Diversos

Natal na rota dos vinhos chilenos

Um dos maiores entusiastas do vinho chileno no Brasil tem nome e sobrenome: Luis Montanares. Natural de Santiago do Chile, Luis veio para o Brasil há 21 anos, conheceu o Rio de Janeiro e S. Paulo e “caiu de amores pelas terras potiguares”. Decidido a ficar por aqui, trouxe não só a sua marca de vinhos, as linhas Famiglia Canessa e Montanares, como também a sua mãe, d. Alicia Montanares.

A sua nova loja “Canessa & Montanares”, que está mais para um centro de comercialização (venda direta e B2B), convivência e educação de vinhos, abriu agora em maio em sistema de “soft opening” e terá inauguração oficial no dia 5 de junho.

Acompanhe a seguir a entrevista de Luis Montanares à redação da Wines of Chile.

WoC – Qual é o endereço da Canessa & Montanares? Vimos que está muito bem localizada, na esquina, em um local com muita movimentação.

A Canessa & Montanares está localizada numa das avenidas principais da cidade, com fácil acesso para os consumidores e amantes do vinho. O endereço é Avenida Hermes da Fonseca, 506, Petrópolis, Natal/RN.

Nos parece que é muito mais do que uma loja e sim um centro de atividades relacionado à divulgação do vinho chileno, certo?

Nosso sonho sempre foi ser referência do vinho e da cultura chilena na cidade. Há sete anos divulgamos o vinho chileno e a nossa cultura no Rio Grande do Norte. As pessoas que viajam para o Chile e querem visitar uma vinícola nos procuram, para ter informações relacionadas a passeios, visitas direcionadas e degustações nas vinícolas. Fazemos essa ponte com o maior prazer. É uma forma de retribuir o grande carinho que temos recebido na cidade do sol.

Interior da Canessa & Montanares: capricho nos mínimos detalhes

WoC -Vocês pretendem trabalhar apenas com vinhos chilenos?

Nosso foco principal são os vinhos chilenos, mas nosso portfólio viaja pelo novo e pelo velho mundo. Também observamos que outros países estão entrando forte no mercado brasileiro e Natal não foge dessa regra. Na cidade já existem três importadoras de vinhos europeus. Por outro lado, as vinícolas nacionais estão realizando fortes ações para divulgar o consumo desses vinhos no estado. Claro que vemos isso como algo positivo, são ações que promovem o consumo, mas sentimos a falta de uma maior presença das vinícolas chilenas na cidade.

WoC – Você tem ideia de qual é o tamanho do mercado de vinhos em Natal?

É difícil quantificar o tamanho, já que não contamos com estudos do consumo per capita no Rio Grande do Norte. Podemos confirmar que o consumo vem crescendo ano a ano de forma expressiva.

WoC – Descreva as características deste mercado. Há muitas atividades relacionadas à vinho em Natal? Há muitas informações ou é o contrário?

As atividades são pontuais. Elas são realizadas pelas lojas de vinhos, supermercados ou por importadores que atuam no segmento. São ações esporádicas, falta muita informação. Penso que temos o dever de preparar aos novos consumidores e aprimorar os já existentes, de maneira a termos aprendizes conscientes e fiéis. Além de consumidores de qualidade que subiram na escala do conhecimento e que tenham um consumo mais qualificado.

WoC -Vimos que no primeiro andar da Canessa & Montanares é possível realizar eventos. Que tipo de eventos vocês pretendem realizar em Natal?

Temos um projeto arquitetônico em andamento cujo tema é o Chile. Ele terá as ambientações dos quadros, louças, figuras, roupas e livros. Tudo fazendo referência ao Chile e às vinícolas chilenas. São três lounges, TVs, música ambiente, mesa de degustações e Le Verre de Vin com vinhos chilenos como De Martino, Viñedos de Alcohuaz, El Principal, Terranoble, Villard. Todos eles são vinhos chilenos do portfólio da Decanter, já que somos distribuidores exclusivos no Rio Grande do Norte dessa prestigiada importadora nacional. Além de nossos próprios rótulos Famiglia Canessa e Família Montanares produzidos pela Vinícola Sur Valles em Curicó, Chile.

WoC – O que consumidor de Natal procura e o que vocês vão oferecer?

O que o consumidor natalense quer é conhecer um pouco mais dos vinhos chilenos. Por isso a nossa proposta é apresentar um pouco da história do Chile em cada um dos rótulos dos vinhos do nosso país. Esperamos também compartilhar um pouco da cultura do Chile, que sempre gera um grande interesse de parte do público. Quem viajou para o Chile fica feliz de relembrar e quem não foi ainda está ávido de informações.

WoC – Com quantas marcas vocês trabalham?

Hoje contamos com mais de 300 rótulos. Dessa quantidade mais de 40% são vinhos chilenos.

WoC – Qual é o tíquete médio do seu consumidor?

O tíquete médio do consumidor da loja é por volta de R$250,00 reais.

WoC – O que o seu consumidor prefere – vinho branco, tinto, cabernet sauvignon …?

A preferência do natalense, apesar do calor, é tinto. Mas no último tempo está evoluindo para o espumante, branco e, ultimamente rosé – em um movimento conduzido pelas mulheres.

Fachada do espaço: região nobre de Natal, no bairro de Petrópolis

WoC – Qual é o modelo de negócios de vocês? Apenas lojas física ou vão operar também no modelo online ou mesmo omnichannel?

Nosso modelo de negócios é principalmente a loja física, já que nosso foco é a distribuição em todo o estado. Com a entrada no varejo, estamos nos preparando para o modelo online, porque temos ciência da importância da tecnologia, que está cada dia mais presente nossas vidas. Por isso estamos nos preparando para esse novo desafio.

WoC – O que um chileno apaixonado por vinhos viu em Natal?

Vim de férias ao Brasil no ano 1998. Visitei São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. Na chegada às terras potiguares foi amor à primeira vista, me apaixonei pela cidade, sua gente, clima excepcional, gastronomia… Aqui me sinto em casa, por isso trouxe a minha família para morar em Natal. Estão comigo dona Alicia Montanares (91 anos), Don Andrés (In memória) e Augusto Montanares (meu irmão). Me considero um “potileno” metade potiguar com metade chileno rsss!!!

WoC – Fale um pouco da sua importadora.

A Canessa & Montanares é uma empresa familiar que é formada por dois primos chilenos. Juan Canessa (In memória) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Luis Montanares aqui em Natal. Juan abriu uma importadora há sete anos em Porto Alegre e juntos abrimos uma filial em Natal. Juntamos os dois “rios grandes” num só caudal. Hoje contamos com uma outra filial em João Pessoa, na Paraíba, que é gerenciada pelo filho de Juan, o Inti Ewoldt. Ele também é diretor da importadora de Porto Alegre nos dias de hoje.

Wines of Chile

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, fala em trabalhar ‘junto’ com os EUA

Foto: Delcy Rodriguez/Instagram

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que pretende dialogar com os Estados Unidos para construir uma agenda de cooperação baseada no desenvolvimento compartilhado e no respeito ao direito internacional. Segundo ela, a prioridade é estabelecer relações equilibradas, com respeito à soberania e sem interferência externa e fez um convite a trabalharem ‘juntos’ por isso.

Com a captura de Nicolás Maduro por forças americanas durante uma operação militar em Caracas, na madrugada de sábado (3), Delcy passou a atuar como presidente em exercício. No domingo (4), ela recebeu apoio das Forças Armadas venezuelanas. O presidente dos EUA, Donald Trump advertiu que novos ataques podem ocorrer caso o governo venezuelano “não faça a coisa certa”.

Leia a íntegra da declaração (traduzida para o português):

“Mensagem da Venezuela ao mundo e aos Estados Unidos

A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo, primeiro, a paz de cada nação.

Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os Estados Unidos e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo

Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional, e para fortalecer uma coexistência comunitária duradoura.

Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem a paz e o diálogo, não a guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida. Meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos de bem estejam unidos.

A Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e a um futuro.

Delcy Rodríguez, presidente interina da República Bolivariana da Venezuela”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após ataque na Venezuela, Trump diz que operação na Colômbia seria ‘boa ideia’ e critica Petro

Foto: Joe Raedle/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste domingo (4) a Colômbia com uma possível ação militar, um dia após a ofensiva americana na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa.

Em declarações a jornalistas a bordo do avião presidencial, Trump criticou o presidente colombiano, Gustavo Petro, acusando o país de produzir e exportar cocaína para os EUA. “Ele não vai continuar fazendo isso por muito tempo”, afirmou.

Questionado sobre uma eventual operação militar, Trump disse que uma “Operação Colômbia” seria “uma boa ideia”. O presidente americano também mencionou o México, ao citar o tráfico de drogas, e afirmou que Cuba “parece prestes a ruir” sem necessidade de intervenção externa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Europeia diz que ‘Maduro não possui legitimidade democrática’ e pede ‘respeito à vontade do povo venezuelano’

Foto: REUTERS/Yves Herman

A União Europeia afirmou neste domingo (4) que a restauração da democracia na Venezuela depende do respeito à vontade do povo venezuelano. A posição foi expressa em uma nota conjunta assinada por 26 dos 27 países do bloco — a Hungria ficou de fora.

O comunicado pede calma e contenção para evitar a escalada do conflito e defende uma transição política pacífica, baseada na vontade popular. A UE reiterou que Nicolás Maduro não possui legitimidade democrática e que a crise deve ser resolvida dentro do direito internacional.

“O respeito à vontade do povo venezuelano continua sendo o único caminho para que a Venezuela restaure a democracia e resolva a crise atual”, diz o comunicado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também manifestou solidariedade ao povo venezuelano e reforçou o apoio a uma transição democrática, afirmando que a União acompanha de perto a situação e presta assistência aos cidadãos europeus no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Imagem que mostra TV chilena confundindo Ratinho com Nicolás Maduro é montagem

Uma imagem falsa viralizou e circula nas redes sociais desde o ataque dos Estados Unidos à Venezuela que culminou na captura do ditador Nicolás Maduro.

A publicação sugere que um telejornal chileno teria confundido o ex-líder venezuelano com o apresentador Ratinho.

Na realidade, trata-se de uma montagem. O frame original foi exibido pelo Meganoticias, do Chile, em 24 de fevereiro de 2022, em uma reportagem sobre países aliados da Rússia e da Ucrânia. (assista aqui)

Na versão manipulada, a imagem de Maduro foi substituída pela de Ratinho, enquanto o presidente da China, Xi Jinping, aparece como o personagem Ursinho Pooh.

O próprio apresentador Ratinho brincou com a situação em seu perfil no Instagram, veja:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Golfinhos encalham na praia da Redinha Nova

Dez golfinhos ficaram encalhados na tarde deste domingo (4), na praia da Redinha Nova, na zona Norte de Natal, na altura da Barraca Maresia, conforme é possível ouvir na gravação feita por uma banhistas.

Segundo informações do Via Certa Natal, banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros, mas antes da chegada da equipe, a própria população já havia conseguido ajudar os animais a voltar para o mar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro deve comparecer a tribunal de Nova York nesta segunda-feira (5)

Foto: reprodução

O ditador venezuelano Nicolás Maduro deve comparecer nesta segunda-feira (5), às 14h (horário de Brasília), a um tribunal federal em Nova York.

A audiência será conduzida pelo juiz distrital Alvin Hellerstein, do Tribunal do Distrito Sul de Nova York.

No sábado (3), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou uma nova acusação contra Maduro, que integra um processo criminal por tráfico de drogas em andamento há cerca de 15 anos.

Segundo os promotores, o líder venezuelano e seus aliados teriam transformado instituições do Estado em um sistema de corrupção financiado pelo narcotráfico.

Responsável pelo caso há mais de uma década, Hellerstein, de 92 anos, é um magistrado experiente e indicado ao cargo pelo ex-presidente Bill Clinton.

Opinião dos leitores

  1. 👉Maduro diz que oposição planeja golpe de Estado. Qualquer semelhança é mera coincidência 💩💩💩

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Natália Bonavides se casa com advogado Lucas Medina em Natal

A deputada federal Natália Bonavides se casou com o advogado Lucas Arieh Medina, neste domingo (4).

A parlamentar petista aproveitou o feriadão do início do ano e oficializou a união em uma cerimônia na Praia da Redinha, em Natal.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que vice da Venezuela pode pagar preço maior que Maduro ‘caso não faça o que é certo’

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta direto à vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente o comando do país após a captura de Nicolás Maduro. Em entrevista à revista The Atlantic, Trump afirmou que ela “pagará um preço muito alto” caso não “faça o que é certo”.

A Suprema Corte venezuelana determinou que Rodríguez exerça os poderes presidenciais de forma interina, decisão que recebeu apoio das Forças Armadas do país, mesmo com críticas à operação militar conduzida pelos EUA.

Diante de críticas de aliados políticos à intervenção, Trump defendeu a mudança de regime na Venezuela, afirmando que “reconstruir e mudar o regime” é melhor do que manter a situação atual, que, segundo ele, “não pode piorar”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ‘PACTO INVISÍVEL’: Documentário que será lançando na próxima semana mostra as conexões entre Venezuela, Irã, FARC, CV e PCC

O documentário ‘Pacto Invisível’ que será lançando na próxima semana vai mostrar como funciona a engrenagem que conecta Irã, Venezuela, FARC, o Comando Vermelho e o PCC com narcotráfico internacional.

A produção audiovisual que expõe a conexão do terrorismo internacional com regimes autoritários e o crime organizado nas Américas conta a trajetória verídica de um ex-combatente do grupo terrorista Hezbollah, testemunha viva que esteve no coração da operação que ajudou na construção de uma das maiores redes de narcotráfico do mundo, com depoimentos reais, imagens exclusivas.

Um relato direto de quem viu por dentro como essas alianças funcionam, como ideologia e crime se misturam e como Estados fragilizados se tornam hubs de poder paralelo. O documentário também traz reflexões sobre ambição, vingança e o poder transformador da fé.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em nota conjunta, Brasil e mais 5 países defendem resolução sem “ingerência externa” na Venezuela

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha divulgaram neste domingo (4) uma nota conjunta expressando preocupação com a situação na Venezuela após a operação militar dos Estados Unidos.

A nota, divulgada pelo Itamaraty e pelo governo da Colômbia, ainda faz um apelo para que a ONU (Organização das Nações Unidas) faça uso de seus ofícios para contribuir para uma “desescalada” das tensões na região.

O grupo destaca que não deve haver ingerência externa e que apenas um processo político inclusivo, conduzido pelos próprios venezuelanos, pode levar a uma solução democrática e sustentável.

O comunicado alerta para qualquer tentativa de controle governamental ou apropriação externa de recursos naturais, o que, segundo os países, viola o direito internacional e ameaça a estabilidade regional.

A manifestação ocorre após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos EUA. O presidente Donald Trump afirmou que Washington poderá administrar a Venezuela durante um período de transição, além de indicar forte interesse no setor petrolífero do país.

Na nota, os seis países defendem uma solução exclusivamente pacífica, liderada pelos próprios venezuelanos, e pedem que a ONU atue para reduzir as tensões. O grupo também ressalta a América Latina e o Caribe como zona de paz e afirma que ações militares unilaterais criam um precedente perigoso para a segurança regional e a população civil.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *