Economia

Ministério da Infraestrutura recebe proposta para construção do “Porto Potengi”

Foto: Aléx Régis

O Rio Grande do Norte poderá ter, num prazo mínimo de 3 anos, caso o projeto seja aprovado e financiado, um novo porto às margens do Rio Potengi, em Natal. Chamado de Terminal Oceânico do Rio Grande do Norte – Complexo Portuário “Porto Potengi”, o empreendimento deverá custar R$ 6,380 bilhões, conforme projeção do Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia (CERNE).

Esse valor contempla a construção do novo terminal portuário, um corredor logístico com uma terceira ponte sobre o Rio Potengi conectando o Alecrim à zona Norte e ramais ferroviários ligando Natal aos municípios de Assu, Macau, Mossoró, Jucurutu e Caicó. O projeto apresentado pelo Senador Jean Paul Prates em reunião na primeira quinzena de dezembro está sob análise do Ministério da Infraestrutura, comandado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

O projeto prevê a recuperação do mangue do estuário do Rio Potengi, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Leia a reportagem completa na Tribuna do Norte.

Opinião dos leitores

  1. O porto deveria ser construído entre porto do mangue e Macau, onde se escondiam os submarinos americanos na segunda guerra, os aviões em Parnamirim e as embarcações no delta do Assu! Presença da marinha lá desde os anos 40 e segredo militar dos aliados! Infelizmente foram contruidos Pecém e Suape na era PT ,sendo o melhor local logisticanente falando aqui no RN! Foram feitos estudos pela iniciativa privada internacional para investir naquela região em parceria público privada e foram travadas burocraticamente pelo governo Petista para o RN ser prejudicado, no sentido fe quanto pior melhor ! Custo de execuçao 10 vezes menor que os do CE e PE! Mas quem sabe com esse pensamento atual do governo e a força politica nossa atualmente não se traga grandes investioresde de fora e viabilize esse projeto que todo o mundo quer! Foi feito em Cuba um, porque não sejamos contemplados agora! Rogério Marinho e Fábio Farias tragam isso para o nosso sofrido RN! Desburocratizem o estado ,que com.certeza investdores virão!

  2. A esse cara que tá repetindo várias vezes que as pessoas estão com o pé atrás, só porque é um projeto de um Senador do PT, isso é mais do que óbvio, onde tem o dedo do PT, tem prodidão, claro que as pessoas terminam por não acreditar…Falta saber ainda desses 6 bi, quanto vai para os políticos, se não for assim não sai, e todo nós sabemos disso, ou não?

  3. Esse Jean Paul é um maluco que há anos inventa coisas sem sair do papel.
    Agora que levar um trem pra Caicó,r pra escoar a produção de manteiga da terra, que só vende no RN.
    O de Jucurutu vem carregado de bolacha.
    Cabra otário…ele pensa que um dia vai ser eleito pra alguma coisa…enganou Fátima pra sair suplente e pegou a besta.

    1. O ministério vai analisar o projeto
      e verificar sua viabilidade econômica. Mas parece que a questão principal não é saber se é bom ou não p o estado, e sim procurar desqualificar sem nenhum conhecimento em virtude de ter sido apresentado por um senador do PT. Não é mesmo?

    1. Se acreditaram nos PACs petralhas, tem obrigação de acreditar também, IDIOTA!

  4. O que o RN precisa é de projetos para o seu desenvolvimento. Com início, meio e fim. Se não são perfeitos, que eles sejam aprimorados por quem entende ainda mais do assunto.

    O que não dá é o RN ter que eternamente carregar nas costas aposentadorias de quem nunca contribuiu, supersalários e penduricalhos de uma aristocracia, cargos fantasmas da ALRN, isenções fiscais e benefícios creditícios graciosos para empresários de famílias tradicionais, propina para empreiteiros e caridade com dono de empresa de ônibus que circula sem licitação.

  5. Alguem se lembra do projeto Polo Gas Sal? Decada de 90. Fabrica de Barilha em Macau. Pegariam a antiga fabrica da alcanorte e geraria centenas e centenas de empregos. Faltava so alguem comprar a ideia, um grupo empresarial ambicioso e de visao de futuro. Bem, como nao apareceu, quiseram empurrar para a estatal Petrobras. Essa tambem caiu fora. Nao quis macau e hoje nao quer o rio Grande do Norte. E viram que tem um tal de ZPE no projeto? So me lembro do deputdo federal Henrique falando de ZPE. Mas isso ja é outra estoria.

  6. 6 bilhoes. Qeum ira construir? Governo Federal? Governo do Estado? Inciativa Privada? Qual a viab ilidade economica, com taxa de retorno para o investidor? Já sei, claro, obvio, por que nao pensei nisso antes. Serão os chineses.

    1. O projeto foi apresentado justamente ao ministério que vai verificar a viabilidade ou não da sua construção. Mas já sei o porque dessa ira: o projeto foi apresentado por um senador do PT, não importando se é um bom projeto. Não é mesmo?

  7. Eu quero saber o que esse grande porto irá exportar,provavelmente só frutas, roupas;que aqui é beneficiado mais o o algodão e os produtos sintéticos são importados,as castanhas de caju,o camarão, as cachaças;hoje até os outros derivados da cana de açúcar:açúcar,mel de engenho ou melaço,as rapaduras são importados de Pernambuco que mesmo com o transporte são comprados bem mais baratos do que os derivados de cana de açúcar aqui produzidos,o estado do RN onde praticamente quase todos os tipos de alimentos e bebidas de primeiras necessidades;raras exceções da típica manteiga da terra e os queijos de manteiga e de coalhos,os bodes e ovelhas.
    Os produtos farmacêuticos são importados,os calçados são importados e também os mais diversificados produtos e bens industrializados de alto e baixo valor agregado vêem tudo de fora,até muitos produtos considerados artesanais vendidos em mercados para turistas também são importados de outros estados.

    1. Isso tudo é porque o projeto foi apresentado por um senador do PT?

    2. Corrigindo a frase:que aqui são beneficiadas,mas o algodão e os produtos sintéticos são importados.
      E concluindo a frase:o estado do RN onde praticamente quase todos os tipos de alimentos e bebidas de primeiras necessidades "são importados";continua a frase……………….
      Me desculpem pelos erros,sou ruim de gramática da língua portuguesa.

    3. Tem muita vocação aser explorada. Não se tem um frigorifico de caprinos, tem muita madeira que pode ser reflorestada (como algaroba… acho) que dá para uma cadeia de produção de móveis e carvão; tem muito pontencial a ser explorado ainda nos latícionios/queijos; fruticultura com mais valor agregado, como polpas e sucos; ainda dá para explorar ainda muita coisa com manufatura sem grandes investimentos.., com uma injetora de plástico e um torno se fazem milagres… começa a fabricar para vender localmennte… as coisas começam pequenas e vão virando polos… taí o Agreste pernanbucano o o Cariiri cearense de prova no têxteis e caçados. Uma expriência bem sucedida no RN com as facções. . Ceará virou polo moveleiro depois de vários peequenos começarem a se mexer. Tem ainda um monte de 'pedra' de uso comercial que poderia se agregar valor por aqui. Vamos tirar da cabeça que a redenção econômica do RN vai ser uma siderúrgica ou montadora (em alguns casos, isso virou uma máquina de torra dinheiro).

    4. Tem que começar de baixo. Nem uma indústria de base vai puxar o nosso crescimento, nem
      vamos ter emprego de teconologia de ponta (por enquanto). Melhor pegar grana e dar crédito pro pessoal pagar umas ferramentas e fomentar a criação de polos (carnes, queijos, derivados de frutas, móveis, calçados, pedras, têxteis, utensílios…).

    5. O principal produto de exportação pelo Porto de Natal é a cocaína. O PCC pode financiar o projeto.

    6. Eu acabei esquecendo raras exceções também do ovo que o RN é autossuficiente em sua produção e que atende a toda a demanda de consumo da nossa população.
      Respondendo ao senhor Júnior do PT,não é porque tenha sido uma proposta vinda de um político do PT,não tem nada disso,é porque não se justifica um investimento bilionário em um Porto dessa magnitude em um estado que possui um setor primário e secundário com uma produção industrial e agropecuária e agroindustrial e também mineral tão irrelevantes e insuficientes para existência de um porto de vasta dimensão,de nada adianta ter um grande porto,se não temos produção suficiente para que esse porto seja superavitario econômicamente e financeiramente com a sua operação e será o mesmo investir em um saco sem fundo e não haverá como obterem lucros suficientemente para a manutenção desse serviço portuário,nenhum investidor privado vai se interessar em investir econômicamente em tal projeto.
      Por exemplo o setor de cargas para exportação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante não funciona é totalmente deficitário,não existe produção e demanda suficiente para haver a existência desse setor de cargas do aeroporto de São Gonçalo do Amarante que praticamente só transportam cartas ou correpondencias da empresa pública brasileira dos Correios e telegrafos.
      Estou prevendo que em poucos anos o até mesmo setor de passageiros do aeroporto de São Gonçalo do Amarante que está demonstrando se ser deficitário economicamente será totalmente abandonado pelas empresas privadas e voltará a ser operado e mantido exclusivamente pelo governo federal,pela empresa pública de aeroportos Infraero,eu não sei se permanece essa mesma denominação ou não dessa empresa de operação e manutenção de aeroportos públicos brasileiros.

    7. Não tenho nada com o PT. Tudo o que você postou em suas longas palavras se resume em uma única coisa: pré julgamento.
      Duvido que qualquer um aqui tenha condição de afirmar que o dito projeto será bom ou ruim p o estado. Repito: mero pré julgamento.
      Um projeto grande orçado em mais de 6 bi só será realizado depois de demonstrada sua viabilidade. E é por isso que foi apresentado ao ministério. Só espero que essa análise seja puramente técnica e não partidária.

  8. Um dos maiores gestos de brasilidade democrática é a tolerância para com a dor de cotovelo do esquerdismo capitalista, talvez para algum "especialista" de merda, o termo possa soar como heresia, no entanto , é válido dizer que existe essa figura sinistra, vive como capitalista, não larga o osso capitalista e quando no poder afana o dinheiro público para comer caviar.
    Ao esquerdismo que é como aids, não têm cura, resta-nos dar de macaca democraticamente. Caso ultrapasse os limites aí a conversa será diferente, mas dentro da lei.
    Vamos torcer para que o projeto em fase de estudos possa vingar.

    1. Você sabe de quem foi a iniciativa desse projeto é quem está lutando por ele?

  9. Eu não voto no Bolsonaro,não votei e não votarei.No entanto,neste ministro da infra estrutura voto de olhos fechados,é preparado,idealista tem expediente,competente,manso,convicente.
    Se o projeto for bom,sera aprovado e feito.

  10. No governo PTRALHA eles preferiam construir portos em Cuba , GANA , Venezuela etc …para o FDP LULA ROUBAR , aquele VERME LADRAO

  11. Com certeza, na gestão do Bolsonaro e o Ministro Tarcísio será aprovado e a execução da obra ocorrerá dentro do prazo e sem corrupção.
    Com o PT é só promessa e desvios.

    1. Os antigos cúmplices do PT hoje estão com Bolsonaro. O roubo continuará a todo vapor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA MEDIA / GOVERNADOR / VOTOS VÁLIDOS: Allyson tem 38,19%, Álvaro Dias 32,48%, e Cadu de Lula 27,11%

Pesquisa realizada pelo Instituto Media mostra que o candidato Allyson Bezerra (União Brasil) tem 38,19% das intenções de votos para o Governo do Rio Grande do Norte no levantamento estimulado, seguido de Álvaro Dias (PL) com 32,48%, e Cadu de Lula (PT), com 27,11%. O resultado considera os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos ou aqueles que não souberam responder.

Na sequência, Professor Robério Paulino (Psol) tem 1,14%; Rodrigo Bolsonaro (Agir), 0,74%; Arinalda do MLB (UP), 0,27%; e Carlos Jararaca (DC), 0,07%. Dário Barbosa (PSTU) e Henrique Lyra (PCO) aparecem com 0,00%.

O levantamento foi contratado pela Potengi Comunicação Ltda. e ouviu 2.000 pessoas entre 12 e 17 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentais, com confiança de 95%. Os percentuais de votos válidos apresentados para o governo consideram as 1.490 respostas em que o entrevistado indicou um dos candidatos. Registro RN-00740/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Nova Media mostra Zenaide reeleita com 20,7% das intenções de voto e longe do terceiro colocado

Nova pesquisa do Instituto Media, divulgada pelo O Potengi, neste sábado (19), mostra Zenaide com 20,7% das intenções de voto na soma das duas escolhas para o Senado no Rio Grande do Norte. A senadora aparece reeleita, em segundo lugar no levantamento, com 7,4 pontos percentuais de vantagem sobre o terceiro colocado, Coronel Hélio, que registra 13,3%. Styvenson Valentim aparece com 31%.

O levantamento também registra Samanda com 11,3%, Rafael Motta com 7,5% e Tércio Tinoco com 1,9%. Como duas das três cadeiras do Senado pelo Rio Grande do Norte estarão em disputa em 2026, cada eleitor pode escolher dois candidatos.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 17 de setembro em todo o Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TRE-RN sob o número RN-00740/2026 e contratado pela Potengi Comunicação Ltda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Taveira Júnior recebe apoio do ex-prefeito Zé Antônio e amplia base em Macau

O deputado estadual e candidato à reeleição Taveira Júnior (PSDB) recebeu o apoio do médico e ex-prefeito de Macau por três mandatos, Zé Antônio, fortalecendo sua base política no município e na região.

Médico atuante na região e liderança com longa trajetória política em Macau, Zé Antônio passa a integrar o grupo de apoiadores da reeleição de Taveira Júnior para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O novo apoio se soma às adesões que Taveira Júnior vem recebendo em diferentes municípios, ampliando suas bases na reta final da campanha. “Nosso grupo tem a alegria de apoiar um deputado comprometido com Macau e com a região”, disse o ex-prefeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE admite ação e vai analisar denúncia de Flávio contra Lula por suposto abuso de poder político e econômico em desfile de Carnaval

Foto: Ricardo Stuckert

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai analisar uma ação apresentada por Flávio Bolsonaro (PL) contra Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) por supostas irregularidades no desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026. A ação foi admitida pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira, nesta sexta-feira (18).

A representação aponta suposto abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante o desfile, que teve Lula como tema. A acusação é de que repasses da Prefeitura do Rio e da Embratur à escola de samba teriam ocorrido após a definição do enredo.

A ação também questiona a transmissão do desfile em TV aberta e pela internet, sob a alegação de que a exposição teria proporcionado ao petista uma espécie de campanha antecipada. Os órgãos públicos afirmam que os recursos são destinados às escolas de samba para a realização do Carnaval.

Lula e Alckmin terão cinco dias, após serem notificados, para apresentar defesa. A admissão da ação não representa julgamento das acusações, mas dá início à fase de instrução do processo.

A Acadêmicos de Niterói abriu o Grupo Especial do Carnaval carioca com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O presidente acompanhou o desfile de um camarote na Sapucaí.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro vai isentar IPVA de motos de entregadores, mototaxistas e carros de motoristas por aplicativo

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Álvaro Dias (PL) anunciou um compromisso voltado aos trabalhadores que utilizam seus veículos como instrumento de trabalho. Se eleito, ele vai isentar do pagamento do IPVA as motos utilizadas por entregadores e mototaxistas e os carros de motoristas por aplicativo.

Para Álvaro, a medida terá impacto direto no orçamento de milhares de trabalhadores que dependem diariamente de motos e automóveis para garantir sua renda, além de contribuir para movimentar a economia do estado.

“Eu vou isentar do IPVA as motos de entregadores e mototaxistas e os carros dos motoristas por aplicativo. Isso vai aquecer a economia do Rio Grande do Norte, aliviando o bolso dos trabalhadores”, afirmou.

Álvaro apresentou a proposta ao defender uma política tributária que, segundo ele, reduza o peso dos impostos para quem trabalha e gera renda no Rio Grande do Norte.

“Esse compromisso eu assumo com você. Álvaro governador para mudar o que está aí”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogada que recebeu R$ 33 milhões de Vorcaro era tratada como “sócia de Gilmar” pela cúpula do Banco Master

Foto: Reprodução | Antônio Augusto/STF

A cúpula do Banco Master tratava a advogada Dalide Corrêa, que recebeu R$ 33 milhões da instituição, como “sócia de Gilmar”, segundo mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro. Os diálogos mostram ainda pressão para que pagamentos milionários à advogada fossem liberados com prioridade.

Em dezembro de 2024, o então diretor jurídico do Master, Luiz Rennó, escreveu a Vorcaro sobre um pagamento relacionado a precatórios: “Aquele pagamento é para Dalide! Aqueles precatórios! Ela é sócia do GM stf!”. Na mesma mensagem, citou uma suposta relação da advogada com o BTG Pactual.

Os precatórios tinham papel relevante nos negócios do Master. Em 2024, 47% da carteira do banco era formada por precatórios e outros direitos creditórios adquiridos pela instituição.

Meses antes, Rennó já havia cobrado de Vorcaro a liberação de uma fatura de R$ 15 milhões para Dalide, mencionando uma vitória judicial envolvendo precatórios da Usina Catende, em Pernambuco.

O nome da advogada também aparece em uma disputa envolvendo o Master e o ministro Gilmar Mendes. Em abril de 2024, Vorcaro e advogados do banco foram recebidos pelo ministro no STF para tratar de um processo relacionado a precatório da Usina Alcídia. Segundo o gabinete de Gilmar, porém, o ministro votou contra os interesses do banqueiro.

Gilmar Mendes e Dalide Corrêa negaram qualquer sociedade entre eles. O ministro classificou a associação feita pelos executivos do Master como “falsa” e afirmou não ter conhecimento da atuação da advogada em processos relacionados a precatórios do setor sucroalcooleiro. Dalide também negou ter relação com o BTG.

Dalide foi diretora-geral do IDP, instituição fundada por Gilmar Mendes, até 2016. O gabinete do ministro afirmou que ela ocupou um cargo técnico e nunca foi sócia da faculdade.

Confira abaixo a íntegra da nota do gabinete do ministro do STF Gilmar Mendes:

Dalide Corrêa nunca foi sócia do IDP. Ocupou cargo técnico de diretora-geral e desligou-se do instituto em novembro de 2016, há quase dez anos. O Ministro Gilmar Mendes nunca teve qualquer sociedade com a advogada, nem no IDP nem em qualquer outra empresa. A afirmação atribuída a executivos do Banco Master é falsa.

O Ministro não tem conhecimento de atuação da advogada em processos relacionados a precatórios do setor sucroalcooleiro. Dalide Corrêa nunca tratou desse assunto com o Ministro.

Como já esclarecido, o Ministro votou contra o pagamento em todos os processos do setor sucroalcooleiro que julgou, em linha com as teses defendidas pela União. No caso da Destilaria Alcídia (ARE 1.327.995), julgado em junho de 2025, votou contra o pagamento à usina e ficou vencido. No caso da Raízen que relatou (ARE 1.312.127), o pagamento foi barrado. No caso da Jalles Machado (ARE 1.392.660), votou duas vezes contra e ficou vencido nas duas. Na STP 976, votou contra a liberação do precatório de mais de R$ 5 bilhões pleiteado pelo setor. Em nenhum deles o voto foi favorável aos interesses do Banco Master.

Leia abaixo a íntegra da nota do escritório de Dalide Corrêa, o Alves Corrêa e Veríssimo:

A assessoria de imprensa do escritório Alves Correa & Veríssimo informa que a atuação do escritório restringiu-se a processos judiciais originalmente conduzidos em favor de empresas que venderam créditos ao Banco Master e que, posteriormente, foram sucedidas pelo banco nessas ações, sempre perante órgãos de primeira e segunda instâncias.

A assessoria informa que a sócia Dalide Corrêa jamais manteve sociedade com o ministro Gilmar Mendes; apenas ocupou a função de diretora-geral/administradora do IDP por cerca de nove anos. A sócia não mantém relação com o BTG.

Os processos mencionados são públicos e refletem a atuação regular da advocacia, com resultados favoráveis e desfavoráveis.

Por fim a sócia informa não ter contato com o senhor Chico Feitosa há muitos anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Rindo da cara do povo sofrido”, comenta Flávio Bolsonaro sobre foto de Gonet com Vorcaro após o PGR negar proximidade o banqueiro

A divulgação de uma foto do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao lado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em Londres, bebendo uísque e fumando charuto, provocou novas críticas do candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro.

Nas redes sociais, Flávio usou a imagem para questionar a declaração feita por Gonet durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), quando o procurador-geral afirmou não ter relação de proximidade com Vorcaro e classificou como “brevíssima e banal” a única ligação que teve com o banqueiro.

“Enquanto Lula tira a esperança e a comida da mesa de milhões de brasileiros, seus coautores estão em Londres tomando uísque Macallan, fumando charuto caro e rindo da cara do povo sofrido”, escreveu Flávio.

A fotografia, revelada pelo jornal O Globo, foi encontrada pela Polícia Federal em mensagens extraídas do celular de Vorcaro. O registro, feito em abril de 2024.

A assessoria da PGR confirmou a autenticidade da imagem. Pessoas próximas a Gonet afirmam que o registro ocorreu durante um encontro com outras autoridades e não demonstraria intimidade entre os dois.

Mensagens também revelaram que Gonet teria demonstrado interesse em participar de uma viagem a Londres em 2025, escrevendo: “Oba! Tomara que tenha charuto e Macallan”. O evento acabou cancelado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Marketing político: do aperto de mão ao WhatsApp” é tema de palestra no último dia do evento em Natal

Foto: Reprodução

O último dia do Encontro de Gestores e Legislativos Municipais, em Natal, segue com uma programação voltada à qualificação e ao aprimoramento da atuação política. Entre os destaques desta sexta-feira, 18 de setembro, está a palestra “Marketing político: do aperto de mão ao WhatsApp”, conduzida por Tertuliano Pinheiro.

Publicitário e profissional de comunicação, Tertuliano Pinheiro possui ampla experiência na área de marketing político, tendo coordenado 53 campanhas políticas, com 41 vitórias. Também foi secretário de Turismo, Esporte e Ação Social do Rio Grande do Norte e atua como apresentador do programa Politicando, da 98 FM Natal.

Em sua apresentação, Tertuliano aborda a evolução da comunicação política e as diferentes formas de relacionamento entre representantes públicos e a sociedade. Do contato presencial às ferramentas digitais, a palestra destaca como a comunicação se transformou e passou a ocupar um papel estratégico na construção de relacionamentos e na aproximação com o eleitor.

A atividade integra a programação do último dia do encontro, que reúne vereadores, gestores e representantes do Legislativo Municipal em uma agenda de conhecimento, troca de experiências e debates sobre os desafios e as novas perspectivas para a atuação pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gastos com estatais federais dependentes de recursos do Tesouro Nacional consumirão R$ 36 bilhões do Orçamento em 2027


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Cerca de R$ 36 bilhões estão previstos no Orçamento de 2027 para empresas estatais federais que dependem de recursos do Tesouro Nacional. O valor representa alta de 2,2% em relação a 2026, abaixo da inflação projetada para o período.

Entre as empresas estão a Embrapa, que receberá cerca de R$ 5,9 bilhões, além de estatais menos conhecidas, como Imbel, Nuclep e Amazul, ligadas às áreas de defesa e tecnologia nuclear. Juntas, elas empregam cerca de 4,5 mil pessoas.

A maior parcela dos recursos, cerca de 55%, será destinada a estatais da área de saúde, como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o Grupo Hospitalar Conceição e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A Infra S.A., responsável por projetos e planejamento no setor de transportes, terá R$ 849 milhões. Já a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) contará inicialmente com R$ 1,1 bilhão, valor que pode crescer durante a tramitação do Orçamento por meio de emendas parlamentares.

Também estão previstos R$ 90 milhões para a Ceitec, reativada pelo governo e conhecida pelo desenvolvimento do chamado “chip do boi”; R$ 2,3 bilhões para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e R$ 1,1 bilhão para a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

O economista Armando Castelar, do FGV Ibre, afirmou que os gastos dessas empresas disputam espaço com outras despesas do Orçamento e contribuem para o déficit e o aumento da dívida. O professor Sérgio Lazzarini, do Insper, defendeu a revisão das atribuições das estatais e a avaliação da finalidade pública de cada empresa.

O Ministério da Gestão e Inovação disse que as estatais dependentes atuam em áreas estratégicas e na execução de políticas públicas, muitas delas de forma gratuita. A pasta também diz que desde 2023 avalia formas de reduzir a dependência de empresas que tenham condições de sustentar suas próprias operações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do Conselho Deliberativo ABC, vice e secretária renunciam e convocam novas eleições

O Conselho Deliberativo do ABC Futebol Clube convocou uma reunião extraordinária para o dia 29 de setembro, com o objetivo de eleger uma nova Mesa Diretora após as renúncias apresentadas pelos atuais integrantes.

O edital é assinado por Erica Lopes Araripe do Nascimento, presidente do Conselho Deliberativo; Ricardo Couto e Silva, vice-presidente; e Nathália Rafaela Fidelis Campos, secretária. O documento informa que as renúncias dos atuais integrantes da Mesa Diretora produzirão efeitos somente após o encerramento da reunião extraordinária.

A reunião será realizada presencialmente na sede administrativa do clube, às 19h, em primeira chamada, e às 19h30, em segunda convocação. De acordo com o edital publicado nesta sexta-feira (18), serão escolhidos o novos presidente, o vice-presidente e o secretário do Conselho Deliberativo. A nova composição cumprirá o período restante do atual mandato que vai até dezembro de 2027.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *