Jornalismo

Miguel Josino: a Despedida do Irmão

Miguel e Basto
Miguel tocando, Lane Cardoso cantando e Sebastião Leite

 

O amigo Sebastião Leite escreveu essa despedida para o “mano” Miguel Josino, o Basto leu ontem na despedida e emocionou a todos. Basto meu irmão, como dizia o Miguel, “saudade mata”. Segue:

Meu irmão,

A vida é como uma sala de espetáculos; entra-se, vê-se e sai-se.

                            É sempre difícil traduzir, nessa pobre linguagem humana, o que seja a separação material com a morte de um ente querido. Mas você, com a coragem que lhe é peculiar, haverá de dar a todos nós seus familiares e amigos, mais uma lição de vida espiritual, pois aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.

                            A morte, não nos libera dos laços afetivos. Pelo contrário, estreita-os, pois quem parte, lá do outro lado, tem uma visão mais nítida do mundo e, por isso, tem capacidade de sentir, numa dimensão mais extensa, o amor que une os que partem e os que ficam. Há uma frase de Arthur Shopenhouse que diz: quem não tem medo da vida, não tem medo da morte e você não a temia, talvez por isso a tenha vivido intensamente. Começo a compreender porque tinha tanta ânsia de viajar, de desnudar o mundo, de distribuir seus conhecimentos e postar nas redes sociais.

                            Ainda nessa vida foi capaz de amar e de dizer que amava a todos que pode. A nós, seus familiares, legou-nos incontáveis lições de vida, desde quando veio morar em Natal sozinho na casa de tia Maria Jose, quando escolheu o direito para poder edificar sua obra, quando passou em primeiro lugar no concurso de juiz e não quis assumir. Não esqueço nunca da frase que me disse naquela ocasião: quem sou eu para julgar alguém? Quero isso prá mim não, Mano. Nasci para advogar e vou advogar até morrer, é ajudando o próximo que me realizo, não os julgando.

                            Mano quem sabe no outro plano que já estás não continue ajudando tantos outros como fez nesse.

                            Se a tristeza é uma forma de egoísmo, lhe peço que nos perdoe, perdoe a todos que estão consternados com sua partida. Perdoe especialmente a mamãe que ainda não acredita – nem pode acreditar – que você se foi; a papai, esse gigante que esta experimentando a maior dor a que um homem pode ser submetido quando a ordem natural das coisas se inverte; a seus filhos Pedro e Marilha, que perderam um pai maravilhoso e desde de domingo nos tem dado grandes lições, as suas enteadas que tinham toda razão para tê-lo como pai; as suas sobrinhas que encontravam tio Gueguel sempre com um sorriso farto, a mão pronta para acariciar, o olhar que ensinava.

                            Régia, Daniel e Rodrigo, não somos mais cinco, mas continuaremos sendo um só, como sempre fomos. Nossa união é e continuará sendo nossa característica primeira.

                            Mano, você trabalhou como se vivesses para sempre, amou como se fosses morrer ontem.

                            Aliás meu irmão querido, morre o que? Essa vestimenta densa e pesada que conduzimos na nossa atual encarnação? O espírito se liberta e, lá no alto, ganha uma liberdade maior e mais bela, pois sei que a morte não surpreende o sábio e certamente não o surpreendeu, pois ele sempre está pronto para partir e você não partiu, porque ficou e ficará dentro de cada um de nós.

                            Meu irmão Miguel, que por hora nos deixa, lega-nos inúmeras lições, foi assim até ontem e será sempre que nos lembrarmos de sua obstinação, seu exemplo de vida, pois para ele a coisa mais bela do mundo era a certeza de que muitos eram felizes por sua causa. Por ele, quantos alcançaram seus sonhos, quantos de nós aqui não deve estar pensando num ato humano praticado por ele para o nosso bem e da própria humanidade. Quantos de nós não nos socorremos de sua mente privilegiada? Quantas soluções jurídicas para resolução dos mais diversos problemas saíram de sua mente brilhante? Suas poesias, seus contos entoaram e encantaram milhares de leitores, tocaram o ouvido de tantas que tiveram o privilégio de amá-lo.

                            O Estado e o próprio direito lhe devem muito. Nós os que aqui ficamos lhe devemos muito.

                            Tenho certeza que você sabia que nos deixaria precocemente e talvez por isso nunca deixou de dizer que gostava, que amava, que as pessoas eram importantes para você como soube cativar e cultivar. Externava seus sentimentos de forma simples e nua.

                            Irmão você amou a vida e a viveu tão intensamente que a consumiu.

                            Viveu os últimos anos com uma ânsia tão grande, por vezes fatigado pelas noites indurmidas, mas sempre convicto de que podia fazer algo de bom no dia seguinte. Lutador obstinado, leitor voraz, escrevia como falava, falava com o coração e deixou uma marca própria que fez escola nas várias gerações que pode ensinar (eu, Daniel, Rodrigo, Kaleb e Fernando José tivemos o privilégio de tê-lo muito perto como professor), homem de inegável espírito público que dedicou sua vida as causas que acreditou, acreditou que a vida era para ser vivida sem medo da partida e foi assim até seu ultimo instante.

                            Meu caro irmão, aprendi com você que o caminho deve ser humilde, sem complicações. Você tinha muita fé em Deus e já estando com ele há de interceder por todos nós que ficamos, há de pedir para que compreendamos porque nos deixou tão subitamente.

                            Vá meu irmão querido, vá. Vá mas vá pleno, vá certo de que cumpriu seu dever e que deixa em cada um de nós uma semente e que mesmo na morte fez várias famílias felizes e que parte de você pulsa noutros sete corações.

                            Descanse em paz.

SEBASTIÃO RODRIGUES LEITE JUNIOR

Opinião dos leitores

  1. Que linda e merecida homenagem com lagrimas nos olhos estou neste momento recebam meu carinhoso abraço daquela que um dia teve o previlegio de conviver na mesma rua e juntos eramos muito felizes amo vocês saudades Miguel vc estará etrenizado nos nossos corações pois aqueles a quem amamos não morem jamais apenas vc partiu antes de nos !

  2. Bela homenagem. Sebastião. Grande Homem. Já me apoiou em momentos difíceis e guarda a mesma espontaneidade e vontade de fazer o bem do irmão Josino. Rodrigo. Intelectual nato. Que Deus os conforte e a toda família. Permita-nos, em nossa missão terrena, levar no coração a força e no espírito a sabedoria do eterno Miguel. Sou saudade e orações.

  3. Sebastião Leite que bela homenagem, inspirada, cheia de amor, palavras serenas e de paz! A dor dessa perda deve ser imensuravel mesmo! Que Deus conforte voces todos e principalmente seus pais, porque quando a ordem natural das coisas se inverte, é incompreensível.

  4. Texto lindo. Me arrancou lágrimas. Miguel era um anjo iluminado. Um ser humano como poucos. Fará falta, mas deixou um rastro de bondade, generosidade e belas ações. Ajudou muito aos outros!

  5. "Todos os dias é um vai-e-vem
    A vida se repete na estação
    Tem gente que chega pra ficar
    Tem gente que vai pra nunca mais
    Tem gente que vem e quer voltar
    Tem gente que vai e quer ficar
    Tem gente que veio só olhar
    Tem gente a sorrir e a chorar
    E assim, chegar e partir
    São só dois lados
    Da mesma viagem
    O trem que chega
    É o mesmo trem da partida
    A hora do encontro
    É também de despedida
    A plataforma dessa estação
    É a vida desse meu lugar
    É a vida desse meu lugar
    É a vida…" (Milton Nascimento e Fernando Brant)

  6. Que texto forte!!!!!
    Eternas saudades deste grande homem de Deus. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

  7. Lindo e emocionante depoimento de amor sobre a vida de Miguel Josino e seu legado. Texto Imaculado.

  8. Lindo e emocionante texto. Um depoimento com uma lucidez e sensibilidade que através da linha da afetividade nos traduz o amor fraterno e o agradecimento de um irmão cheio de saudades, mas convicto de que todos precisamos que Miguel nos ajude a entender esse hiato físico que o destino nos colocou. Parabéns Sebastião por essa declaração de amor e de vida num encaminhamento textual que se torna ímpar, único pelo valor do sentimento humano ali contido. Palavras que vão traduzindo uma relação de vida e de tempo que nos informa bem a história de um grande homem chamado Miguel Josino Neto. Parabéns pela delicadeza que soube dar ao próprio texto. Imaculado.

  9. Que bela homenagem… Emocionada!! Como disse Chico Xavier – Aquele que amamos nunca morrem, apenas parte antes de nós.

  10. Eu estava lá e dentro das minhas limitações não contive o choro. Um choro que mesclava saudade, agradecimento, tristeza e alegria. Uma inexplicável mistura intensa de sentimentos que ao final desembocou em um êxtase de tranquilidade na certeza que o amor estava pulsando no coração de todos os presentes. Valeu Bastos e sobretudo, obrigado Miguel! Me sinto na obrigação de repassar todos os ensinamentos que aprendi com Miguel, ensinamentos de toda a ordem. Não foram poucos. Mudou a vida de muitos. Valeu muito!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Celina Alves, ex-primeira-dama de Natal e Parnamirim

Foto: Reprodução

Faleceu na manhã desta sexta-feira (15), a ex-primeira-dama de Natal e Parnamirim, Celina Apparecida Nunes Alves, aos 89 anos. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Celina Alves era esposa do ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo Alves, que faleceu em 2015. O casal teve três filhos: o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e os empresários Agnelo Filho e José Luiz.

O velório terá início às 14h no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Uma missa será celebrada às 20h, seguida pelo sepultamento.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Veja momento da prisão de Hytalo Santos e marido em SP

O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, após mandados serem expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba. As investigações apuram os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.

A Justiça da Paraíba já havia determinado a suspensão imediata de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibido seu contato com os menores citados e ordenado a desmonetização dos conteúdos.

Mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao influenciador já tinham resultado na coleta de celulares, computadores, câmeras e outros dispositivos para análise pericial.

A Polícia Civil de São Paulo foi responsável por realizar o cumprimento dos mandados de prisão. No vídeo, que mostra a abordagem da polícia, Hytalo e Israel aparecem olhando para câmera e recebendo a orem de prisão do agente: “Vocês estão sendo presos pelo Deic (Departamento de Investigações Criminais).”

Em nota, o Deic afirmou que policiais da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública (DIG) cumpriram o mandado de prisão temporária e realizam buscas no endereço onde ele foi localizado, em cumprimento a ordem judicial. A ação segue em andamento.

Veja o vídeo abaixo:

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Bell Marques passa mal durante corrida e abandona prova

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BNews (@bnews_oficial)

Vídeo: Bnews

O cantor Bell Marques, 72 anos, precisou abandonar o percurso da corrida “100% Você” na manhã desta sexta-feira (15) em Fortaleza, após sentir um desconforto físico. O episódio ocorre menos de um mês depois de o artista também ter passado mal durante outra edição da prova, realizada em Sergipe.

A largada da prova aconteceu às 7h, com o percurso de 10 km, seguido pelos 5 km. Os atletas correram pela nova orla da cidade, com vista para o mar e diversas ativações musicais, como banda de fanfarra e batucada, para animar os participantes.

Durante o trajeto, Bell Marques interrompeu a corrida e retornou ao hotel para se recuperar. Segundo os organizadores, o cantor está bem e mantém a programação de se apresentar normalmente no show marcado para esta noite.

O artista comentou o sucesso das corridas que levam seu nome e o desafio de conciliar o esporte com a carreira musical:

“Eu sempre me senti um atleta de ponta em cima do trio elétrico. O que eu faço ali não é fácil, você precisa de resistência vocal, força nas pernas, respiração. Mas eu sempre treinei para cantar, nunca para correr”, afirmou Bell Marques.

96FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nilda lança cartão EDUCAPARNAMIRIM

Foto: Divulgação

A prefeita Nilda anunciou a instituição do cartão EDUCAPARNAMIRIM. No ato de renovação da matrícula para o ano letivo de 2026, os estudantes da rede pública municipal de ensino de Parnamirim receberão um cartão para adquirirem o fardamento e o material escolar no comércio local.

A medida tem o objetivo de garantir dignidade e valorizar a identidade estudantil dos alunos da rede pública da cidade, como também visa fortalecer a economia local, fazendo o dinheiro circular, reforçando que os recursos fiquem onde a população mora e trabalha.

O cartão EDUCAPARNAMIRIM alcançará todos os mais de 24 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental.

“A nossa gestão segue implementando políticas públicas inovadoras e de grande impacto, pensando sempre no melhor para Parnamirim. Essa é uma ação até certo ponto simples, mas poderosa no aspecto econômico, pois vamos garantir que o dinheiro circule na nossa cadeia produtiva, fortalecendo o comércio local”, falou Nilda, elencando também os benefícios da garantia do fardamento para os alunos: “Educação é prioridade no nosso Governo e não iremos medir esforços para oferecer o melhor para nossos alunos, promovendo economia para as famílias, inclusão social, organização, equidade e ampliando o vínculo deles com a rede pública de ensino”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Influenciador paraibano Hytalo Santos é preso em operação contra tráfico humano e exploração sexual infantil

Foto: Reprodução

O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e Israel Nata Vicente foram presos em cumprimento a mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, assinados pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa. As detenções ocorreram no âmbito de uma ação conjunta que envolve o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil da Paraíba, através da UNINTEPOL e da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), o Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), a Polícia Civil de São Paulo (DEIC) e a Polícia Rodoviária Federal.

As investigações apuram crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil, com foco especial no ambiente digital. Segundo o MPPB, o trabalho está sendo conduzido com rigor técnico e absoluto respeito aos direitos e à dignidade das vítimas, em sua maioria crianças e adolescentes.

O órgão alerta que o vazamento de informações sigilosas e a adoção de medidas civis fora do protocolo da investigação criminal têm prejudicado a eficiência das apurações e colocado as vítimas em risco. “O caso exige tratamento responsável, sem sensacionalismo e com máxima proteção à intimidade das vítimas”, ressalta a nota.

A operação também chama atenção para o tráfico humano de caráter interno, praticado dentro das fronteiras estaduais. Segundo o MPPB, vítimas em situação de vulnerabilidade socioeconômica são aliciadas e exploradas sexualmente, submetidas a trabalho análogo à escravidão ou a outras formas de servidão.

Fonte 83

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Carro fica preso em alagamento após lagoa transbordar no bairro Pitimbu

As fortes chuvas que caem em Natal desde a noite desta quinta-feira (14) causaram mais transtornos na cidade. Na manhã desta sexta-feira (15), a lagoa de captação da Xavantes, no bairro Pitimbu, transbordou e invadiu a avenida.

Um vídeo enviado à TV Tropical mostra o nível elevado da água, que tomou conta da pista. Um motorista que tentou atravessar o local acabou ficando com o carro parado no meio do alagamento.

De acordo com a EMPARN, Natal registrou 62 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O volume elevado contribuiu para o transbordamento da lagoa, que já havia apresentado o mesmo problema em outras ocasiões de chuva forte.

O alagamento compromete o tráfego na região e oferece risco para motoristas e pedestres. As autoridades reforçam a orientação para evitar passar por vias alagadas, reduzindo o risco de acidentes e danos aos veículos.

Assista:

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Chuvas causam queda de árvores, alagamentos e trânsito lento em Natal

Foto: Vinicius Marinho

As chuvas que atingem Natal nesta sexta-feira (15) provocaram pontos de alagamento, queda de árvores, panes em semáforos e lentidão em diversos trechos da cidade.

Além dos alagamentos, a STTU registrou queda de galho na Avenida das Alagoas, próximo ao túnel. Panes em semáforos no cruzamento da Serra dos Carajás com Serra das Juremas e na Avenida Prudente de Morais com a Rua 7 de Setembro, também foram registradas.

No bairro Cidade Satélite, as chuvas interditaram a Avenida dos Xavantes, próximo à lagoa de captação, deixando um carro parcialmente submerso.

Foto: Sérgio Henrique

Na Rua Apodi, em frente ao Colégio Marista, uma árvore caiu e interditou parcialmente a via. Equipes do Corpo de Bombeiros e agentes de mobilidade atuam na remoção e no controle do tráfego.

Foto: Stephany Souza

No bairro Candelária, dois veículos quebrados na Rua Jaguarari, em frente ao posto Shell, deixaram a via praticamente intransitável e com lentidão.

A Avenida Senador Salgado Filho tem trânsito lento no sentido Centro. Na Ponte Newton Navarro, o fluxo é moderado nos dois sentidos, e a Avenida Felizardo Firmino Moura apresenta lentidão nos dois sentidos.

Na Rua São Vicente, em Cidade Nova, a água das chuvas deixou a via completamente alagada, impedindo a passagem de veículos.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

STTU alerta para pontos de alagamentos nas ruas de Natal nesta sexta-feira (15)

Foto: Everton Dantas

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou pontos de alagamentos transitáveis e intransitáveis nas ruas de Natal nesta sexta-feira (15). Chove desde a madrugada na capital.

De acordo com a STTU, até às 6h foram constatados 14 pontos de alagamentos, sendo 9 considerados transitáveis e 5 intransitáveis. A secretaria explica que faz videomonitoramento constante das vias e que a situação segue sendo acompanhada para possíveis atualizações.

Confira:

Pontos Intransitáveis

  1. Av. dos Canindés x Av. Pte. Sarmento
  2. Rua Ângelo Varela com Av Hermes da Fonseca
  3. Rua Almino Afonso Ribeira
  4. Av Solange Nunes próximo a unimetais
  5. Av interventor Mário Câmara entre a Jerônimo Câmara e av Cap Mor Gouveia

Pontos Transitáveis:

  1. Av. Cap. Mor Gouveia x Rua Adolfo Gordo
  2. Av. Nevaldo Rocha, entre a linha férrea e a Av. Cel. Estevam
  3. Av. Ayrton Senna x Av. das Alagoas
  4. Av Antônio Basílio próximo a Sucavel
  5. Av Nevaldo Rocha entre a linha férrea e a av Cel Estevam
  6. Rua Adolfo Gordo com Av Cap Mor Gouveia
  7. Rua Leão Veloso com Rua Manoel Miranda
  8. Av Cel Estevam Com rua Baraúna
  9. Av da Integração próximo a Br 101

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. E AS PROVIDENCIAS, PREFEITO PAULO FREIRE? VAI CONTINUAR NA MAQUIAGEM DOS TEMPOS DO SEU PADRINHO POLÍTICO, ALVARO DIAS?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Soldados do Exército russo acusam dupla brasileira de golpes financeiros

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Após publicar em primeira mão o desaparecimento de Anderson de Oliveira Ferreira, a CNN teve acesso a outros soldados que acusam uma dupla de brasileiros de aplicar supostos golpes financeiros contra jovens que pretendiam servir ao Exército russo na guerra contra à Ucrânia.

Pelo menos cinco soldados brasileiros e de outros países da América do Sul entraram em contato com a reportagem para detalhar o suposto ‘modus operandi’ da dupla.

De acordo com os relatos, Arthur Michel e Antônio Neto mantêm um canal de mensagens nas redes sociais sobre como se alistar no Exército russo, alguns brasileiros decidiram aplicar após contato com o material. O conflito entre os países se arrasta desde 2022.

Quando os novos recrutas chegavam à Rússia com recursos próprios, a dupla os auxiliava no processo de tradução dos documentos burocráticos e nos trâmites para o alistamento militar.

Mas um dos papéis assinados era uma procuração que dava acesso à conta bancária dos soldados. Inicialmente a dupla dizia que se tratava de um exame padrão psicológico admissional, de acordo com as acusações.

Depois de enviados para as missões, os militares perceberam saques e movimentações financeiras nas contas bancárias.

Foi o caso de Fernando Mazzo, 44, que decidiu falar abertamente sobre a situação, pois já retornou ao Brasil.

“Chegando lá, a gente assinou uns documentos sem saber o que era. Eu vi o contrato, mas na verdade, não era um centro de psicólogo, era uma espécie de cartório e aquilo era uma procuração. Depois, com essa procuração, eles nos levaram até uma agência bancária. Eles abriram a conta pra gente, que na verdade, não estava no nosso nome, era uma conta vinculada a uma principal dele e eles conseguiriam fazer transação como conta dependente”, aponta Mazzo.

Prejuízo financeiro

A fonte relata que desviaram da conta aproximadamente um milhão de rublos, ou seja, cerca de R$ 60 mil reais. “Assinamos a procuração e eu só vim dar conta do que era depois que o Arthur entrou e roubou um milhão de rublos”, relata.

Segundo apuração, um soldado brasileiro na Rússia, ao longo do contrato, pode chegar a receber algo em torno de R$ 350 mil reais, considerando bônus por alistamento e soldo.

Além da tensão do combate, a fonte afirma que a situação prejudicou sua dedicação ao serviço militar. “Isso me afetou 100% na missão. Você fica preocupado, não consegue focar. Comecei a abrir várias contas on-line para transferir o dinheiro rapidamente assim que ele caísse”, contou.

Atualmente a fonte em questão aguarda uma cirurgia, após ser ferido, durante uma missão. Ao entrar numa floresta e avistar um drones, foi atingido e perdeu o movimento do pé direito, além de múltiplos ferimentos pelos estilhaços.

Outra vítima do suposto golpe está recebendo ajuda jurídica russa. Em nota enviada à reportagem, o advogado russo Roman Petrov, especializado em direito militar, afirma:

“Um cidadão entrou em contato comigo para obter assistência jurídica. Ele relatou que fundos pagos pelo Ministério da Defesa da Federação Russa, no valor total de 800 mil rublos, foram roubados de seu cartão bancário. Os fraudadores obtiveram acesso à conta. Devido à sua falta de conhecimento da língua russa, uma procuração foi lavrada em seu nome por um tabelião de Moscou e, como ele não fala o idioma, assinou-a sem entender seu verdadeiro significado. Atualmente, a liderança do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, a meu pedido, demonstrou interesse em tomar medidas para responsabilizar criminalmente os fraudadores, nos termos do Artigo 159 do Código Penal da Federação Russa”, cita trecho da nota.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco do Brasil: lucro cai 60% em um ano, resultado pior que as projeções do mercado

Foto: Adobe Stock

O Banco do Brasil (BBAS3) encerrou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido ajustado de R$ 3,8 bilhões, queda de 60,2% em relação a igual período de 2024. Na comparação ao primeiro trimestre, o resultado caiu 48,7%. As estimativas das casas consultadas pelo E-Investidor variavam entre um lucro de R$ 4,64 bilhões e R$ 5 bilhões.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês), que mede a rentabilidade do banco, foi um dos grandes destaques negativos, caindo 1.316 pontos porcentuais em um ano e 823 pontos porcentuais no trimestre, para 8,4%. Nem as piores projeções indicavam um patamar nesse nível. O Goldman Sachs, que tinha a estimativa mais negativa dentre as casas consultadas, esperava um ROE de 10,2%.

“O ano de 2025 é de ajuste para aceleração do crescimento. Projetamos lucro entre R$ 21 e 25 bilhões e seguimos com investimentos estruturantes para geração de riqueza aos nossos acionistas, oferecendo a melhor experiência e soluções mais adequadas aos nossos clientes. Isso passa pelo relacionamento pautado pela proximidade, pelo uso intensivo de tecnologia e capacitação permanente dos nossos funcionários”, destaca a presidente do BB, Tarciana Medeiros.

A carteira de crédito ampliada cresceu 11,2% em um ano, para R$ 1,294 trilhão. Na comparação trimestral, a expansão foi de 1,3%. A alta foi puxada pela expansão de 14,7% na carteira de pessoa jurídica, para R$ 468 bilhões. A carteira de pessoa física cresceu 8% em um ano, para R$ 342,6 bilhões. A carteira do agronegócio avançou 8% em 12 meses, para R$ 404,9 bilhões no segundo trimestre.

A margem financeira bruta do banco público foi de R$ 25,1 bilhões, queda de 1,9% em um ano e alta de 4,9% no trimestre. A margem com o mercado caiu 51% em um ano para R$ 2,8 bilhões, enquanto a margem com clientes foi para R$ 22,3 bilhões, 12% acima do mesmo intervalo de 2024.

O Banco do Brasil fechou o segundo trimestre com R$ 2,437 trilhões em ativos, aumento de 3,2% em relação a igual período do ano passado.

A taxa de inadimplência da carteira de crédito do BB ficou em 4,21% no segundo trimestre deste ano, de 3% em igual período de 2024, e 3,86% no primeiro trimestre de 2025. Os números consideram os atrasos acima de 90 dias.

O banco divulgou também uma inadimplência para atrasos acima de 30 dias, que ficou em 5,92% no segundo trimestre, de 5,53% no primeiro período do ano.

Na carteira de crédito destinada a pessoas físicas, a inadimplência fechou junho em 5,59%, ante de 4,81% há 12 meses. A carteira de pessoas jurídicas tinha inadimplência de 4,18% ao final do segundo trimestre, de 3,38% em junho de 2024.

Já a carteira destinada ao agronegócio, o índice de inadimplência estava em 3,49% ao fim do segundo trimestre, de 1,32% há um ano e 3,04% em março de 2025. O agro é um dos principais pontos que tem levantado preocupações no mercado. O setor agora enfrenta alta na inadimplência e nos pedidos de recuperação judicial.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Nada é tão ruim que não possa piorar, o laranjão “parece” que tá querendo desenterrar a lava jato.

    1. Vc tá igual a uma deputada (o) federal kkkkkk é fêmea mas é macho, tudo é uma questão de momento, o negócio é DAR, MESMO QUE A BIMBA ESTEJA BAMBA.

  2. Os analfabetos políticos pensando que o banco teve prejuízo. Minha gente, LEIAM. O bando teve LUCRO LÍQUIDO!!!
    Lucro líquido é o lucro final – depois de descontar todas as despesas. É quanto de fato a instituição faturou!

    1. Não teve prejuízo, mas o lucro caiu bastante de um ano pra o outro, isso é o que tá na matéria, leia.

    2. Grande lucro líquido, inclusive vem crescendo, coisa boa é ser burro.

    3. Idiota, a matéria mostra que o lucro do Banco do Brasil teve uma redução de 60% ou seja, muito abaixo do esperado. Entendeu ou quer que desenhe?

  3. O péssimo indicador – lucro de 3,8 BILHÕES se dá devido ao trabalho do próprio banco.
    O lucro anterior o qual foi comparado se deu devido a ocorrência do despejo de dinheiro do governo Bolsonaro aos bancos.
    Bolsonaro LITERALMENTE deu dinheiro aos bancos.

    Agora amargam “baixos lucros”. Me poupe!

  4. E vai continuar perdendo valor e o lucro sumindo. Adivinhem de que é a culpa. E o Brasil vai pagar a conta, aguardem bem escorados, pois a queda será grande.

  5. Vamos bem! O que a INCOMPETENCIA não consegue fazer, até em atividades lucrativas esse povo consegue trazer prejuízos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *