Saúde

Natal recua e academias serão fechadas a partir deste sábado seguindo decreto estadual

Foto: Ilustrativa

Recuo do Município. O funcionamento das academias de ginástica e a realização de celebrações com presença de público no Rio Grande do Norte será suspenso a partir de sábado (20). Após a declaração do prefeito Álvaro Dias na noite dessa quinta-feira(18)  sobre a liberação para o funcionamento dessas atividades, consideradas “essenciais” em Natal, na manhã desta sexta-feira(19), uma reunião com representantes dos ministérios públicos estadual, federal e do Trabalho fez com que o município desistisse do entendimento e acatasse o entendimento conjunto tomado anteriormente.

Opinião dos leitores

  1. Santos, sei que tem Missas na internet, não é a mesma coisa, nunca fale sobre alguma coisa se vc não vive uma fé plena e não acredita no que acontece durante uma Missa, que é o sacrifício perpétuo, isto que está ocorrendo na Igreja Católica é a preparação para mudarem a liturgia da Missa e dizerem que a Missa não é a mais o sacrifício perpétuo e si apenas um banquete eucarístico, que não tem nenhum valor para o verdadeiro Católico, abrir e fechar as coisas é o plano para quebrar e resetar toda a economia do planeta.

  2. Pensei que o governo não ia rever essa decisão absurda, academia e igreja são locais de risco alto.

  3. Rio Grande do Norte um puteiro sem dono. OS MPS fazem o que querem, agora no final do mês o salário deles está na conta. Que vergonha morar em um país desse. Quem decidiu que os Prefeitos tem autonomia em relação a Covid foi o STF e os próprios deuses ficam desmoralizados. É um cabaré ou não?

  4. O vírus da covid 19 só aparece nas horas das Missas e na adoração ao Santíssimo, nas outras horas ele não aparece, porquê será? vamos ter coragem povo católico e vamos para as ruas e pedir a Igreja para termos as Missas, o mundo sem a Missa é como a terra sem o sol.

    1. Roberto Fernandes, vai haver missa, serão transmitidas via internet.
      Não queira dá trabalho a polícia não homi. A polícia já tem tanta coisa pra fazer e agora ter que mandar as pessoas pra casa tb. Colabore.

  5. Hahahaha enquanto isso: promotores e procuradores TDS com seus personal trainer em domicílio! Chupa essa manga, POVO!

  6. Concordo com as academias fechadas, mas as Igrejas fechadas para as Missas presenciais, adoração e confissões é um crime, acho que é porque a propria Igreja não quer, pois não existem locais, com mais distancia social, máscaras e alcool gel à disposição dos fiéis doque nas Igrejas, os Padres existem e são chamados por Deus para servir ao rebanho e dar assitencia espiritual e não ficarem se escondendo, enquanto muitas almas estão morrendo sem a assistência de seus pastores.

    1. Vá rezar ou orar em casa! Deus ouve do mesmo jeito! Liga na rede vidA.

  7. Com algumas exceções essa galerinha exibicionista, narcisista não estão nem aí pra para os que sofrem. São os mesmos de Pipa e São Miguel do gostoso. Usando pretextos de saúde etc… Ou a transmissão cai ou muitos vão para a vala. Será que vcs não entenderam… É preciso desenhar?

  8. Poderia ter sido diferente, se alguns tivessem usado máscara, higienizado as mãos , mantido o distanciamento social…
    As academias fazem a parte delas, disponibilizam álcool em gel , colocam aviso espalhados pela academia, mas alguns indivíduos que não tem amor pela própria vida, nem pela dos outros, insistem em usar a máscara no queixo, vi diversas vezes na academia onde realizo meus treinos, reclamei várias vezes com a recepção, os professores pedem, as pessoas colocam a máscara , porém quando o professor vira as costas, eles colocá-lo na no queixo novamente, desse jeito não vai dar certo.
    Concordo que não é confortável realizar atividades quaisquer usando a máscara, mas por enquanto não temos outra forma de nos proteger e proteger os que estão ao nosso redor.

  9. Certíssimo.onde já se viu um bocado de gente treinando usando máscaras cadeiras sem nenhuma proteção.Quando acontece os treinos a respiração fica mais intensa aí onde o perigo mora.Mas uma atitude certa do prefeito que está dando um show de coragem e competência .Os empresários querem é tudo funcionando .Bota o povo para trabalhar e eles em casa .Faca- me o favor.
    Reforço meus votos de saude para todos nós de nosso estado e nação.Vamos respeitados decretos para vê se conseguiremos sair dessa situação .Parabéns Álvaro dias o senhor mostrando ser um homem honesto e responsável pela vida dos natalenses.

    1. Oxigênio prestes a faltar. A empresa fornecedora já alertou que não têm condições de atender. Os casos se multiplicando. Onde essa gente vive!!! Empatia e solidariedade humana é algo sendo escancarado que falta em muitos nessa pandemia.

  10. Pega Fogo cabaré!
    Um país em quem manda é o STF, não tem presidente, governador ou prefeito que mande em casa de drink!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VERGONHA POUCA É BOBAGEM: ONU dá puxão de orelha no Brasil e critica segurança e estrutura da COP30

Foto: Aline Massuca/COP30

A ONU não poupou críticas à organização da COP30 no Brasil. Em carta enviada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e ao governador do Pará, Helder Barbalho, o secretário-executivo da UNFCC, Simon Stiell, exigiu medidas urgentes de segurança e melhorias na infraestrutura do evento. O alerta veio após manifestantes invadirem a Blue Zone, área oficial de negociações, na noite de terça-feira (11).

O episódio expôs falhas graves: delegações reclamam de falta de água nos banheiros e problemas de refrigeração desde o primeiro dia. Segundo a ONU, é necessário reforçar perímetros de segurança e garantir proteção adequada aos participantes. A carta, inicialmente revelada pela Bloomberg e confirmada pela CNN, pediu confirmação de que as medidas seriam implementadas imediatamente.

Em resposta, a Casa Civil explicou que a segurança interna é responsabilidade da UNDSS, órgão da ONU, mas detalhou ações emergenciais: ampliação do perímetro entre as Zonas Azul e Verde, reforço com Força Nacional e Polícia Federal, instalação de gradis e barreiras metálicas, além de climatização extra nas tendas e correções de goteiras e vazamentos. O governo garante que todos os pedidos da ONU vêm sendo atendidos e monitorados diariamente.

O episódio deixa claro que, mesmo para um país sede, organizar um evento global como a COP30 exige atenção máxima. Problemas de logística e segurança podem gerar constrangimento internacional e colocar em xeque a capacidade do Brasil de receber eventos de grande porte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN À BEIRA DO COLAPSO: 80% dos reservatórios estão pela metade e açudes chegam ao volume morto

Foto: Reprodução

O alerta está ligado: pelo menos 80% dos reservatórios do RN estão com menos da metade da água. Dos 68 açudes monitorados pelo IGARN (Instituto de Gestão das Águas do RN), 54 não passam de 50% da capacidade. Entre eles, as duas maiores barragens do RN: Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, com 49,09%, e Oiticica, em Jucurutu, com apenas 14,77%. Para efeito de comparação, Armando Ribeiro guarda até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto Oiticica suporta cerca de 743 milhões m³.

O cenário é crítico no Seridó. O Açude Itans, em Caicó, está praticamente seco, com apenas 0,09% do volume — menos de 65 mil m³ de água. É o chamado volume morto, quando o reservatório mal consegue abastecer a população e a agricultura da região. Um sinal de que a seca no RN não é só preocupação futura: já é realidade.

A estiagem atinge 84% do território potiguar. Dados da EMPARN mostram que, em setembro, 140 dos 167 municípios sofreram algum nível de seca. A categoria mais frequente é Seca Grave, afetando 37,13% das cidades, principalmente no Alto Oeste e no Seridó. Apenas 16% dos municípios escaparam do alerta.

A gravidade levou o Governo do RN a decretar situação de seca em 147 municípios, 88% do estado, por meio do Decreto nº 34.946, publicado no início de outubro. Com níveis de água caindo e chuvas cada vez mais escassas, a situação já é emergência para população e produtores rurais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Comando Vermelho aterrissa no RN: líderes da facção chegam em Mossoró sob escolta blindada

Foto: Divulgação

Um jato da Polícia Federal pousou no Aeroporto de Aracati (CE) na tarde desta quinta-feira (13) trazendo líderes do Comando Vermelho (CV). Sob escolta rigorosa, os criminosos seguiram até o Presídio Federal de Mossoró (RN) em uma operação marcada pelo mais absoluto sigilo, segundo informações do BNews.

A transferência evitou o Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, que passa por obras, e usou uma rota alternativa para reduzir riscos de interceptação. Por segurança, o número exato de presos transferidos não foi divulgado, mas todos saíram do Complexo Penitenciário de Bangu I, no Rio de Janeiro, e foram redistribuídos para presídios federais em diferentes estados.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o sigilo é essencial para proteger equipes, escoltas e população, já que se trata de criminosos de alta periculosidade. O transporte aéreo e terrestre contou com apoio de diversas forças de segurança, garantindo que a operação fosse concluída sem incidentes.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a ação após autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo, sete líderes do Comando Vermelho foram levados para presídios federais de segurança máxima, incluindo Mossoró (RN) e Catanduvas (PR), no esforço de enfraquecer a comunicação e o comando das facções dentro das prisões estaduais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-presidente do INSS preso pela PF recebia propina de R$ 250 mil de entidade investigada

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ex-presidente do INSS no governo Lula, Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) pela Polícia Federal durante a quarta fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de propinas e descontos ilegais em benefícios de aposentados.

Segundo a PF, Stefanutto passou a receber R$ 250 mil por mês da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) após assumir o comando do INSS, por indicação do então ministro da Previdência, Carlos Lupi. Antes disso, ele recebia entre R$ 50 mil e R$ 100 mil mensais da entidade, por meio de empresas de fachada.

A investigação aponta que o pagamento das propinas era feito em troca de influência e favorecimento dentro do instituto. Stefanutto foi afastado do cargo em abril, após o início da operação, e demitido por ordem do presidente Lula, apesar de Lupi ter tentado mantê-lo no posto.

Além de Stefanutto, a PF prendeu o diretor da Conafer, Tiago Abraão Ferreira Lopes, e outros dois investigados. O presidente da entidade, Carlos Roberto Ferreira Lopes, segue foragido. Também foram presos Antônio Carlos Antunes Camilo, conhecido como “Careca do INSS”, o ex-procurador-geral Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho e André Paulo Félix Fidélis, ex-diretor de Benefícios do INSS.

A operação ainda cumpriu mandados contra o ex-ministro José Carlos Oliveira, do governo Bolsonaro, que deverá usar tornozeleira eletrônica, e contra o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), presidente do partido em Minas Gerais.

Com informações de Malu Gaspar, O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relator entrega parecer pedindo a cassação de Brisa Bracchi por emenda ao “Rolê Vermelho”

Foto: Otávio Augusto/Câmara Municipa de Natal

Vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), relator da Comissão Especial Processante, confirmou oficialmente na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, a entrega do relatório final durante reunião da comissão.

A entrega marca o encerramento da etapa de análise técnica da Comissão, instaurada para investigar a destinação de recursos oriundos de emenda impositiva para o evento “Rolé Vermelho: Bolsonaro na Cadeia”, realizado em agosto deste ano. A denúncia foi apresentada pelo vereador Matheus Faustino (UB), sob alegação de que o evento teria assumido caráter político-partidário.

Durante quase três meses de trabalho, a Comissão ouviu gestores, servidores, artistas, produtores culturais e a própria vereadora denunciada, assegurando o pleno contraditório e a ampla defesa. O relatório foi elaborado após avaliação de todos os depoimentos e documentos anexados aos autos, em procedimento conduzido com imparcialidade, transparência e rigor técnico.

O parecer apresentado por Fúlvio Saulo conclui pela configuração de infração político-administrativa e quebra de decoro parlamentar, entendendo que houve violação aos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade na destinação dos recursos públicos a evento de caráter político.

O relatório destaca que o decoro parlamentar não se confunde com a moralidade íntima ou subjetiva do indivíduo, mas refere-se a atos públicos que possam comprometer a Câmara Municipal.

Diante das provas colhidas, o relator confirma oficialmente seu voto pela cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi. Fúlvio também esclarece que, pelo rito legal, a Comissão tinha apenas duas possibilidades de voto: recomendar a cassação ou rejeitar a denúncia.

“Houve especulação antes da entrega, mas agora o relatório está oficialmente protocolado. Conduzimos todo o processo com serenidade, transparência e respeito à legalidade. O parecer é técnico, baseado nas provas, e meu voto foi pela cassação. A partir de agora, é aguardar a votação na comissão e encaminhar para o Plenário deliberar de forma soberana”, afirmou o relator.

Com a entrega formal do documento, a comissão irá votar na próxima segunda-feira o relatório e o processo seguirá para a Presidência da Câmara Municipal de Natal, que deverá marcar a sessão de julgamento, conforme prevê o Regimento Interno.

Com informações de 96 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SEM ACORDO: Greve dos servidores administrativos da saúde do RN chega ao 24º dia

Foto: Divulgação/Sindsaúde-RN

Servidores do setor administrativo da saúde estadual decidiram manter a greve, que já dura 24 dias, após nova assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (13) no auditório do Sindicato dos Bancários, em Natal.

A categoria avaliou o resultado da reunião do dia anterior (12) com o Comitê de Eficiência e Gestão do Governo do Estado, conduzido pela governadora Fátima Bezerra (PT), mas considerou que não houve avanços significativos nas negociações.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), o governo não apresentou propostas concretas para pontos centrais da pauta, como reajuste salarial, ampliação da carga horária, pagamento de horas extras e garantia de alimentação nos hospitais públicos. Diante disso, os servidores decidiram continuar mobilizados até que o Executivo apresente respostas efetivas às demandas históricas da categoria.

A paralisação, iniciada em 20 de outubro, busca ainda a criação de um vale-alimentação, atualização das gratificações — congeladas há mais de 20 anos, segundo o sindicato — e uma jornada de trabalho mais equilibrada. O movimento, de acordo com o Sindsaúde, segue firme, com unidade e resistência, em defesa da valorização profissional, de melhores condições de trabalho e do respeito aos direitos dos servidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF mirou “núcleo político” em nova fase de operação contra fraudes no INSS

Foto: reprodução/CNN

A PF (Polícia Federal) mirou, nesta quinta-feira (13), o “núcleo político” no esquema desvendado na operação “Sem Desconto”, que apura fraudes bilionárias nos descontos associativos de aposentados e pensionistas.

O ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Alessandro Stefanutto foi preso preventivamente. Indicação política, ele foi afastado do cargo e pediu demissão em abril, na primeira fase da ação da PF.

Além dele, a PF prendeu dois ex-integrantes da antiga cúpula de Stefanutto: André Felix Fidelis e Virgílio Oliveira Filho. E cumpriu mandados de buscas contra dois deputados e um ex-ministro da Previdência.

Fidelis era diretor de Benefícios, responsável pelos pagamentos investigados. E Oliveira Filho era procurador-geral do INSS.

A PF, no inquérito sob sigilo, destaca atuação das três autoridades da autarquia – junto a outros dois – que estariam supostamente envolvidas no esquema.

A investigação diz que Stefanutto autorizou o desbloqueio em lote de descontos associativos em resposta a um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o que contrariou procedimentos previstos e um parecer inicial da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS. A defesa dele declarou que a prisão é ilegal e ele sempre colaborou com a PF.

André Felix, mesmo em meio a denúncias, assinou pelo menos sete novos termos de cooperação com entidades associativas em 2024. Ele também compareceu à uma festa de entidade investigada por descontos indevidos, segundo a PF.

A PF aponta indícios de relações financeiras entre entidades associativas e pessoas ou empresas ligadas a ele. Seu filho, Eric Douglas Martins Fidelis, é advogado e teria relação com entidades investigadas, atuando em causas contra o INSS e desfrutando de “bom trânsito” com entidades que mantêm acordos para descontos.

Virgilio Antonio Ribeiro de Oliveira Filho ratificou um entendimento técnico que levou ao desbloqueio em lote de benefícios para descontos associativos a pedido da Contag.

Inicialmente, houve um parecer contrário a esse desbloqueio em lote, mas o procedimento foi assumido por ele, alegando baixa complexidade jurídica. Sua companheira e a empresa dela receberam valores milionários de empresas ligadas a Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, preso em setembro.

A PF também cumpriu medidas contra o ex-ministro José Carlos Oliveira, que ocupou o Ministério da Previdência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele foi alvo de busca e apreensão e terá de usar tornozeleira eletrônica, apurou a CNN.

O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o deputado estadual do Maranhão Edson Araújo (PSB) também foram alvo de mandados de busca e apreensão.

“Reitero que nunca tive qualquer vínculo com o INSS, seus dirigentes ou decisões administrativas. Sobre a Conafer, reafirmo o que já disse em plenário: não tenho relação ilícita com a entidade e nunca participei de sua gestão”, declarou Pettersen.

Na casa de Edson Araújo (PSB), a PF apreendeu maços de dinheiro em espécie em um cofre. Os agentes vão investigar a origem das cédulas. O parlamentar não foi encontrado para comentar a operação.

O cumprimento das 63 medidas de buscas e 10 de prisão foi determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e realizado pela PF, em mais uma fase da Operação Sem Desconto, sobre fraudes no INSS.

“Núcleo financeiro”

Na fase anterior da operação, a PF mirou o “núcleo financeiro” e prendeu Camilo Antunes, chamado de “Careca do INSS”. O empresário Maurício Camisotti também teve prisão decretada e cumprida.

O advogado Nelson Wilians foi alvo de buscas em endereços de Brasília e São Paulo.

A PF apreendeu mais de R$ 2 milhões em bens, com apreensões de esculturas, carros e motos de luxo, além de quadros.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cosern diz que cobrança de ICMS em faturas de consumidores com energia solar é devida e está prevista em lei federal e estadual

Ulrike Leone/Getty ImagesFoto: Ulrike Leone/Getty Images

A Neoenergia Cosern informou nesta quinta-feira (13) em nota à imprensa que cobrança de imposto alvo de diversas reclamações por muitos clientes classificados como micro e minigeração distribuída, como paineis solares, é devida e está amparada em lei federal (14.300/2022) e também em lei estadual (6.968/1996).

De acordo com a empresa, apesar de gerar energia em suas instalações, o cliente ainda está conectado à rede e utiliza o serviço da distribuidora. Esses consumidores possuem desconto da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), uma vez que o valor é subsidiado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A isenção de ICMS, por força da Lei Estadual, não se aplica a esse desconto. O desconto é aplicado na tarifa, mas não na cobrança do imposto, explica a Cosern.

Leia a íntegra da nota:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carbone Summit reúne grandes nomes do empreendedorismo em Natal

O maior evento de conexões empreendedoras do Nordeste já tem data marcada. O Carbone Summit acontece no dia 20 de novembro, no Boulevard Recepções, em Natal, reunindo alguns dos nomes mais influentes do empreendedorismo nacional. Promovido pela Carbone Educação, em parceria com a Aqua Coco, o encontro promete uma verdadeira imersão em conteúdo, networking estratégico e geração de negócios.

Entre os palestrantes confirmados estão Alfredo Soares, fundador da G4 Educação e uma das maiores referências do país em vendas e aceleração de negócios; João Pedro Motta, conselheiro da V4 Company e mentor do G4, especialista em estratégias de crescimento; e Glauber Gentil, CEO da Gentil Negócios, destaque na gestão empresarial potiguar.

A Carbone Educação se consolida como o maior grupo de empreendedores do Rio Grande do Norte, com atuação em mais de 40 segmentos, 160 empresas associadas e mais de 5 mil empregos gerados direta e indiretamente. A instituição se destaca por fortalecer o ecossistema empresarial potiguar por meio de conexões, capacitações e experiências que impulsionam o desenvolvimento regional.

O Carbone Summit será um ponto de encontro para quem busca inovar, aprender e se conectar com profissionais e marcas que estão transformando o mercado. Com palestras, painéis e oportunidades de negócios, o evento reforça o protagonismo do Rio Grande do Norte no cenário empreendedor do país.

As inscrições estão abertas no site carboneeducacao.com.br — e você é nosso convidado para viver essa experiência que pode transformar seus resultados, sua visão de negócios e seus próximos passos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Preso foge de delegacia em Natal após se esconder em banheiro

Foto: Polícia Civil-RN

Um preso fugiu na manhã desta quinta-feira (13) da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, após se esconder no banheiro durante procedimentos internos realizados por agentes da Polícia Civil.

De acordo com informações da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, William Oliveira Paulino aproveitou o momento em que outros custodiados eram retirados das celas para se esconder no banheiro e, em seguida, evadir-se do local sem ser percebido.

Homem havia sido preso por roubo de veículo

William havia sido preso na quarta-feira (12), acusado de roubar um veículo modelo Fiat Mobi. Durante o acompanhamento tático da Polícia Militar, ele chegou a bater o carro antes de ser capturado.

Após a prisão, foi levado à Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde aguardava audiência de custódia. Segundo a polícia, ele já responde por roubo de veículos e afirmou, em depoimento, que o carro havia sido comprado, mas o caso foi registrado como roubo qualificado.

Polícia realiza buscas pelo fugitivo

Assim que a fuga foi constatada, equipes da Delegacia de Plantão Zona Sul e da Delegacia Especializada em Capturas (DECAP) iniciaram buscas na região para tentar localizar o foragido.

Em nota, a Polícia Civil informou que as circunstâncias da fuga serão apuradas e que as diligências continuam para recapturar o detento.

Com informações de Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *