Foto: Reuters/Shannon Stapleton
O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a provocar repercussão nas redes sociais ao compartilhar, nesta segunda-feira (15), uma publicação que faz uma comparação ofensiva entre países da América do Sul. Na imagem repostada pelo argentino, o Brasil aparece retratado como uma grande favela, enquanto a Argentina surge como uma nação futurista e desenvolvida.
A postagem foi compartilhada no perfil oficial de Milei no Instagram e também inclui outros países. Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela são ilustrados como áreas degradadas, enquanto Argentina, Chile e Paraguai aparecem representados por cidades modernas, com arranha-céus e tecnologia avançada.
Foto: Instagram / @leon_libertario_ok
No post original, o autor da montagem afirma: “O povo sul-americano grita liberdade. Basta de socialismo empobrecedor”, mensagem alinhada ao discurso ideológico adotado por Milei desde a campanha eleitoral.
A repercussão ocorre um dia após a vitória do candidato de ultradireita José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile. Com o resultado, a esquerda deixa o poder no país, atualmente governado por Gabriel Boric, e Kast assumirá a Presidência em março de 2026.
A mudança no comando chileno também altera o equilíbrio político na América do Sul. Com Kast, direita e esquerda passam a governar seis países cada no continente. Hoje, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador têm governos alinhados à direita, enquanto Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname são governados por forças de esquerda.
A atitude de Milei reforça seu posicionamento radical contra governos progressistas e se soma a uma série de declarações e gestos hostis ao que ele chama de “socialismo regional”.
Com informações da CNN
Não sei qual representa melhor, o mapa mundi com o Brasil de cabeça para baixo ou esse do Milei, pois ambos estão coerentes.
Milei tem toda razão!!
Ele está certíssimo.
O pêtê pra destruir é pior do que uma pandemia.
O Brasil vai sim a banca rôta.
A rota que está seguindo, não é animadora.
Basta ver a Venezuela, país rico e afundada em miséria.
Era pea ser no mínimo parecido com o Cathar, capital Doha linda e maravilhosa.
Petróleo é só quem tem.
Errado não tá.
Errado não tá. Favela é favela. Quem romantiza isso é esquerdistas, mamadores do estado.