Judiciário

Mulher que jogou filha recém-nascida pela janela de apartamento é condenada em Mossoró

Foto: Intertv Costa Branca

Uma mulher de 27 anos que matou a própria filha recém-nascida jogando o bebê de um apartamento, em fevereiro de 2019, foi condenada cinco anos após o crime.

O júri aconteceu durante manhã de segunda-feira (26) no Fórum Desembargador Silveira Martins. A mulher foi condenada a uma pena de dois anos em regime aberto pelo crime de infanticídio, que é o assassinato do filho durante o parto ou logo após, sob a influência do puerpério – período de até 60 dias após o parto.

Na época do crime, a mulher condenada tinha 22 anos. Ela foi presa em Mossoró por matar a própria filha logo após dar a luz. O bebê foi encontrado na área comum do condomínio onde ela morava já morto.

“A acusada arremessou o nascituro de cima do seu apartamento. Ela teve o parto e em seguida jogou. No meio do processo, constatou-se que ela, em razão do estado puerperal, em razão das complicações do parto, não estava plenamente capaz de entender esse fato. Submetido a julgamento, o conselho de sentença reconheceu o infanticídio e condenou a acusada a uma pena mínima em face do estado mental que ela apresentava no momento do crime”, afirmou o promotor Armando Ribeiro.

“A agente sai satisfeito com o resultado do julgamento. Na verdade essa tese que foi acatada pelo júri é a que a gente trabalha desde o início do processo. Os laudos médicos atestaram que a acusada agiu sob influência do estado puerperal, em uma espécie de depressão pós-parto”, afirmou o advogado Otoniel Maia, que representava a mulher.

Tanto a promotoria quanto o advogado da ré concordaram com a sentença e informaram que não irão recorrer. A única divergência entre acusação e defesa, durante o julgamento, era a possibilidade de um perdão à acusada.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Não é questão de concordar ou discordar da sentença, infelizmente algumas mulheres são acometidas de patologias, que levam a esse tipo de comportamento ou ação, trata-se de uma doente e essa patologia é reconhecida e largamente estudada.

    1. Leitor de título. Ela foi condenada a 2 anos. Faz 5 anos do crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

SERÁ CARLOS EDUARDO O CANDIDATO DO PT? Natal não está entre as duas prefeituras de capital que o PT espera vencer em outubro

Foto: divulgação

O articulista político do site Metrópoles, Guilherme Amado, disse, através de fontes, que o PT espera vencer as eleições municipais em duas capitais nordestinas, Teresina-PI e Fortaleza-CE. O partido não considera a vitória em Natal.

Em 2020, Partido dos Trabalhadores não elegeu nenhum prefeito de capital.

Já no meio político aqui em Natal, já que a candidatura da deputada Natália Bonavides não empolga e nem cresce, o que se comenta entre os próprios militantes do PT é que o candidato da legenda, da governadora Fátima Bezerra e da própria esquerda será Carlos Eduardo.

Aos olhos do partido, o pleito em Natal será bem mais difícil do que em Fortaleza e Teresina.

Em Fortaleza, o candidato será o deputado estadual Evandro Leitão, apoiado pelo senador Cid Gomes, do PSB. Ele enfrentará dois nomes de peso: o atual prefeito, o pedetista José Sarto (PDT), que tentará a reeleição com o apoio de Ciro Gomes, rompido politicamente com o irmão e com o PT; e o deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil, candidato que terá o apoio de Bolsonaro.

Em Teresina, o candidato será o deputado estadual Fábio Novo. A aposta é na força da máquina estadual — o governador, Rafael Fonteles, também é do PT — e da federal. A força do ex-governador Wellington Dias, do PT, também terá, na avaliação do partido, peso para dar a vitória a Novo.

Com informações do blog de Guilherme Amado – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Carlos Eduardo é o cachorrinho da Governadora Petista, aqui na minha casa não votamos mais no PT. NUNCA MAIS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motorista bate carro em poste e mureta na av. Salgado Filho

Foto: cedida

Um motorista bateu forte em um poste, o veículo rodou e em seguida se chocou contra uma mureta, na av. Salgado Filho, em Natal.

O acidente ocorreu na madrugada deste sábado (25) e ainda pela manhã agentes da STTU isolavam a área.

Não há informações até o momento sobre quantas pessoas estavam no veículo além do motorista, nem sobre o estado de saúde do condutor do veículo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Com 18,9 mil vítimas de estupro entre janeiro e abril de 2024, Brasil tem média de 157 casos por dia

Foto: Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil

O Brasil registrou uma média de 157 vítimas de estupro por dia entre janeiro e abril deste ano. Ao todo, foram 18.975 casos nos meses analisados, sendo março o período com o maior número de ocorrências (5.477), segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado, houve uma queda de 19,11%.

As informações estão disponíveis no painel “Mulheres e Segurança Pública”, mantido pela pasta ministerial, que também disponibiliza as estatísticas por estados. São Paulo ocupa a primeira colocação, com 3.234 casos, ou seja, 17% de todas as ocorrências já registradas no ano. Em seguida, aparecem Paraná, com 1.952, e Minas Gerais, com 1.388.

Veja lista dos 10 estados com mais vítimas registradas:

  • São Paulo – 3.234 casos
  • Paraná – 1.952 casos
  • Minas Gerais – 1.388 casos
  • Rio de Janeiro – 1.264 casos
  • Pará – 1.243 casos
  • Santa Catarina – 1.107 casos
  • Bahia – 1.099 casos
  • Rio Grande do Sul – 988 casos
  • Goiás – 965 casos
  • Mato Grosso – 647 casos

Feminicídios

Os dados também mostram uma diminuição de 8,60% no comparativo entre os casos de feminicídios deste ano e de 2023. Entre janeiro e abril de 2024, 425 mulheres foram vítimas do crime no país. O mês de janeiro é o que concentra a maioria dos crimes, com 130. Em média, 4 mulheres são mortas no Brasil por dia em crimes misóginos. São Paulo (73), Minas Gerais (42) e Paraná (35) lideram o ranking com o maior número de registros.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle é mais popular do que Janja

Foto: Reprodução/ Instagram @michellebolsonaro @janjalula

Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta sexta-feira, 24, aponta que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é mais popular que Janja, a atual primeira-dama.

Questionados sobre de quem mais gostam ou simpatizam entre as duas, 43,4% dos entrevistados responderam preferir a esposa de Jair Bolsonaro (PL), enquanto 34,7% indicaram simpatizar mais com a mulher de Lula (PT).

Outros 16,1% disseram não gostar de nenhuma das duas e 5,9% preferiram não opinar.

Avaliação por sexo, idade e religião

A popularidade de Michelle em relação a Janja é maior entre os homens do que entre as mulheres. Os entrevistados do sexo masculino que preferem a ex-primeira-dama são 49,1%, ante 28,8% que simpatizam mais com a atual. Entre os do sexo feminino, 38,2% gostam mais de Michelle e 39,9%, de Janja.

No recorte por idade, a única faixa etária em que Janja leva vantagem é de 16 a 24 anos. Neste grupo, 45,8% dos eleitores ouvidos pelo Instituto Paraná preferem a esposa de Lula e 33,1%, a de Bolsonaro, enquanto 14,7% não gostam de nenhuma e 5,2% não souberam responder.

Em relação às demais faixas etárias, a de maior vantagem de Michelle sobre Janja é a de pessoas entre 35 e 44 anos, em que 49,6% simpatizam mais com a ex-primeira-dama e 30,4%, com a atual.

No quesito religião, Michelle Bolsonaro leva vantagem sobre Janja tanto entre católicos (39,4% a 38%) quanto entre evangélicos (56,8% a 24,2%). Em relação aos entrevistados que se declararam praticantes de outras religiões ou sem religião, 31% disseram preferir Michelle e 43,5%, Janja.

Por região

A única região em que os eleitores gostam mais de Janja do que de Michelle é o Nordeste, onde 43,4% responderam preferir a esposa de Lula e 32,9%, a de Bolsonaro.

Nas demais, os eleitores simpatizam mais com a ex-primeira-dama.

Crusoé

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

RS tem 800 casos suspeitos de leptospirose após cheias; quatro mortes já foram confirmadas

Foto: REUTERS/DIEGO VARA

Os temporais e cheias que deixaram 163 mortos no Rio Grande do Sul agora colocam o estado sob alerta em razão da leptospirose. Até este sábado (25), a Secretaria Estadual da Saúdes (SES) havia registrado 800 casos suspeitos da doença desde o início do desastre.

A leptospirose é transmitida pela água suja, contaminada pela urina de ratos. O risco da doença foi potencializado pelas inundações que ocorrem no estado desde o fim de abril.

Segundo a Secretaria de Saúde, são 54 casos confirmados e quatro mortes identificadas. As vítimas que morreram são:

  • Eldo Gross, de 67 anos, de Travesseiro;
  • homem, de 33 anos, de Venâncio Aires;
  • homem, de 50 anos, de Porto Alegre;
  • homem, de 56 anos, de Cachoeirinha.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela Leptospira interrogans. Ela é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente roedores.

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas pode se infectar.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinema

MAIS CARO: Netflix aumenta preço de todos os seus planos no Brasil

Foto: Divulgação

A Netflix aumentou nesta sexta-feira (24.mai.2024) os preços dos planos de assinatura do seu serviço de streaming. É o 1º reajuste de valores no Brasil desde 2021.

Diante das mudanças, os preços mensais para ter acesso ao catálogo da Netflix podem chegar até R$ 59,90 por mês. Leia abaixo:

  • plano padrão (com anúncios): de R$ 18,90 para R$ 20,90 por mês (10% de aumento);
  • plano padrão: de R$ 39,90 para R$ 44,90 por mês (12% de aumento);
  • plano premium: de R$ 55,90 para R$ 59,90 por mês (7% de aumento).

Veja abaixo os planos:

Tabela de preços para assinaturas da Netflix

Em nota, a Netflix afirmou que o reajuste dos preços foi anunciado para novos assinantes, mas que comunicaria em breve a mudança para os atuais clientes.

“Oferecemos uma variedade de preços e planos que se ajustam a diversas necessidades. Para oferecer cada vez mais opções de entretenimento aos nossos assinantes, ocasionalmente atualizamos nossos preços”, disse a empresa.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Empresários donos de lojas em Natal e presos em João Pessoa conseguem habeas corpus

Foto: Reprodução

O desembargador João Rebouças, da 7ª Vara Criminal da Comarca Natal, concedeu Habeas Corpus (HC) ao casal de empresários Paulo Gambarra e Simone Gambarra nesta sexta-feira (24). O HC foi impetrado pela advogada Liana Carine Fernandes de Queiroz. Eles foram presos por policiais civis na quinta-feira (23) em apartamento de luxo na cidade de João Pessoa, na Paraíba, suspeitos de causar um prejuízo de R$ 4 milhões ao Rio Grande do Norte.

Confira abaixo da decisão de João Rebouças:

(i) a prisão do paciente é ilegal, porque “o Juízo Deprecante (7ª Vara Criminal de Natal – RN) enviou ao Juízo Deprecado (Vara Criminal de João Pessoa – PB) a carta precatória para cumprimento dos mandados de busca e apreensão, contudo, não determinou o cumprimento da prisão.”; (ii) “uma equipe da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes Contra a Ordem Tributária do Rio Grande do Norte (DEICOT) viajou até João Pessoa – PB e, sem a participação da PCPB, compareceu à residência do Paciente, efetuando a busca e apreensão e a prisão do Paciente. Tal fato, inclusive, foi amplamente noticiado pela mídia local.”; (iii) “a equipe da Polícia Civil do RN viajou vorazmente até Natal (RN), NÃO APRESENTANDO O PACIENTE À AUTORIDADE JUDICIAL COMPETENTE, entrando em rota de colisão com o Código de Processo Penal e com os termos expressamente inseridos no próprio mandado de prisão”; (iv) “o mandado de prisão obrigatoriamente faz referência à Resolução 213/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a apresentação de toda pessoa presa à autoridade judicial no prazo de 24 horas.”

Também ficou determinado as seguintes medidas cautelares:

(1) comparecimento em juízo pelo menos uma vez por mês para informar situação
domiciliar, além daquelas necessárias a instrução processual, determinadas pelo Juízo
que preside o feito;
(2) proibição de acesso físico e lógico às empresas, seus livros ou pessoas ligadas as
atividades comerciais investigadas, salvo por meio de Advogado para fins de defesa;
(3) proibição de ausentar-se da Comarca de domicílio;
(4) recolhimento domiciliar no período noturno.

Paulo Gambarra e Simone Gambarra foram presos pelas práticas de crimes de sonegação fiscal, apropriação indébita de tributos, além de outros delitos contra a Ordem Tributária, segundo as investigações do Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem De Dinheiro (DECCOR-LD). Confira mais detalhes AQUI.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes suspende processos e proíbe punição a médicos por aborto legal acima de 22 semanas

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (24), a suspensão de todos os processos judiciais e procedimentos administrativos e disciplinares motivados pela resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que restringia o aborto legal acima de 22 semanas.

O magistrado ainda proibiu a instauração de qualquer novo procedimento contra os profissionais de saúde baseado na norma, suspensa por ele em decisão do último dia 17.

“SUSPENDO, imediatamente, até o final do julgamento da presente ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental], todos os processos judiciais e procedimentos administrativos e disciplinares decorrentes da aplicação da Resolução CFM 2.378/2024”, afirma o ministro do Supremo.

“PROÍBO a instauração de qualquer procedimento administrativo ou disciplinar com base na referida resolução. Comunique-se ao Conselho Federal de Medicina e a todos os conselhos regionais, para ciência e imediato cumprimento desta decisão”, segue ele.

A determinação desta sexta é complementar à decisão proferida pelo magistrado na semana passada. Na ocasião, Moraes suspendeu os efeitos da norma liminarmente, até que o caso seja apreciado pelo plenário do STF.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Toda sexta-feira esse cidadão dá uma decisão para servir de holofote durante o final de semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Chapa fechada: Taveira anuncia Homero Grec como vice de Salatiel

O prefeito Rosano Taveira (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira (24) a chapa completa dos pré-candidatos que vão disputar a prefeitura de Parnamirim com seu apoio. “A chapa será Salatiel e Homero”.

Taveira destacou a relação de amizade e confiança com Salatiel de Souza, que chegou a fazer parte do seu primeiro ano de gestão em Parnamirim, e completou anunciando o vice da chapa como outro nome de sua confiança: Homero, atual secretário do Gabinete Civil.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Covid-19 eliminou uma década de progresso na expectativa de vida global, diz OMS

Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A pandemia de Covid-19 inverteu a tendência de aumento da expectativa de vida e de expectativa de vida saudável, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a agência da ONU, uma década de progresso em relação a esses indicadores foi “destruída em dois anos”.

Entre 2019 e 2021, a expectativa de vida global caiu 1,8 ano, para o índice de 71,4 anos — o mesmo nível de 2012. A expectativa de vida saudável global, por sua vez, caiu 1,5 ano, para 61,9 anos em 2021 — também de volta ao nível de 2012.

Além disso, a OMS também destacou que os impactos foram sentidos de forma desigual no mundo.

As Américas e o Sudeste Asiático foram as áreas mais afetadas neste sentido, com a expectativa de vida caindo aproximadamente 3 anos, e a expectativa de vida saudável baixando 2,5 anos entre 2019 e 2021.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *