Saúde

Mulher morreu vítima de H1N1 em Caicó

O Blog Marcos Dantas destaca nesta segunda-feira(24) a confirmação da morte de uma paciente de 57 anos, vítima e H1N1, na UTI do Hospital Regional de Caicó.

A mulher faleceu na última semana e exames realizados constararam a causa morte.

Veja mais detalhes com notícia na íntegra aqui

Opinião dos leitores

  1. Vamos vacinar o maior numero de pessoas possiveis em Caicó. Ja imaginou uma epidemia em plena Festa de Santana???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista sofre acidente após surto em posto de combustível no interior do RN

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mossoró Hoje (@mossorohoje)

Vídeo: Reprodução/Instagram @mossorohoje

Uma mulher de 35 anos ficou gravemente ferida após um acidente registrado no início da manhã deste sábado (4), no município de Patu, na região Oeste potiguar.

De acordo com informações preliminares, Juliana Suassuna G. M., residente em Lucrécia, teria apresentado um possível surto em um posto de combustível. Ela tentou realizar pagamentos com diferentes cartões, mas não conseguiu concluir a transação. Em seguida, efetuou o pagamento em dinheiro, entrou no veículo — uma Hilux — e passou a realizar manobras perigosas, incluindo “cavalos de pau”.

Ainda segundo relatos, durante as manobras, a motorista acabou colidindo de frente com uma carreta. Com o impacto, ela ficou desacordada e sofreu diversas fraturas.

A vítima foi socorrida para uma unidade hospitalar local e, devido à gravidade dos ferimentos, transferida para uma UTI em Mossoró. O estado de saúde não foi detalhado até o momento.

O motorista do caminhão permaneceu no local, prestou esclarecimentos e foi liberado. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

VÍDEO: Criminosos armados com fuzis invadem posto e provocam pânico em Angicos

Vídeo: Reprodução/Instagram @portalangicosnoticias

Um assalto de grande impacto foi registrado na noite deste sábado (4) no município de Angicos, na região Central do estado. A ação aconteceu em um posto de combustível e causou momentos de tensão entre funcionários e clientes.

Segundo informações preliminares, homens fortemente armados, utilizando fuzis e pistolas, invadiram o estabelecimento conhecido como Posto DM e realizaram o crime de forma rápida. A presença de armamento pesado aumentou o clima de pânico durante a abordagem.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre valores levados nem registro de pessoas feridas. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi acionada e realiza diligências na região na tentativa de identificar e localizar os suspeitos.

Casos com esse nível de violência têm gerado preocupação crescente no estado, especialmente pelo uso de armas de grosso calibre e pela ousadia das ações criminosas, que costumam ocorrer de forma coordenada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Páscoa e fertilidade: o tempo da esperança também é o tempo de recomeçar

Foto: Divulgação

Em um período marcado por significados profundos de renovação e vida, a Páscoa convida a uma reflexão que vai além do simbólico. Para muitos casais e mulheres que enfrentam desafios para engravidar, essa época do ano ressoa como um lembrete sensível de que, mesmo diante das incertezas, a esperança continua sendo um elo essencial entre o desejo e a realização da maternidade.

No DNA Fértil, referência em reprodução humana no Rio Grande do Norte, esse sentimento faz parte da rotina. Diariamente, histórias marcadas por tentativas, expectativas e, muitas vezes, frustrações encontram acolhimento em um ambiente onde a ciência caminha lado a lado com a escuta e o cuidado individualizado.

A medicina reprodutiva tem avançado de forma significativa nos últimos anos, ampliando as possibilidades para quem sonha em formar uma família. Técnicas modernas e o uso de tecnologias cada vez mais precisas permitem que tratamentos sejam adaptados à realidade de cada paciente, respeitando seu tempo, sua história e suas condições clínicas.
No entanto, mais do que tecnologia, o que sustenta esse processo é a confiança. A compreensão de que a maternidade nem sempre segue um percurso linear tem sido fundamental para transformar a forma como mulheres e casais enfrentam a infertilidade, não como um ponto final, mas como um caminho que pode ser redesenhado.

“A Páscoa nos traz uma mensagem muito potente sobre recomeços. E é exatamente isso que vemos todos os dias: pessoas que, mesmo após frustrações, encontram força para continuar acreditando. A medicina está cada vez mais preparada para oferecer caminhos, mas a esperança continua sendo parte essencial desse processo”, destaca a equipe do DNA Fértil.

Com uma atuação pautada pela ética, transparência e acolhimento, o DNA Fértil tem contribuído para transformar sonhos em histórias reais. Já são centenas de famílias formadas com o apoio da reprodução assistida, resultado de um trabalho que une rigor científico e sensibilidade humana.

Neste período de Páscoa, o convite é para olhar para a maternidade também como um espaço de renovação. Para entender que cada história tem seu tempo e que, mesmo quando os caminhos parecem incertos, novas possibilidades podem surgir.

Porque, assim como a vida que renasce, a esperança também se renova e, com ela, a chance de um novo começo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Dados contrariam Lula e apontam exagero ao comparar reforma agrária entre governos

Foto: Fábio Rodrigues/ Ag.Brasil

Declarações do presidente Lula sobre o protagonismo do PT na reforma agrária não são totalmente sustentadas pelos números oficiais. Dados do Incra, obtidos via Lei de Acesso à Informação, indicam que a principal ferramenta da política — a desapropriação de terras — perdeu força ao longo das últimas décadas, inclusive durante os governos petistas.

Levantamento mostra que, nos dois primeiros anos do atual mandato, não houve desapropriação de hectares. Em contraste, o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi responsável pela maior parte das terras desapropriadas: mais de 10 milhões de hectares, número superior ao total registrado nos governos do PT, que somam cerca de 4,7 milhões.

A desaceleração da reforma agrária já vinha sendo observada desde o segundo mandato de FHC e se intensificou nos anos seguintes. Durante o governo de Jair Bolsonaro, por exemplo, não houve desapropriações. A retomada só começou em 2025, ainda de forma tímida, com pouco mais de 13 mil hectares.

No atual governo, a estratégia tem priorizado outros mecanismos, como compra de terras, doações e regularização fundiária. Entre 2023 e 2026, foram incorporados cerca de 577 mil hectares por essas vias, com maior peso para aquisições diretas, enquanto a desapropriação ficou em segundo plano.

Além disso, o governo passou a destacar o número de famílias atendidas como principal indicador da política agrária. Em 2026, foi anunciado um pacote de R$ 2,7 bilhões com ações de crédito, habitação e criação de assentamentos. A expectativa, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, é ampliar as entregas ainda neste ano, apesar das críticas sobre a redução no uso de desapropriações.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV cita Francisco em 1ª missa de Páscoa sem o antecessor

Foto: Vatican News/Reprodução

O papa Leão XIV celebrou neste domingo (5) a primeira missa de Páscoa de seu pontificado e fez referência ao antecessor, Papa Francisco. A cerimônia, realizada no Vaticano, marca a primeira celebração pascal em mais de uma década sem a presença do líder argentino.

Diante de cerca de 60 mil fiéis na Praça de São Pedro, o novo pontífice citou trechos da exortação apostólica Evangelii Gaudium, destacando que a ressurreição de Cristo “não é um evento do passado”, mas uma força viva capaz de transformar o mundo, mesmo em meio a dores e injustiças.

A celebração ocorre às vésperas de um ano da morte de Francisco, que faleceu em abril de 2025, aos 88 anos. Entre 2013 e 2024, ele foi o responsável por conduzir as celebrações de Páscoa, consolidando sua imagem como uma das principais referências da data no calendário cristão.

Durante a homilia, Leão XIV ressaltou a importância da fé no cotidiano e fez reflexões sobre os desafios atuais da humanidade, como violência, desigualdade e sofrimento. Em sua mensagem, convidou os fiéis a levarem a esperança da ressurreição ao mundo, reforçando o papel dos cristãos diante das dificuldades contemporâneas.

A missa também simboliza a transição no comando da Igreja Católica. Ao citar Francisco, o novo papa sinaliza continuidade, mas também começa a imprimir seu próprio estilo, combinando um discurso social com a retomada de elementos mais tradicionais da liturgia.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Lulinha ainda não formalizou pedido para depor sobre caso INSS

Foto: Arquivo

A defesa de Fábio Luís Lula da Silva ainda não formalizou no Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido para que ele preste depoimento no âmbito das investigações relacionadas ao caso do INSS. Apesar disso, advogados do empresário procuraram, no mês passado, o ministro André Mendonça, relator do processo, e indicaram que ele estaria disposto a colaborar voluntariamente com os esclarecimentos.

A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Até o momento, no entanto, não houve o envio de petição oficial solicitando a oitiva. A movimentação ficou restrita a uma sinalização informal ao gabinete do ministro, o que mantém indefinida a participação de Lulinha nas investigações conduzidas pela Corte.

O caso do INSS tem avançado no STF com foco em possíveis irregularidades envolvendo contratos e operações financeiras ligadas a entidades e empresas. O nome de Lulinha aparece em meio a apurações sobre suspeitas que ainda estão sob análise.

Nos bastidores, a avaliação é de que a estratégia da defesa busca demonstrar disposição para colaborar, ao mesmo tempo em que evita antecipar movimentos formais antes de um cenário mais claro sobre o andamento das investigações. A expectativa é de que, caso haja avanço nas apurações ou novos desdobramentos, o pedido de depoimento possa ser oficializado.

Enquanto isso, o processo segue sob relatoria de Mendonça no STF, com novas diligências sendo avaliadas. O caso também tem repercussão política, por envolver o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e é acompanhado de perto por aliados e opositores no cenário nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI tenta ampliar prazo e intensifica pressão sobre investigação do caso Banco Master

Foto: Getty Images

A reta final da CPI do Crime Organizado no Senado tem sido marcada por uma ofensiva para aprofundar as apurações envolvendo o Banco Master. Com prazo previsto para encerrar em 14 de abril, o relator, Alessandro Vieira, articula a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias junto ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

Diante do tempo curto, a comissão tem buscado acelerar decisões e se antecipar a possíveis interferências do Supremo Tribunal Federal. Na última reunião, os parlamentares voltaram a aprovar a convocação do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que havia conseguido habeas corpus para não comparecer anteriormente. O objetivo é esclarecer a atuação da autoridade monetária na fiscalização do banco investigado.

Além disso, a CPI repetiu a aprovação de quebras de sigilo de empresas ligadas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e ao empresário Fabiano Zettel. Desta vez, os pedidos foram votados individualmente e com registro nominal, numa tentativa de evitar questionamentos judiciais, após decisões recentes do STF que anularam votações em bloco.

Apesar das estratégias, a comissão voltou a enfrentar obstáculos no Judiciário. O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi dispensado de depor após decisão do ministro André Mendonça, que garantiu a ele o direito de não comparecer e de permanecer em silêncio. Outros investigados também obtiveram decisões semelhantes.

A atuação de ministros do STF tem sido alvo de críticas por parte de integrantes da CPI, que alegam interferência nas investigações. Já o presidente da comissão, Fabiano Contarato, orientou que novos pedidos sejam mais detalhados para atender às exigências da Corte. Para a próxima semana, está prevista a oitiva de Campos Neto e do atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que já sinalizou disposição para comparecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Uso de jatinhos da FAB dispara em 2026 e já soma 279 voos no governo Lula

Foto: Alfredo ESTRELLA / AFP

O uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) por autoridades voltou ao centro do debate após um aumento significativo no número de viagens em 2026. Até agora, já foram registrados 279 voos em jatinhos oficiais, utilizados por ministros, integrantes do Judiciário e chefes dos Três Poderes.

Entre os nomes que mais recorreram ao transporte aéreo está o ministro da Educação, Camilo Santana, que lidera o ranking com 52 voos apenas neste ano. Só no mês de março, foram 29 deslocamentos, consolidando o ministro como o principal usuário das aeronaves da FAB no período.

Na sequência aparece o presidente da Câmara, Hugo Motta, com 33 viagens. Até o mês anterior, ele ocupava a liderança, mas acabou sendo ultrapassado com a intensificação das agendas ministeriais.

Outro ponto que chama atenção é a forma como são registrados os pedidos feitos por ministros do Supremo Tribunal Federal. Nesses casos, as solicitações são formalmente atribuídas ao ministro da Defesa, o que ajuda a explicar o volume de 32 voos vinculados à pasta, mesmo sem necessariamente representar deslocamentos próprios do titular.

Os dados também mostram uma escalada ao longo dos meses. Março foi o período com maior número de viagens, somando 111 voos, enquanto janeiro teve 87 e fevereiro, 81. Em contraste, o presidente do STF, Edson Fachin, não utilizou aeronaves da FAB até o momento, segundo os registros disponíveis.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Guerra no Oriente Médio ameaça fertilizantes e pode alavancar preço de feijão, arroz e ovo

Foto: Wenderson Araujo/CNA – Arquivo

A escalada do conflito no Oriente Médio voltou a acender um alerta importante para o agronegócio brasileiro e para o consumidor. Com forte dependência externa, o país pode sentir nos próximos meses os efeitos da instabilidade internacional no custo de produção agrícola — o que tende a impactar diretamente os preços de itens essenciais como feijão, arroz e ovos.

Atualmente, o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes utilizados nas lavouras. Em 2025, foram mais de 45 milhões de toneladas adquiridas no exterior, enquanto a produção interna não chegou a 8 milhões. Esse desequilíbrio torna o país vulnerável a crises globais, especialmente quando há interrupções no fornecimento de insumos vindos de regiões estratégicas.

Especialistas apontam que o impacto não é imediato, mas ocorre em cadeia. Primeiro, há aumento nos custos de energia e transporte, seguido pela alta nos insumos agrícolas. Só depois esse efeito chega ao consumidor final. Produtos com ciclo mais curto, como o feijão, tendem a sentir os primeiros reflexos, possivelmente já nos próximos meses.

Já alimentos com cadeias produtivas mais longas, como arroz, milho e soja, devem apresentar aumentos mais à frente. Isso também pode afetar proteínas como ovos, frango e carne suína, já que a ração animal depende diretamente desses grãos, ampliando o impacto no custo de vida.

Apesar de o mercado ter apresentado alguma estabilidade após crises recentes, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, o cenário ainda é considerado frágil. A combinação de dependência externa, variação cambial e custos logísticos elevados mantém o Brasil exposto a novos choques, reforçando a preocupação com a inflação dos alimentos nos próximos ciclos agrícolas.

Com informações do R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com desaprovação em alta, Lula prepara pacote de medidas para tentar reverter cenário eleitoral

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Diante de um cenário de desgaste na opinião pública, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara uma série de medidas com foco direto no bolso do consumidor. A iniciativa surge a poucos meses da eleição de 2026, em um momento em que a desaprovação supera a aprovação nas pesquisas.

Entre as ações em discussão estão subsídios para conter a alta dos combustíveis, apoio ao gás de cozinha e alternativas para segurar o preço da energia elétrica. Também está em elaboração um novo programa de renegociação de dívidas, com possibilidade de descontos elevados, mirando principalmente famílias endividadas.

A preocupação do Planalto passa pelo impacto direto desses custos no dia a dia da população. O aumento do diesel, por exemplo, pode pressionar toda a cadeia produtiva, enquanto o encarecimento do gás e da luz afeta principalmente as camadas mais vulneráveis. Por isso, a equipe econômica avalia ampliar intervenções para evitar novos desgastes.

Além das medidas já desenhadas, o governo também discute recuos em pautas impopulares, como a taxação de compras internacionais de baixo valor. A ideia é reduzir a rejeição em temas que têm forte repercussão nas redes sociais e no eleitorado.

Nos bastidores, a avaliação é de que apenas indicadores econômicos positivos não têm sido suficientes para melhorar a imagem do governo. Com isso, a estratégia passa a combinar ações práticas com comunicação política, tentando reconstruir a percepção de bem-estar e confiança antes do início oficial da campanha.

Com informações do jornal O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *