Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou na tarde desta quarta-feira (18) a prisão do coronel Marcelo Costa Câmara, que atuou como um dos principais assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes também determinou a abertura de um inquérito contra Câmara e seu advogado, Eduardo Kuntz, por suposta obstrução de Justiça em razão dos supostos contatos entre o advogado e o tenente-coronel Mauro Cid.
Câmara é réu no chamado “núcleo 2” da suposta tentativa de golpe de Estado. Ele já havio sido preso anteriormente, mas recebeu liberdade provisória em 16 de maio de 2024, mediante a imposição de medidas cautelares, entre as quais a proibição de utilização de redes sociais (próprias ou por terceiros) e a proibição de comunicação com os demais investigados por qualquer meio, inclusive por intermédio de terceiros.
Na terça-feira (17), Kuntz protocolou no STF áudios de conversas que teria tido com Cid sobre a delação premiada e pediu a anulação do acordo. Segundo o advogado, os contatos começaram em 29 de janeiro de 2023 e foram retomados em 1º e 5 de março de 2024, via Instagram e, posteriormente, em encontro pessoal em 7 de março de 2024.
Na decisão, Moraes afirmou que a própria defesa de Câmara demonstrou o réu descumpriu as medidas cautelares impostas nos autos da Pet. 12.100/DF, de ‘Proibição de utilização de redes sociais próprias ou por terceira pessoa’ e “proibição de contato com os demais investigados, inclusive por intermédio de terceiros’, revelando seu completo desprezo por esta Suprema Corte e pelo Poder Judiciário e a continuidade de práticas ilícitas”.
Gazeta do Povo
O que a OAB tem a dizer sobre tudo isso?
Pode fechar a PGR..
Tudo isso baseado em suposto, supostas…..balelas. Que país é esse?
Confesso que estou envergonhado com os militares especialmente o exército. Alexandre de Morais parece que o grande General prendendo todo mundo como ele bem entende! Vergonha!
É complicado!
A galera da lava jato toda solta.
A turna da farra do INSS não tem ninguém preso.
Deram um canga pé de 90 bilhões de reais.
Estão aí, aquecendo pra dar outro e nada acontece.
O negócio tá esquisito.
Muito esquisito.
Isso tem cabimento depois de todo que já se sabe sobre esse inquérito??
O nobre ministro esta procurando cabelo em ovo.
Chifre em cabeça de cachorro.
O STF JA VIROU UMA PIADA, UMA COMÉDIA.
Esse Alexandre da Silv Lula de Morais, está mais perdido do cego em tiroteio. Um STF de comediantes e de aberrações.
O pior é esse cego está blindado e com uma metralhadora nas mãos.