Diversos

Moro diz que apoio da opinião pública é preciso para que Lava Jato não pare

No seminário em que fez paralelos entre as operações Lava Jato e Mãos Limpas, que investigou o sistema de corrupção da Itália da década de 90, nesta terça-feira (29), em São Paulo, o juiz Sergio Moro convocou setores da sociedade a se engajar no combate à corrupção.

“A Justiça tem um papel nesses processos relativo à corrupção, mas ela, sozinha, não resolve. É preciso que as outras instituições operem. A sociedade civil precisa se mobilizar para cobrar, as empresas privadas precisam se auto-organizar para evitar pagamentos de corrupção”, disse Moro, que afirmou ser esse o motivo por ter aceitado fazer algumas palestras em empresas.

O juiz deu o recado de que é necessário contar com o apoio da opinião pública para que a operação não pare e refutou teorias que defendem que a eleição de Silvio Berlusconi na Itália seja um produto da Operação Mãos Limpas. “É um exagero falar que um causou o outro”, disse Moro.

“Será que a situação na Itália estaria melhor se não tivesse havido a Mãos Limpas? Não acredito”, emendou. Moro também disse que a corrupção tende a piorar se não for enfrentada e enfatizou que não enfrentá-la “não era uma alternativa jurídica”.

“O problema é que houve a reação política [de Berlusconi] e a democracia italiana não foi forte suficiente”.

O juiz ainda disse que a Itália já fechou sua história, que “no Brasil ainda está em aberto, esperando seu final”. Apesar disso, reiterou que os envolvidos na Itália continuam trabalhando contra a corrupção e finalizou afirmando que “não existe nenhuma batalha encerrada”.

REAÇÃO POLITICA

A maioria dos palestrantes alertou sobre o risco da reação política poder blindar agentes corruptores.

“Os advogados dos investigados devem estar se articulando para fazer alterações legislativas muito perigosas”, disse o o promotor Justiça do Paraná Rodrigo Régnier Chemim Guimarães, citando como exemplo a lei de repatriação de recursos aprovada pelo governo federal.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

O procurador da força-tarefa da Lava Jato Paulo Roberto Galvão, um dos participantes do seminário, afirmou que seria “teoria da conspiração” acreditar que todos os órgãos que investigam a Lava Jato estejam focados no PT.

“É uma teoria da conspiração supor que todos os órgãos e pessoas se mancomunaram para investigar esses fatos. A gente nunca disse que a corrupção não ocorreu em outros lugares, mas somos órgãos de investigação federal”, disse.

“O esquema da Petrobras é de beneficiamento de verbas da administração federal. Não faz sentido que essas verbas favoreçam partidos da oposição, elas favorecem quem está no poder, que é quem pratica corrupção. Estamos investigando em razão de CPIs partidos que não compõem a base aliada e sobre os quais há indícios que tenham se beneficiado de propina”.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. pense num juiz q fala Merda, dizer q p uma investigação continuar é necessário uma torcida aplaudindo de pé é brincadeira, seria tipo uma partida de futebol a torcida q gritar mais o time tem mais chance de ganhar

    1. O juiz nao fala besteira, com bandido do PT é necessario mostrar a populacao que nao adianta julgar se continuam votando em corrupto. Ele nao chegou a juiz fazendo baderna ou invasao de terra para ganhar cargo comissionado.

  2. É lamentável vermos certos comentários aqui postados. A conivência com a corrupção faz da pessoa também um bandido. Não importa de qual partido seja o corrupto, tem q ser punido e escanteado da vida pública. E o juiz Moro, bem toda a equipe envolvida, faz o seu trabalho com honestidade e competência, sem vínculo político com ninguém. O PT vem tendo importantes membros condenados desde o Mensalão e continua usando as mesmas práticas. Aliás, a coisa piorou bastante. Mas o combate a essa laia tem q ser uma constante. Pena q há tantos defensores de bandidos no Brasil. Realmente, a coisa não é fácil, mas o Brasil sem o PT começará a melhorar.

  3. Calma ptinhas, o pai e a mãe da facção vão cair em abril… Do resto, cuidamos depois. PT NUNCA MAIS!

  4. kkkkkkk. ESCUSA não é pedido de desculpas. Não falem o que não sabem. No jargão jurídico, significa DATA VENIA OU DATA MÁXIMA VENIA. kkkkkkkk

  5. Um passo de cada vez, primeiro tirar os PTRALHAS, depois Cunha, Renan, Temer, Henrique e etc…

    1. Não vai ter segundo passo! Com Temer no poder, o mercado financeiro vai ter o que quer, os grupinhos do Facebook financiados por empresários vão se dissipar e as ruas ficarão sem micaretas "anticorrupção"! Os corruptos que sobrarem ficarão tranquilos e impunes, e não assistiremos a isso, pois a mídia vai tirar o foco da Lava-Jato, fazendo o juiz Moro, que teve seus momentos de fama, seguir o caminho do ostracismo que foi relegado ao Joaquim Barbosa. Viva o golpe!

  6. Moro já sente o chão lhe faltar. Consumado o impeachment ele será escanteado., jogado de lá, pois não terá mais nenhuma serventia… Aos golpistas ele está cumprindo a "meta". Depois o "bagaço" vai ser jogado no "mato". É a velha prática…

  7. Dilma caindo, tuuuuuudo ficará esquecido. Igualzinho aos quase 3 mil fantasmas da Assembleia Legislativa no RN; houve um clamor e uma revolta popular; os pilantras "demitiram" uns 500 fantasmas. Pronto. Acalmou os revoltados q clamavam por moralização. E os pilantras até hoje estão rindo da nossa cara.

  8. A corrupção vai desaparecer…
    Dos jornais.
    Acabarão os corruptos…
    Com o ritmo dos processos voltando ao normal: "a passos de tartaruga".
    Engavetados serão os processos de Tucanos que continuaram voando soltos e inocentes.
    Cunha será santificado como o herói nacional e a camisa da CBF (junto com a FIFA, envolvida em centenas de maracutaias em todo mundo) vai ser o símbolo da luta contra a corrupção, que terá o japa (condenado pela justiça Federal) como garoto propaganda.
    É O BRASIL…Descendo a ladeira.

  9. O povo não ajuda e nem protesta arduamente em relação a isso, porém se fosse R$150 reais a pista do show do Wesley Safadão já tinha Hast tags no Trend Topics como uma das mais comentadas.

  10. Esse juiz é um pelé…..Pediu desculpas ao STF por fazer e divulgar escutas ilegais.

  11. A profecia de Malafaia está em sintonia com Moro.
    Depois que tirarem Dilma e prenderem Lula, a Corrupção irá acabar como que "por milagre". Pelo menos dos principais meios de comunicação.
    As doações empresariais irão voltar, e o petróleo não será mais nosso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

DER interdita trecho da RN-041 em Santana do Matos após danos na cabeceira de ponte

Foto: Gildenilson Santos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) interditou o tráfego em trecho da RN-041, entre a BR-304 e a área urbana de Santana do Matos, após identificação de problemas no asfalto na cabeceira da ponte sobre o rio São Miguel. A medida foi adotada em conjunto com a Defesa Civil do município por segurança.

De acordo com nota oficial divulgada neste domingo (1º), o DER acionou a empresa responsável pelas obras na rodovia para realizar vistoria técnica no local nesta segunda-feira (2), com o objetivo de avaliar as condições da estrutura e executar os reparos necessários.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram desgaste na cabeceira da ponte, o que gerou preocupação entre moradores quanto à segurança da estrutura, após as últimas chuvcas na região. Até o momento, não há informações sobre prazo para liberação do tráfego.

Ainda no último domingo, a Prefeitura de Santana do Matos também publicou um alerta aos motoristas nas redes sociais, informando que foram encontradas crateras e sinais de erosão. “Pedimos que os condutores redobrem a atenção, reduzam a velocidades e dirijam com responsabilidade, principalmente durante a noite e em períodos de chuva”, escreveu o executivo municipal.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileira fica presa em porto de Dubai após conflito no Oriente Médio

Foto: Reprodução

A empresária mineira Ana Paula de Oliveira Graciani, de 38 anos, está parada desde sábado (28) no Porto Rashid, próximo às Ilhas Deira, em Dubai, após viagem de cruzeiro ser cancelada por causa do conflito que atinge o Oriente Médio. Ana Paula está com o marido e o filho e relatou incerteza à volta ao Brasil.

A empresária do ramo da moda relatou à CNN Brasil que foi informada pelo comandante do cruzeiro sobre a mudança de planos antes de ingressarem no navio por medidas de segurança. O trajeto consistia em três dias de viagem por Dubai e passaria pelas cidades de Doha, Barem e a capital Abu Dhabi.

“Desde sábado, o comandante sugeriu que não saíssemos do navio por segurança. Caso resolvamos sair, a responsabilidade é nossa”, afirmou.

Há pelo menos três mil passageiros vivenciando a mesma incerteza que Ana Paula e a família.

A reportagem entrou em contato com a empresa responsável pela viagem para saber quais medidas estão sendo tomadas para promover apoio aos viajantes.

“Ouvimos barulho”

A empresária informou que ouviu alguns barulhos no dia em que se iniciou o conflito. Os Estados Unidos lançou ataque contra as bases militares do Irã na madrugada de sábado (28) e atingiu alguns pontos de Doha e de Dubai, local onde a família está, durante o dia.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Trump diz que ofensiva no Irã seguirá até cumprir “todos os objetivos”

Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (1º) que a ofensiva militar contra o Irã continuará “até que todos os objetivos sejam alcançados”. Em pronunciamento na Casa Branca, o republicano fez um balanço da operação e disse que centenas de alvos foram atingidos, incluindo instalações da Guarda Revolucionária e sistemas de defesa aérea iranianos.

Segundo Trump, integrantes do alto comando militar iraniano “se foram”, em referência às mortes registradas na ofensiva iniciada no sábado (28/2), que atingiu a capital Teerã e outras regiões do país. “As operações de combate continuam neste momento com força total, e continuarão até que todos os nossos objetivos sejam alcançados. Temos objetivos muito fortes”, declarou.

O presidente norte-americano também lamentou as mortes de militares dos EUA durante o conflito e prometeu retaliar. “Infelizmente, é possível que haja mais [baixas]”, afirmou. Em seguida, fez um apelo direto aos militares iranianos: “Entreguem as suas armas e recebam total imunidade, ou encarem a morte certa. Será morte certa. Não será bonito.”

Mais cedo, Trump disse que 48 membros da cúpula iraniana morreram nos ataques, incluindo o líder supremo, Ali Khamenei. De acordo com a mídia estatal iraniana, mais de 200 pessoas morreram e cerca de 700 ficaram feridas após a ofensiva.

Em resposta, o Irã lançou ataques contra bases militares dos Estados Unidos em países da região do Golfo. Segundo autoridades norte-americanas, três soldados morreram e outros cinco ficaram gravemente feridos nas ações, ampliando a escalada do conflito no Oriente Médio.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lulinha admite que viagem a Portugal foi paga por Careca do INSS

Foto: Reprodução/X

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou a interlocutores que teve passagens aéreas e hospedagem em Portugal custeadas pelo lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Antunes está preso sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes bilionárias contra aposentados.

Segundo relatos atribuídos a pessoas próximas, Lulinha viajou ao país europeu no fim de 2024 para conhecer uma fábrica de cannabis medicinal na região de Aveiro, mas nega ter fechado qualquer negócio ou recebido pagamentos do lobista além da viagem. A investigação ganhou força após um ex-funcionário de Antunes afirmar à Polícia Federal que os dois seriam sócios e que haveria repasses mensais ao filho do presidente — o que é negado por Lulinha.

O caso é apurado pela Polícia Federal, que investiga se mensagens sobre transferências ao “filho do rapaz” mencionariam Lulinha. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS também determinou a quebra de seu sigilo bancário. Antunes é investigado por pagamentos a ex-dirigentes do INSS ligados a entidades suspeitas de descontos indevidos.

De acordo com as apurações, o lobista teria avançado na tentativa de adquirir um galpão em Portugal para operar no ramo da cannabis medicinal, chegando a assinar contrato e pagar sinal. Documentos apreendidos não citam o nome de Lulinha. Ele sustenta que não tem relação com o esquema investigado e que poderá comprovar, por meio de seus extratos bancários, que não recebeu valores do empresário.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Hezbollah lança mísseis contra Israel após morte de líder supremo

Foto: Divulgação

O Hezbollah reivindicou nesta segunda-feira (2) o disparo de foguetes contra o norte de Israel, classificando a ação como resposta à morte do líder supremo do Irã, Ali Khamenei. Segundo o grupo, o alvo foi uma instalação militar ao sul de Haifa. As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que interceptaram um dos projéteis e que outros caíram em áreas abertas, sem registro de vítimas.

O ataque é o primeiro do tipo desde o cessar-fogo firmado entre Israel e Líbano em novembro de 2024. Em comunicado, o Hezbollah afirmou que a ofensiva serve de “aviso” para que Israel deixe posições militares mantidas em território libanês desde a guerra do ano passado — presença que o grupo considera violação do acordo mediado pelos Estados Unidos.

A reação israelense foi imediata. A força aérea realizou bombardeios contra alvos ligados ao Hezbollah em Beirute, especialmente na região de Dahiyeh, reduto do grupo na capital libanesa, além de áreas no sul e no Vale do Bekaa. Explosões foram registradas durante a madrugada, levando moradores a deixar bairros atingidos.

O chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Eyal Zamir, declarou que o Hezbollah “abriu uma campanha” contra Israel e será responsabilizado por qualquer escalada. Paralelamente, as forças israelenses anunciaram novos ataques contra estruturas ligadas ao regime iraniano em Teerã, ampliando a tensão regional após a ofensiva contra o Irã no fim de semana.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após polêmica em Natal, ECAD se posiciona sobre cobrança em vigília católica na UFRN

Foto: Jéferson Fernandes

Depois da repercussão envolvendo a cobrança de R$ 12 mil em direitos autorais para a vigília católica “Consagra-te”, realizada no Anfiteatro da UFRN, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição divulgou posicionamento oficial explicando os critérios adotados.

Segundo a entidade, não há cobrança quando a música religiosa é utilizada em rituais litúrgicos dentro de templos, com caráter estritamente religioso. No entanto, o Ecad afirma que a taxa é devida quando há shows religiosos com apresentação de artistas e bandas para o público, mesmo que o evento seja gratuito.

De acordo com o órgão, a legislação brasileira determina que toda execução pública de música exige autorização e pagamento de direitos autorais, independentemente de haver cobrança de ingressos. Em eventos gratuitos, o cálculo é feito com base nos custos musicais da programação, como estrutura de som, palco e cachês.

Nota do Ecad na íntegra

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) esclarece que, por liberalidade, não realiza a cobrança de direitos autorais sobre o uso de música religiosa em rituais de liturgia, orações e explanação de doutrina, com caráter estritamente religioso, dentro do templo. Porém, a cobrança dos direitos autorais é devida quando a música é utilizada em shows religiosos, ou seja, quando existe a apresentação de cantores e bandas religiosas com a finalidade de apresentação para o público.

O licenciamento musical é obrigatório para toda pessoa física e jurídica que utiliza música publicamente em seus negócios e eventos e está previsto na Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A ausência de finalidade econômica de um evento não é um requisito para a dispensa da cobrança dos direitos autorais. Eventos públicos, sejam gratuitos ou com cobrança de ingressos, não podem utilizar música sem a autorização dos autores e sem efetuar o licenciamento musical.

No caso de eventos sem cobrança de ingressos, o valor do direito autoral é calculado com base no custo musical do evento, que inclui despesas com som, montagem de palcos, cachês de artistas e demais gastos.

Os critérios de cobrança são baseados em normas internacionais e estão disponíveis para consulta no site oficial da instituição.

O Ecad está sempre disponível para esclarecer as dúvidas sobre o seu trabalho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FAB recorre a regra excepcional para evitar paralisação de programas militares

Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) precisou de uma solução orçamentária de última hora para manter seus principais projetos estratégicos em 2025. Documento interno aponta que a liberação de recursos só foi possível após a criação de um regime fiscal diferenciado para despesas de defesa, evitando a suspensão de contratos considerados prioritários.

A informação é do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles. A mudança ocorreu depois da promulgação da Lei Complementar nº 221, em novembro de 2025, que autorizou o governo federal a retirar determinadas despesas militares da meta fiscal e do teto de gastos por até seis anos, dentro de limites estabelecidos. Para 2025, parte dos investimentos pôde ser excluída das restrições, desde que enquadrada como investimento e voltada à Base Industrial de Defesa.

Segundo relatório da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o orçamento inicial aprovado na Lei Orçamentária não cobria todas as etapas contratuais previstas. Diante das limitações, houve necessidade de renegociar prazos e ajustar cronogramas até que a nova regra permitisse recompor os valores.

Com a flexibilização, programas como o KC-390, o FX-2 (caças Gripen) e os projetos de helicópteros HX-BR e TH-X ficaram fora das amarras fiscais. Ainda assim, os recursos só foram efetivamente liberados na segunda quinzena de dezembro, o que permitiu quitar pendências e concluir etapas contratuais antes do fechamento do exercício.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja momento em que vítimas chegam a hospital após resgate em cachoeira no RN

 

View this post on Instagram

 

A post shared by VIA CERTA NATAL (@aguiareporterr)

Vídeo: Via Certa Natal

As pessoas que ficaram ilhadas em uma cachoeira na zona rural de Serra de São Bento, no interior do Rio Grande do Norte, foram recebidas sob forte emoção na unidade mista de saúde do município na noite deste sábado. O grupo passou mais de cinco horas isolado após ser surpreendido por uma tromba d’água.

Vídeos mostram a chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e das ambulâncias, com as vítimas sendo retiradas envoltas em mantas térmicas para evitar choque térmico. Parte delas veio em veículo da comunidade de Gameleira, cidade vizinha.

Entre as cenas mais marcantes estão os reencontros de familiares. Pais aguardavam com ansiedade na frente da unidade de saúde até reconhecerem filhos e parentes entre os resgatados, em meio a abraços e lágrimas de alívio.

O grupo havia sido surpreendido pela cheia repentina por volta das 16h e só foi retirado da área já por volta das 21h30, após uma operação em região de difícil acesso. Apesar do susto, todos foram resgatados com segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dos EUA, Eduardo Bolsonaro participa de ato na Paulista e defende anistia

Vídeo: Reprodução/Instagram

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro participou por chamada de vídeo, neste domingo (1º), de uma manifestação da direita na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele está nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025 e discursou para apoiadores reunidos no ato.

Durante a fala, afirmou que a eleição é “uma ferramenta” e o caminho “mais rápido” para alcançar o que classificou como justiça, associando o processo eleitoral à defesa de anistia para aliados. Segundo ele, o movimento não se resume a partidos, mas a uma causa maior.

Eduardo também declarou que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, está preso de forma “injusta” e disse que os manifestantes representam pessoas que não puderam comparecer, incluindo brasileiros que estariam detidos ou vivendo fora do país.

O ato foi convocado pelo deputado Nikolas Ferreira e reuniu apoiadores com críticas ao governo federal e ao Judiciário, reforçando o discurso em torno da anistia e da mobilização para as eleições deste ano.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula deve defender diálogo com o Irã em eventual encontro com Trump

Foto: Reuters/Evelyn Hockstein

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um discurso de defesa do diálogo diante da escalada de tensões envolvendo o Irã e os Estados Unidos. A expectativa é que o tema esteja no centro de uma possível reunião com Donald Trump, prevista para os próximos dias, caso seja confirmada agenda em Washington.

Nos bastidores, a orientação do Planalto é evitar embates diretos com a Casa Branca, priorizando a defesa de uma saída diplomática. Lula tem acompanhado os desdobramentos no Oriente Médio com sua equipe e avalia reforçar publicamente a necessidade de criação de um canal de negociação para reduzir a tensão militar.

O governo brasileiro sustenta que o presidente já teve protagonismo em articulações internacionais envolvendo Teerã, lembrando a tentativa de mediação realizada em 2010 ao lado da Turquia para tratar do programa nuclear iraniano — iniciativa que acabou não prosperando diante da resistência americana à época.

Além da via diplomática, auxiliares demonstram preocupação com os reflexos econômicos do conflito, especialmente no mercado de energia. Um eventual agravamento da crise, com impacto sobre rotas estratégicas de petróleo, pode pressionar preços internacionais e gerar efeitos na economia global.

A leitura no Palácio do Planalto é que uma transição turbulenta no comando iraniano pode ampliar instabilidades regionais. Por isso, a estratégia brasileira deve apostar em moderação, diálogo e tentativa de construção de pontes entre as partes envolvidas.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *