Entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, o governo federal distribuiu 420 mil doses de hidroxicloroquina para tratar pacientes com Covid-19. A informação foi confirmada pelo Exército brasileiro à CNN. Até o momento, não há evidência científica de que o medicamento tenha qualquer eficácia no tratamento da doença.
Segundo documentos obtidos pela CNN, o recurso para a produção e distribuição desses medicamentos saiu do fundo emergencial para combate à pandemia. O ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu 15 dias para o Comando do Exército e o Ministério da Saúde prestarem esclarecimentos sobre a produção e distribuição de cloroquina no país. O pedido de informações foi remetido na segunda-feira (8), conforme informou a analista Renata Agostini.
O Exército também precisará esclarecer se ainda há estoque da hidroxicloroquina doada pelos Estados Unidos e a estimativa de produção de cloroquina 150 mg para o ano de 2021.
Tratamento precoce
Em maio do ano passado, o Ministério da Saúde recomendou a cloroquina para o tratamento precoce da Covid-19 e, em junho, estendeu a recomendação para crianças e mulheres grávidas, no mesmo dia em que a FDA (Food and Drug Administration, órgão americano equivalente à Anvisa) revogou a autorização de uso emergencial do medicamento nos Estados Unidos.
Dois dias depois, em 17 de junho, a Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas publicou carta aberta dizendo ser “urgente e necessário” suspender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. O Ministério da Saúde, no entanto, manteve as recomendações nos meses seguintes e médicos relataram terem sido pressionados a prescrevê-la.
Em setembro, a pasta confirmou à CNN que estava em processo de aquisição de mais cloroquina com recursos destinados ao combate à Covid-19, pois o estoque havia caído. O ministério não especificou a quantidade pedida nem o custo da mercadoria. “Em 2020, o programa de malária teve um aumento no número de casos no Brasil e, como tem sido anunciado diariamente, o número de casos de Covid-19 no Brasil ainda é alto”, disse o Ministério da Saúde em resposta por escrito. “Portanto, a expectativa é que a demanda dos estados e municípios por esse medicamento continue alta no segundo semestre de 2020.”
O Ministério da Saúde não informou qual parte foi usada para o programa de malária e qual parte seria para o chamado tratamento precoce contra a Covid-19, mas, de acordo com dados obtidos pela CNN, 3,23 milhões de comprimidos foram produzidos pela unidade farmacêutica do Exército brasileiro em 2020. Em 2017, foram produzidos 220 mil comprimidos e em 2018 e 2019, nenhum.
Segundo números do próprio Ministério da Saúde, foram registrados 60.713 casos de malária nos primeiros seis meses de 2020, 16% abaixo do primeiro semestre de 2019.
Documentos obtidos pela CNN por meio da Lei de Acesso à Informação mostram também que, entre abril e agosto, o ministério solicitou 1,5 milhão de comprimidos de cloroquina para serem distribuídos às Secretarias Estaduais de Saúde pelo Exército. De acordo com os documentos, a distribuição teve como objetivo “combater a pandemia Covid-19” com base no número de casos suspeitos em cada estado.
Em setembro de 2020, a CNN teve acesso a um contrato que mostra que o Exército gastou R$ 782,4 mil com a matéria-prima necessária para a produção da cloroquina, pagando 167% acima do valor de mercado – uma compra que foi sinalizada como suspeita pelo Escritório de Contabilidade Geral Federal.
Em nota à CNN, o Exército disse que os preços subiram por causa das oscilações da taxa de câmbio e do aumento da demanda internacional.
CNN BRASIL

Genocidas na cadeia!
Impeachmentsalvavidas
Essa CNNlixo é mais uma que quer destruir o governo de qualquer forma, mesmo que morram milhões de pessoas.
A HidroxoCloroquina é um medicamento extensamente utilizado para a prevenção e o tratamento da malária. E, da mesma forma, é usado em doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.
Se fizermos uma conta simples incluindo os milhões de comprimidos comprados (5 milhões) e dividirmos por somente as pessoas que se contaminaram com a malária (60mil) dará 83 comprimidos para cada um e não conto aquelas que utilizam para prevenção da malária e aquelas que utilizam para artrite, reumatóide e lupos.
Eles nunca fizeram uma reportagem falando sobre a Covid-19 no continente africano com mais de 1 bilhão de habitantes e poucos óbitos por quê?
Porquê lá é utilizada como tratamento preventivo a Ivermectina (medicamento que gerou um prêmio Nobel de medicina em 2015) há anos e em em grande escala pela população , são covardes e esses sim , os verdadeiros genocidas.
Onde posso pegar cloroquina?
Alguma UPA, UBS ou Hospital está distribuindo?
Medicamento com décadas de uso, seguro, de baixíssimo custo (não há mais patentes para os laboratórios) e que tem demonstrado bons resultados contra o COVID. Todos os recursos possíveis devem ser usados no combate a esse vírus e a qualquer doença. O que não se pode fazer é ficar em casa inerte, esperando a morte chegar.
Vomitando pelos dedos mais uma vez hein, ajudante de estagiário de direito.
Direita honesta confunde
Direita honesta distorce
Direita honesta escreve para embaralhar
Eu não sou manè
Direita honesta gosta de jacaré ?.