O candidato do PSL à Presidência da República, deputado Jair Bolsonaro, defendeu a ditadura militar (1964-1985) e disse que, se eleito, não vai abrir os arquivos do regime. O parlamentar afirmou ainda, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que os atos cometidos pelos militares se justificavam pelo “clima da época, de guerra fria”, e que teria agido da mesma maneira se estivesse no lugar deles.
“Não houve golpe militar em 1964. Quem declarou vago o cargo do presidente na época foi o Parlamento. Era a regra em vigor”, disse Bolsonaro. O presidenciável defendeu ainda as atuações dos militares em casos de tortura e também a figura do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015), a quem homenageou em seu voto durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Abominamos a tortura, mas naquele momento vivíamos na guerra fria”, justificou. Brilhante Ustra foi chefe do DOI-Codi, um dos principais centros de tortura durante a ditadura.
Bolsonaro ainda reclamou que a imprensa escolhe apenas os casos que afetaram militantes da esquerda para comentar. “Vocês só falam sobre casos da esquerda. Por que não falam sobre o atentado do aeroporto de Guararapes, em que morreu o Edson Regis?”, questionou, fazendo referência a um atentado a bomba ocorrido em Recife em 1966. “Um dos militantes da AP, não digo que estava lá, era o José Serra. Vamos botar o Serra nos banco dos réus então.”
Pressionado pelos jornalistas convidados a falar sobre a abertura dos arquivos da ditadura militar, o presidenciável disse duvidar que eles ainda existam. “Não vou abrir nada. Esquece isso aí, vamos pensar daqui pra frente”, desconversou.
ESTADÃO CONTEÚDO
É notório o despreparo do candidato, nem os correligionários do partido querem a vice presidência, afinal, ficar sem mandato é um tremendo prejuízo. O melhor é que ele cairá fora do congresso, engoliu a corda…
Ontem só tiveram duas respostas onde ele se aproximou da pergunta, mesmo assim, sem responder. A bomba veio com a afirmação sobre a escravidão, rasgou todos os livros e documentos mundiais sobre o tema. Imagina um cabra desse tomando decisões por um país!?
Quem observa a cena mundial sabe que Obama deixou um país enxuto, com economia crescente, que a pegou em queda vertiginosa. Esse candidato vem a público elogiar Trump, se ele mesmo afirma não entender de economia nem de saúde, que dera de gente!? afirmando besteiras mil.
Eu posso entender a revolta, é um direito de todo cidadão, mas daí, pegar o primeiro Tiririca que vem e votar sem nem pensar no que ele pode ou não!? é lamentável.
Ótima colocação. Aos que flertam com as distorcidas ideias neoliberais dos candidatos brasileiros, há outras opções além do notório despreparado Jarizinho.
Na outra Segunda feira o entrevistado foi Geraldo Alckmin, as perguntas foram feitas de forma tranquila, deixando Alckmin a vontade pra responder, agora ontem a moça do globo e o rapaz da folha botaram pra lascar no Bolsonaro, mas pra quem assistiu viu que ele saiu muito bem, não deixou absolutamente nada sem respostas. Percebi que Jair Bolsonaro não é o melhor candidato. Mais não tem saida, não exister na política de hoje um candidato que desponte nas pesquisas DIFERENTE papai, é só pelezão então é melhor jair acostumando.
Roda vida ontem mostrou mais uma vez que a mídia é contra Jair Bolsonaro, pois juntou vários jornalistas que notoriamente estavam combinados para tentar desqualificar o pré candidato.
O Jornalista PETISTA Leonencio que tem um livro cuja capa estampa a imagem de Fidel Castro, foi questionar Bolsonaro sobre a ditadura brasileira? Nas Américas a ditadura de Cuba é a que tem o maior número de assassinatos.
O Jornalista PETISTA Leonencio fez diversas viagens com Lula e montou com Eduardo Scolesa relatos sobre “histórias inéditas dos bastidores das viagens de Lula”
Foi questionar sobre a violência policial, perguntando a razão da polícia subir o morro fortemente armada e não combate os tiros de fuzis dos bandidos com inteligência e não com armas??? Ele é jornalista ou palhaço a serviço do circo petista?
Como a roda viva se permite montar uma farsa dessa como se fossem entrevistar um candidato.
Foi VERGONHOSA a atuação dos jornalistas.
O Brasil com 14 milhões de desempregados, desses 13 milhões herança do PT;
Registrados 62 mil homicídios;
A maioria das cidades sem rede de esgotos;
Previdência sem rumo e controle da arrecadação e gastos;
Corrupção nos quatro cantos da política;
Mas os jornalista ficaram falando do regime militar, da vida de Bolsonaro nos anos 90, exigindo nomes da equipe se ganhar, e pior, dos substitutos aos nomes já acertados.
Jornalista querendo distorcer fatos e perguntando qual a razão da polícia não enfrentar os tiros de fuzil, apenas com a inteligência e não com armas, heim???
Parabéns BOLSONARO com certeza ganhou muitos votos ontem e o futuro
BOLSONARO presidente
Que espécie de "ser humano" defende torturador? Se não foi golpe militar foi o que? Até ontem tava abraçado com José Serra e querendo o apoio do Centrão. O cara é mentiroso, abjeto, preconceituoso, misógino, machista, oligárquico, usa do dinheiro público em proveito próprio, violento e ainda aparece quem o defenda. Nos livramos de ídolo de pés de barro pra cair em outro? Triste país!!!
BOA PERGUNTA SÉRGIO.
PERGUNTE A LULA, DILMA E A TURMA DO PT QUAL A RAZÃO DELES APOIAREM E IDOLATRAREM FIDEL CASTRO, EVO MORALES, NICOLAS MADURO E TANTOS OUTROS DITADORES ASSASSINOS.
QUAL O MOTIVO DO PT SE ALINHAR COM TODOS OS DITADORES PELO MUNDO?
Muito boa a participação de Bolsonaro no roda viva. Já a bancada de jornalistas uma m@#$&.
Não deixou nada sem respostas e não desconversou. Sobre abrir arquivos do regime ele disse. Vamos abrir os arquivos secretos do Bnds.
Leiam o livro a verdade sufocada. Realmente não ouve ditadura militar. #jairbolsonarotemrazao.
Bolsonaropresidente
Os jornalistas comunistas entrevistadores que pegam dados no wikipedia rsrs entrevistaram o futuro presidente da republica. Tudo combinadinho para denegrir a imagem do Jair.
O MITO É ESPETACULAR.
'Mitou' de novo!!!
O Roda Viva de ontem demonstrou que Bolsonaro é o mais despreparado dos candidatos à presidência. É certo que a bancada também foi muito tendenciosa, mas ficou óbvio que Bolsonaro não tem capacidade de resolver os problemas do Brasil.
Nessa mesma fala ele disse uma coisa que eu não sabia, disse que o ex marido da Dilma Rousseff, está vivo mora hoje no México e nessa época, sequestrou um avião com mais de 100 pessoas a bordo.
O único candidato a presidente verdadeiro , não muda suas convicções , o que ele pensa e defende ninguém muda!!! Tem meus votos!!!
Coerencia, firmeza nas respostas. Atributos demonstrados digno de um Presidente. Para mim convincente.
Que tipo de tratamento merece FHC, Dilma e Lula? Assaltaram os cofres públicos desse país pra se eleger e se manter no poder, temos que ter força pelo menos pra que isso não se repita. O centrão e a pseudo-esquerda representa esse mal "tudo pelo poder"
caramba, todos os jornais estão desesperados tentando denegrir o candidato da direita. Tomara que ele ganhe pra acabar a boquinha de vcs….
Direita é Amoêdo, esse aí é só um demagogo como Lula, Garotinho, Maluf. Caso ganhe, depois de anos muitos se arrependerão.