O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 19º Promotoria de Justiça de Mossoró, recomendou que a Procuradoria-Geral do Estado promova as medidas judiciais relativas às condenações imputadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) a Francisco Severino Neto, ex-pró-reitor da Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e ao espólio de Milton Marques de Medeiros, ex-reitor daquela Universidade.
De acordo com o TCE/RN, Francisco Severino Neto foi condenado a restituir mais de R$ 115 mil em razão da ausência de comprovação da finalidade pública em gastos ordenados por ele enquanto esteve no cargo. Esse foi o mesmo motivo pelo qual o TCE condenou o ex-Reitor, Milton Marques de Medeiros, ao ressarcimento ao erário no valor de cerca de R$ 30 mil. As irregularidades ocorreram no exercício de seus mandatos durante os anos de 2007 e 2009.
A Procuradoria-Geral do Estado tem 10 dias para informar o MPRN sobre as providências tomadas ou que se pretende tomar.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli perdeu todas as condições morais para conduzir as investigações relacionadas ao escândalo do Banco Master.
Os motivos são inúmeros: procedimentos fora dos usuais e uma obsessão quase que doentia pelo controle de todos os processos desta investigação. Nunca, nunca na história da recente República, um ministro de Supremo demonstrou tanto interesse em um caso específico; Toffoli, neste aspecto, conseguiu o exemplo (ruim, diga-se) de ultrapassar os limites já esgarçados pelo seu colega de corte, o ministro Alexandre de Moraes em relação à chamada ação penal do golpe.
Em menos de uma semana, Toffoli impediu que policiais federais tivessem acesso às provas do processo, determinou que peritos – indicados por ele – atuassem na perícia e, pasmem, determinou que as provas fossem armazenadas no Supremo Tribunal Federal (STF).
E, para piorar o cenário, o ministro ainda reduziu o prazo para a PF ouvir os investigados. Eram seis dias; o magistrado reduziu para dois.
A situação foi tão esdruxula que a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) foi obrigada a se manifestar sobre o caso.
Eis o que os próprios delegados afirmaram, por meio de nota oficial.
“Cumpre salientar, a título de exemplo, que, nem mesmo no âmbito interno da Polícia Federal, a designação de peritos ocorre por escolha pessoal ou nominal da autoridade policial. Tal cenário, de caráter manifestamente atípico, além de causar legítima perplexidade institucional, implica afronta às prerrogativas legalmente conferidas aos Delegados de Polícia Federal para a condução técnica, imparcial e eficiente da investigação criminal, comprometendo, inclusive, a adequada e completa elucidação dos fatos em apuração”.
Os procedimentos adotados fora do rito, por si só, causam espanto. Algo que alguns colunistas alinhados ao Planalto classificam como, por exemplo, inusitado. O cenário fica ainda pior quando se constata, que, no passado não muito distante, familiares do ministro Dias Toffoli tiveram relações comerciais com parentes do banco Master, mais precisamente com o cunhado de Daniel Vorcaro.
É tudo muito grave. É tudo muito estranho. É tudo inaceitável do ponto de vista ético. Os ministros do STF adoram afirmar, em seus pronunciamentos, que atuam em prol da estabilidade democrática no país. O problema é que, ultimamente, eles se tornaram o principal fator de instabilidade democrática da República brasileira.
O PT soltou nota oficial no fim da tarde desta segunda-feira (19) afirmando que o vice-governador Walter Alves (MDB) rompeu com o projeto político do partido e vai integrar a oposição ao governo Fátima Bezerra. A legenda confirmou ainda que a governadora vai se desencompatibilizar do cargo para disputar o Senado e anunciou que lançará candidatura própria na eleição indireta da Assembleia Legislativa, que deve definir quem governa o Estado entre abril e dezembro.
Segundo o PT, a decisão de Walter “compromete a estabilidade” do RN e reforça a necessidade de manter a governabilidade e as obras em andamento. A nota também enfatiza o alinhamento do partido com Lula e o projeto nacional petista, tentando passar uma imagem de unidade frente à saída do vice.
Walter, no entanto, deixa claro que não vai assumir o governo interino, abrindo espaço para que o PT corra atrás de votos na Assembleia. O movimento evidencia o enfraquecimento do partido no Estado e fortalece o MDB como alternativa política real para 2026.
A eleição indireta promete ser uma disputa acirrada, com estratégias sendo traçadas nos bastidores e aliados de Walter posicionando-se com força. Para o PT, será uma prova de resistência; para a oposição, uma oportunidade de marcar território e capital político no RN.
NOTA PÚBLICA | PT-RN
O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte foi oficialmente comunicado, nesta segunda-feira (19 de janeiro), pelo vice-governador Walter Alves, de sua decisão de romper com o projeto político que reorganizou o Estado e melhorou a vida do povo potiguar. O vice também confirmou que passará a integrar um grupo político de oposição ao governo do qual fez parte nos últimos três anos.
Há mais de um ano, o PT trabalha com a perspectiva da candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado Federal, por três razões centrais: a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte; o compromisso com a estabilidade democrática, diante da ofensiva da extrema direita para conquistar maioria no Senado; e o apoio ao projeto nacional de desenvolvimento liderado pelo presidente Lula.
O Partido dos Trabalhadores tem plena consciência de sua responsabilidade com o Estado e do compromisso firmado com o povo potiguar nas urnas, em 2018, e renovado de forma expressiva em 2022, com mais de 1 milhão de votos. Diante da decisão do vice-governador de não assumir essa responsabilidade, o PT apresentará candidatura ao Governo do Estado para o mandato de abril a dezembro, no processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa.
Estamos realizando todos os diálogos necessários com as forças políticas comprometidas com o Rio Grande do Norte para vencer essa disputa, com muita unidade interna e certos de que o Estado não pode ter sua estabilidade comprometida e precisa seguir com as políticas públicas e as obras que estão em andamento.
O PT nunca fugiu da responsabilidade e não vai fugir agora. Seguiremos firmes, com Lula presidente, Cadu Xavier governador e Fátima Bezerra senadora. A luta será grande, mas sairemos vitoriosos.
Natal, 19 de janeiro de 2026. Samanda Alves Presidenta do Partido dos Trabalhadores – RN
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vá visitá-lo. Além de Tarcísio, a equipe de Bolsonaro também quer liberar encontros com Diego Torres Dourado, irmão de Michelle e ex-assessor do governador, e Bruno Scheid, assessor do ex-presidente.
A última visita com Tarcísio aconteceu em setembro de 2025, ainda durante a prisão domiciliar do ex-presidente, e tinha como foco discutir o cenário eleitoral de 2026.
Na Papudinha, onde Bolsonaro foi transferido desde a última quinta-feira (15), o horário de visitas é mais flexível: quartas e quintas-feiras, em três faixas diferentes, das 8h às 16h.
Antes, na PF, Bolsonaro só recebia visitas às terças e quintas, entre 9h e 11h. Mesmo assim, todas as visitas — exceto as de Michelle, advogados e médicos — dependem da autorização de Moraes.
O Banco Central autorizou, em julho de 2025, a transferência do Banco Voiter para Augusto Ferreira Lima, um dos investigados na fraude do Banco Master. A aprovação ocorreu meses antes da Polícia Federal deflagrar a Operação Compliance Zero, que apura crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Um ano antes, o BC já havia aprovado outra operação envolvendo o Voiter, permitindo que Daniel Vorcaro assumisse o controle do antigo Banco Indusval.
Após a mudança, o Banco Voiter passou a se chamar Banco Pleno S.A., voltado ao segmento empresarial.
Lima e Vorcaro foram sócios no Banco Master até maio de 2024. Ambos foram presos em novembro na Operação Compliance Zero, mas tiveram a prisão preventiva revogada pelo TRF menos de duas semanas depois.
Os investigados devem prestar depoimento à Polícia Federal ainda em janeiro, após o ministro Dias Toffoli, do STF, reduzir o prazo das oitivas para dois dias.
A CNN Money informou que aguarda posicionamento do Banco Central sobre o caso.
O sistema de pagamentos Pix enfrenta instabilidade nesta segunda-feira (19), afetando clientes de bancos como Inter, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, Nubank e Banco do Brasil.
Segundo o site Downdetector, que monitora serviços online, foram registradas mais de 7 mil reclamações por volta das 14h42. Às 15h12, o número ainda superava 1,8 mil.
Usuários relatam principalmente dificuldade para realizar pagamentos ao longo da tarde. O Banco Central informou que ainda apura as causas do problema e não divulgou previsão para a normalização do serviço.
Nas redes sociais, bancos confirmaram a instabilidade. Santander, Bradesco, Itaú e Inter afirmaram que suas equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer o funcionamento do Pix e orientaram os clientes a tentar novamente mais tarde.
Falhas semelhantes já ocorreram em 2024, incluindo uma instabilidade ligada a uma pane global na nuvem da Amazon e problemas técnicos no sistema de consulta às chaves Pix.
Os principais pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte devem ser definidos até o fim desta semana. Assista ao comentário de Bruno Giovanni e fique por dentro de novos detalhes sobre as pré-candidaturas de Alysson Bezerra que caminha para ter Hermano Morais (MDB) com vice; BG também comenta sobre a consolidação de Cadu Xavier como pré-candidato do PT, única alternativa do partido e a dificuldade que Fátima terá de lidar com alianças para o Senado que não apoiam Cadu na disputa estadual; e ainda a intensificação de reuniões de Rogério Marinho com lideranças políticas e com o pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro. O partido também avalia os nomes de Styvenson Valentim e do ex-prefeito Álvaro Dias como possíveis candidatos ao governo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se negou a dizer se usaria força contra a Groenlândia e reforçou a ameaça de taxar países europeus que se opõem ao plano da Casa Branca de anexação da ilha do ártico.
Questionado durante entrevista à emissora NBC News se usaria a força para tomar a Groenlândia, Trump respondeu: “Sem comentários”.
No sábado (17), o presidente americano anunciou que vai impor tarifas de 10% contra uma série de países europeus devido à oposição deles à anexação da ilha pelos EUA — as taxas podem aumentar para 25% em junho.
Trump também foi questionado sobre o assunto na entrevista, pontuando que mantém a ameaça sobre taxação: “Eu vou [seguir o plano], 100%”.
E, além das ameaças, o republicano ainda fez outras críticas aos europeus, destacando que eles deveriam estar focados na guerra da Ucrânia.
“A Europa deveria se concentrar na guerra com a Rússia e a Ucrânia porque, francamente, vocês veem o que isso lhes trouxe. É nisso que a Europa deveria se concentrar — não na Groenlândia”, disse Trump à NBC.
A Polícia Federal aponta que o ex-secretário de Educação de Sumaré (SP), José Aparecido Ribeiro Marin, recebeu dinheiro em espécie proveniente de licitações supostamente fraudadas em pelo menos 26 ocasiões, dentro da própria prefeitura.
A operação também apura a atuação da ex-nora do presidente Lula, Carla Ariane Trindade, por suposta ligação com o empresário investigado. Sua defesa nega irregularidades.
Marin foi alvo de busca e apreensão na quinta-feira (15), na terceira fase da Operação Coffee Break, que investiga desvios milionários na compra de materiais didáticos. Segundo a PF, ele autorizava contratações antes mesmo da publicação oficial dos editais, a pedido do empresário André Mariano, dono da Life Educação.
Mensagens de WhatsApp indicam que Mariano repassava informações antecipadas sobre recursos federais e marcava encontros usando o termo “café” como referência à propina. Em alguns casos, ele buscava dinheiro com doleiros antes das entregas na prefeitura.
A PF também afirma que Mariano pagou cerca de R$ 549 mil de uma parcela de um apartamento de Marin, avaliado em R$ 2,86 milhões, em troca de contratos superfaturados.
Durante a operação, agentes apreenderam 11 armas e cerca de 400 munições em uma chácara ligada ao ex-secretário. A defesa informou que o armamento é regular e que Marin é registrado como CAC.
A investigação aponta que o esquema atua desde 2021, envolvendo agentes públicos, empresários e intermediários. A empresa Life recebeu cerca de R$ 70 milhões em contratos com prefeituras paulistas, que teriam sido direcionados e superfaturados.
É só bla bla bla, quero v devolver todo o dinheiro desviado e ser preso por 15 anos no regime fechado, só isso, nenhuma das duas situações acontece, são tantas robalheiras q com pouco tempo, esquece das anteriores de tantas recorrências na justiça, rende só as atuais, kkkkkkkkkkk, vergonha desse país corrupto sem a justiça ter moral pra punir, são tantas brechas nessas leis q seria melhor não acontecer nada, melhor nem divulgar, não prendem e não devolvem o dinheiro, lástima, roubo sem fim.
O partido MDB-RN confirmou que apoiará a candidatura de Lula à reeleição para presidente nas eleições de 2026, em nota divulgada no início da tarde desta segunda-feira (19), pelo presidente da legenda no Estado, Walter Alves.
Além disso, o partido afirmou que caminhará com a Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD na sucessão para o Governo do RN.
Nota à imprensa
Estive reunido com a governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro.
Comuniquei que não assumirei o cargo de governador, com a possível renúncia dela. Também adiantei que sou pré-candidato a deputado estadual.
Ainda sobre as Eleições 2026, ratifiquei o posicionamento já alinhado com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT).
Sobre a sucessão estadual, cientifiquei a governadora que a posição do MDB-RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Decisão tomada após consulta aos correligionários.
O vice-governador Walter Alves informou nesta segunda-feira (19) à governadora Fátima Bezerra que não vai assumir o Governo do Rio Grande do Norte, em caso de renúncia dela, e que será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.
Após a reunião que teve com a governadora, Walter Alves, que também é presidente do MDB-RN, divulgou uma nota à imprensa.
Leia a íntegra da nota abaixo.
Nota à imprensa
Estive reunido com a governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro.
Comuniquei que não assumirei o cargo de governador, com a possível renúncia dela. Também adiantei que sou pré-candidato a deputado estadual.
Ainda sobre as Eleições 2026, ratifiquei o posicionamento já alinhado com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT).
Sobre a sucessão estadual, cientifiquei a governadora que a posição do MDB-RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Decisão tomada após consulta aos correligionários.
Comente aqui