MUÍDO GRANDE NA CLASSE MÉDICA: Ex-secretário de Saúde responsabiliza Governo Bolsonaro pelo número elevado de mortes do Covid no Brasil

Foto: reprodução

Vários grupos de WhatsApp formados por médicos amanheceram o domingo em combustão devido a um texto do ex-secretário de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca, responsabilizando o Governo Bolsonaro pela quantidade elevada de mortes no Brasil devido ao Covid-19.

NAO HÁ MAIS LÁGRIMA PARA CHORAR

Por Ricardo Lagreca

Sim! Não há mais lágrima para chorar. Há muita indignação para se mostrar.

Sabíamos todos nós que iríamos atravessar um momento diferente ao que estávamos acostumados a viver, carregado de um grau de complexidade muito acentuado, em todos os aspectos. Mas, jamais ninguém poderia imaginar o que estava por acontecer. O povo ficar a mercê da sua própria sorte.

Não! Isto em saúde, não pode existir. Saúde pública é uma coisa séria, a primeira exigência que deve ser realizada a um governante, que tem o cargo ocupado, exatamente para cuidar responsavelmente pelo seu povo. Em saúde, não se pode fazer políticas. Estas políticas grosseiras, com a mesmice de sempre, que nunca visam o bem estar sustentado da coletividade. Apenas a enganar a todos, para avançarem adiante, por mais um período de lavagem de ego e para nada de importante realizarem.

Os países que enfrentaram a pandemia, com a seriedade necessária, perderam as vidas próprias do grave processo da doença viral, que afligiu todo o mundo. Todavia, não houve as perdas que resultaram de um outro vírus, tão grave quanto. O desgoverno. Isto é o que vem acontecendo no nosso país.

Com um governo sem rumo, desorientado, desagregador, apoiado por políticas mantenedoras do “status quo “. Não permitiu em nenhum momento, que houvesse a uniformidade Federativa, tão necessária nesses momentos de tamanha gravidade e que possivelmente teria dado um outro rumo a esta tragédia.

Os órgãos de classe , por sua vez, seguem a mesma trilha, fazem a mesma política e lavam as mãos. A morbimortalidade dos profissionais de saúde observada entre nós, assume uma cifra que ultrapassa o esperado. A cada dia que se passa, sabemos de mais uma morte de um colega médico. Não deve ser assim.

Algo precisa ser feito para maior cuidado de quem por obrigação e uma boa dose de altruísmo, é submetido a uma possibilidade de maior exposição ao vírus. Precisamos que eles continuem vivos. Precisamos e muito, das lágrimas. Não podemos deixar que acabem. Precisamos chorar de alegria, quando tudo isto passar.

Ricardo Lagreca é médico, professor, ex-diretor do HUOL e ex-secretário de Estado da Saúde Pública do RN

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ben disse:

    Bolsonaro é o único responsável pela
    Catástrofe da COVID no Brasil. O unico responsável. Um assassino louco à solta.

  2. João disse:

    Ptzada chora mais pois isso e dor de cotovelo, ainda tem mais de 2 anos de mandato da mesma forma a governadera petista, em 2022 o presidente se reeleger e a sua governada sera que ela se reeleger?

  3. Lucas Inácio de Oliveira disse:

    Esse povo que fica falando que o presidente é culpado por tantas mortes saiba que Você está errado e espalhando notícias tendênciosas e assassinando reputação de uma pessoa que não é culpado pelas mortes acometidas pela atual crise. Pior ainda aquelas que comparam nossos vizinhos ou países europeus e falam que lá há menos mortes aqui no Brasil, entenda o seguinte que o Brasil é múltiplas vezes mais habitado que os países europeus além de ser um país maravilhoso e gigante cheio de culturas maravilhosas.
    Aqui vai uma prova que o Brasil está até que controlando bem a atual crise (mas infelizmente muitos vieram à óbito ) tudo por culpa de falta de infraestrutura, não estou falando de verbas ou SUS, sim falando de HOSPITAIS EQUIPADOS, UTIS, EPIS e EPC'S.
    Vamos aos fatos e dados atuais comparam as mortes atuais com os nossos vizinhos mas esquecem que o Brasil é populoso e vasto, o número de mortes no Brasil é elevado por conta de FALTA DE INFRAESTRUTURA HOSPITALAR como falei acima, mas a taxa de mortes por milhões de habitantes é BAIXA COMPARADOS À PAÍSES EUROPEUS (como segue na foto) o Brasil só está em segundo lugar devido às mortes totais, mas se compararmos a taxa de mortes por 1 milhão de habitantes com outros países vocês veem claramente que o Brasil ocuparia o 6 lugar, além disso se o Reino Unido tivesse a mesma população que o Brasil tem seria pior do que aqui no Brasil.
    Com isso provado não vem com postagens falando que X pessoa é culpada, todos os brasileiros são culpados ELEGERAM POLÍTICOS QUE INVESTIRAM Em COPA DO MUNDO E NÃO EM SAÚDE, NÃO ESQUEÇAM OQUE RONALDO E LULA FALARAM NO PASSADO "" NÃO SE FAZ COPA DO MUNDO COM HOSPITAIS"" e até hoje se houve escândalos de desvios massivos de dinheiro nos estádios de futebol.
    Foram usados DADOS de fontes confiáveis, não é fake news, não é especulação, não é achismo É FATO, É NÚMEROS.
    É isso e obrigado, abaixo segue as fontes de informação que usei.
    #fiqueemcasacovid19 #medicosherois
    Infográfico de mortes por 1 milhão de habitantes:
    https://infograficos.gazetadopovo.com.br/saude/ranking-do-coronavirus-por-paises-mortes-por-milhao/?utm_source=gazeta-do-povo&utm_medium=especiais&utm_campaign=coronavirus

  4. TERCEIRO DANTAS disse:

    O DR. LAGRECA POSTULA CARGO DE SECRETÁRIO DO GOVERNO DE FÁTIMA, SUAS AFIRMAÇÕES SÃO DE UMA IRRESPONSABILIDADE TÍPICA DAESQUERDA DE JOGAR A CULPA EM ALGUÉM, MAS OS DADOS E NÚMEROS DIZEM TUDO AO CONTRÁRIO: PRIMEIRO STF DELIBEROU QUE ESSA RESPONSABILIDADE NO COMBATE AO VÍRUS CHINÊS SERIA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. GOVERNO FEDERAL ENVIOU MAIS DE 1 BILHÃO EM DINHEIRO, ALÉM DE TONELADAS EM EQUIPAMENTOS DIVERSOS, MILHARES DE TESTES RÁPIDOS E DE COMPRIMIDOS HIDROCLOROQUINA, NÃO SE SABE NINGUÉM VIU ONDE AO GOVERNO DISTRIBUIU EM MUNICÍPIO ALGUM!!! TENHA RESPONSABILIDADE, ESSAS DECLARAÇÕES SÃO LEVIANAS E CRIMINOSAS, MAS NÃO PERGUNTOU AO GOVERNO ESTADUAL ONDE ESTÃO 5 MILHÕES PAGOS ANTECIPADOS RESPIRADORES NUNCA ENTREGUES ! O POVO NÃO É BOBO E SABE QUEM TRABALHA E QUEM DESEJA O BEM DO BRASIL. AGUARDEMOS A PRÓXIMA ELEIÇÃO MAJORITÁRIA COM A RESPOSTAS DAS URNAS. DEUS NÃO É INJUSTO.

  5. Fcmag disse:

    Idiota, além do mais participou dessa falta de estrutura da saúde !!!

  6. manezinho disse:

    As responsabilidades pelas mortes sao dos governadores e prefeitos. Principalmente os governos estaduas com suas politicas de falta de investimentos em saude. Quem aplica os recursos federais enviados sao os governadores. O que tem feito os governadores??? propaganda partidaria?

  7. Manoel disse:

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  8. Said disse:

    Não sei se posso chamar de médico depois de tanta asneira que o Sr falou,ao mesmo um desmiolado petista pra sair tanta merda dessa boca suja,vai se abraçar com sua cúmplice que se diz governadora magotes de incompetentes.

  9. Rafael disse:

    Bolsocida ainda vai calar a boca dos 30% do seu gado seguidores. Somos 70%.
    Já vamos pra 2 anos e ele só inaugurou obra ja prontas do PT.

  10. Antonio Turci disse:

    Tenho muito respeito pelo Prof Dr. Lagrecca, mas ele não foi feliz neste artigo

  11. ELEITOR disse:

    Gente não vamos politizar nem fazer apologia ao ódio que tanto criticamos.
    Dr. Lagreca emitiu apenas uma opinião
    Como qualquer cidadão ele tem esse direito, quem não concorda Td bem , mas respeitem quem pensa diferente, assim é a democracia. Seus comentários foram impessoais .
    Quem trabalhou com Dr. Lagreca sabe que ele é um cidadão probo,polido e ético. Ele tornou o HUOL uma intituiçao de orgulho nacional graças a sua visão empreendedora e não há um único fato que desabone sua biografia.
    Por outro lado é muito fácil jogar pedras em árvore que gera frutos, muito destes críticos não fazem o dever de casa , protestam , mas não dão soluções para suas reclamaçoes. O RN deve e muito a Dr Lagreca por Td que ele fez pela saúde do estado e do Brasil .

  12. Cabo Silva disse:

    Bom gestor com rios de dinheiro do governo federal na era PT para HUOL, é mole!

    Mas que ele é um nojo de prepotência, arrogância e soberba, TODO MUNDO SABE

  13. LEANDRO disse:

    O povo inteligente…..essa pandemia nos mostrou que o sistema de saúde no Brasil estava um caos e os os jumentos dos governadores em maioria não dão a mínima para a saúde do povo…..tudo gira em torno da política…..e seus apadrinhados….um médico abrir a boca e apodrecer o ambiente com tantas chupações de OVO dos governos esquedopatas é porque nunca foi médico de verdade….

  14. Jair disse:

    Corretíssimo

  15. Carlos Alberto disse:

    Irresponsavel e mentirosa suas afirmações. Adquiriu o grau de vagabundagem dos ptralhas.

  16. Azevedo disse:

    Deve ter sido convidado por Fátima Bezerra para assumir a secretaria de saúde do Estado no lugar do Dr. Cadeado que está mais queimado do que rabo de foguete.

  17. Maurício disse:

    O PTista Lagreca tem algo a comentar sobre os 5 milhões do respiradores fantasmas ou os 8 milhões para alugar 8 ambulâncias?

    • Roberto Lopes disse:

      Esse senhor foi Secretário estadual no início do ex governador Robinsom Faria e foi exonerado por incompetência! Deixou os hospitais públicos em estado de abandono e nada fez para melhor durante seu pouco tempo de Secretário! Patinou no gelo!

  18. Emerson Fonseca disse:

    Atenção Gado, tem vacina para Febre Aftosa para COVID não!

  19. Soraya disse:

    Melhor médico do RN.

  20. Costa disse:

    O Ricardo Lagreca disse apenas uma coisa: a VERDADE.
    Se os defensores do presidente se incomodaram, paciência.

  21. Tarcísio Eimar disse:

    Se a classe médica científica não conseguiu resolver não seria o presidente q teria capacidade

  22. Roberto disse:

    O mais perfeito idiota, e para completar petista.

  23. Isabel disse:

    Lamentável a imunidade cognitiva deste senhor!

  24. Marcelo disse:

    Vindo de petistas comunistas r normal.

  25. Rosângela Maria disse:

    Ele não está errado..Falou certíssimo, estamos diante de um DESgovernozinho irresponsável, descompromissado e GENOCIDA 🤢

    • Hedylamar disse:

      Vc deve certamente deve está se referindo à desgovernadora Fátima Gopi.

  26. Igor disse:

    Lagreca calado é um poeta

  27. Véi de Rui disse:

    Petralha desesperado, fica procurando chifre em cabeça de cavalo

  28. Mandetta 2022 disse:

    O Bozo do Brasil e o Porco dos Estados Unidos foram os que subestimaram a gripezinha.

    • Xico disse:

      O comecapim se esconde atras de um apelido, covarde, vá trabalhar vagabundo ! As têtas do 9dedos acabaram

    • Mandetta 2022 disse:

      Xico meu apelido não é Mandetta 2022. Mas, como sou vagabundo não trabalho. Xico me desculpe, não tive a intenção de te ofender. Além de vagabundo sou covarde e morro de medo da agressividade dos cristãos patriotas que seguram a bíblia numa mão, um 38 na outra e um palavrão na boca. Vou até parar de comentar aqui por ter medo dos tigrões.

    • Firmino disse:

      Mandeta e outro desonesto, corrupto enrrolado ate a tampa com a justiça, é só maus um do time do Botafogo.

  29. Antenado disse:

    Querendo aparecer. Só pode.

    Pronto. Conseguiu.

    Lembrando que se ele for infectado, que espero que não aconteça, não autorize o uso da hidroxicloroquina. Duvido!!

  30. andre pinto disse:

    Diga a mentira que esse senhor falou?

    Tudo verdade.

    • Silva disse:

      Só faltou dizer que bom é construir estádios de futebol e comprar respiradores sem licitação e inexistentes.
      Faltou também dizer, que Fátima do PT, tá acabando com o RN.

  31. Zé Lopes disse:

    Esse é aquele incompetente que iniciou no governo Robinson e teve que sair senão desmanchava toda a estrutura de saúde do estado. Ele é bem granfino e só sabe trabalhar em unidades federais, tipo UFRN. Porquê?

  32. Raimundo disse:

    Acho q o ex secretário não leu a decisão do STF

COMENTE AQUI