Polícia

Novos policiais militares do RN pedem desligamento por falta de condições de trabalho e logística

Trinta novos policiais militares dos Curso de Formação de Praças – CFP das turmas 2020 e 2021 pediram desligamento por falta de condições de trabalho, estrutura e logística.

A desistência foi publicada no Boletim Geral da Corporação do dia 22 de janeiro de 2021. Os desistentes são 29 alunos do CFP 2020 e uma aluna do CFP 2021.

VEJA MAIS: Novos soldados dormem no chão em alojamento e cobram solução do Comando da PM

Opinião dos leitores

  1. Não sei pra quê curso Superior, as abordagens dos formados é um absurdo, nunca ouvi tanto palavrão e ameaças. Vergonha

  2. Enquanto não mudarem essa exigência absurda de curso superior para ser soldado de política, vai ser um entra e sai enorme de soldados e um custo absurdo para o RN. Imagina o susto de um soldado desse quando receber uma vassoura e uma estrovenga para fazer faxina.

  3. Saiam desse imprensado, vcs vão fazer é muita faxina e limpar latrinas. Vcs são soldados, pode ter curso superior que for., dentro da PM não passam de soldados rasos, todo tipo de serviço inferior vai ser os senhores que vão fazer, ou vcs acham que um capitão vai pintarvmeio-fio. Vcs depois de conseguirem um curso superior vão querer fica nessa vida?

    1. Pintar meiofio? Não e o EB não rapaz, o trabalho da polícia é outro.

  4. A Governadora vai fazer uma mídia, dizendo que dos 1000 já só tem 970, porque 30 já desistiram por falta de condições de trabalho? De jeito que ela se apropriou dos veículos e equipamentos enviados pelo governo federal, será que irá culpa o Presidente por estas baixas dos novos Policiais. Da praticamente una desistência por dia, já que se formaram no final do ano passado.

  5. Esse negócio de ter nível superior pra ser soldado PM é ridículo, sabem porquê? porquê tomou a vaga de muitos que não têm nível superior e querem ser PM, esse é só o começo dos problemas, vai ter soldado que têm nível superior que não vai querer ac
    atar uma ordem de um cabo quê têm só o nível médio, e têm mais pra ser soldado PM têm que ser guerreiro deixar esse negócio de Mimi que isso não pra homem e pra frouxo.

  6. CADÊ ELIABE E AQUELE SEU COLEGA QUE ENCABEÇARAM A GREVE NO GOBERNO ROBINSON???
    NÃO ESTÃO VENDO ISSO AÍ NÃO????

  7. Vai sair amanhã no jornal Nacional que a culpa de tudo isso é Bolsonaro
    Cadê os direitos humanos pra vê isso, OAB, MP.

  8. Tem muita gente ralando de verdade por um salário de miséria e tendo que trabalhar até 70 anos pra se aposentar.
    Policia ganha muito bem e ainda se aposenta com uma patente acima da que exercia quando trabalhava!?
    Trata a população com arrogância sem contar as regalias que tem.
    Me ajuda aí ô!!!

    1. Não existe mais isso de se aposentar com uma patente mais alta vc tá desatualizado.

    2. Entre pra Polícia e vá desfrutar dessas regalias.
      Só tenha cuidado no dia de pegar uma bronca pesada não levar um tiro nos peitos e deixar a viuva e os filhos órfãos.
      Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  9. Os Direitos humanos, OAB e o Ministério público parece que existem para defender os seus privilégios e bandisos.
    Lamentável a situação desses policiais.

  10. Jumento do Ex governador Robson Farias que disse que era o governador da segurança, e mudou o nível para os soldados para nível superior, tá aí o resultado.

    1. Jumento porque os soldados se recusam a dormir no chão e de mínimas condições? Tá doido, tem que ter o mínimo de dignidade seja nível superior ou nível médio.

  11. Fico imaginando se isso fosse um “alojamento” de uma empresa privada. Já tinha MP, sindicato e o satanás dizendo que era trabalho escravo. Até a ONU iria se pronunciar e a Globo dar destaque.

  12. Direto deles. Agora para ganhar R$ 3.571,82 na inciativa privada, tem que ralar pra caralho. Dava para trabalhar no esquema de plantões e ainda exercer outras atividade. Enfim, não é para todos.

  13. Tá igual aos governos anteriores de Robinson e Rosalba… Muda governo mas continua a mesma prática.

    1. A diferença é que nesse tem dinheiro sobrando, nos outros era escasso, o presidente era outro.
      Agora sobra pra comprar o que não exister e fazer propaganda enganosa.
      Dizem que custou 18.000 milhões de reais, essa brincadeira aos cofres públicos.
      O mais interessante é o silêncio dos nobres deputados e o MP.

    2. Até agora não mudou nada. O que mudou a GOVERNADORA FÁTIMA DO PT , com um ano de GESTÃO deu aumento as classes favorecidas e deixou os PELEGAS na pior com 12 anos sem reposição SALARIAL. O propósito deste governo , é igual ROSALBA E ROBINSON deixar técnico de nível superior ganhando o salário mínimo.

  14. Colocaram um jabuti na lei criando uma exigência esdrúxula de curso superior para ser soldado de polícia. Resultado, retiraram a possibilidade de emprego de milhares de jovens pobres que não tem acesso ao curso superior. Com todo respeito ao soldado, mas que danado serve curso superior para ser soldado de polícia?? Nas forças armadas, instituição a anos luz frente da PM em termos de organização, competência e credibilidade, para ser sargento basta ter nível médio. Em São Paulo, polícia mais bem estruturada esse jabuti não passou e com nível médio o interessado já pode se candidatar a soldado. E tem mais, o cidadão terminar um curso superior e ir ser soldado de polícia!!! acho que é um atestado de burrice. O correto é o elemento ser soldado de polícia, terminar um curso superior e em seguida vazar ou procurar promoção para oficial. O RN gasta uma grana formando o pessoal e a maioria vai pedir para sair, ou vai viver frustrado, pois logo percebem que soldado é um cargo incompatível com a formação superior deles, some-se a isso o fato que embora ambos tenham curso superior, dentro da instituição a distância hierárquica e de status entre um soldado e um oficial é enorme, o que gera uma insatisfação brutal dos bacharéis soldados. Olhem só o imbróglio que esses sindicalistas da PM criaram para a instituição.

    1. Tem razão coronel, esses sindicalistas criaram uma aberração na PM. Um diz “Eu sou major e tenho curso superior” e o outro fala “daí eu sou soldado e também tenho, inclusive foi pré-requisito para eu entrar aqui e só cumpro ordem de quem tem mestrado ou doutorado.” Agora fudeu.

    2. O senhor está coberto de razão no que escreveu, mas nada tem haver com falta de condições mínimas, independente de ser nível médio ou superior tem que haver o mínimo de dignidade. Mas realmente exigir nível superior para soldado é demais

    3. Chega a ser ridículo um comentário como esse desse "Coronel". Realmente um pensamento tão pequeno e mesquinho, que sua pessoa já se mostra quem é. Faz pena…

    4. Outra verdade, mas que não há quem lute em sentido contrário é a quantidade de Coronéis em relação ao efetivo na PMRN. Se comparado a outros estados como SP, perceberá que o número é bem superior. Mas, quanto a matéria, a PM é lobo do próprio PM. Não podem aceitar que formem uma pessoa assim. É formação inicial, primeiro contato, não é um curso de especialização. Situações advindas com isso, só geram uma piora na qualidade do serviço prestado pelas pessoas que são formadas dessa maneira.

    5. Imagino esses soldados doutores fazendo faxina, limpando banheiro e varrendo as calças do quartel. Acho que quem vai fazer esse serviço inferior são eles, pois soldado é quem faz esse tipo de serviço.

    6. Se é nível médio vão pra lá então, não tire o mérito de quem conseguiu, se o estado não dá as devidas condições e outra história, a tendência das coisa e sempre evoluir e os demais estados tendem a passar a ser nove superior vai quem quer, e o fato de ser pobre não quer dizer que não tem acesso ao nível superior não.

    7. O pior de tudo não é assistir o governo "formar policiais sem as mínimas condições.. o pior é ver policial militar formado, achando que tem que ser assim.. "tipo, foi ruim p mim, deve ser ruim para os outros"..
      Sinceramente duvido que o comentário acima tenha sido feito por um coronel.
      Claro que comandar pessoas menos instruídas é muito mais fácil, mas ter medo de comandar pessoas com um diploma em baixo do braço, não deveria ser motivo de pavor.
      Aos que estão tentando se formar, repensem, pque é daí p pior… e aos PMs formados, entenda que ser tratado igual lixo, não o fez mais homem, talvez o fez um pouco resiliente.. e olha lá.. É só dar uma olhadinha nos índices de suicídio dentro das corporações.. fica a dica companheiros…

    8. Cel já que é nível superior é só diminuir a diferença salarial dos praças/oficiais, e problema resolvido

    9. Coronel, quanta tristeza eu sinto ao ver um comentário desse tipo vindo de alguém que deveria estar ao lado da tropa, não existe a necessidade de rebaixar os soldados para sentir-se tão superior quanto achas que é, a hierarquia no militarismo não é tratar o subordinado com menosprezo, como se fosse gado ou seres não pensantes, os teus subordinados não são fantoches, qual o medo que o senhor sente em comandar praças com nível superior ? os novos soldados estão prontos para cumprir a missão na marca, cumprirão as ordens legais de qualquer superior independente do seu nível intelectual, apesar de todos novos soldados terem nível superior, não os fazem melhores nem tão pouco piores do que ninguém, todos os antigões da PM-RN são doutores em segurança publica, a maioria não tem o diploma de uma universidade, mas foram forjados, na luta diária contra a criminalidade, e na maioria das vezes em situações desumanas….. uma vez ouvi um oficial de verdade gritar em voz alta na frente da tropa, SOMOS TODOS SOLDADOS! e acredite não caiu uma estrela se quer do ombro dele, são oficias como esse que a PM precisa.
      Aos novos soldados deixo a mensagem, tenham orgulho de serem SOLDADOS! e lutem para a melhoria de toda a classe policia militar, não tenham o egoísmo de alguns seres DESUMANOS que são tão fracos que tudo que tem são estrelas.

    10. É coronel……esse é o pensamento de vcs oficiais que ficam o dia todo com seu ânus numa cadeira acolchoada. Vcs não querem profissionais instruídos, querem marionetes pra adestrar como seus empregados. A PM merece ter profissionais competentes para somar aos demais que lá estão. Esses PMs fizeram concurso, diferente de vcs coronéis colocados por políticos……e ainda falam em capacidade?! Já pediu abenção ao seu deputado?

    11. Não critico o comentário do coronel , eu também perdi minha esposa pra um recruta mas , hoje , graças a Deus , superei.

  15. Pra ser polícia deveria ser por prova + prova de títulos (currículo) e saber se o candidato tem vocação pra ser MILITAR ou não. MILITAR é isso, é sofrimento, dormir no chão, andar descalço, sem aiaiai.. entrou uma ruma de Nutela aí da nisso.

    1. Luciano por conta de pensamento como o seu é que a sociedade não valoriza corretamente seus militares. Militares são gente como a gente, são mortais, tem sede, frio, fome, medo, merecem dignidade, respeito, condições de trabalho, qualidade de vida.

    1. Quando tu é atendido por algum funcionário público, tu gosta de educação ou pessoa grosseira?

  16. De acordo com o histórico dos noticiários eles fizeram o correto. No Brasil os profissionais mais reconhecidos deveriam ser Policiais, Médico, Professores, só aqui como é um país em desenvolvimento tudo é ao contrário. O mais elogiado é na maioria das vezes é o político corrupto. Brasil país de valores ao contrário.

  17. O problema não é da governadora, presidente , etc. Simplesmente , nem todo mundo tem vocação para ser policial, muitos buscam apenas estabilidade .

  18. homi….Pediram desligamento porque não tem perfil para atividade policial e para tudo reclamam e quanto a falta de beliches ou colchões até mesmo a união (como poderio maior financeiro) muitas vezes não fornece esses itens para as unidades policiais e os SINDICATOS dos policiais fornecem esses itens. Por que a associação de praças do estado não fornece e dá essa estrutura? São muitos associados (da ativa e da reserva) e esses itens poderiam ser fornecidos pelas associações militares.

  19. É bom que saiam neste primeiro momento antes que causem mais danos a instituição. Com certeza esses que pediram desligamento não tem perfil para serem policiais militares e criam qualquer desculpa para não trabalhar. Com certeza seriam policiais cheios de atestados médicos graciosos e dando prejuízo ao erário e a população sem o serviço o qual paga.

    1. Governo pt é assim, contrata sem condições de pagar e de trabalhar. provocando o caos e bandalheira, assim vão liderar a anarquia e a desordem. Sempre assim, não mudarão nunca.

  20. Fátima ta acabando com o RN.
    Mas na propaganda milionária, ta tudo perfeito.
    Isso é um crime, gastar milhões pra mentir, o dinheiro é nosso.
    PQP…

    1. Bom foram os governos anteriores que não contrataram ninguém, e ainda não pagaram os funcionários.

  21. Ser policial militar é ser forte, superar adversidades. Essa geração "Nutella " não aguenta.

    1. Não precisa ser Ocean Palace. Mas não pode ser desse jeito. Pode-se se dizer que depois disso os policiais estão preparados? Acorda hiena.

    2. Não, Zé. Eles querem exercer suas atividades com dignidade e responsabilidade, mas com condições de trabalho. A carreira policial é atividade de risco e, para tanto, é necessário armamento, coletes, projétis, etc. As facções criminosas estão bem mais aparelhadas e equipadas que as nossas polícias. Enfrentar a bandidagem, sem as condições mínimas, é suicídio. As pessoas fazem concurso acreditando que irão encontrar um local de trabalho bem estruturado e, quando são nomeadas, se deparam com uma vl realidade bem diferente. Os policiais, hoje, trabalham dando o próprio sangue para proteger a sociedade.
      Quer que desenhe?

    3. Não! Queriam e merecem como qualquer trabalhador, condições dignas para se formarem da melhor forma possível, e exercer com dignidade a nobre missão de ser um POLICIAL MILITAR! coisa que esquerdistas como você não valoriza.

    4. ZéGado se você concorda que Políciais sejam tratados desta forma, seus queridinhos bandidos devem ser tratados de forma pior nos presídios não é mesmo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Suspeito de atacar Estátua da Havan em Natal é identificado

Imagens: Reprodução/Instagram

Erick Lucas da Costa Carvalho, conhecido como “Cacto”, foi identificado como o homem que tentou atear fogo na Estátua da Liberdade da Havan em Natal, na madrugada desta terça-feira (9). O ataque aconteceu por volta das 4h50, quando ele entrou no estacionamento da loja, usou panos e material inflamável na base do monumento e fugiu após incendiar uma pequena área que se apagou sozinha.

Segundo o empresário Luciano Hang, o suspeito tem diplomas de Psicologia e Direito pela UFRN, mas também um histórico de pichações, envolvimento com drogas e diversas passagens pela polícia.

“É totalmente inaceitável! Quero agradecer à Polícia Militar e à comunidade, que não hesitou em denunciar. A população está cansada de gente como ele, que só quer destruir e ainda tem coragem de colocar fogo na propriedade dos outros de madrugada”, afirmou.

A ação foi flagrada pela central de monitoramento da loja, que ainda tentou afastar o suspeito com sinais sonoros enquanto acionava a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

O empresário anunciou uma recompensa de R$ 10 mil para quem ajudar a localizar o autor. “Isso não pode ficar impune. Espero que ele pague por tudo o que fez e passe um bom tempo na cadeia”, declarou Hang.

As imagens do circuito interno já foram entregues à Polícia Civil, que segue investigando o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lei do Impeachment congelada: STF e Senado jogam para 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As cúpulas do Senado e do STF fecharam um acordo nesta semana para adiar indefinidamente a análise da nova Lei do Impeachment. A ideia, segundo informações da CNN, era distensionar o clima entre os dois Poderes e evitar que o tema contaminasse outras pautas importantes, como o PL da Dosimetria, que tramita no Congresso.

O diálogo ocorreu principalmente entre o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aliado do atual presidente Davi Alcolumbre, e o ministro Gilmar Mendes. Pelo lado do Senado, o objetivo era reduzir a tensão interna; pelo STF, evitar que o julgamento expusesse divergências internas da Corte.

O resultado veio nesta quarta-feira (10): o relator do projeto no Senado, Weverton Rocha , pediu o adiamento da apresentação do relatório e retirou a proposta da pauta da CCJ, sugerindo que o debate seja retomado apenas no próximo ano. Pouco depois, o Senado protocolou petição no STF pedindo a suspensão da liminar que limitava à PGR a iniciativa de pedidos de impeachment contra ministros da Corte.

Em resposta, Gilmar Mendes recuou parcialmente e suspendeu o trecho da liminar que restringia à PGR o poder de pedir impeachment de ministros. O acordo entre STF e Senado mostra que, nos bastidores, os Poderes tentam manter a estabilidade política, mesmo com temas quentes no Congresso e na Corte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula corre ao Senado enquanto Congresso avança na redução de pena de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O presidente Lula se reuniu nesta quarta-feira (10) com senadores aliados na Granja do Torto, em Brasília, no mesmo dia em que a Câmara aprovou o projeto que reduz as penas dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro – e que beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta passou com 291 votos a favor e 148 contra e agora segue para análise do Senado.

Entre os participantes do encontro estavam Eduardo Braga, Renan Calheiros e o líder do governo, Jaques Wagner. O assunto principal: o PL da dosimetria, que pode aliviar condenações de criminosos ligados ao episódio do 8 de janeiro, e ainda temas sensíveis ao Planalto, como a indicação do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, ao STF.

No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, encaminhou a proposta para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), definindo como relator o senador Esperidião Amin, que já avisou que quer a aprovação ainda neste ano. Ou seja: o governo corre para garantir que a manobra avance sem maiores obstáculos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT vai às ruas para barrar redução de pena de Bolsonaro

Foto: Divulgação/PT

O PT anunciou protestos nacionais para domingo (14), contra o PL da Dosimetria, que permite reduzir a pena de Jair Bolsonaro e outros condenados por tentativa de golpe, e contra o Marco Temporal, que limita a demarcação de terras indígenas.

Edinho Silva, presidente do PT, convocou militância, movimentos populares e partidos aliados a “reafirmar um Brasil que defende a democracia e os direitos de todos os brasileiros”. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (10), ele acusou Bolsonaro e aliados de planejar assassinatos de autoridades e classificou a redução de pena como “inadmissível”.

Outros líderes da legenda, como Lindbergh Farias, Maria do Rosário e Benedita da Silva, também defendem a mobilização nas ruas, lembrando o precedente da PEC da Blindagem, quando manifestações populares fizeram o Senado recuar após aprovação na Câmara.

O PT acredita que o projeto de redução de penas deve ser aprovado também no Senado, com relatoria de Esperidião Amin, aliado de Bolsonaro. Caso o veto do presidente Lula não impeça a medida, Bolsonaro teria sua pena de 27 anos e três meses reduzida quase pela metade, passando para apenas dois anos e quatro meses em regime fechado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputados do PSol ficam com traumatismos e torsões após confusão na Câmara

Foto: Reprodução

A confusão na Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (9) deixou parlamentares do PSol com ferimentos leves. Glauber Braga sofreu traumatismo superficial no ombro e no braço após ser retirado à força da cadeira da presidência no plenário. O departamento médico recomendou afastamento de dois dias.

A deputada Sâmia Bomfim, esposa de Glauber, também foi atingida durante a ocupação da mesa diretora e teve traumatismo superficial no punho e na mão. Célia Xakriabá sofreu entorse e distensão no tornozelo. Todos os atestados foram emitidos pelo Departamento de Atenção à Saúde da Câmara.

O episódio começou quando Glauber sentou-se na cadeira do presidente Hugo Motta em protesto, após a decisão de pautar para esta quarta-feira (10) a cassação do deputado. A Polícia Legislativa precisou intervir para retirá-lo, enquanto outros parlamentares protestavam e registravam imagens do ocorrido.

Glauber se manifestou nas redes sociais afirmando que “o objetivo deles é me calar” e garantiu que usará todo o tempo previsto para sua defesa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ex-presidente Arce, aliado de Evo Morales, é preso por corrupção na Bolívia

Foto: Divulgação

O ex-presidente da Bolívia, Luis Arce, aliado histórico de Evo Morales, foi preso nesta quarta-feira (10) acusado de peculato. A informação foi confirmada pelo vice-presidente boliviano, Edman Lara, que parabenizou as forças policiais pela ação.

Arce deixou o cargo em 8 de novembro, após mais de 20 anos de governos de esquerda no país, e entregou a Presidência ao direitista Rodrigo Paz. A prisão ocorre em meio à pior crise econômica da Bolívia em quatro décadas.

O vice-presidente não detalhou o caso, mas a medida sinaliza um endurecimento do novo governo contra supostos crimes cometidos pela administração anterior. A ação marca o início de um capítulo de ajustes de contas e tentativa de limpar a gestão deixada pela esquerda.

O episódio aumenta a pressão sobre ex-mandatários da esquerda latino-americana e reforça o protagonismo do novo governo de Rodrigo Paz, que assume com a promessa de combate à corrupção e recuperação econômica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Um dia após sair da prisão, Rodrigo Bacellar se afasta do mandato na Alerj

Foto: Reprodução

Um dia depois de ser liberado da prisão, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União-RJ) decidiu se afastar do mandato por 10 dias. O pedido de licença foi protocolado nesta quarta-feira (10), primeiro dia de sessões da Alerj desde a soltura, determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

O afastamento vale de 10 a 19 de dezembro, mesmo Bacellar tendo direito de se ausentar por até 120 dias. A presidência interina da Assembleia segue com o vice-presidente Guilherme Delaroli (PL-RJ). Uma mudança definitiva só ocorreria em caso de renúncia, o que não foi cogitado publicamente.

Bacellar passou uma semana preso preventivamente na Operação Unha e Carne, suspeito de vazar informações sigilosas para beneficiar o ex-deputado Thiego Raimundo, conhecido como TH Joias, ligado ao Comando Vermelho. A prisão havia sido determinada por Moraes, mas ele manteve o direito de exercer o mandato durante o período.

O deputado deixou a Superintendência da PF na noite de terça-feira, já com tornozeleira eletrônica, após a Alerj revogar a prisão na segunda-feira, com 42 votos a favor, 21 contrários e duas abstenções. Mesmo liberado, Bacellar optou por se afastar temporariamente, mantendo a tensão política na Assembleia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: TERROR A BORDO: ventos violentos provocam turbulência e passageiros passam mal

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Uma ventania de até 98 km/h atingiu São Paulo nesta quarta-feira (10) e deixou um rastro de destruição na cidade. Mais de dois milhões de imóveis ficaram sem luz, dezenas de árvores caíram e, pelo menos 121 voos – 50 chegadas e 71 partidas – e deixaram passageiros à mercê da desinformação e de filas quilométricas.

Ao menos nove aeronaves foram redirecionadas para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas — sete com destino a Congonhas e duas para Guarulhos.

Passageiros de um voo Curitiba-Congonhas precisaram de atendimento médico após a turbulência intensa.

O fenômeno também provocou transtornos no tráfego urbano e no atendimento de serviços públicos, incluindo consultas médicas canceladas. A capital paulista segue em alerta, com equipes de manutenção trabalhando para restabelecer energia e remover árvores caídas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Trump anuncia apreensão de “maior petroleiro” na Venezuela

Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira (10) a apreensão de um petroleiro na costa da Venezuela, descrito pelo presidente Donald Trump como “o maior já apreendido”. A ação aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro em meio a tensões crescentes na América Latina.

Trump afirmou, durante evento na Casa Branca, que a medida integra uma operação contra cartéis de drogas que atuam na região, incluindo o grupo Los Soles, vinculado ao presidente venezuelano e recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.

A apreensão ocorre em meio a uma mobilização militar massiva americana na região, com navios de guerra, caças modernos, submarino nuclear e o porta-aviões USS Gerald R. Ford.

Segundo Trump, a operação visa interromper o tráfico de drogas rumo aos EUA e conter ameaças ligadas ao terrorismo.

Assista ao vídeo divulgado pelo governo norte-americano:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de Natal lança “observatório” para monitorar direitos humanos

Foto: Demis Roussos/Secom

A Prefeitura do Natal apresentou, nesta quarta-feira (10), o Observatório dos Direitos Humanos, plataforma online que promete acompanhar violações e garantias de direitos na cidade. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh) em parceria com a UFRN.

A ferramenta reúne dados do IBGE e indicadores essenciais para planejamento de políticas públicas. O objetivo é aumentar a transparência da gestão, facilitar o acesso de cidadãos e pesquisadores e fornecer informações atualizadas sobre direitos humanos em Natal.

A vice-prefeita Joanna Guerra defendeu a iniciativa como essencial para decisões “assertivas” e políticas alinhadas à população. A secretária Luciana Oliveira ressaltou que o Observatório será um marco na defesa de direitos fundamentais e na promoção da justiça social na cidade.

O Observatório terá atualização contínua, com novas funcionalidades e ampliação da base de dados. A plataforma já está disponível para consulta pública: https://observadh.natal.rn.gov.br/.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *