores testados pelo Paraná Pesquisas. Com 7,7% das intenções de voto, aparece em quarto lugar no cenário testado, mas empata tecnicamente com Tebet, que tem 9%, em terceiro. Ciro Gomes tem 13,9% e Lula, 36,3%.

O goiano chega a 32,6% com o apoio de Bolsonaro, enquanto Lula tem 44,9%

Tereza Cristina
Assim como Caiado, Tereza Cristina também está em quarto lugar, empatada tecnicamente na terceira posição com Simone Tebet. A senadora tem 7% e a ministra de Lula, 8,9%. O presidente lidera com 36,6% das intenções de voto.

Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro, Tereza Cristina sobe para 32,2% com o apoio do ex-presidente. Lula lidera com 44,5% nesse cenário.

Ciro Nogueira
O senador e presidente do PP aparece na última colocação, com 3,4% das intenções de voto. Eduardo Leite tem 4,4%, o que significa empate técnico entre os dois. Lula lidera com 36,9%, seguido por Ciro (14%) e Tebet (9,2%). O ex-ministro da Casa Civil chega a 29,1% com o apoio de Bolsonaro. Nesse caso, Lula tem 44,9%.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Bruno Giovani 😂😂😂😂😂
    Natal não quis mas o Brasil vai querer 😂😂😂😂😂

  2. Coloca o nome do mito na pesquisa. Ele não tá preso, como o ex-presidiário, que hoje tá presidente, na eleição de 18.

  3. Pode colocar qualquer um que Lula ganha, os brasileiros estão vendo tudo mudar, pessoas com renda e emprego, economia fortalecida, mais comida na mesa dos brasileiros inflação controlada, etc, etc, etc.

    1. Isso, estamos vendo esta opinião de você, de Alice e do Coelho. Certamente estatutário.

  4. MICHELLE BOLSONARO JA SE ENCONTRA A FRENTE HOJE, ESSA É A FAVORITA, AINDA MAIS COM BOLSONARO PRESO, AÍ É QUE GANHA MESMO.
    Lula só não cai, se investir todo o nosso dinheiro na eleição da presidência da Câmara pra sair aliado do vencedor, do contrário apartir do ano que vem começa a fritura, o derretimento do molusco já começou e não tem volta, ele não sabe governar de outra maneira que não seja essa de comprar todo mundo, dava certo quando o povo não tinha informação, mas hoje não.
    O lula é do tempo que emprestava dinheiro a ditadores com a garantia em xarutos, do tempo que destribuia dinheiro com esses artistas de m…, o pior, nós não ficavamos sabendo, hoje é diferente, o povo tem a sua rede de informações, basta um celular nas mãos, antes tinha que esperar o JN da globo lixo colocar a notícia da forma que lhe convém.
    O Geraldo picolé de xuxu, tá lambendo uma rapadura.
    Aguardamos…

  5. Sinceramente eu não entendo..Esse cara não leva ninguém para as ruas e desponta sempre em primeiro lugar nas pesquisas?! Pq será??? Se ele é tão popular faça o teste das ruas!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa da ex-governadora Rosalba Ciarlini diz que vai recorrer da decisão que a condenou por esquema milionário envolvendo Hospital da Mulher em Mossoró

Foto: Elisa Elsie

A defesa da ex-governadora Rosalba Ciarlini se manifestou em nota à imprensa após a condenação por atos de improbidade administrativa relacionados à contratação irregular da Associação Marca para gerir o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró.

Segundo a defesa de Rosalba, ela não participou da gestão do Hospital da Mulher nem manuseou verbas e foi a própria então governadora quem determinou auditoria independente pela Controladoria-Geral do Estado, medida formalizada por decreto, justamente para apurar e corrigir eventuais falhas, preservando a continuidade do serviço público.

De acordo com o MPRN, Rosalba determinou pessoalmente a dispensa de licitação, justificando a contratação direta com base em uma suposta emergência sanitária na área materno-infantil.

Leia a íntegra da nota da defesa da ex-governadora:

Nota à imprensa

A defesa de Rosalba Ciarlini informa que interporá os recursos cabı́veis para a reforma da sentença proferida pela 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Desde o inı́cio do processo, ficou demonstrado que Rosalba não participou da gestão do Hospital da Mulher nem manuseou verbas, inexistindo prova de dolo, benefı́cio próprio ou vı́nculo com supostas irregularidades de execução contratual.

Ao contrário, diante de indı́cios de inconsistências, foi a própria então governadora quem determinou auditoria independente pela Controladoria-Geral do Estado, medida formalizada por decreto, justamente para apurar e corrigir eventuais falhas, preservando a continuidade do serviço público.

O termo de parceria com OSCIP foi adotado em contexto emergencial de colapso obstétrico na região de Mossoró , conforme corroborado com inúmeros depoimentos testemunhais nos autos, com fechamento de unidades e risco assistencial, solução compatı́vel com a legislação aplicável ao terceiro setor à época.

A defesa seguirá atuando de forma firme para demonstrar nos tribunais a ausência de ato ı́mprobo, a inexistência de dano decorrente de conduta dolosa atribuı́vel à ex governadora e o caráter público e legı́timo das medidas que buscavam assegurar o atendimento à saúde da população.

Esequias Pegado Cortez – Advogados Associados

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aplicativos financeiros registram instabilidade no Pix após falha em serviço de nuvem da Amazon

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Alguns aplicativos financeiros brasileiros registraram instabilidade no Pix nesta segunda-feira, em função de problema no serviço de armazenamento em nuvem (cloud) da Amazon, o AWS. O site DownDetector, que monitora esse tipo de queixa, registrou um pico de 156 reclamações sobre o Pix por volta das 11h45.

“Não estou conseguindo fazer Pix e meu saldo está indisponível, quando vai finalizar o pix dá erro”, escreveu uma usuária identificada como Débora Brandão. “Pessoal, o problema raiz é na Amazon AWS, onde muitas aplicações ficam hospedadas… vários bancos, inclusive o Pix está com instabilidade”, afirmou Fernando A.

Procurado, o BC afirmou que “os sistemas administrados pelo Banco Central funcionam normalmente”.

Entre os aplicativos com mais queixas no DownDetector estão PicPay e Mercado Pago. Questionado pela reportagem, o PicPay afirmou que, assim como outras instituições financeiras e de entretenimento, foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. “Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível.”

Já o Mercado Pago disse que houve uma instabilidade em seus aplicativos. “Nossos times trabalharam rapidamente para restabelecer o sistema, que já opera normalmente.”

Valor Econômico

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reunião bilateral de Lula e Trump deve acontecer domingo (26) na Malásia

Foto: Getty Images/BBC

Está prevista para o próximo domingo (26/10) em Kuala Lampur, na Malásia, a reunião bilateral entre os presidentes Lula e Donald Trump.

A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, e confirmada pela coluna do jornalista Igor Gadelha, no Metrópoles, por duas fontes do governo brasileiro.

Lula e Trump estarão no país asiático no mesmo período para participar da 47ª cúpula da Asean, a Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Os dois presidentes conversaram por telefone em 6 de outubro. Antes disso, tiveram um rápido encontro na ONU, em Nova York, no final de setembro.

 

Igor Gadelha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MARGEM EQUATORIAL: Petrobras recebe aval do Ibama para perfurar poço exploratório na Foz do Amazonas

Sonda NS-42: Petrobras obteve licença de operação para perfurar poço da Bacia da Foz do Amazonas — Foto: Divulgação Foresea

A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) a licença de operação do Ibama para perfurar um poço exploratório em águas profundas na Foz do Amazonas. A área é considerada uma das novas fronteiras de petróleo e gás do país.

Segundo o Ibama, a licença foi concedida após uma série de aperfeiçoamentos no projeto da Petrobras. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou a decisão e disse que a exploração da Margem Equatorial é o “futuro da soberania energética”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em diferentes ocasiões que a exploração na região será feita com responsabilidade e que o Brasil não está preparado para abrir mão dos combustíveis fósseis, assim como nenhum outro país no mundo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendia a licença apontando que o Brasil precisava da riqueza desses royalties.

Ambientalistas e entidades afirmaram que a licença é um duro golpe às vésperas da COP30.

Onde será a exploração

O bloco FZA-M-059 fica a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas e 175 km da costa, em uma região de mar aberto. A perfuração deve começar imediatamente e tem duração prevista de cinco meses.

Segundo a estatal, nesta fase o objetivo é coletar informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás em escala comercial.

Segundo o Ibama, a licença foi concedida após uma série de aperfeiçoamentos no projeto da Petrobras desde o indeferimento do pedido original, em maio de 2023.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Idosa fanática por Lula no interior do RN apedreja comércio, solta rojão e atinge criança; ela afirma ter sido agredida

Uma idosa de 82 anos, moradora de Boa Saúde, no interior do RN, atirou pedras em comércio e soltou um rojão que atingiu uma criança. Ela também afirmou à reportagem da Nordeste TV já ter sido agredida com um tapa.

O motivo das confusões nas quais Maria Nazaré de Paiva se envolveu é o seu fanatismo pelo presidente Lula. Maria Nazaré reside em uma casa toda decorada em referência a Lula. “Estou sendo atacada porque mato e morro pelo meu presidente”, diz a idosa. Ela também admite à reportagem ter apedrejado um comércio e soltado fogos em direção ao estabelecimento.

Segundo a reportagem são comuns as provocações à Maria Nazaré. Pessoas que passam pelo local costumam gritar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro e ela reagiu em algumas ocasiões atirando pedras e soltando fogos atingindo uma conveniência próxima à residência.

O dono da conveniência alvo das pedras e do rojão disparado pela senhora afirmou que há pelo menos dois dias não abre o comércio “temendo uma tragédia”. Ele diz que acaba levando a culpa por outras pessoas provocarem a idosa. Seu Ari, como é conhecido, também disse à reportagem da Nordeste TV que o filho sofreu um ferimento leve na perna em razão de um rojão disparado por Maria Nazaré.

Com informações de Nordeste TV

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério do Trabalho cancela mais de 7 mil registros de sindicatos irregulares

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cancelou o registro sindical de 7.416 entidades que não migraram para o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) desde 2005. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, a medida é “saneadora”, já que a maioria das entidades estava inativa e sem informações atualizadas, como CNPJ, dirigentes e endereços.

A atualização dos cadastros teve início há quase duas décadas e o prazo final, prorrogado várias vezes, terminou em 31 de dezembro de 2024. Mesmo assim, milhares de sindicatos não se regularizaram.

O cancelamento não extingue as entidades, apenas retira sua habilitação legal para representar categorias. Elas podem pedir novo registro junto à Secretaria de Relações do Trabalho, conforme as regras da Portaria MTE nº 3.472/2023.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Obra do DNIT trava o trânsito na BR-304 em Macaíba

O trânsito na BR-304, no trecho urbano em Macaíba, está travado no sentido de trafega para o interior do RN, como mostra o vídeo enviado ao BLOGDOBG, registrado no início da tarde desta segunda-feira (20).

O motivo é uma intervenção do DNIT em uma das faixas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petrobras reduz em R$ 0,14 preço da gasolina para distribuidoras

Foto: Agência Petrobras/Geraldo Falcão

A Petrobras vai reduzir, a partir de terça-feira (21), o preço da gasolina para distribuidoras em 4,9%. Segundo a empresa, o preço médio será reduzido em R$ 0,14, para R$ 2,71 por litro às distribuidoras.

Esta é a segunda redução dos preços de gasolina em 2025.

No acumulado do ano, a Petrobras reduziu seus preços em R$ 0,31/ litro ou 10,3%, informou a estatal.

“Desde dezembro de 2022, os preços de gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 0,36 / litro. Considerando a inflação do período, esta redução é de 22,4%”, informou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação Território Seguro: Justiça congela R$ 1 milhão de facção no RN

Foto: Divulgação/ Ilustrativa 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta segunda-feira (20), a segunda fase da “Operação Território Seguro”, com foco na descapitalização de organizações criminosas que atuam no estado.

A ação é resultado de investigação conjunta conduzida pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), com apoio operacional da 25ª Delegacia de Polícia (DP) de Nísia Floresta.

Por determinação judicial, foram expedidas ordens de bloqueio de valores junto às instituições financeiras, totalizando aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) em contas bancárias vinculadas a investigados integrantes de uma facção criminosa.

A medida tem como objetivo asfixiar o núcleo financeiro e logístico dos grupos investigados, impedindo movimentações que possam financiar armas, drogas, veículos, insumos e outras atividades ilícitas.

Esta nova etapa da Operação “Território Seguro” dá prosseguimento às ações integradas das forças de segurança estaduais e federais, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRN), priorizando a neutralização patrimonial dos envolvidos e o enfraquecimento das fontes de recursos das organizações criminosas. As diligências seguem sob sigilo judicial, de forma a garantir a efetividade das medidas e a continuidade das investigações.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça que a Operação “Território Seguro” é permanente e interinstitucional, envolvendo a atuação coordenada dos órgãos de segurança pública do Estado e parcerias estratégicas com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco no enfrentamento qualificado e contínuo ao crime organizado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Janja se encontra com Brigitte Macron em Paris e visita exposição Amazônia

Foto: Reprodução 

A primeira-dama Janja Lula da Silva se encontrou na manhã desta 2ª feira (20.out.2025) com Brigitte Macron, mulher do presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris.

As duas conversaram nas ruas da capital francesa e visitaram a exposição Amazônia, no Museu du Quai Branly – Jacques Chirac, lozalizado próximo à Torre Eiffel.

Janja publicou vídeos do momento nos stories do seu perfil no Instagram. “Que honra começar a semana acompanhada da minha amiga e primeira-dama da França, Brigitte Macron, em visita à exposição Amazônia”, escreveu.

As duas já haviam se encontrado em outras ocasiões. Em junho, por exemplo, acompanharam juntas um desfile de marcas brasileiras em Paris.

JANJA EM PARIS

A agenda de Janja em Paris prossegue às 16h (locais, 11h de Brasília) com um encontro com mulheres brasileiras residentes no país, seguido de um coquetel oferecido pelo embaixador do Brasil na França. Ambos os eventos estão previstos para a Residência Oficial do Brasil.

A passagem por Paris ocorre depois da estada de Janja em Roma. Na capital italiana, ela visitou o novo escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A primeira-dama tem representado o Brasil na promoção da iniciativa em fóruns internacionais, como na FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e em outros eventos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na Itália, Janja participou de um evento de celebração ao Dia Mundial da Alimentação na 5ª feira (16.out) e cumprimentou o papa Leão 14.

Em agosto, o artigo 8º do decreto presidencial nº 12.604, ampliou o acesso da primeira-dama aos serviços do Gabinete Pessoal da Presidência da República, estendendo os poderes da mulher de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Parte da oposição apresentou projetos para barrar a medida.

O gabinete informal de Janja emprega 8 pessoas que a assessoram e acompanham em viagens. A estrutura custou R$ 3,8 milhões em 2023 e 2024. Os gastos não incluem despesas com cartão corporativo.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *