Imagens: YouTube breeza_revista
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) voltou a gerar polêmica ao declarar, em entrevista à revista Breeza, que é “maconheiro” e que a criminalização da cannabis no Brasil é “racista”. Ele defendeu que políticos parem de tratar o tema com receio e disse que já tentou plantar a planta em casa, sem sucesso.
“Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha. Não sou canabizeiro, sou maconheiro”, declarou em entrevista à revista on-line Breeza, concedida durante a ExpoCannabis, evento realizado de 14 a 16 de novembro em São Paulo. “A planta é maravilhosa e a criminalização dessa planta na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista”, disse.
Freitas afirmou ainda que pretende criar uma associação para cultivo de cannabis medicinal voltada a pacientes vulneráveis, com protagonismo de egressos do sistema prisional. Segundo ele, a ideia também tem caráter político: “Vamos poder fumar nossa maconha na cara da classe média, branca, hipócrita, de Curitiba.”
O deputado também defendeu maior participação de pessoas negras na cadeia produtiva da cannabis, argumentando que, sem isso, o dinheiro do setor continuará enriquecendo “outros bolsos”.
Polêmica recente
Freitas esteve no centro de outra controvérsia em novembro, quando um vídeo circulou mostrando uma briga entre ele e o manobrista Wesley de Souza Silva. O deputado afirmou ter sido vítima de racismo e disse ter fraturado o nariz. Outro vídeo, divulgado no dia seguinte, mostra o carro do manobrista passando perto de Freitas e uma mulher, seguido por discussão e agressões envolvendo o deputado e seu assessor.
Conflitos passados
— 2021: Foi preso pela Guarda Municipal de Curitiba durante um ato político, acusado de agressão e resistência.
— 2023: Teve um atrito com agentes da PF no embarque para um voo; acusou os policiais de racismo.
— Outros episódios: Há registros de confrontos com autoridades em diferentes ocasiões, sempre com versões divergentes entre o deputado e os agentes envolvidos.
Mandato cassado e restabelecido pelo STF
Em 2022, Renato Freitas teve o mandato de vereador cassado após entrar em uma igreja com manifestantes durante um protesto contra o racismo. Em setembro do mesmo ano, o STF restabeleceu o mandato, afirmando que manifestações pacíficas em defesa da população negra não justificam cassação.
Com informações de Poder 360
CONHEÇO MUITA GENTE QUE NÃO VOTOU NELA E QUERIA MUDANÇA, O PROBLEMA QUE AQUI NO RN AINDA SE TEM MEDO DESSA CORJA, QUEBRARAM O ESTADO, DEIXARAM PAIS E MÃES.DE FAMÍLIA SEM SALÁRIO ATÉ HJ E QUEREM MUDANÇA! VAMOS MUDAR SIM! JÁ QUE ENTROU IMPEACHMENT JÁ NA PETRAIADA TODA QUE ENTROU POR CONTA DA IGNORÂNCIA DO POVO DOMADO PELA MORTADELA E MEDO!
Interessante esses potiguares (cariocas e gaúchos tb), quebram o estado em acordos com sindicatos com fins eleitoreiros (locais), elegem um estorvo do PT (que estava tentando quebrar o país com os mesmos fins), e agora querem q os demais estados resolvam seus problemas com aportes de recursos…Tão de brincadeira!!!! Gaúchos e cariocas possuem o atenuante de não ter elegido ninguém da quadrilha petista.
Mudar o país está muito difícil. Isso seria possível se varrêssemos toda a corja política que engana o povo. Toda mesma, inclusive esta leva que chegou ao poder. Não vão mudar nada. Não estão preocupados com o povo.
É gopi kkkkk
Essa governadora, foi eleita pelo povo do RN, para fazer as mudanças que ela dizia que os outros governos não tinha competência, mas podemos perceber que ela vai governar para atender os servidores e sindicatos, não vai fazer nada e refem dos sindicatos coporotivista.
Arrogante e mal educado, grosseiro já que a reunião era para assuntos do RN, que vale lembrar já vinha sendo atrasado pelas gestões passadas das famílias daqui do estado, inclusive de partidos apoiadores desse governo dele como DEMonios, MDBestas e outros…!
O PT (é Gópi ajudou) destroçou o Brasil.
Só quem é cego não vê.
Não mentiu uma vírgula, quadrilha PTralha quebrou o país , porque essa muie do GOPI não paga os salários, ela não tem solução pra tudo?
E ela também na lata, " é gopi". Votou porque quiz, eu avisei. 6 meses de salário atrasado.
Essa mulher tem que parar de fazer discurso pra militanne e trabalhar pelo estado, deixa essas besteiras ideológicas para os seus zumbis amestrados e vamos acordar para realidade.
É isso ai, quem faz o que não deve, ouve o que não quer. Ela demorou a ouvir mas ouviu.
A B C, chupa mequinha
A representante do RN não falou porque não tinha o que dizer, não tem argumentos. Sabe que os 48 minutos da fala do ministro citado é coerente com a vergonhosa realidade do nosso Estado!