Diversos

Morando nos EUA, Claudia Leitte detona e chama brasileiros de povo mal educado

Claudia Leitte acaba de arrumar encrenca. Atualmente morando nos Estados Unidos com a família, com um pulinho e outro pelo Brasil quando consegue trabalho, a cantora resolveu criticar seu povo de origem. Durante entrevista à uma rádio, a genérica de Ivetão detonou os brasileiros e ainda os chamou de povo mal educado enquanto falava sobre o furacão “Irma”, que tem devastado várias cidades americanas.

“Imagine um furacão no Brasil… muita gente ia morrer esmagada. Um ia passar por cima do outro, porque a gente não tem instrução. Todo mundo quer ser vip aqui, ninguém quer pegar fila e aí acha que isso é besteira”, iniciou.

E continuou: “Eles pensam assim: ‘Não eu vou furar fila porque eu conheço fulano de tal, eu vou passar não sei o quê porque eu tenho pistolão’. Isso é errado, você tem que pegar, não pode furar o trânsito, porque aí o transito vai fluir melhor, você vai chegar no lugar de qualquer jeito”.
“Todo lugar tem problema. O lance é que aqui a gente não sabe lidar com ele porque a gente não tem uma educação exata”, concluiu Claudinha, que disse ainda que não se sente uma imigrante na terra dominada por Donald Trump.

PORTAL NO AR

Opinião dos leitores

  1. Não posso esperar nada , de uma pessoa que não valoriza seu país, depois que pegou o dinheiro do brasileiro , agora está cuspindo no prato que comeu, pessoas mal educado tem em todo país , quem acha que ela está certa ,pegue o beco.

    1. Em primeiro lugar quero deixa claro que não curto o som dela mas vejos, creio eu que tu leu o texto de forma errada e de forma deturpada e não sabes o que fala pois o que ela falou não sei se percebeu ela falou só a verdade eu já estou no Japão a 4 anos e passei 5 anos no EUA sou brasileiro amo meu país mas sejamos francos, está correto sempre da o tal " jeitinho brasileiro"? Seja racional e não seja hipócrita

  2. Realmente no Brasil a coisa tá feia , não tem mais ordem e o futuro do país está na mão de vagabundos, se eu pudesse também sumiria daqui.

  3. Somos de fato sem "educação " e sem "cultura " , pq se fôssemos diferentes não teríamos ido a shows dessa pessoinha…

  4. Claudinha quem proporcionou, a você morar nos EU ,em grande parte foi o povo , com seu suado dinheiro,pagou os ingressos para assistir os seus shows ,não esqueça de suas origens e avalie o que disse para a imprensa . Uma feliz mudança para você que fez por onde.

  5. se a lei de incentivo a cultura tivesse exigências e critérios se o dinheiro publico fosse aplicado em beneficio da nação talvez tivéssemos um povo mais educado e saudável, com mais escolas e educaão de qualidade

  6. se a lei de incentivo a cultura tivesse exigencias e critérios se o dinheiro publico fosse aplicado em beneficio da nação talvez tivessemos um povo mais educado e saudável, com mais escolas

  7. Ouça Milagres do povo com Caetano Velloso ,Estatuinha deEdu Lobo certamente vai repensar a educação do povo de outra forma , que não essa dita nesse atigo

  8. Ouça Milagres do povo com Caetano Velloso ,Estatuinha deEdu Lobo certamente vai repensar a educação do povo de outra forma , que não essa :Claudia Leitte arruma encrenca ,a cantora resolveu criticar seu povo de origem detonou os brasileiros e ainda os chamou de povo mal educado.

  9. Ana Beatriz, eu também já vivi fora , e o colocado por você é pertinente, mas precisamos saber o porque de tudo isso, historicamente determinado, a nossa História é lastimável e para mudar o rumo é muito muito muito difícil , mas precisamos entende-la para muda-la
    Claudinha pense em tudo isso que foi colocado , acima e abaixo.Feliz mudança para você

  10. Claudinha você devia conhecer melhor a Historia do Brasil desde a colonização, o que fez o M.de Pombal, o que a Inglaterra fez com o tratado de panos e vinhos o famoso ttratado de Menttuen, a usurpação do povo por D.Joao VI ,os baixos investimentos em EDUCAÇÃO , para o povo que trabalhava ''escravamente,", assista a filmes sobre a historia americana , alias AMISTAD de SPILBERG, é uma boa pedida, certamente vai se surpreender, que com todo seu dinheiro ,não sabia que a escola foi e é AIE , e que o povo não teve uma educação de qualidade e chegamos a isso que esta ai,
    Beijo no seu coração

  11. Claudinha quem proporcionou isso a você como por ex. morar nos EU ,em grande parte foi o povo que com seu suado dinheiro,pagou os ingressos para assistir os seus shows ,não esqueça de suas origens e avalie o que voce disse para a imprensa . Uma feliz mudança para você que fez por onde.

  12. Absurdo se for verdade. porque si ela pode hoje morar la e se dar luxos, e com o dinheiro que ganha e sempre ganhou no brasil. E muito triste cuspir no prato que come regado a champanhe pago por noss.Então vamos a deletar ela de nosso cenario.

  13. Para falar mal do Brasil ela precisa primeiro pagar o dinheiro que pegou para fazer um livro biográfico. Grande biografia, de uma pessoa medíocre dessas.

  14. Ela só esqueceu de comentar os saques que os educados americanos fizeram lá! Gente ruim e mal educados tem em todos os lugares.

  15. Oxe, e ela falou alguma mentira?
    Ela está certa em tudo , agora claro que aqui também tem muita gente educada e honesta!

  16. Concordo "em termos" , não se pode generalizar. Afinal um país como o nosso, onde a grande maioria da população é esmagada pela elite, pode-se concluir que o povo brasileiro em se tratando de acesso a uma educação de qualidade, ainda é um povo educado sim. Uma pena essa moça não da uma oportunidade de seus filhos crescerem no país e de preferência frequentarem escolas publicas, tenho certeza que ela iria entender esse meu comentário. Não esquecendo que a educação em si já nasce com a índone das pessoas e os nossos mestres professores lapidam a esmeralda na sala de aula.

  17. Ela tem razão, como estou vivendo está experiência de estar nos Estados Unidos, pode falar, o povo organiza e respeitador do que foi comunicado detalhes. Todos seguem a risca o que foi solicitado….. Realmente temos muito a aprender.

  18. Infelizmente é tudo verdade o que ela disse ! mas também temos muita gente boa, educada… e não devemos generalizar!
    No Brasil enfrentamos todos os dias dificuldades variadas e temos muito pouco investimento nas necessidades sociais… Isso é reflexo do que por direito teríamos e os corruptos nos tiram.
    Enfrentamos todos os dias furacões que devastam o nosso povo o nosso Brasil !

  19. Independentemente de tal discurso ser simpático ou não aos ouvidos dos brasileiros, fato é que ela apenas falou a verdade. De um modo geral, o brasileiro tem muito o que evoluir.

  20. Quem concorda com ela, é so se mudar do pais , vá pra Venezuela , Bolivia ou qualquer outro pais de sua preferencia, não vai viver em um pais onde seu povo é mal educado, pegue o beco

    1. Não leve a mal …. Saia deste país de corruptos e venha viver onde as pessoas são respeitas …seus impostos são revertidos para a população …..amo o Brasil …..temos que ter invetimentos em educação.

  21. Acertô mizeravi !!! ???
    Ela pode sentir ou deixar de o que ele quiser. Mas que ela é uma imigrante, ela éh. FIM.

  22. Falou a mais pura verdade! Povo mal educado e representado, na sua grande maioria, por políticos corruptos e desonestos. POBRE BRASIL.

  23. Pois é, verdades mas não é nem 30% dos brasileiros q fazem isso. Mas como tudo de errado chama mais atenção q os atos corretos, ocorre essas generalizações.
    O fato é q enquanto esses 30% nao se derem conta q somos uma sociedade regida por regras q devem ser seguidas, teremos sempre essa noção de esculhambaca. Cabe a nós dos 70% cobrar e seguir lutando por uma sociedade justa e honesta.

    1. 30%!? Justo os 30 que vao as urnas eleger e se candidatar. A político.
      70% "revoltados" Aínda não fizeram nada… interesante esse ponto de vista de 30% ??

  24. Concordo com ela! Sem generalizar, é lógico. Mas Como tem gente que não gosta de ouvi a verdade, ai acham ruim…

  25. Não vejo o que ela disse de errado, temos que aprender a sermos mais honestos com nossos defeitos enquanto pessoas/cidadãos e humildes em reconhecê-los.
    Somos em nossa grande maioria, culturalmente, treinados a sermos sim mal educados. Se não (diretamente) nos opomos ao pensamento/comportamento de que o esperto é que se da melhor, estamos propagando isso gerações a frente. Exemplo simples para isso é no dia-a-dia do trânsito: reclamos que ABCD não nos deu vez quando queremos mudar de faixa ou fazer uma conversão, contudo, quando chega nossa oportunidade de darmos a vez fazemos o que? Aceleramos porque "ninguém pega nossa vez". Reitero aqui ALGUNS, pois ainda temos pessoas educadas no mundo e no Brasil.
    Infelizmente, estamos bem longe de chegarmos a uma convivência mais empática e harmônica, porém, acredito que com disciplina e mais reflexão podemos nos mudar e com isso ajudar as gerações futuras a serem melhores.

  26. Não vou concordar com ela, pois talvez ela tenha se expressado mal em usar alguns termos nessa declaração. Mas não está errada! Infelizmente o que ela falou é uma cultura do brasileiro que as vezes cometem tais atitudes que nem ao menos percebe e, quando houve ou ver essas situações criticam e as condenam.

  27. Eu diria sem gosto musical, as musicas que essa mulher canta é uma mercadoria só, no meu carro quando toca uma tal de largadinha, mudo de estação na hora, meus ouvidos não aguenta. É muito ruim. A moça era pra ter nascido nos Estados Unidos. Sera que conseguia ser cantora lá???

  28. E por acaso ela errou no conceito?????
    Mais de 5 milhões de pessoas saindo da cidade e nas filmagens aéreas não se vê uma motocicleta andando pelo acostamento. Isso é educação!!!

  29. Ela não disse nada que não seja verdade! Só que a tônica da sua fala deveria ser o quanto o nosso povo acaba perdendo por não ter acesso a uma boa educação, não saber exigir os seus direitos, nem discernir o circo que a mídia cria para nossa sociedade.
    Temos políticos corruptos, uma total falta de prioridade das necessidades e direitos básicos da sociedade na agenda política pública.
    Saber enxergar e revelar às verdades subliminares é obrigação daqueles que acreditando-se acima/diferente do julgado têm visibilidade na mídia ou voz!

  30. Infelizmente, essa é a realidade do nosso país e do nosso povo. Cláudia Leite não falou mais do que a pura verdade. Sou brasileira e também sou nordestina com muito orgulho, mas reconheço que somos um povo que quer levar vantagem em tudo, mesmo que o outro se prejudique. Já morei fora do Brasil e a realidade que a cantora descreveu é a mais pura verdade. Aqui se fura fila, joga-se lixo na rua pelos vidros dos nossos carros, suja-se as praias, pisa-se nas gramas, senta-se em lugares destinados a idosos, estaciona-se em lugares proibidos ou destinados a idosos os cadeirantes, enfim, é uma baderna total e generalizada. Aqui em Natal existe uma via exclusiva para ônibus, para que usuários do transporte público da nossa cidade e os condutores tenham mais mobilidade, mas é impressionante como os motoristas de carros de passeio não respeitam essa área exclusiva, os motoristas usam essa rota para chegarem mais rapidamente aos seus destinos, como se todos os demais não tivessem pressa de chegar ao destino final.
    Os brasileiros que se sentirem ofendidos pelas declarações da cantora basta irem passar um tempo em um país de primeiro mundo e sentir como o respeito nesses países é bem diferente do nosso, eles se respeitam mesmo, respeitam as leis, acima de qualquer coisa.
    Não critiquem Cláudia Leite, temos sim, que todos os brasileiros reunidos tentar mudar essa realidade de falta de educação que é tão mal vista no exterior. Aqui no trânsito de Natal é um horror, de anta gente mal educada e grosseira, não se respeita nada nem ninguém, invadi-se faixa de pedestres, corta-se sinais vermelhos, faz-se manobras proibidas, infelizmente, essa é a nossa realidade. A educação de nós brasileiros lá fora é muito mal vista, é um terror, todos nos olhos atravessados.
    E é como ela diz, se esse furacão fosse aqui era um Deus nos acuda, todo mundo querendo passar na frente de todo mundo sem respeitar fila alguma, mesmo que o destino final de todos fosse o mesmo: um lugar seguro, além de que se fosse destinado alguma verba para essas catástrofes os políticos brasileiros tinham que roubar a sua parte, que isso todos nós sabemos.
    Leiam o relato de um brasileiro que está morando em Miami que ficou impressionado com a organização nesse momento de catástrofes, a atenção do Governo, o apoio de hotéis e companhias aéreas, sem se preocuparem com lucro nesse momento de tristeza, aqui não se pensa nisso, como falei antes, querem levar vantagem em tudo.
    Não me senti ofendida com as declarações de Cláudia Leite, pois tudo que ela falou é verdade.

    1. Concordo!! Num pais onde o coletor de lixo tem dia para passar e logo a sua passagem a rua já está repleta de lixo, isso seria educação ou falta dela???

  31. Certíssima! Desde que cheguei aos EUA nunca mais botei os pés na terra sem lei que é o Brasil.

    1. E os pés nas gramas dos outros para cortar? Já aprendeu a limpar piscina?

    2. Antônio, qual o demérito em ter que prestar o serviço de cortar gramas, limpar piscina, fazer faxina ou qualquer outro trabalho???
      É por essas e outras, que a referida cantora brasileira, fez, faz e fará este tipo de comentário
      E não é que a Claúdia Leite tem razão???
      DESPERTAI, POVO BRASILEIRO!!!

    1. Impressionante é ela só ter percebido isso depois que ficou rica às custas dos bestas e mal educados que ela tanto despreza!!! Muito interessante !!!!!!'??????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Vítima de afgamento é resgatada com vida na Praia do Forte, em Natal


Imagens: Via Certa Natal

Uma pessoa foi resgatada com vida após se afogar na Praia do Forte, na Zona Leste de Natal, na manhã deste domingo (1º). A ocorrência mobilizou uma lancha do Corpo de Bombeiros e o helicóptero Potiguar 01.

De acordo com informações preliminares do Via Certa Natal, a vítima estava nas proximidades das pedras. Uma embarcação dos Bombeiros que passava pelo local realizou o resgate. O helicóptero fez buscas na região, mas retornou à base após a confirmação de que a pessoa havia sido retirada da água.

Até a última atualização, não havia informações sobre a identidade da vítima nem sobre seu estado de saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara dos Deputados paga espumante e cerveja para deputada do PT em viagem a Nova York

Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados reembolsou despesas com espumante e cerveja consumidos pela deputada federal Carol Dartora (PT-PR) durante uma viagem a Nova York, nos Estados Unidos, em março deste ano. Os pagamentos foram feitos com recursos da cota parlamentar, embora as regras da Casa proíbam o ressarcimento de gastos com bebidas alcoólicas. A informação é da coluna do jornalista Tácio Lorran, do Metrópoles.

Uma das notas fiscais, referente a uma conta de US$ 84 (R$ 453,84) no restaurante The Palm Bar & Grill, inclui três taças de espumante e uma sobremesa. Em outro comprovante, a Câmara reembolsou R$ 216,18 por uma refeição no Luke’s Lobster, que incluía um sanduíche de lagosta e uma cerveja artesanal.

Imagem: Reprodução/Metrópoles

Carol Dartora esteve nos Estados Unidos para participar da 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

A assessoria da deputada afirmou que houve um “equívoco na conferência da documentação apresentada”. Segundo o gabinete, os comprovantes estavam em inglês, o que dificultou a identificação das bebidas alcoólicas. A equipe informou que adotará as providências administrativas para devolver integralmente os valores reembolsados.

Opinião dos leitores

  1. Eu não entendo pq todo esquerdista adora viajar para os Estados Unidos. Alguém me explica essa paixão?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes mantém suspensa lei da dosimetria há quase 6 meses e impede revisão de penas de Jair Bolsonaro e condenados do 8 de janeiro

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal/Felipe Sampaio/STF

A lei que prevê a redução de penas para condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, continua sem aplicação quase seis meses após sua aprovação pelo Congresso.

Relator das ações que questionam a norma, o ministro do STF Alexandre de Moraes mantém a legislação suspensa há 177 dias, sem decidir sobre sua constitucionalidade ou encaminhar o caso ao plenário.

A Lei 15.402 foi publicada em 8 de maio de 2026. Na mesma data, chegaram ao Supremo duas ações diretas de inconstitucionalidade, apresentadas pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela federação Psol-Rede. Moraes solicitou manifestações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Presidência e do Congresso, que foram entregues entre maio e junho.

PGR defendeu aplicação da lei até julgamento sobre constitucionalidade

Os posicionamentos foram divergentes. A PGR defendeu a aplicação da lei até o julgamento definitivo, enquanto a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a manutenção da suspensão. Câmara e Senado defenderam a competência do Congresso para definir mudanças na legislação penal, e o Senado solicitou que o plenário revertesse a decisão individual de Moraes.

O que diz a lei da dosimetria

A norma altera o cálculo das penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, impede a soma de punições em determinadas situações e prevê redução de um terço a dois terços para participantes de atos praticados em contexto de multidão, sem liderança ou financiamento. Também estabelece progressão de regime após o cumprimento de 16% da pena.

A suspensão impede que juízes revisem as condenações com base nas novas regras. Moraes justificou a medida pelo risco de decisões difíceis de reverter caso o STF declare a lei inconstitucional.

A legislação foi vetada integralmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro, mas o Congresso derrubou o veto em 30 de abril. Se entrar em vigor, a norma poderá beneficiar condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sentenciado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campanhas eleitorais de 2026 gastaram mais de R$ 11 bilhões, aponta levantamento

Foto: Aurimar Silva/TRE-SP

As campanhas eleitorais de 2026 já registraram R$ 11,03 bilhões em despesas, segundo levantamento da CNN Brasil com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor é R$ 2,36 bilhões inferior ao gasto nas eleições gerais de 2022, mas ainda pode aumentar: os candidatos têm até 3 de novembro para declarar despesas do primeiro turno e até 14 de novembro para informar os custos do segundo.

A maior parte dos recursos foi destinada a repasses financeiros entre candidatos e partidos, que somaram R$ 5,72 bilhões, cerca de 52% do total. Na sequência aparecem publicidade em materiais impressos (R$ 976 milhões), serviços de terceiros (R$ 795 milhões), mobilização de rua (R$ 662 milhões) e despesas com pessoal (R$ 538 milhões).

Facebook lidera recebimentos

Entre os gastos digitais, o Facebook, plataforma da Meta, liderou os recebimentos, com R$ 352 milhões em 28,6 mil contratos de impulsionamento de campanhas. O valor representa um aumento de 272% em relação a 2022, quando a empresa recebeu R$ 129 milhões.

O levantamento também aponta R$ 488 milhões em impulsionamento de conteúdo, R$ 302 milhões em serviços advocatícios e R$ 282 milhões na produção de programas de rádio, televisão e vídeos. Para especialistas ouvidos pela CNN, o crescimento das plataformas digitais reflete a mudança na forma de comunicação das campanhas com os eleitores.

A redução em relação a 2022 pode estar relacionada ao fato de 21 estados terem definido a eleição para governador no primeiro turno, evitando despesas com uma segunda etapa, segundo a advogada eleitoral Mariana Steinmetz.

As campanhas receberam recursos de diferentes fontes. O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido como fundão eleitoral, destinou R$ 4,91 bilhões aos partidos. Também foram registrados R$ 5,66 bilhões em repasses de partidos e candidatos, R$ 883 milhões em doações de pessoas físicas e R$ 175 milhões em recursos próprios.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“A vaidade é uma merda”, diz Janones sobre disputas por protagonismo na vitória de Lula


Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal André Janones (Rede-MG) usou as redes sociais neste sábado (31) para rebater os debates no campo progressista sobre a autoria e a relevância das contribuições para o resultado da eleição presidencial. Responsável pela mobilização do canal “Exército do Lula”, o parlamentar classificou as disputas de ego como fora de contexto diante do cenário político no Congresso Nacional.


“A extrema direita viva, com uma maioria esmagadora no Congresso, e nosso campo tá aqui discutindo quem foi mais importante pra vitória do Lula, quem foi mais decisivo! A vaidade é uma merda mesmo”, publicou o deputado no X (antigo Twitter).

Em sua manifestação, Janones apontou que a prioridade deveria ser a articulação política contra a forte presença da oposição no Legislativo, e não a atribuição de créditos pelo resultado das urnas.

“Tem gente que parece não ter a MÍNIMA noção do que tá em jogo no país! Não à toa a gente viu o maior líder da história desse país ter que contar votos pra ganhar”, completou o parlamentar.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tem que reconhecer. Essa “figura” desde meado da campanha, percebeu os erros do PT na condução das eleições e fez a correção de rota no 2⁰ turno nas redes sociais. Parabéns pela “visão”, que a coordenação do Flávio não teve.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Trump descarta encontro com Flávio Bolsonaro nos EUA


Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (31) que não tem planos de se encontrar com o senador brasileiro Flávio Bolsonaro (PL) em solo norte-americano. A declaração foi dada a jornalistas no clube Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

Apesar de descartar a reunião, Trump prestou apoio ao parlamentar e voltou a contestar o resultado das urnas no Brasil. “Sem planos de encontrá-lo. Mas acho que ele foi tratado muito mal, muito injustamente. Ele pode ficar aqui o tempo que quiser. A eleição foi uma desgraça”, declarou em entrevista ao pool de imprensa.

Flávio Bolsonaro viajou aos Estados Unidos na quarta-feira (28), após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

Governo norte-americano nega apoio na saída do Brasil

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, negou que a administração americana tenha articulado ou facilitado a saída do senador do território brasileiro, embora tenha confirmado a permissão de ingresso no país.

“Nós não facilitamos nada. Quer dizer, soubemos que ele chegou aos EUA. Ele já tinha um visto garantido. E o presidente tomou a decisão de permitir que ele entrasse no país. E nós permitimos. Mas não estávamos envolvidos em nenhum dos arranjos para ele sair do país”, explicou Rubio.

O secretário esclareceu ainda que Flávio Bolsonaro recebeu autorização de entrada sob o regime de parole (liberdade condicional administrativa), por determinação de Trump ao setor alfandegário.

Apesar das críticas ao processo eleitoral brasileiro, Trump não chancelou a declaração divulgada por Flávio em carta recente, na qual o parlamentar autodenominou-se presidente eleito.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com aval do PL e rejeição do Novo, 27 partidos confirmam legitimidade da reeleição de Lula


Foto: Ricardo Stuckert

O resultado da eleição presidencial teve o reconhecimento da ampla maioria dos partidos políticos com registro ativo no país. De acordo com levantamento que analisou 29 legendas, excluindo o partido do candidato eleito, 27 chancelaram o resultado oficial das urnas, enquanto uma sigla contestou o pleito e outra não se manifestou.

O reconhecimento formal do resultado eleitoral atesta a legitimidade do processo conduzido pela Justiça Eleitoral e não implica alinhamento político ou adesão às propostas do futuro governo. Entre as siglas que reconheceram o resultado está o próprio PL, legenda que disputou o segundo turno.

Contestação e Silêncio

Na contramão da maioria, o Partido Novo não reconheceu o resultado das urnas. A legenda criticou a condução do pleito e informou ter protocolado três ações judiciais questionando a chapa vencedora.

Já o Mobiliza foi a única agremiação que não emitiu qualquer posicionamento oficial até o fechamento do levantamento.

 

Tabela: Posição dos Partidos em Relação ao Resultado

Nº Partido Situação
1 Agir Reconheceu
2 Avante Reconheceu
3 Cidadania Reconheceu
4 Democracia Cristã (DC) Reconheceu
5 Democrata Reconheceu
6 MDB Reconheceu
7 Missão Reconheceu
8 Partido Comunista Brasileiro (PCB) Reconheceu
9 Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Reconheceu
10 Partido da Causa Operária (PCO) Reconheceu
11 PDT Reconheceu
12 PL Reconheceu
13 Podemos Reconheceu
14 Progressistas (PP) Reconheceu
15 Partido Renovação Democrática (PRD) Reconheceu
16 PRTB Reconheceu
17 PSB Reconheceu
18 PSD Reconheceu
19 PSDB Reconheceu
20 PSOL Reconheceu
21 PSTU Reconheceu
22 Partido Verde (PV) Reconheceu
23 Rede Sustentabilidade Reconheceu
24 Republicanos Reconheceu
25 Solidariedade Reconheceu
26 União Brasil Reconheceu
27 Unidade Popular (UP) Reconheceu
28 Novo Não reconheceu
29 Mobiliza Não se manifestou

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Suposto apoio a fuga de Flávio Bolsonaro agrava crise diplomática entre Brasil e Argentina


Foto: Ricardo Stuckert

A suspeita de que o governo da Argentina tenha prestado auxílio para facilitar a saída do senador Flávio Bolsonaro (PL) do Brasil agravou o desgaste nas relações entre os dois países. O episódio compromete ainda mais o diálogo bilateral e distancies as chances de uma retomada da normalidade diplomática.

Flávio Bolsonaro deixou o país após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas. O parlamentar, que declarou não reconhecer o resultado da eleição, viajou rumo aos Estados Unidos em uma rota que incluiu escalas na Argentina e no Equador. O deslocamento teria contado com a assistência da Casa Branca e o suporte da Casa Rosada.

Na Argentina, a articulação é atribuída a Santiago Caputo, um dos principais assessores do presidente Javier Milei. O senador brasileiro viajou a bordo de uma aeronave da empresa argentina Baires Fly S.A., companhia atualmente investigada no país vizinho em um esquema que envolve a irmã do líder argentino.

Em resposta ao caso, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou a encarregada de negócios da Embaixada da Argentina em Brasília, ministra-conselheira Emilia Cortés, para prestar esclarecimentos oficiais ao Itamaraty.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Artistas do RJ se mobilizam por segundo turno em meio a impasse judicial sobre votos de Garotinho

Caso fosse realizado um segundo turno no RJ, a disputa ficaria entre o eleito em 1° turno, Douglas Ruas e Eduardo Paes. Foto: Ana Branco/ Agência GLOBO

Um grupo de artistas do Rio de Janeiro organiza um ato para contestar o resultado da eleição para o governo estadual e reivindicar a realização do segundo turno. Liderada por Eduardo Barata, presidente da Associação dos Produtores de Teatro do Rio (APTR), a iniciativa será apresentada oficialmente em um encontro agendado para esta terça-feira (3), segundo informação divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

A mobilização surge no centro de um imbróglio jurídico em torno da apuração dos votos de Anthony Garotinho (Republicanos). O PSD, partido do candidato Eduardo Paes, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a anulação dos 274.411 votos obtidos pelo ex-governador.

Garotinho disputou o pleito com a candidatura indeferida e com recurso pendente na Justiça Eleitoral, mas formalizou a desistência da ação após o término da votação. Paes classificou a atitude do ex-governador como uma manobra estratégica para favorecer seu adversário político.

Alteração nos votos válidos

A anulação dos votos de Garotinho alterou diretamente o resultado das urnas: o candidato Douglas Ruas (PL) subiu de 49,27% para 50,88% dos votos válidos, atingindo a maioria absoluta necessária para liquidar a disputa ainda no primeiro turno.

O PSD contesta o recálculo promovido pela Justiça Eleitoral e defende que o eleitorado volte às urnas para definir a eleição em um segundo turno entre Eduardo Paes e Douglas Ruas.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

    1. Nao tem nada a ver com ser golpista. O TSE nao deveria ter deixado o garotinho ter disputado as eleicoes. Participou de debates, teve seu nome nas urnas e sua candidatura foi cancelada. Nao pode. Isso interferiu nas eleicoes.

    2. Tales se for procurar por quem não deveria ter disputado eleições, Lula deveria tá preso. Tiraram da cadeia e colocaram na cadeira de presidente. O TSE também não era pra ter permitido as manobras que Lula fez entre o primeiro e segundo turno. Até antecipar pagamento do bolsa família foi permitido.

    3. Thales, o que você acha disso? 👉🏿STF declara inconstitucional aumento de benefícios sociais no ano eleitoral de 2022
      Ministros derrubaram trechos da “Emenda dos Benefícios”, que permitiu ao governo Bolsonaro ampliar Auxílio Brasil e criar repasse a caminhoneiros e taxistas👈🏿 Esse ano teve um tal de bolsa família rolando por aí? Será que a justiça brasileira só funciona pra um lado?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça condena blogueiro e TV Futuro a indenizar Antônio Henrique; prefeito anuncia doação ao Abrigo São Vicente de Paulo


Foto: Divulgação

A Justiça condenou o blogueiro Paulo Sérgio Santana Santiago e a TV Futuro ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais ao prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique. O prefeito anunciou que doará integralmente a indenização ao Abrigo São Vicente de Paulo assim que receber o valor.

A sentença também determina a remoção da publicação e a divulgação de uma retificação no programa “O Povo na TV” e no perfil @opovonatvrn. A matéria afirmava que a Prefeitura havia gasto quase R$ 6 milhões com serviços de buffet.

Conforme a decisão, o documento utilizado na reportagem era uma ata de registro de preços, destinada a eventuais contratações, e não comprovava que o município havia desembolsado o valor mencionado.

A retificação deverá ser divulgada em até dez dias após o trânsito em julgado — quando não houver mais possibilidade de recurso —, sob pena de multa diária

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *