Diversos

NÃO TIVE TEMPO – Uma reflexão fundamental para os dias atuais, por Patrícia de Albuquerque Maia – Professora de Administração do IFRN

NÃO TIVE TEMPO…

Caso não esteja com um sentimento de revolta, medo, decepção, angustia, raiva…. Sugiro que não leia esse texto.

Gostaria de ter belas palavras de carinho, apoio e solidariedade para a família da Benes Jr., cuja vida foi ceifada de forma brutal por marginais. Conheci-o pouco, era meu aluno, mas só tive tempo de ministrar duas aulas, mas sei pelos colegas que era especial, cheio de sonhos e planos. Não sei mensurar a dor desses pais, somente posso imaginar, por ser mãe e pensar que poderia ser com os meus filhos.

NÃO TIVE TEMPO de falar com ele de sonhos, não tive tempo de dizer que o mundo é lindo, NÃO TIVE TEMPO de falar de amor, NÃO TIVE TEMPO de escutá-lo, NÃO TIVE TEMPO de conhecer seus anseios, NÃO TIVE TEMPO de dançar forró nas festas do IF Lajes, NÃO TIVE TEMPO… Ele NÃO TEVE TEMPO!!

Nestas horas sempre tenho vontade de deixar de usar as redes sociais, tamanho é meu horror de como está sendo usada. Coisas horríveis, falta de respeito a família para obter “mais curtidas”, cada um diz algo,, vi “estava na hora errada e no lugar errado”, “um grande azar”, não estava no lugar errado, nem no lugar errado, nem foi azar, foi morte de “Brasil”!!! Em três anos perdi 3 alunos, a bela Karol Álvares, aluna de Turismo morta com um tiro no peito, o aluno de administração Samildo, morto por um mosquito. Vi umas postagens do tipo “tomara que aconteça com os filhos do Governador”, ou “precisa acontecer com filhinhos de papai para que se faça algo”. NÃO, NÃO deveria estar acontecendo com ninguém, deveríamos poder andar pelas calçadas, falar ao celular, comer em lugares, ir a praia, ir a uma clínica sem temos medo! Não quero que nenhum pai ou mãe precise sofrer essa dor para que se faça algo! TODOS somos filhinhos de papai e mamãe, não importa qual a renda, cor, local de moradia… REVOLTA.

Benes não foi morto por azar, Benes foi morto por décadas de corrupção, incompetência e falta de investimento em políticas públicas de segurança, educação e todas as outras, no âmbito Federal, Estadual e Municipal. O tiro que ceifou este menino foi um tiro no peito de cada família, tanto forte e que deve ecoar em quem pensa no futuro.

Solidarizo-me com todos que são e estão sendo vítimas diariamente, solidarizo-me com a colega de psicologia de meu filho que teve a mãe brutalmente assassinada (3 anos se passaram) por tentar salva-la, com minha sobrinha, que com a afilhada de dois anos foi vítima de uma assalto com uma arma na cabeça, solidarizo-me com meu enteado, cujo carro foi tragado por uma obra da copa que nunca foi concluída, com meu filho que teve uma arma apontada na cabeça com sua namorada as 9h da noite em frente a nossa casa (3 anos se passaram), com um amigo do meu filho que foi sequestrado em plena UFRN…. Esses me são próximos, a violência já dentro de minha casa, será que você não viu que está em sua porta?

Não precisamos de um “Estado Islâmico”, já temos o nosso! Você tem medo de ir para Síria, Egito ou qualquer país que eles atuem? Não precisa! A Síria é aqui! Não me importa no que você acredita ou defende, pena de morte ou não, desarmamento ou não, direitos humanos ou não. Gostaria era que todos defendessem a vida, o direito à liberdade e a punição justa dos culpados, sejam eles bandidos de rua ou os grandes de nossa nação.

Se você já chegou aqui nessa leitura/desabafo, talvez se sinta como eu. Estamos adormecidos???? Sentamos no computador e postamos? Cortamos sinais de trânsito para nos protegermos? Trancamo-nos em casa?

Ah!!! Por muito menos populações vão a rua, mobilizam-se, lutam, gritam! ATÉ QUANDO ficaremos assim? ATÉ QUANDO não nos importaremos? ATÉ QUANDO fecharemos os olhos e praticaremos a inércia? Esquecemos quem passa por isso todos os dias?

Se não temos polícia suficiente, conclamemos as Forças Nacionais, mais Policiais, Agentes de Segurança… o que for! Até quando os Governos Estadual e Municipal vão se mostrar mais inseguros em atitudes do que a própria população está sentindo.
Quero o que me foi prometido quando tinha a idade de Benes, de Karol, de Samildo, quero o País do futuro, um futuro que nunca chegou… Quero deitar a noite tranquila com meus filhos na rua, quero paz, quero justiça, quero poder caminhar na minha rua, quero uma praça… Nesse momento um terreno no cemitério é um grande investimento!

Meu marido ontem pediu, escreva algo, fale, você é boa com as palavras, eu disse NÃO, já fiz isso estou cansada, mas durante a noite, cada vez que me deitava, vi esses rostos, os seus sorrisos, os seus sonhos que jamais se concretizarão.
Não quero organizar passeatas, escrever “Natal pede paz”…

Queria que, em uma hora de um dia qualquer, todos de branco descêssemos de nossas empresas, instituições, casas, palácios (de areia) e ficássemos nas calçadas da cidade, 10 minutos de silêncio por todos os que morreram nesta guerra “mascarada”, sem partidos, somente nós, POVO, PESSOAS, PAIS, IRMÃOS….. Um momento onde os veículos de comunicação (que possibilitam um alcance maior) chamassem, conclamassem a todos…. Seriam corredores e corredores silenciosos de pessoas, em todos os pontos da cidade…. Ah!! Mais isso fez parte do meu sonho/pesadelo de ontem.

À família Benes Leocádio, aos meus alunos do 1º Ano de Administração do CNAT/IFRN e a todos que já sofreram e sofrem suas perdas, desejo que Deus possa confortar nossas almas.

Patrícia de Albuquerque Maia – Professora de Administração do IFRN – Lajes e CNAT

 

Opinião dos leitores

  1. a solução da violencia não está em prisão não está em protestos, em armas potentes,nas autoridades, nos governos, na posição social de cada um etc a solução está nas mãos de cada um de nós. todos somos responsáveis, isso porque não buscamos a Deus em oração não exergamos os nossos pecados não educamos nossos filhos corretamente de acordo com a palavra de Deus cobramos dos outros mas não cobramos de nós mesmos vimos os erros mas deixamos pra lá com o pretexto de que não e de nossa conta

  2. Há 3 anos que repito sem para: a população civil organizada, as empresas, as instituições públicas e privadas, todos, precisam se organizar para combater a bandidagem com urgência. As polícias sozinhas não têm condições. Estamos perdendo a guerra.

  3. Parabeniso a professora Patrícia, por tão relevante texto. Como mãe que já passei tb por momentos de desespero, qdo meu filho com sua noiva foram levados por 5 bandidos armados , da frente de nossa residência, posso sentir tb a cada ato de violência que diariamente está acontecendo em nossa cidade, deixando famílias orfãs de filhos, pais, maës, etc! Posso sentir o grito de dor dessa família que perdeu ontem um lindo filho ! Meu Deus! Até qdo vamos resistir a isso?

  4. Todo dia morre gente em mãe luiza bom pastor, mosquito, zona norte…quantos jovens talentosos são vítimas da violência urbana?! Morreu um jovem da elite é esse mimimi todo.

    1. Quanta insensibilidade, Deus do céu, retire um dia esse ódio de teu coração.

    2. "Jovem da elite". Mais um idiota útil cujo cérebro foi abduzido por seus "heróis" corruptos e defensores de bandidos. É por causa de gente (perdão pelo termo inadequado) desse naipe que o nosso Brasil está nessa situação caótica, dominado pela bandidagem. Mas ainda tenho esperança no eleitor brasileiro. Escolhi votar no único candidato a presidente que tem realmente compromisso contra a criminalidade, no único que aparenta ser realmente diferente dos políticos canalhas que têm destruído o nosso país. Todos já sabem que é esse candidato. Principalmente essa corja de esquerda.

  5. Uma vez me disseram: "Nós, Brasileiros, não somos um povo, somos ESPECTADORES, pois quem é POVO, luta pelos seus direitos e cobra melhorias. Os espectadores apenas assistem." É verdade, nós estamos apenas vendo este espetáculo de incompetência em todos os níveis do executivo brasileiro. Quando você vai perguntar por providências, o que sabem fazer é justificar. AÇÃO que é importante, NADA. Por mim, este governador atual teria ZERO VOTOS. Assim como outros também.

  6. Realmente tudo que você falou é verdade. Estar muito difícil viver em natal. Ontem mesmo, um amigo meu, quando entrou na rua em que mora, por volta das 22 hs, 5 bandidos pararam o carro do mesmo, ele não reagiu, disse que poderiam levar o carro, mas os bandidos, todos armados , obrigaram ele, ir para a casa, todo momento em que eles estavam dentro da casa, todos os familiares,ficaram sendo ameaçados, inclusive 3 crianças. Resumindo, fizeram o maior arrastão. isso foi na zona sul.

  7. Ah Patricia como mãe sinto-me orgulhosa de vc ter a sensibilidade de escrever um texto tão dolorosamente belo e que nos atinge como um soco no estômago pelo sofrimento que vimos passando enauanti mães ,avós tios enfim todos os familiares destas vitimas que vitima nosso Pais , outrora o Pais ,nosso Paraiso tropical.Meus sentimentos à Minha Nação por aceitar tamanha barbárie.

  8. IFRN, Reduto do #Lulalivre
    Como vão mudar algo!?
    Minha solidariedade à Prfa e à familia do Aluno, mas se for para mudar que seja diariamente e no voto, pq querer mudar nesses momentos trágicos, é virar mais um fogo de palha… já vi e lamento ter visto este filme.
    #Luto

  9. Vou compartilhar seu desabafo, pois sinto-me do mesmo jeito. Estamos inertes, apáticos, achando que tudo isso é "normal" ! … infelizmente o que nos diferenciava dos outros animais, que seria nossa racionalidade, está se perdendo aos poucos. É muito triste…

  10. Palavras lindas dessa professora, mais infelizmente o pai desse jovem também faz parte dessa inécia que sofremos, ele é político e amigo de toda essa classe que desdenha do povo, inclusive parabeneiza o governo que administra estado falido em tudo, menos nos privilégios para poucos inclusive pra o pai da vitima.
    deus tenha piedade de todos nòs e não apenas da Família leocádio..

  11. Primeiramente concordo com a senhora em tudo que foi escrito. Nossa filha também estuda no IFRN e nem quer ir a aula hj. Estamos nos colocando a disposição para realizarmos esse ato que não é um sonho solitário, mas, um sonho que deve ser sonhado juntos. Vamos sim, juntos percorrer as ruas dessa cidade tão linda que ainda nos pertence. Estamos tristes sim, mas acreditamos nas pessoas e nosso bondoso Deus.

    1. Profundamente emocionada, abalada, estremecida. Que dor! Já vivenciei isso com um sobrinho meu, vítima de latrocínio. Até quando? Deus segure as mãos dessa mãe, que jamais será a mesma.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

REVIRAVOLTA: Habeas corpus dura horas e Justiça decreta prisão preventiva de MC Ryan e Poze; dupla volta à cadeia

Foto: Reprodução

A Justiça Federal decretou, nesta quinta-feira (23), a prisão preventiva do MC Ryan SP e do MC Poze do Rodo, no âmbito da Operação Narco Fluxo, poucas horas após o STJ conceder habeas corpus aos investigados por irregularidades no decreto de prisão temporária anterior. A nova decisão foi tomada após manifestação da Polícia Federal.

A decisão judicial que restabeleceu as prisões foi motivada por novo pedido da Polícia Federal, que apontou a necessidade da medida para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal no curso das investigações.

Mais cedo, o STJ havia concedido habeas corpus aos investigados após identificar irregularidades no pedido de prisão temporária que havia sido inicialmente expedido no âmbito da operação.

A Operação Narco Fluxo investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro que pode ter movimentado cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo apurações da Polícia Federal.

De acordo com as investigações, recursos ilícitos oriundos de atividades como apostas e rifas ilegais, além de tráfico internacional de drogas, teriam sido ocultados por meio de estruturas ligadas ao setor de entretenimento e produção musical.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

URGENTE: Trump estende cessar-fogo entre Israel e Líbano por 3 semanas após reunião na Casa Branca

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (23) a extensão do cessar-fogo entre Israel e Líbano por mais três semanas, após uma reunião com representantes dos dois países na Casa Branca, em Washington. A decisão foi comunicada por meio da rede social Truth Social, conforme informações da CNN.

Segundo Trump, o encontro contou com a presença de autoridades de alto escalão dos dois países, além do vice-presidente dos EUA, JD Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e dos embaixadores de Israel e do Líbano.

O presidente afirmou ainda que os Estados Unidos vão atuar em cooperação com o Líbano para fortalecer sua segurança diante da ameaça do Hezbollah. A extensão da trégua ocorre após o acordo inicial, firmado na semana passada, que previa duração de apenas dez dias.

De acordo com informações divulgadas após a reunião no Salão Oval, Trump destacou que o encontro foi “uma ótima reunião” e indicou que espera receber em Washington o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Líbano, Joseph Aoun, nas próximas semanas.

Ainda segundo o presidente americano, a possível visita dos líderes pode marcar um momento simbólico nas negociações. “Acredito que será algo histórico quando isso acontecer”, afirmou Trump a jornalistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Lula diz que vai levar jabuticaba a Trump “para acalmar” e fala viraliza

Imagens: Reprodução/CNN

O presidente Lula (PT) afirmou, em vídeo gravado durante evento da Embrapa em Planaltina (DF), que pretende levar jabuticaba ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como uma forma simbólica de “acalmar” o líder norte-americano. A declaração desta quinta-feira (23) ganhou forte repercussão nas redes sociais e fora do Brasil.

A fala foi feita durante a feira Brasil na Mesa, enquanto Lula comentava sobre o potencial do agronegócio brasileiro e ações de promoção internacional de produtos nacionais. No vídeo, o presidente menciona diretamente líderes globais como Xi Jinping, da China, e Donald Trump, dos Estados Unidos.

“Agora, quando eu viajar vou levar um pezinho de jabuticaba para o Xi Jinping, para o Trump, para acalmar ele. Jabuticaba é calmante. Levar maracujá”, disse Lula.

A declaração rapidamente ganhou repercussão por envolver o presidente norte-americano e por ser interpretada como uma fala simbólica em meio ao cenário de relações internacionais. Lula já havia feito referência semelhante em outra ocasião, quando afirmou que levaria jabuticaba a Trump em meio a tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Rocha entra na disputa pelo Senado e Novo acelera articulações no RN

Foto: Divulgação

O empresário Flávio Rocha passou a ser tratado como pré-candidato ao Senado pelo Partido Novo no RN, em meio à intensificação das articulações políticas da legenda. A confirmação foi feita pelo presidente estadual do partido, Renato Cunha Lima, em entrevista nesta quinta-feira (23), na 98 FM Natal.

Segundo Renato, o nome de Flávio Rocha já integra de forma clara o cenário eleitoral de 2026, mesmo sem anúncio oficial de candidatura. Ele disse também que o movimento político envolve articulações simultâneas no RN e em Brasília, com construção de alianças ainda em andamento.

O dirigente destacou que o nome do empresário já é considerado internamente como opção real para o Senado, embora ainda não apareça nas pesquisas eleitorais divulgadas.

Em relação aos cenários políticos, Renato avaliou como “improvável” uma composição com o grupo de Allyson Bezerra (União Brasil), mas afirmou que há diálogo com outras frentes, incluindo o entorno do ex-prefeito Álvaro Dias (PL).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Gilmar Mendes fala em “limite da sátira”, cita Zema como “boneco homossexual” e dispara: “Será que não é ofensivo?”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O ministro do STF, Gilmar Mendes, afirmou nesta quinta-feira (23) que há limites para sátiras envolvendo autoridades e citou o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao comentar situações que, segundo ele, poderiam configurar ofensa, durante entrevista ao portal Metrópoles.

Gilmar discutiu os limites da liberdade de expressão quando envolve críticas a instituições e figuras públicas. Ele afirmou que certos tipos de representação podem ultrapassar o aceitável, especialmente quando atingem diretamente a honra de autoridades.

Segundo o ministro, é necessário avaliar até que ponto conteúdos satíricos podem ser interpretados como ofensivos. Ele citou o caso de Zema ao exemplificar situações que, em sua avaliação, poderiam gerar questionamentos jurídicos.

Gilmar também comentou a decisão de pedir a inclusão do ex-governador em um inquérito que tramita no Supremo, relacionado a publicações recentes envolvendo representações de ministros da Corte.

De acordo com o decano do STF, conteúdos com esse tipo de abordagem podem ultrapassar o campo da crítica e entrar em um terreno que, segundo ele, precisa ser analisado sob a ótica institucional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] ESCÂNDALO NO RN: investigação revela esquema com mais de 400 identidades falsas usadas em bancos e empresas; servidora é afastada

Imagens: Divulgação/PCRN

Uma servidora pública foi afastada por decisão judicial no RN após uma investigação apontar a existência de um suposto esquema envolvendo mais de 400 registros de identidades civis. Segundo as apurações, os dados teriam sido utilizados em operações bancárias e na constituição de empresas, além de outras possíveis irregularidades.

O afastamento ocorreu no âmbito da Operação Alter Ego, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (23), que apura a emissão de documentos de identificação com indícios de fraude em período anterior à implantação do sistema biométrico.

A Polícia Científica do RN identificou inconsistências em registros antigos após a modernização do sistema de identificação civil. Nas investigações, foram vistos indícios de que uma servidora teria usado suas credenciais funcionais para inserir dados biográficos supostamente falsos no sistema oficial, vinculando suas impressões digitais a múltiplos registros de identidade.

Esses registros poderiam ter sido usados em diferentes transações, incluindo abertura de contas bancárias, constituição de empresas e aquisição de bens, o que ainda está sob análise. O número de documentos sob suspeita pode ultrapassar 400 registros, conforme informações preliminares da investigação.

O caso também pode ter desdobramentos em outras esferas, a depender da análise de eventuais conexões com crimes financeiros.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços da investigada. Foram recolhidos equipamentos eletrônicos, como notebook e celular, que devem passar por perícia. Por determinação judicial, a servidora foi afastada de suas funções e teve acesso aos sistemas institucionais suspenso, como medida cautelar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA DE PERIGO NO RN: chuvas intensas e ventos de até 100 km/h atingem Natal e mais de 30 cidades; veja lista completa

Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi/ARQUIVO

O INMET emitiu um alerta de “perigo” para chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do RN, com validade entre a noite desta quinta-feira (23) e a manhã de sexta (24). O aviso inclui possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm por dia, além de ventos que podem chegar a 100 km/h.

O cenário é considerado de risco para a população devido à possibilidade de alagamentos, queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a população deve evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e desligar aparelhos elétricos sempre que possível.

Em situações de emergência, os contatos são Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

O aviso atinge mais de 30 cidades potiguares. Confira a lista completa:

Arês
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parnamirim
Passagem
Pedro Velho
Pureza
Rio do Fogo
Santo Antônio
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Pedro
Senador Georgino Avelino
Taipu
Tibau do Sul
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

RN em alerta de chuvas e ventos

O INMET também emitiu um aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas em todo o estado, até a noite de sexta (24). O alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos de até 60 km/h em diferentes regiões do estado.

Apesar de indicar menor intensidade em relação a outros níveis de alerta, o INMET chama atenção para possíveis transtornos pontuais, como alagamentos, queda de galhos de árvores e interrupções localizadas no fornecimento de energia elétrica. O órgão orienta a população a manter atenção redobrada durante o período de instabilidade.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Polícia estoura laboratório clandestino em Natal e apreende anabolizantes e canetas emagrecedoras

Imagens: Divulgação/PCRN

Um laboratório clandestino descoberto em Natal pela Polícia Civil foi desarticulado nesta quinta-feira (23) durante operação que também resultou na apreensão de anabolizantes e canetas emagrecedoras sem registro sanitário. Um suspeito de 37 anos foi preso em flagrante no local, onde funcionava a estrutura ilegal de produção e armazenamento dos produtos.

O laboratório clandestino funcionava em um imóvel e, segundo a Polícia Civil, era usado para manipulação, fracionamento e armazenamento de substâncias para o consumo humano sem qualquer autorização dos órgãos de controle sanitário.

No local, os agentes encontraram anabolizantes, medicamentos controlados e canetas emagrecedoras, além de frascos, insumos, embalagens e equipamentos usados na produção irregular. O material estava acondicionado em condições consideradas inadequadas, sem controle de temperatura e higiene.

O suspeito, preso em flagrante, responderá por crimes relacionados à fabricação e comercialização de produtos sem registro e em desacordo com a legislação sanitária.

De acordo com as investigações, há indícios de que os produtos irregulares poderiam ser distribuídos para fora do RN, o que levanta a possibilidade de atuação interestadual do esquema.

A Polícia Civil informou, em nota, que a operação teve como objetivo combater a produção e comercialização irregular de substâncias sem registro sanitário, destacando que todo o material apreendido será periciado. O caso segue sob investigação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Policiais penais vão às ruas nesta sexta (24) em Natal e pressionam Governo do RN por reajuste e auxílio atrasado

Foto: Arquivo/Sindppen-RN

Policiais penais do RN realizam, nesta sexta-feira (24), um ato de protesto em frente à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, em Natal, a partir das 8h, em meio a cobranças por reajuste salarial com base no IPCA, pagamento de auxílio-alimentação atrasado e críticas a medidas adotadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), segundo o sindicato da categoria.

A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Policiais Penais do RN (Sindppen-RN), que afirma não haver garantia do Governo do Estado sobre a implementação da reposição salarial.

Segundo o sindicato, além do reajuste, a categoria também cobra o pagamento de valores referentes ao auxílio-alimentação do serviço extraordinário realizado em março, que ainda não teriam sido quitados.

A entidade também critica portarias recentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), alegando que as normas estariam sendo editadas sem respaldo legal e afetando diretamente a rotina dos profissionais.

Em nota, o Sindppen-RN afirma que o ato acontece em um cenário de “insegurança” e “desrespeito” e convoca a adesão da categoria para pressionar o Governo do Estado por respostas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

COP30 já torrou R$ 860 milhões no Governo Lula com navios de cruzeiro, tecnologia e contratos milionários

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O governo Lula informou ao Congresso Nacional que os gastos diretos com a organização da COP30 já somam ao menos R$ 860 milhões, segundo resposta encaminhada pela Casa Civil à Comissão de Transparência da Câmara dos Deputados. O valor inclui contratos, convênios e projetos sob responsabilidade da Secretaria Extraordinária do evento.

De acordo com os dados, o montante é resultado da soma de 16 frentes de despesas detalhadas em resposta a requerimento da Câmara. A Casa Civil ressalta que os números se referem apenas aos gastos sob gestão direta da secretaria da COP30.

O maior desembolso individual é a contratação de navios de cruzeiro para hospedagem de delegações, que soma R$ 353,9 milhões — cerca de 41% do total informado. Em seguida aparece o projeto de cooperação internacional para organização do evento, com execução de R$ 297,8 milhões. Juntos, os dois contratos concentram mais de 75% das despesas já discriminadas.

Também constam na lista a plataforma tecnológica da conferência, com R$ 70,5 milhões, e gastos com comunicação e divulgação do evento. Somente com publicidade institucional da COP30, o governo federal destinou R$ 29,5 milhões.

A planilha enviada ao Congresso inclui ainda despesas com transporte e logística, como a contratação de 250 ônibus, que custou R$ 20,3 milhões. Há também gastos com receptivo de autoridades (R$ 5,2 milhões), reforma da base aérea de Belém (R$ 5,7 milhões) e fornecimento de equipamentos de LED (R$ 4,9 milhões).

Outros itens incluem mobilidade urbana (R$ 4 milhões), realização da pré-COP em Brasília (R$ 2,5 milhões) e logística de carga (R$ 2,5 milhões), além de despesas com hospedagem militar e adequações viárias.

Posição do governo

Segundo a Casa Civil, os valores representam apenas os gastos diretos da Secretaria da COP30 e não incluem despesas de outros ministérios, estatais ou entes federativos. O governo também afirma que parte dos contratos ainda está em execução ou em fase de prestação de contas, o que pode alterar o montante final.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *