Na pandemia, buscas por meditação no Google batem recorde

Foto: reprodução

Em meio à pandemia da covid-19, que levou a uma situação de isolamento social e mudanças no ritmo de vida, as buscas pelos termos meditação e mindfulness (ou atenção plena) atingiram o recorde dos últimos 16 anos, segundo levantamento do Google. Em relação ao ano passado, a pergunta “como fazer meditação para ansiedade” cresceu 4.000% e o aumento de “benefícios da meditação” chegou aos 200%.

Especialistas nas práticas ouvidos pelo Estadão afirmam que as pessoas estão procurando formas para lidar com as aflições que têm surgido no período e encontram, nos métodos, técnicas para tentar manter a calma, diminuir o estresse e focar nas atividades que precisam ser realizadas.

“Há uma sensação de necessidade de buscar alguma ferramenta para lidar com esse momento que é estressante para todos, porque houve mudança de padrão de vida. Aqueles que já conheciam e não estavam fazendo com regularidade, voltaram. E muitas pessoas foram buscar informação. Acho que a curva é ascendente”, diz o médico especialista em mindfulness Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Mente Aberta, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com o Google, as buscas por “como ser uma pessoa mais calma” tiveram um aumento de 3.250% em relação ao ano passado. “Espairecer a mente” cresceu 400%. “Muitos temas dispararam nas buscas durante a pandemia, e o bem-estar físico e mental foi umas das verticais em que esse salto ficou bem claro. As medidas de distanciamento social criaram uma nova rotina na vida das pessoas e elas precisaram se acostumar a novos hábitos, horários e precisaram encontrar novas maneiras de executar determinadas atividades”, avalia Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil.

Ante a necessidade de distanciamento por causa da covid-19, também cresceu um movimento de cursos online e lives, que atraíram pessoas interessadas em saber mais sobre o tema. “Com a pandemia, as pessoas viram outras possibilidades. Ao mesmo tempo, há uma melhor compreensão sobre o assunto, de entender mindfulness ou atenção plena como estado psicológico”. Segundo ele, o estado de mindfulness não é concentração, é um estado de estar consciente do que está acontecendo neste momento”. Segundo o médico, o aumento de buscas pelo curso online de oito semanas foi de 50% no período.

Líder de marketing de uma empresa de tecnologia, Michelle Ito, de 35 anos, já tinha familiaridade com a meditação, mas tinha dificuldade de praticar. “Trabalhando em casa, o nível de ansiedade aumentou. Faço ioga há três anos e a professora começou a fazer meditações guiadas aos domingos logo no começo da pandemia. Isso já ajuda a começar a semana bem.”

A assistente administrativa Jessica Braga, de 27 anos, descobriu o mindfulness enquanto enfrentava crises de ansiedade e começou a praticar em junho. “Sempre fui de trabalhar, sair, ir ao cinema, sair com meus filhos. Quando veio a pandemia, fiquei trancada e surtando dentro de casa. Tentava treinar e não focava.” Ela diz que se adaptou às técnicas e passou a praticar antes de dormir e após acordar. “A ansiedade caiu muito.”

Entre os benefícios, Demarzo destaca regulação das emoções e redução da ansiedade. “Na área da educação, melhora a atenção, memória e a aprendizagem. Para empresas, diminui o esgotamento profissional e melhora a liderança. Mais consciente, mais humanizado.” “A pessoa pode optar por meditar no campo da religião e da espiritualidade, dentro de um contexto filosófico do que ela se identifica. A proposta moderna é no contexto acadêmico. É uma técnica para qualidade de vida”, explica Demarzo.

Estadão Conteúdo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Bolsovirus disse:

    Pixuleco para ser capaz de queimar os dois neurônios dos bois. Sigam o mantra sugerido:mummmmm.

  2. Potiguar disse:

    E quem não é esquerda e nem gado! Faz o que? Pois o que falar vai ser atacado dos dois lados!

  3. Bem disse:

    Rapaz!
    Esse pixuleco e os parças dele, nada mais é que uma pessoa recebendo dinheiro pra passar o dia todo derrubando o PR Bolsonaro.
    Não é possível que isso tudo é de graça.
    É só parar pra pensar, o PT é capaz de tudo, embora o que ele faz, seja inútil.
    Não dá voto pros candidatos dele, nem tira do PR Jair.
    Kkkkkkk
    E tem mais, prestem atenção.
    Acho, acho, que se trata de alguém do sexo feminino, não é masculino.
    Não é possível, um pai de família não tem tempo pra isso, muito menos uma dona de casa.
    Só pode ser alguém com salário comissionado, pra falar merda o dia todo, se não é isso, é alguém completamente desvirtuado muda de apelido como quem muda de roupa pra passar o dia todo escrevendo asneiras.
    Muito engraçado.
    Kkkkkkkkkkkk
    Coitado!!
    Kkkkkk
    Kkk

    • Pixuleco disse:

      Ilailariê oh , oh , oh hoje é domingo pé de cachimbo . Stress detectado na Gadolândia , povo raivoso 😤 cheio de rancor . Vamos ter calma e aceitar o contraditório . Se todo mundo tivesse a mesma opinião Nsk teria graça nem emoção . Para o povo que bufa ódio , não adianta CLORIQUINA . Amor no coração , paz e sabedoria divina . Ah Papai ! Estou virando poeta . Chega Geralda ! Note logo aí minha Pala de aveia . Ah Papai …

  4. Pixuleco disse:

    A meditação 🧘‍♂️ mais estranha da atualidade é a meditação da Gadolândia . Os bovinos no pasto no cocho ou no confinamento , recolhem-se em compulsiva calma , cruzam as patas 🐾 e inspiram e expiram uníssonos : mummmmmmmm

    • VYNCP disse:

      Deixa de falar 💩canhoto recalcado, se não aceita o resultado das urnas vai pastar noutro curral !!!

    • Pixuleco disse:

      Criatura do céu ! Para que tanta grosseria ? Calma homem . Meditação para você já . Urgente . Estou tido entojado . Please , get Up . Sentadinho , perninhas cruzadas , mãozinhas nas coxas . Vamos lá : inspira , expira … o mantra de hoje é ? Mummmmmmmm

    • Paulo disse:

      Pixuleko: nome dado à propina paga a Lula?
      Nick bem apropriado para um seguidor lunático do homem do petrólao…

COMENTE AQUI