Política

Ministério Público do RN recebe pedido para investigar Albert Dickson

Novo desdobramento no caso da ocupação do pátio externo da Câmara Municipal de Natal. Ontem, o Corpo Jurídico Voluntário (CJV) do Movimento Social de Defesa do Direito à Liberdade (MSDDL) solicitou a abertura de procedimento de investigação criminal contra o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Albert Dickson. De acordo com a denúncia apresentada no Ministério Público Estadual (MPE), Albert teria cometido o crime de denunciação caluniosa contra os 19 manifestantes que assinaram o pedido de Habeas Corpus preventivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Quem assinou o pedido de abertura de procedimento de investigação criminal foi o bacharel em Direito, Dayvson Marques de Moura. Ele faz parte do CJV e está relacionado na lista entregue pelo vereador à 1ª Delegacia de Polícia para abertura de inquérito que investiga as depredações no Palácio Padre Miguelinho. “As pessoas envolvidas são inocentes e não tem nada a ver com a ocupação. Nós assinamos o documento porque o objetivo do CJV é esse: prestar assessoria  aos movimentos sociais”, disse Dayvson.

No documento apresentado ontem à tarde na sede do MPE, o bacharel destaca uma série de fatos que, segundo ele, demonstram que houve um revanchismo político por parte do presidente da Câmara. “Nós tentamos fazer a mediação do conflito e agora somos acusados de sermos os causadores de possíveis prejuízos à Câmara”, colocou. “Há uma tentativa demagoga de moldar a opinião pública, utilizando o linchamento moral público como plataforma política”, completou.

O pedido de abertura de procedimento investigativo criminal contra Dickson é uma resposta do MSDDL ao inquérito instaurado na 1ª DP contra os 19 acusados pelo edil. Para o vereador, está claro que o grupo deve ser responsabilizado pelo prejuízo de cerca de R$ 35 mil na Câmara após o Movimento Passe Livre (MPL) deixar o local.

“Vamos prestar os esclarecimentos sobre a depredação que a Casa sofreu, os atos cometidos contra o patrimônio público e mostrar o orçamento do prejuízo que tivemos. Esperamos que os responsáveis paguem. Vamos dar o exemplo ao Brasil”, disse Albert Dickson na última quinta-feira. Ontem, a reportagem tentou novo contato com o vereador, porém, o celular do mesmo estava desligado.

Dayvson Moura acrescentou ainda que, na próxima segunda-feira, o CJV vai encaminhar ofício à Corregedoria da Polícia Civil pedindo o afastamento do delegado Elivaldo Jácome – titular da 1ª DP – da investigação do caso. Segundo o bacharel em Direito, o delegado fez declarações contra os investigados  o que, para Dayvson, demonstram que há uma tendência na investigação. “O delegado disse que tem certeza que os 19 acusados estão envolvidos no caso. Isso não existe. Além disso, ele faz parte do mesmo grupo religioso do presidente da Câmara”, explicou. Albert Dickson é evangélico.

Elivaldo Jácome se defende das acusações e afirma estar consciente do seu trabalho. “Não condenei ninguém. O trabalho está apenas iniciando. Ainda vou ouvir as partes. Quanto à questão da religião, gostaria de dizer que sou católico”, colocou.

O titular da 1ª DP informou ainda que não recebeu os laudos técnicos do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep), que devem elucidar quem cometeu os atos de vandalismo na sede do Legislativo Municipal e não sabe quando vai ter os documentos em mãos.

Com informações da Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Esse projeto de advogado está querendo holofotes, ou quem sabe, algum cargo comissionado em algum partido radical. Lembro que processados criminal já julgados não podem assumir cargos públicos. Ninguém o acusaria sem ter certeza, são muitas horas de filmagens, fotos, testemunhas públicas. Não creio que o vereador, toda a população que sempre presenciou e acompanhou esses atos de vandalismo pelos meios livres de jornalismo, estejam errados quanto o que a aconteceu na CMN. São fortes os indícios de vandalismo e de ligações dessas pessoas, segundo o delegado expôs na tv livre. Ao afirmar que os indícios são fortes, implica em provas já coletadas. O que estranho é o apoio financeiro desse grupo ainda não ter sido exposto. Não me parece um movimento social, é um ato político eleitoreiro para o ano que vem.

  2. Deixa vê se entendi direito:

    1) um bacharel impetrou um HC para garantir o "direito" de 19 pessoas continuarem acampadas na CMN.

    2) com os nomes, fornecidos pelo próprio bacharel, o presidente da CMN decidiu ir até a delegacia a fim de responsabilizar os "estudantes" que acampavam;

    3) depois da besteira feita e de ter entregue o ouro, o bacharel, quer dizer que aquelas pessoas constante no HC nao estavam lá? Quer dizer q nao foram elas? Bem, se for isso mesmo, de onde o bacharel tirou esses nomes???

    Agora so falta esperar davyson se candidatar na próximas eleições…

    4) depois da besteira feita vamos atacar até o delegado, vai que cola?! Totalmente irresponsável.

    E sabe o que eu acho mais complicado?! MP, que adora aparecer, formalizar a denuncia! Se isso acontecer, parem o mundo que eu vou descer. (Espero que a rima nao tenha ficado muito brega)

  3. SINTO VERGONHA DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS. UM BANDO DE VANDALOS DEPREDAM O PATRIMONIO PUBLICO A CASA DA CIDADANIA E AGORA APARECE ESSES GRUPOS ACUSANDO O PRESIDENTE DA CAMARA E TAMBÉM O DELEGADO COMO DENUCIAÇÃO CALUNIOSA. PREOCUPO ME COMO ESTÃO DESMORALIZANDO OS CIDADÃOS DE BEM. SENTIMENTO DE VERGONHA E REPUDIO.

  4. Esse bacharel cada vez mais deixa claro porque não consegue a inscrição na OAB. Não existem impedimentos que possam afastar o Presidente de um Inquérito Policial porque ele é uma peça informativa, um procedimento administrativo. Quem vai decidir se houve materialidade e autoria de um crime é o MP (estude mais o CPP).
    Se a base do pedido é o fato de serem da mesma religião, isso não é argumento é fofoca, fuxico, futrica, menos argumento. Já imaginou quantos seriam tidos como suspeitos se o réu defendesse que o Delegado e o autor da denúncia são cristãos? Teríamos que esperar a nomeação de um muçulmano, budista ou quem sabe um xintoista? Faça-me o favor…
    Quanto a denunciação caluniosa, se não estou muito enganado, já que minha área é outra, é preciso mostrar que ao tempo do pedido de abertura do inquérito o Presidente da CMN, sabia que os denunciados eram inocentes. Isso, meu caro, nem você acredita de verdade.

    1. Sergio, sempre que eu penso em escrever alguma coisa, vc ja tem escrito!!! Temos um pensamento muito parecido.

      Adoraria que tivesse um botão "curtir/gostei" aqui… 🙂

    2. Calunioso foi a acusação do projeto de advogado de afirmar que a religião dos servidores públicos são provas da interferência tendenciosa contra os investigados. Já tinha visto todo tipo de acusado na tv comentar todo tipo de loucura, de sempre afirmar que é inocente, mas nunca ouvi alguém querer processar as testemunhas, o delegado por estar investigando e por terem religião. É formado na UFRN?

  5. Dayvson quem pode comprova . que teve depredação ,no patrimônio é o ITEP DR Elivaldo é um homem serio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Fogo toma conta de canavial às margens da BR-101 e assusta motoristas em São José de Mipibu

Um incêndio de grandes proporções atingiu um canavial às margens da BR-101, na altura de São José de Mipibu, Grande Natal, nesta quarta-feira (22). O fogo começou em uma área próxima à passagem de cavalos e se espalhou rapidamente, provocando uma cortina de fumaça que podia ser vista a quilômetros de distância.

As chamas chegaram perto do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e assustaram motoristas que passavam pela rodovia. Apesar do susto, não há registro de feridos até o momento.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e seguem no local trabalhando para conter o incêndio e evitar que o fogo atinja áreas próximas. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio, mas a suspeita inicial é de que possa ter sido provocado por ação humana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TSE dá ponto final em investigação contra Bolsonaro e arquiva inquérito sobre urnas eletrônicas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O TSE decidiu arquivar o inquérito administrativo que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro por supostos ataques ao sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022. A medida põe fim a mais uma das várias tentativas da Justiça Eleitoral de responsabilizar o ex-chefe do Executivo por críticas às urnas.

A investigação havia sido aberta logo após uma live de Bolsonaro, na qual ele questionou a segurança das urnas eletrônicas — tema que sempre incomodou o TSE e o governo petista. O pedido partiu do então corregedor Luís Felipe Salomão, que chegou a exigir explicações do presidente à época. O inquérito envolveu a Polícia Federal, técnicos do TSE e até redes sociais, em busca de provas contra o ex-presidente e seus apoiadores.

Durante as apurações, foram levantados indícios sobre uso da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), financiamento de manifestações de 7 de Setembro e motociatas. Mas todos esses pontos acabaram sendo encaminhados a outras instâncias e não resultaram em provas concretas contra Bolsonaro.

Na decisão que encerra o caso, a atual corregedora-geral Isabel Gallotti reconheceu que é “inútil o prosseguimento” do inquérito, já que não há mais prazo legal para novas ações eleitorais. Ela ainda mandou liberar os valores bloqueados em conta judicial, desde que não haja restrições em outros processos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula paga mais de R$ 71 milhões a aposentados do RN após descontos indevidos — e tenta transformar prejuízo em propaganda de “benefício”

Foto: Reprodução

O Governo Federal já pagou mais de R$ 71,6 milhões a aposentados e pensionistas do RN por causa de descontos indevidos feitos em benefícios previdenciários. Os números foram divulgados pelo INSS nesta segunda-feira (20) e mostram o tamanho do problema que atingiu quase 105,5 mil potiguares.

Segundo o órgão, o dinheiro devolvido faz parte de um acordo para ressarcir valores cobrados por associações e sindicatos sem autorização dos beneficiários. Em todo o país, o total pago já ultrapassa R$ 2,1 bilhões e envolve 3,1 milhões de pessoas. Os valores são depositados direto na conta do benefício, com correção pelo IPCA, o índice oficial da inflação.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, tentou transformar o pagamento em propaganda do governo Lula: “Prometemos que ninguém ficaria de fora e estamos cumprindo”, afirmou.

Atenção!

O processo é gratuito e pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios, até o dia 14 de novembro de 2025.

O INSS reforçou ainda que não envia links, mensagens ou SMS pedindo dados pessoais e que nenhuma taxa é cobrada para receber os valores.

A orientação é usar apenas os canais oficiais — Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 ou agências dos Correios — para evitar cair em golpes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motociclista morre após ser atingido por placa metálica arrastada por ventania em Assu

Um homem morreu após ser atingido por uma placa metálica que foi arrastada por um redemoinho, no fim da manhã desta quarta-feira (22), em Assu, na região Oeste potiguar.

O caso foi registrado por câmeras de vigilância e confirmado pela Polícia Militar no município. A vítima não foi identificada até a última atualização desta reportagem.

Segundo as testemunhas, a ventania arrastou uma placa de zinco usada como cobertura em uma obra no bairro conhecido como Alto do São Francisco. A estrutura atingiu em cheio o motociclista que passava pela rua no momento.

Apesar de usar capacete, o homem ficou com graves ferimentos na altura do pescoço.

Pessoas que presenciaram o acidente correram para ajudar a vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém a equipe constatou o óbito da vítima.

g1-RN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FIERN critica o Governo do RN por antecipação de 50% do ICMS: “medida foi adotada sem diálogo prévio”

Foto: reprodução/FIERN

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) criticou a decisão do Governo do RN que determinou a antecipação de 50% do ICMS por empresas atacadistas e centrais de distribuição beneficiadas pelo PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte).

A FIERN se queixa de que a medida foi adotada de forma unilateral pelo executivo estadual e que não houve sequer diálogo prévio. A nota assinada pelo presidente da instituição Roberto Serquiz diz ainda que a antecipação do imposto pressiona o fluxo de caixa das empresas, comprometendo o capital de giro, podendo impactar diretamente na manutenção de empregos.

Leia a íntegra da nota abaixo:

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) manifesta preocupação com a Portaria da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-RN) que determina a antecipação de 50% do ICMS devido no mês anterior por empresas beneficiadas pelo PROEDI, atacadistas e centrais de distribuição.

A medida foi adotada sem diálogo prévio com a FIERN.

A antecipação do imposto pressiona imediatamente o fluxo de caixa das empresas. Isso compromete o capital de giro, afeta o planejamento financeiro e pode impactar a continuidade de empregos e investimentos.

Ao modificar, de forma unilateral, um dos pilares do PROEDI — criado para garantir competitividade e previsibilidade à indústria potiguar — a medida gera insegurança jurídica.

No curto prazo, o impacto recai sobre o caixa das indústrias, podendo resultar na postergação de pagamentos, redução de investimentos e dificuldades na manutenção de empregos.

No médio prazo, os riscos são de retração de investimentos, perda de competitividade frente a outros estados e enfraquecimento do ambiente de negócios.

Estamos avaliando, com respaldo técnico e jurídico, os encaminhamentos cabíveis, sempre em busca de soluções que preservem o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

A FIERN reafirma seu compromisso com a defesa da competitividade industrial, da segurança jurídica e do diálogo institucional.

Roberto Serquiz

Presidente da FIERN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dupla furta componentes de gerador de energia de igreja na Zona Leste de Natal

Uma igreja evangélica foi alvo de criminosos na Zona Leste de Natal. Câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens arrombaram a estrutura de um gerador de energia elétrica e levaram vários componentes essenciais para o funcionamento do equipamento. O crime aconteceu durante a noite do último sábado (17), mas as imagens foram tornadas públicas nesta quarta-feira (22).

Nas imagens, é possível ver a dupla caminhando calmamente pela calçada da igreja, localizada em uma das principais avenidas da região. Mesmo com pouca movimentação na rua, os suspeitos não se intimidaram. Eles arrombaram a porta do compartimento onde o gerador estava e retiraram a bateria, peça fundamental para o funcionamento do sistema.

Cerca de três horas depois, os mesmos homens voltaram ao local e furtaram outros componentes. Segundo o pastor Luiz Stanley, dirigente da congregação, o prejuízo causado pode chegar a R$ 10 mil.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Aeronave cai e explode logo após decolar na Venezuela

Uma aeronave modelo Piper Cheyenne caiu e explodiu na manhã desta quarta-feira (22) no interior da Venezuela, quando entrou em um giro logo após a decolagem no Aeroporto de Paramillo.

O acidente na cidade de Táchira, próximo da fronteira com a Colômbia, aconteceu às 09h52, quando o bimotor turboélice Piper PA-31T1 Cheyenne I de matrícula YV1443 saiu do chão e, logo após, sua asa esquerda abaixou, levando a um giro em torno do próprio eixo da fuselagem.

O avião chegou a quase ficar em voo invertido antes de atingir o solo perto da pista do aeroporto e explodindo na sequência. O piloto e o copiloto do avião morreram. O motivo da queda está sendo investigado.

Com informações de Band e Aeroin

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN diz que proposta de implantação do Parque Linear na Av. Roberto Freire “não é compatível em sua totalidade”

Foto: João Vital

O Governo do RN se posicionou oficialmente sobre a implantação do Parque Linear na Av. Roberto Freire proposto pela Prefeitura de Natal. Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (22), o governo estadual afirma que a proposta “não é compatível em sua totalidade com o zoneamento do Parque para essa finalidade“.

O governo estadual diz ainda que reconhece a importância e a iniciativa do município de ampliar espaços públicos urbanos para promover o lazer, mas afirma que o projeto deve respeitar as diretrizes vigentes de proteção ambiental e de uso sustentável do território.

A nota faz questão de ressaltar que o “Licenciamento Ambiental de qualquer atividade ou empreendimento dentro da Unidade de Conservação Parque das Dunas é de competência exclusiva do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do IDEMA“.

Leia a íntegra da nota oficial do Governo do RN:

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA reconhece a importância da iniciativa do Município de Natal de ampliar os espaços públicos urbanos, destacando seu potencial para promover o lazer, a mobilidade sustentável e a valorização ambiental da capital potiguar.

O Estado reafirma sua disposição para construir soluções cooperadas que possibilitem a implantação do projeto em conformidade com as normas legais e técnicas vigentes, respeitando as diretrizes de proteção ambiental e de uso sustentável do território. Nesse sentido, o Governo do Estado se coloca à disposição para atuar conjuntamente com o Município de Natal e a União, com a participação efetiva do Conselho Gestor do Parque das Dunas, garantindo que a proposta seja desenvolvida de forma transparente, sustentável e tecnicamente adequada, conforme a Lei Federal nº 9.985/2000 (Lei do SNUC) e o Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” (Parque das Dunas), criado pelo Decreto Estadual nº 7.237/1977, integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e é reconhecido pela UNESCO como Posto Avançado da RBMA, em razão de sua relevância ecológica e excelência em gestão ambiental. Trata-se de Unidade de Conservação de Proteção Integral, regida pela Lei do SNUC e por seu Plano de Manejo, aprovado pela Portaria IDEMA nº 384/2025.

Com base na Nota Técnica nº 001/2025–UGBIO/IDEMA/RN, a análise técnica conclui que a área atualmente proposta para implantação do Parque Linear, situada dentro do Parque das Dunas e cedida pela União ao Município de Natal, não é compatível em sua totalidade com o zoneamento do Parque para essa finalidade. Aproximadamente 60% da área encontram-se na Zona Primitiva 3 (ZP3), destinada à preservação integral, onde são vedadas construções permanentes e atividades de grande fluxo de visitantes, nos termos do Plano de Manejo.

Ressalta-se, contudo, que essa restrição não inviabiliza o atendimento à sociedade, uma vez que o novo Plano de Manejo prevê a criação de uma nova área destinada ao uso público, denominada Zona de Uso Intensivo 2 (ZUI2), com cerca de 16 hectares, onde é plenamente possível a implantação de equipamentos de lazer, esportes e cultura, a exemplo do Bosque dos Namorados (Zona de Uso Intensivo 1 – ZUI1).

É importante esclarecer que o Licenciamento Ambiental de qualquer atividade ou empreendimento dentro da Unidade de Conservação Parque das Dunas é de competência exclusiva do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do IDEMA, órgão ambiental licenciador estadual, conforme estabelece a Lei Complementar Federal nº 140/2011, não sendo objeto de delegação.

O Governo do Estado reitera seu compromisso com o diálogo federativo e a cooperação institucional, envolvendo a Prefeitura de Natal, o Exército Brasileiro e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com o objetivo de assegurar que qualquer intervenção no Parque das Dunas seja legalmente adequada, ambientalmente sustentável e socialmente benéfica.

Por fim, reafirma-se o compromisso com a preservação do patrimônio natural potiguar, com a gestão participativa das Unidades de Conservação e com o planejamento urbano sustentável, ressaltando que o Parque Estadual das Dunas constitui Patrimônio Natural e Cultural inestimável, cuja integridade deve ser preservada por todos (Poder Público e sociedade) em consonância com o interesse público e o ordenamento jurídico vigente, especialmente a Constituição Federal.

Opinião dos leitores

  1. Os jumentos eleitores do PT sambem onde a “governadora” desle mora? É na zona norte, leste e oeste? Kkkk é Sul… Chupa que é de manga,uva e morango do amor..kkkkkkkk

  2. Se fosse criar um parque para a esquerda e defensores de bandeiras estranhas. Aí os esquerdopatas dariam maior defesa. Principalmente os LG Samsung s

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Famílias das vítimas do incêndio no CT do Flamengo chamam absolvição de ‘grave afronta’ e prometem seguir em busca de justiça

Foto: Reprodução

A Afavinu, associação que reúne os familiares das dez vítimas fatais do incêndio no CT do Flamengo, em fevereiro, protestou contra a decisão da Justiça do Rio de absolver todos os setes réus restantes do processo criminal aberto após a tragédia. Por meio de uma nota oficial, eles classificaram a sentença de “grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade”.

A sentença, assinada pelo juiz Tiago Fernandes de Barros, da 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital, apontou “ausência de demonstração de culpa penalmente relevante” e “impossibilidade de estabelecer um nexo causal seguro entre as condutas individuais e a ignição”.

A decisão é em primeira instância. Ou seja: cabe recurso. Os familiares já anunciaram que seguirão “em busca de Justiça”. Diante da absolvição dos réus, eles pedem maior rigor no acompanhamento do caso.

Além dos sete réus beneficiados com esta decisão, outros quatro também já haviam escapado da responsabilização criminal. Dois destes tiveram denúncia rejeitada, um foi absolvido e o presidente do clube na ocasião, Eduardo Bandeira de Mello, teve a possibilidade de punição extinta em 2021, por prescrição.

O Ministério Público havia pedido a condenação de todos os 11 denunciados. Eles respondiam pelos crimes de incêndio culposo qualificado com resultado de morte de dez pessoas e lesão corporal grave em outras três.

Leia abaixo a íntegra da nota da Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu):

A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu), que congrega mães, pais, irmãos e demais familiares das dez vítimas fatais da tragédia ocorrida em 8 de fevereiro de 2019 no alojamento da base do Flamengo, manifesta seu profundo e irrevogável protesto diante da decisão proferida pela 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, que absolveu em primeira instância todos os sete acusados no processo criminal resultante dessa tragédia.

Entendemos que o papel da Justiça não se limita à aplicação da lei em casos individuais, mas exerce uma função pedagógica essencial na prevenção de novos episódios semelhantes, no envio da mensagem clara à sociedade de que negligências de segurança, falhas na estrutura técnica e irresponsabilidades não serão toleradas — e não cumprir essa função configura, para nós, grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade.

Relembremos que os jovens falecidos — adolescentes em formação, atletas da base — dormiam em contêineres improvisados, sem alvará adequado, com indícios de falha elétrica, grades de janela que dificultavam a saída, entre outras condições de insegurança“, inicia o comunicado.

A absolvição dos acusados, sob o argumento de que não se conseguiu individualizar condutas técnicas ou provar nexo causal penalmente relevante, renova em nós o sentimento de impunidade e fragiliza o mecanismo de proteção à vida e à segurança dos menores em entidades esportivas, formativas ou assistenciais no país. A AFAVINU seguirá em busca de Justiça e na esperança de que a decisão seja revista e assim reitera seu pedido de que o processo seja acompanhado com rigor pelos órgãos de recurso para que a sociedade receba a mensagem de que tais condutas não ficarão impunes.

A decisão judicial, ao não reconhecer a responsailização penal, representa uma falha grave do sistema de justiça em seu papel pedagógico — e como tal, reforça em nós o dever de mobilização civil para fortalecer os mecanismos de fiscalização, transparência e responsabilidade com espaços de formação de jovens.

Para que a morte destes adolescentes não seja em vão, seguimos exigindo dos órgãos de fiscalização (“municipal e estadual) e do poder público em geral — inclusive esporte, juventude e fiscalização de edificações — a implementação de medidas concretas para tornar obrigatórias auditorias frequentes e manutenção prveentiva em alojamentos de atletas, jovens/menores em todos os clubes do país, de modo que tragédias irreparáveis como a do Ninho do Urubu, não se repitam.

Reafirmamos que a memória dos jovens não será silenciada: os nomes deles, suas vidas interrompidas em circunstâncias evitáveis, exigem que continuemos vigilantes”, continua a associação dos familiares.

Conclamamos a imprensa, entidades de defesa dos direitos humanos, movimentos esportivos e toda a sociedade a não permitir que essa decisão se transforme em precedente de que a segurança de crianças e adolescentes pode ser tratada com negligência criminosa. A vida dos nossos filhos tem um valor irreparável e em memória aos 10 garotos inocentes lutaremos, até o fim, por uma Justiça efetiva e capaz de inibir novos delitos com sentenças que protegem as vítimas e não os algozes.

Aos torcedores do Flamengo e a todos os que amam o futebol e as crianças, a AFAVINU faz um apelo: que a paixão pelos clubes se traduza também em compromisso com a vida. Que o amor pelo esporte, que move milhões de corações, seja também amor pela segurança, pela ética e pela memória daqueles dez meninos que sonhavam em vestir, com orgulho, a camisa rubro-negra ou de outros mantos sagrados. O verdadeiro espírito esportivo exige empatia, responsabilidade e humanidade. Honrar esses valores é proteger as futuras gerações de atletas e garantir que o futebol continue sendo motivo de alegria — nunca de luto“, finaliza a nota dos familiares.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Rússia simula ataque nuclear em exercício militar após reunião com Trump ser adiada

A Rússia realizou nesta quarta-feira (22) uma simulação de ataque nuclear, um dia após os Estados Unidos anunciarem o adiamento da segunda cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump.

O Kremlin divulgou imagens do general Valery Gerasimov reportando o exercício a Putin. A simulação incluiu o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir os EUA — uma clara demonstração de força.

O exercício ocorreu em meio a um novo esfriamento nas negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia. Após conversas entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o chanceler russo, Sergei Lavrov, Washington afirmou que não há planos imediatos para o encontro entre os dois presidentes.

Segundo a Reuters, o impasse se deve à postura “inflexível” da Rússia, que insiste em manter o controle sobre toda a região de Donbass. Trump sugeriu congelar as atuais linhas de frente, proposta vista como razoável por Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

Mesmo assim, Moscou afirma que os preparativos para a cúpula continuam. “As datas ainda não foram definidas, mas é necessária uma preparação completa”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Enquanto isso, os combates se intensificaram. A Ucrânia relatou seis mortes, incluindo duas crianças, em ataques russos a Kiev e regiões próximas. Já as forças ucranianas afirmam ter atingido uma fábrica de produtos químicos na Rússia com mísseis Storm Shadow.

Zelensky voltou a pedir mais apoio militar e sanções contra Moscou: “As palavras russas sobre diplomacia não significam nada enquanto não sentirem pressão real.”

Com informações de Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *