Geral

Moraes acusa UOL de publicar reportagens falsas

Foto: Jorge Silva/Reuters

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, acusou o portal UOL de publicar reportagens falsas. O próprio site de notícias divulgou a informação neste sábado, 25.

Em nota enviada ao UOL, o magistrado critica um texto assinado pelas colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo. A publicação fala sobre a estratégia da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para torná-lo elegível para as próximas eleições.

Alexandre de Moraes alega que, “sob o manto do sigilo de fonte, a jornalista inventou fatos e versões”. Ele não especificou quais informações considera incorretas, ao citar a reportagem “Defesa matou chance de Bolsonaro concorrer em 2026, dizem ministros do TSE”. O UOL defendeu a veracidade da informação e afirmou que escreveu a reportagem com base em conversas com ministros da Corte Eleitoral.

O magistrado também expressou descontentamento com um texto do colunista Wálter Maierovictch, que descreveu os ministros do TSE como “fofoqueiros” e antiéticos. “Ainda mais lamentável é o fato de um jurista como Wálter Maierovictch ter repercutido a matéria em sua coluna sem checar a veracidade das informações, elaborando uma coluna baseada em informações falsas”, acrescentou.

Apesar de defender a importância da imprensa livre como um pilar da democracia, Alexandre de Moraes comparou as publicações do UOL com fake news.

“Infelizmente, ao haver esse tipo de publicação em veículo de relevância nacional, como o UOL, contata-se que as fake news e notícias fraudulentas não ficam restritas apenas às redes sociais”, argumentou o ministro. “Não há democracia sem uma imprensa forte, consciente e responsável. Essa responsabilidade, portanto, deve ser exercida diuturnamente e incansavelmente por todos os profissionais da imprensa.”

A reportagem do UOL reafirmou que a possibilidade de reverter a condenação de Bolsonaro para permitir sua candidatura em 2026 é praticamente inexistente.

Segundo ministros do TSE, que teriam conversado com o site, a estratégia adotada pelos advogados do ex-presidente eliminou essa chance.

A defesa de Bolsonaro poderia, por exemplo, continuar a apresentar embargos de declaração na Corte Eleitoral — sem recorrer imediatamente ao Supremo Tribunal Federal. Seria uma alternativa para manter o processo ativo até uma possível mudança favorável na composição do plenário.

Nas eleições de 2026, o TSE terá como presidente o ministro Kassio Nunes Marques e como vice-presidente André Mendonça, ambos indicados por Bolsonaro para o STF.

No entanto, os advogados do ex-presidente optaram por apelar diretamente ao STF. Isso teria reduzido as chances de sucesso, já que a decisão será tomada por um colegiado onde Bolsonaro seria mais frágil.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. O que o consórcio fez e faz, vai ser estudado para sempre como não fazer. Vocês criaram o monstro

  2. Não se tem mais um conglomerado de mídia, outrora chamado de consórcio de imprensa. O gov do Nine concentrou o investimento todo na Globo e os demais meios começaram a se mover, pular fora do barco… Que briguem

  3. Cadê o prazo de 48 horas expedido pelo iluminado para respostas da fake? cadê a apreensão de celular para saber quem passou a notícia? Cadê a multa de 100 mil reais? Cadê a apreensão de passaporte?
    Ha, esqueci que a UOL e seus funcionários são da esquerda. Segue o jogo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire tem agenda intensa no final de semana e participa de 9 eventos em Natal

Fotos: Divulgação

O pré-candidato à prefeitura de Natal Paulinho Freire cumpriu uma extensa agenda durante o fim de semana. Paulinho participou de visitas e reuniões com pré-candidatos a vereador, arraiás e comemorações juninas, além de um almoço com o prefeito Álvaro Dias, Joanna Guerra, o vereador Kleber Fernandes e Vanusa.

Em todos os eventos, a presença de Paulinho foi marcada por uma recepção calorosa e pelo apoio de populares, que demonstraram entusiasmo com a pré-candidatura. Durante os compromissos Paulinho afirmou que não quer ser apenas prefeito, mas sim, ”O prefeito de Natal”.

O pré-candidato do União Brasil tem reforçado o desejo de inovar para dar continuidade ao crescente desenvolvimento da gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

“Eu não quero fazer essa política feijão com arroz. Vou realizar algo real pelo povo natalense que sempre esteve ao meu lado. Em menos de um ano como deputado, destinei mais de 20 milhões em recursos para o nosso município e estou lutando para fazer mais. Buscando aliados para o nosso projeto e pessoas que possam somar ainda mais em nosso sonho.”, comentou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Abortos legais no SUS crescem 71% em 5 anos; Brasil tem 7 casos por dia

Foto: Reprodução

Dados do Ministério da Saúde obtidos pela CNN mostram que os casos de abortos legais realizados pelo SUS aumentaram 71% nos últimos 5 anos. Em 2018, foram realizados 1.570 procedimentos. Em 2023, o número saltou para 2.687.

O aborto legal pode ser realizado quando há casos de estupro, risco à vida da mãe ou quando o feto tem anencefalia. O procedimento é complexo, pois necessita de uma ordem judicial.

O Brasil realiza cerca de 7 abortos por dia na rede pública. Isso significa que um procedimento é realizado, em média, a cada três horas e meia.

O debate sobre o tema voltou à tona depois que um projeto que criminaliza abortos em gestações a partir de 22 semanas teve a tramitação acelerada com a aprovação de um regime de urgência na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (12).

Três dias depois, no sábado (15), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se manifestou sobre o tema. Em sua conta no X, ela disse que o Projeto de Lei 1904 é ‘injustificável e desumano’. “É preciso garantir o acesso ao cuidado adequado à proteção dos direitos de meninas e mulheres”, comentou.

A alta no número de abortos legais segue o crescimento dos casos de estupro. Dados do Ministério de Justiça e Segurança Pública apontam que as vítimas de estupro cresceram de 71,6 mil em 2018 para 81,6 mil em 2023, o que equivale a uma alta de 14%. Entre janeiro e abril deste ano já são 24,4 mil casos registrados.

Desde 2018, o estado de São Paulo é o lugar com mais casos, com 81,8 mil registros no período. Isso equivale a 17% do total nacional. Paraná e Rio de Janeiro aparecem na sequência, mas com números menores, 44,4 mil e 33,6 mil respectivamente.

Isso significa que o Brasil tem 218 estupros por dia, o que equivale a 9 estupros por hora ou um estupro a cada 7 minutos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Conheça a nova Carteira de Identidade Nacional, substituta do RG

Foto: Divulgação

Desde janeiro de 2024, os Estados brasileiros passaram a emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional) para substituir o RG (Registro Geral). Com o novo documento, o RG deixa de ser parte do documento de identificação, estabelecendo o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como o único número de identificação para cada brasileiro.

Antes, o prazo para que os Estados começassem a emitir o novo documento era em 6 de novembro de 2023. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou o prazo para os Estados se adequarem ao novo padrão até 11 de janeiro de 2024.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, cerca de 8 milhões de cidadãos já estão com a nova versão da identidade.

Os cidadãos não são obrigados a trocar de documento até 28 de fevereiro de 2032, quando o padrão antigo, o RG, perde a validade. A 1ª via e a renovação do documento são gratuitas, mas quem precisar de uma 2ª via deverá pagar uma taxa estipulada por cada Estado.

Sem o número do Registro Geral, a nova carteira tem um QR Code que permite verificar sua autenticidade e saber se foi furtada ou extraviada, por meio de um smartphone.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

RN: confira previsão do tempo para esta semana; temperaturas podem atingir 34 ºC

Foto: Adriano Abreu

A semana deve ser de sol na maior parte das regiões do Rio Grande do Norte, com exceção da região Leste que tem previsão de precipitações. Em Natal, a expectativa é de sol e aumento de nuvens ao longo da manhã, além de pancadas de chuva à tarde e tempo voltando a ficar firme à noite. A temperatura pode oscilar entre a mínima de 24 ºC e a máxima de 31 ºC. As informações meteorológicas são do portal Clima Tempo.

Na cidade de Currais Novos, no Seridó Potiguar, o tempo deve ficar firme. Pela manhã, o esperado é a presença de sol com algumas nuvens e não há previsão de chuvas à tarde e à noite. A mínima prevista é de 20 ºC e a máxima de 32 ºC.

Em Mossoró, na região Oeste do Estado, também não deve chover nesta semana. A previsão aponta para sol ao longo dos dias e temperaturas que variam entre 23 ºC e 34 ºC.

Na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros tem previsão semelhante a dos municípios do Seridó e Oeste. O esperado para esta semana é sol e temperaturas que podem atingir 34 ºC. A mínima, por outro lado, deve cair até 20 ºC.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula tem agenda ultrapassada e velha, diz Rogério Marinho

Foto: Reprodução/CNN Brasil

Apesar do mesmo sobrenome, o líder de oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirma que ele e o ministro Trabalho, Luiz Marinho, não têm outras semelhanças.

O de direita foi relator, no Congresso, da reforma trabalhista, que limitou a cobrança de taxas que sustentavam os sindicatos no país. O da esquerda briga para que o governo promova mudanças na reforma. Para o líder oposicionistas, essa é uma mostra de que a agenda do Lula 3 está ultrapassada.

“O ministro Marinho fala sempre sobre necessidade de rever. É um Marinho que não é meu primo (…) O ministro da Previdência não fala que não tem rombo. Então, quando falam em terraplanismo, por favor, coloquem lá Lupi”, disse em referência ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, que também tem origem no movimento sindicalista.

Do alto das vitórias da oposição na última semana, o líder bolsonarista dispara críticas contra o governo que vão desde gestão a decisões na pauta econômica.

“Lula: fale menos e faça mais. Desça do palanque. O Brasil é um Boeing com um cara com ‘brevê’ [documento que permite pilotar aviões] de monomotor”, disse.

“Esse governo tem a mesma agenda que implementou nos quase 14 anos que passou, quando esteve no poder, com Lula e Dilma. É uma agenda velha, ultrapassada, que não está com o que pensa a sociedade brasileira. Dá trabalho defender o indefensável”, ressalta.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Biden “congela” de novo e Obama o ajuda a sair do palco

Foto: Oliver Contreras/White House

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), 81 anos, “congelou” de novo no último sábado (15.jun.2024) durante um evento com a presença do ex-presidente norte-americano Barack Obama, que o guiou para a saída do palco.

Biden saiu da reunião do G7 na Itália e foi direto a Los Angeles, nos Estados Unidos, para participar de um evento de arrecadação para a sua campanha eleitoral, com atores de Hollywood, como George Clooney e Julia Roberts. O apresentador de talk show Jimmy Kimmell coordenou a conversa entre Biden e Obama.

Na imagem, é possível ver o democrata parado olhando para a plateia. Obama segura o braço do presidente, que se vira para deixar o palco.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Produtividade trava crescimento, e nível brasileiro é 1/4 do americano

Foto: Eduardo Anizelli/Eduardo Anizelli/ Folhapress

Os últimos anos foram trágicos para a produtividade do trabalho no Brasil. O fator será cada vez mais determinante para que o país cresça e enriqueça diante da tendência de diminuição de sua população economicamente ativa —o que tende a jogar a produtividade para baixo.

No maior setor da economia, o de serviços, que representa um terço do Produto Interno Bruto (PIB), tem havido inclusive queda na taxa de produtividade desde 2010. Em resumo, sem a explosão de eficiência no agronegócio e a melhora na qualidade da mão de obra nos últimos anos, o Brasil estaria em situação ainda mais dramática.

Entre 2010 e 2023, a produtividade geral por hora trabalhada no Brasil cresceu apenas 0,3% ao ano, puxada principalmente pelo agro, com alta anual de 5,8%. No gigantesco setor de serviços, houve queda de 0,3% ao ano; e na indústria, alta de apenas 0,1%.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após repercussão negativa, bancada evangélica admite adiar votação do PL do Aborto na Câmara

Foto: David Ribeiro/Câmara dos Deputados

Alvo de protestos nas ruas e de forte reação contrária nas redes sociais, o projeto que equipara o aborto após a 22ª semana ao crime de homicídio deve ter sua votação postergada na Câmara. O autor do texto, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), da bancada evangélica, admite que a análise no plenário pode ser deixada para o fim do ano, após as eleições municipais.

O governo, que não se opôs à aprovação da urgência para a tramitação da proposta, na semana passada, agora afirma que vai atuar para barrar o avanço da iniciativa no Congresso.

A senha de que a proposta seria colocada na geladeira já havia sido dada pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Após promover uma votação relâmpago — de apenas 25 segundos — para a urgência do projeto, ele disse que não havia previsão de quando será definido um relator nem quando o mérito do texto será colocado em pauta.

O deputado do PP foi um dos principais alvos dos protestos, desde a semana passada, por ser quem controla a pauta da Casa.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Simplesmente criava o direito do estuprador de ter seu filho. Pimenta no ** dos outros é refresco, quero ver se fosse com a filha do cidadão que propõe isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Presidente da Ucrânia alfineta Lula e pede ao Brasil postura de ‘país civilizado’

Foto: EVARISTO SA/AFP/LOUISE DELMOTTE/POOL

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, voltou a criticar neste domingo (16) o Brasil no contexto da invasão russa de seu país.

Zelenski aproveitou o saldo da conferência sobre a guerra iniciada por Vladimir Putin em 2022, realizada neste fim de semana na Suíça, para estocar o governo brasileiro, que enviou apenas sua embaixadora no país alpino como observadora do evento.

“Assim que o Brasil e a China aderirem ao princípios de todos nós aqui, países civilizados, nós ficaremos felizes em ouvir suas opiniões, mesmo que elas não coincidam com a da maioria do mundo”, afirmou Zelenski em entrevista coletiva.

Chineses e brasileiros haviam concordado, antes da reunião, em propor conjuntamente uma cúpula que envolvesse tanto ucranianos quanto russos, uma precondição lógica dado que o conflito não é unilateral. Ainda assim, o Itamaraty aceitou enviar a embaixadora em um gesto de boa vontade.

A China, nem isso, não tendo enviado ninguém para o resort às margens do lago Lucerna. A ditadura de Pequim é a principal aliada de Putin, sendo acusada pelo Ocidente de estar ajudando a indústria militar russa com a exportação de material de uso dual, civil e bélico, e com a manutenção de laços econômicos.

Não é a primeira, nem a segunda vez que Zelenski se queixa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente, ainda na campanha eleitoral de 2022, já irritara Kiev ao dizer que os ucranianos eram tão responsáveis pela guerra quanto os russos.

Estado de Minas

Opinião dos leitores

  1. Lula é cruel quando se trata da Ucrânia. A Rússia invade o país pratica selvageria matando pessoas que viviam tranquilamente e o Brasil age como se a Ucrânia tivesse que de joelhos aceitar perder parte de seu território e seus direitos como país soberano pra encerrar a guerra. Putin é um louco que mata qq um que está no caminho. O mundo civilizado precisa ficar contra ele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bets: governo não tem previsão de arrecadação com autorizações em 2024

Foto: krisanapong detraphiphat

O governo Lula (PT) ainda não tem uma previsão oficial de quanto poderá arrecadar com as autorizações para empresas que queiram explorar as apostas de quota fixa (as chamadas bets) em 2024, segundo apurou o Metrópoles. Após a regulamentação do mercado, no fim do ano passado, essa era uma fonte de arrecadação extra prevista para este ano pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento.

Neste ano, serão pagas as outorgas para os pedidos aprovados. À reportagem a Fazenda informou que, como o primeiro período de apresentação se encerra em 90 dias (contados a partir do fim de maio, ou seja, no fim de agosto), “não é possível agora fazer qualquer previsão”.

Quando a norma foi aprovada, a estimativa era de que seriam arrecadados ao menos R$ 5 bilhões com essas autorizações, o que poderá dar um alívio aos cofres públicos no ano em que o governo mira o déficit fiscal zero.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *