
A falência do atual sistema de Previdência já bateu à porta do secretário especial Rogério Marinho, 55.
Ex-deputado pelo Rio Grande do Norte, estado que decretou calamidade financeira, Marinho afirma que parentes aposentados pelo estado estão sem receber há quatro meses. O caso ilustra a crise que pode se instalar caso o país rejeite reformar a Previdência.
“Todo mundo está sentindo na pele que esse sistema é injusto e insustentável”, afirmou.
“Não adianta ter uma boa aposentadoria se o Estado não pode lhe pagar. Posso dar exemplo do meu estado, onde tenho parentes que são aposentados e estão sem receber há quatro meses. É um direito que na verdade fica relativizado pela falência do modelo”.
Nesta entrevista, Marinho afirma que a contribuição exigida dos trabalhadores rurais não é exorbitante, discordando de parlamentares, como ele nordestinos, e que apontam resistência a este ponto da reforma.
O secretário disse ainda que mudar a aposentadoria dos mais pobres, o chamado BPC (benefício de prestação continuada), tem como objetivo reorganizar o sistema e tem pouco efeito nas contas do governo.
“Para nós seria uma zona de conforto não separar Previdência de assistência, mas estamos dispostos a fazer o debate porque acreditamos que é uma oportunidade de reestruturarmos o sistema”, afirmou. “Mas vai acontecer o que é possível, o Congresso é soberano, a discussão ocorrerá lá e nós esperamos que a espinha dorsal do texto se mantenha”.
Folhapress
Quero ver reforma no Judiciário e Legislativo!
Deputado você quer socializar uma suposta falência taxando e jogando a suposta conta nas costas dos mais pobres e liberando geral os grandes devedores da Previdência éh? Você quer convencer quem? Olha a manchete desse jornal "JBS é a empresa que mais deve para a Previdência; veja os 500 maiores devedores". Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/jbs-e-a-empresa-que-mais-deve-para-a-previdencia-veja-os-500-maiores-devedores-22wmik37dli6hsucikyp1kcz1/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Esse ex-Deputado – que esperamos continue sempre sendo ex – fala que "parentes" estão aposentados sem receber. Perguntamos, quantos deles passaram em concurso?
Então vamos começar com esses caras de pau, é muito sem futuro essa qualidade de político. Pior que o cara infelizmente tem tanta sorte que não se elege, mas consegue uma boquinha dessas.
Concordo que tem que haver uma mudança na previdência, mas peraí, é só a populacao comum que vai ter que se sacrificar????
E os políticos e o judiciario?????vão continuar com suas gordas aposentadorias e suas vultuosas gratificações e mimos????
As urnas mandaram vc embora. Deixe de falar abobrinhas.
Tem que ter aliquotas de contribuição proporcional ao que se ganha, devia comecar com e terminar com 30% para quem ganha mais de 30mil
Tem que mudar a história do pobre sustentar rico, tratar os desiguais desigualmente.
Acabar regalias de ferias 60 dias e outros absurdos que marajas recebem
A reforma só tem um item que realmente precisa ser mudado, ninguém se aposentar com o valor maior que o teto de 5.900,00
Outro detalhe, cobrar dos que devem a previdência, o restante deixa como está, só isso seria o suficiente pra se fazer justiça.
Grande cara de pau esse cidadão