Judiciário

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para que decisão que o tornou inelegível seja analisada pelo STF

Foto: Carlos Moura/STF

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para que a decisão que o tornou inelegível seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro e o seu vice na chapa que disputou a presidência em 2022, Walter Braga Netto, foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência.

Publicada neste domingo (26), a decisão de Moraes data da última sexta-feira (24). O ministro analisou um pedido dos advogados da chapa para que o caso fosse encaminhado ao STF, o chamado “recurso extraordinário”.

Esse tipo de recurso precisa passar por uma análise de admissibilidade no próprio tribunal onde houve a decisão questionada –no caso, o TSE– antes de seguir para a Supremo.

Moraes rejeitou o recurso por questões processuais: o pedido não atendeu aos requisitos previstos na lei para este tipo de recurso. Também apontou que não houve cerceamento do direito de defesa dos dois integrantes da chapa. Ele considerou ainda que a decisão da Corte Eleitoral não violou a Constituição.

“A controvérsia foi decidida com base nas peculiaridades do caso concreto, de modo que alterar a conclusão do acórdão recorrido pressupõe revolvimento do conjunto fático-probatório dos autos, providência que se revela incompatível com o Recurso Extraordinário”, afirmou.

A defesa ainda pode recorrer ao próprio STF para tentar prosseguir com o caso.

Em nota, a defesa de Bolsonaro e Braga Netto afirmou que irão apresentar novo recurso. “Respeitamos profundamente a decisão, mas, por não concordarmos com o conteúdo, interporemos o recurso adequado no momento oportuno”, disseram os advogados.

g1

Opinião dos leitores

  1. Gustavo você é um cego petista igual o ladrão do seu presidente ou pior que ele o Brasil está quebrado agora por pessoas como você que votou nessa ceita maldita do PT

  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 grande ministro Alexandre de Morais, o homem que peitou um louco que se achava o dono do pais.
    Que esse homem que deixou o país quebrado com seus ministros fracassados continue inelegível e volte a bagunça o país.

    1. Procure o tratamento, babaca doente, nem burro merece ser comparado com você.

  3. Chora Bozo…
    😭😭😭😭😭😭😭😭
    😭😭😭😭😭😭😭😭
    Eu fico triste com uma coisa dessas:🎆🎆🎆✨️
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    1. O Medo é grande, né? Vai que não tem mais caixinhas!!!👀👀👀👀

    2. Eu fico mais feliz ainda com o nine fazendo um ótimo governo e agradecendo pelo desastre aéreo de um avião aí que cessou a vida de várias pessoas (contém ironia)

      Parem de idolatrar políticos, é por isso que o Brasil não vai pra frente nunca;

    3. Está uma maravilha do jeito como está!
      Todos tem saúde, educaçào e segurança de qualidade.
      Petrobrás indo bem!
      Criminalidade quase zero.
      Ideologia de gênero, linguagem neutra, aborto livre e drogas livre nem pensar! Governo moral, honesto, ajustado. Brasil de bom a melhor.

    4. E para chorar mesmo a desigualdade do judiciário brasileiro tem que deixar o mito inelegível mesmo. Quem rouba esta solto e ainda tem o direito de restituição do dinheiro que roubou eita Brasil bom!Missão da é missão cumprida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com apoio do Sebrae, Instituto LeBlue e Mães Corujas promovem palestras sobre Curatela e Tomada de Decisão Apoiada

Fotos: Divulgação

Em alusão ao Dia do Orgulho Autista, o Instituto LeBlue e Mães Corujas promovem, com o apoio do Sebrae-RN, Associação Brasileira de Psiquiatria e Instituto Gestão e Vida, uma série de palestras com o tema “Curatela e tomada de decisão apoiada – O que você precisa saber”. O evento acontecerá no dia 18 de junho, das 18:30 às 22:00, no auditório do Sebrae-RN, localizado na avenida Lima e Silva, em Natal.

Voltado para familiares de pessoas com deficiência e profissionais da Saúde e do Direito que atuam com o público, a iniciativa tem como objetivo promover a conscientização do respeito e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais inclusiva. A Lei n° 13.146/2015, assegura à pessoa com deficiência, como regra, o direito ao exercício de sua capacidade civil em igualdade de condições com as demais pessoas, podendo ser adotada a tomada de decisão apoiada e até mesmo a curatela, quando necessárias, esta última como medida de proteção de caráter extraordinário, sempre proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada pessoa.

A primeira palestra da noite será ministrada pelo Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dr. Antônio Geraldo, abordando a temática “Transtornos Mentais e a Vida Moderna”. Em seguida, o juiz de Direito Titula da 9a Vara Cível de Natal, Dr. Patrício Jorge Lobo Vieira, falará sobre “Os direitos fundamentais no contexto do Estatuto da Pessoa com Deficiência e os reflexos nas ações de curatela”.

Em seguida a programação trará a palestra da promotora da 9a Promotoria da Pessoa com Deficiência de Natal, Dra. Rebecca Nunes, que explanará o seguinte tema: “Pessoa com Deficiência, Curatela e tomada de decisão apoiada: ferramentas de apoio ao exercício de direitos e de garantia da vontade da pessoa com deficiência que delas se beneficiem”.

Encerrando a programação, a Procuradora de Justiça aposentada e advogada Dra. Margarida Seabra, e sua filha, a professora Débora Seabra, irão compartilhar um relato de experiência bem sucedida na educação de pessoa com deficiência intelectual (Síndrome de Down). Também haverá momento de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas entre os participantes.

A programação foi cuidadosamente pensada pela mãe de Alberto, a médica Rochele Elias, que compartilhou o desejo de ter mais informações sobre a temática, já que o seu filho completará 18 anos no próximo mês. “Eu não sei como funciona esse procedimento, qual será a melhor escolha para o meu filho que é Autista nível 3 de suporte e tem apraxia de fala. A preocupação de quase todas as mãe de pessoa com deficiência é como será depois que a gente morrer, então eu acredito que precisamos garantir o máximo de autonomia e de segurança para eles“, explicou Rochele.

A presidente do Instituto LeBlue, Lydia Marly, que é mãe de duas crianças com Autismo, e a psicóloga Sylvia Sá, mãe de um adolescente com Síndrome de Williams, aceitaram o desafio de ajudar na organização do evento. “Rochele abre caminhos para muitas mães de autistas, pois ela já passou por situações que a gente ainda vai encontrar e podemos evitar alguns desgastes a partir da experiência dela”, afirmou Marly. “Muitos pais evitam pensar sobre a vida adulta dos filhos atípicos, mas a realidade é que eles crescem rápido e não podemos fechar os olhos para os direitos e os desejos deles. Será que pode trabalhar com carteira assinada? Receber aposentadoria e trabalhar? Pode ter carteira de motorista? O voto é obrigatório? Pode casar? São inúmeras as dúvidas, eu tenho várias. Mas já defendo que todos os pontos precisam ser analisados e a decisão tem que ser tomada em conjunto, com a participação da pessoa com deficiência”, diz Sylvia.

A inscrição custa R$ 15,00 para familiares de pessoas com deficiência ou estudante e R$ 30,00 para profissionais e podem ser feitas no link https://abrir.link/GJwVB . Trata-se de uma valor simbólico, pois evento desse porte não tem preço. Os cinco palestrantes que aceitaram o convite do LeBlue/Mães Corujas são profissionais renomados na área e com certeza vão tirar todas as dúvidas dos participantes.

Serviço: Curatela e tomada de decisão apoiada – O que você precisa saber”
Data: 18 de junho (terça-feira)
Hora: 18h30 às 22h
Local: Auditório do Sebrae-RN (av. Lima e Silva, 76. Lagoa Nova-Natal/RN)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embolização de Miomas é uma alternativa minimamente invasiva para mulheres como Shamira Silva que teve seu útero preservado

Foto: Divulgação 

A jovem Shamyra Silva escolheu a embolização de miomas como uma alternativa menos invasiva para preservar sua saúde e fertilidade. Sua experiência oferece uma perspectiva valiosa para muitas mulheres que enfrentam problemas semelhantes.

A engenheira agrônoma, Shamyra Silva compartilhou sua jornada de enfrentamento com miomas uterinos, descrevendo seus períodos menstruais intensos e dolorosos, além de dores pélvicas constantes e sensação de pressão abdominal, que impactavam sua qualidade de vida.

Preocupada com a possibilidade de uma histerectomia, Shamyra optou pela embolização de miomas, com o médico radiologista intensivista, Dr. Francisco Júnior, indicação do seu ginecologista, por ser uma alternativa menos invasiva, capaz de preservar seu útero e aliviar os sintomas.

O procedimento foi mais tranquilo do que esperava, e sua recuperação foi rápida, permitindo seu retorno ao trabalho em menos de uma semana. Shamyra notou uma melhora significativa nos sintomas logo nas primeiras semanas após a embolização, com redução das dores e do sangramento, e exames posteriores confirmaram uma diminuição drástica no tamanho dos miomas.

Ela encoraja outras mulheres a procurarem ajuda médica e a discutirem todas as opções de tratamento disponíveis, especialmente aquelas que desejam preservar a fertilidade, destacando a embolização como uma excelente solução para seu caso.

Para saber como funciona a embolização de Miomas envie um WhatsApp para (84) 98163-8266.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América tem 20% de aproveitamento em jogos fora de casa na Série D

Foto: Divulgação

Após ceder empate para o Treze/PB, o América somou mais um ponto na Série D, neste domingo (16). O alvirrubro agora se prepara para as últimas cinco partidas em busca da classificação. Destas, duas são fora de casa. E como visitante, o time potiguar ainda não conquistou nenhuma vitória.

Em cinco jogos disputados fora de casa, o América teve um retrospecto de duas derrotas, três empates e nenhuma vitória. Isso representa cerca de 20% de aproveitamento em partidas como visitante.

Após o término da 9º rodada, o América ocupa a 4º posição na tabela, com 13 pontos. E nas cinco últimas partidas, teve apenas uma vitória, que foi dentro de casa. Nas partidas fora de casa, o alvirrubro sofreu sete gols e marcou cinco.

Em comparação aos números da última vez que esteve na Série D, em 2022, o América somou 14 pontos nos nove primeiros jogos. Naquela campanha, o alvirrubro marcou nove gols e sofreu apenas quatro.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 58% da população

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão federaç. A gestão Lula foi aprovada por 58,2%, enquanto 37,2% reprovam e 4,6% não responderam.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Opinião dos leitores

  1. Só uma pergunta:
    O que o ex condenado fez por São Gonçalo nesse mandato?
    Se a resposta é NADA, essa pesquisa está comprometida ou o povo por lá é alienado ao extremo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 59% da população

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão estadual. A gestão de Fátima Bezerra foi reprovada por 59%, enquanto 32,2% aprovam e 8,8% não responderam.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Eraldo Paiva é reprovada por 49,2% da população

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão municipal. A gestão de Eraldo Paiva foi reprovada por 49,2%, enquanto 38,8% aprovam e 10% não responderam.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO REJEIÇÃO: Eraldo é o mais rejeitado pela população de São Gonçalo

No quesito rejeição o atual prefeito Eraldo Paiva é o mais rejeitado pelos entrevistados. De acordo com a Pesquisa Agorasei, 39,6% das pessoas ouvidas dizem que não votam nele de jeito nenhum. Geraldo Veríssimo foi citado por 26,6% dos entrevistados, enquanto Jaime Calado aparece
com apenas 17,4% de rejeição.

Os entrevistados que dizem não rejeitar nenhum dos nomes, que poderiam votar em qualquer um deles, são 25,6%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 6,8%. Para medir a rejeição o Instituto Agorasei utiliza a metodologia de questão com respostas de múltipla escolha. Ou seja, o entrevistado pode citar mais de um nome. Daí que a soma dos percentuais acaba ultrapassando os 100%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO CONFRONTO DIRETO: Jaime Calado tem 55,4% contra 25,4% de Eraldo

O Instituto Agorasei fez uma simulação de confronto direto entre Jaime Calado e Eraldo Paiva. Segundo os números da pesquisa, Jaime Calado recebe 55,4% das intenções de voto. Eraldo Paiva é citado por 25,4%. Os entrevistados que votam em branco ou nulo totalizam 8,8%. Já aqueles sem opinião ou não responderam somam 10,4%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Opinião dos leitores

  1. O povo de são Gonçalo estão cansado de sofrer fora Eraldo 🤡🤡 55 na cabeça ✌️✌️

  2. O povo de São Gonçalo clama por Jaime Calado. Pq só ele poderá colocar o município no eixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO ESPONTÂNEA: Jaime lidera com 24% contra 15% de Eraldo e 0,8% de Geraldo

O Instituto Agorasei voltou a campo mais uma vez em São Gonçalo do Amarante para medir a corrida eleitoral naquele município da Grande Natal. E mais uma vez os números da sondagem são muito favoráveis ao ex-prefeito Jaime Calado.

Na questão espontânea, quando não são oferecidos nomes aos entrevistados, Jaime Calado é lembrado por 24,8% das pessoas ouvidas. O atual prefeito, Eraldo Paiva, teve 15,4% de citações. Geraldo Veríssimo aparece em terceiro com 0,8%. Outros três nomes foram citados, totalizando 0,6%.
Os entrevistados que dizem votar em branco ou nulo correspondem a 10,4%. Aqueles sem opinião ou não responderam somam 48%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa AGORASEI/ BG/ SÃO GONÇALO ESTIMULADA: Jaime Calado tem 50% das intenções de voto, Eraldo 22% e Geraldo 4%

1

O Instituto Agorasei estimulou os nomes dos três possíveis candidatos a prefeito de São Gonçalo do Amarante. E o ex-prefeito Jaime Calado é escolhido pela metade dos entrevistados, exatamente com 50% de citações. Eraldo Paiva é citado por 22,2%, enquanto Geraldo Veríssimo aparece com 4,8% das intenções de voto.

As pessoas que afirmam votar em branco ou nulo são 9,6%. Aqueles sem opinião ou não responderam totalizam 13,4%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho passado e ouviu 500 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de São Gonçalo do Amarante RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-06366/2024.

Opinião dos leitores

  1. Jaime calado e Flávio Henrique, para que são Gonçalo volte ao crescimento com respeito sua população.

  2. Onde será que foi feita essa pesquisa eleitoral, pois penso que pesquisa comprada não deve ser levada em consideração.

  3. República do Seridó, em total desespero. Jaime, encomenda pesquisa para entrevistar o povo do Seridó, porque em SGA , mesmo ele não tá com esse ibope . Jaime nunca mais !

  4. Essa pesquisa foi feita na República do Seridó? Jaime metirinha. Tá alucinado depôs de sexta-feira, passada vendo pesadelos . Eita JAIMÃO, tá com abstinência de poder kkkk e vai ficar !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *