Segurança

Novos registros de arma de fogo no Brasil crescem 50% no primeiro trimestre de 2021

Foto: Getty Images

Durante o primeiro trimestre de 2021, o número de novos registros de armas de fogo no Brasil aumentou 50,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 82.357 armas. Deste total, 19.105 ocorreram em janeiro, 19.612 em fevereiro e 43.640 em março. Já nos primeiros três meses de 2020, 54.828 armas foram registradas — 15.101 em janeiro, 14.608 em fevereiro e 25.119 em março.

Os dados, obtidos com exclusividade pela Jovem Pan, foram divulgados pela Polícia Federal (PF). A maior parte dos novos registros autorizados pela PF se enquadram na categoria “cidadão comum”, que contabiliza 35.807 permissões no primeiro trimestre deste ano. Somando a quantidade de autorizações concedidas pelas autoridades a cidadãos comuns em 2020, o número atinge 21.243 permissões.

Para a juíza de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ivana David, os decretos que ampliam e facilitam o acesso dos cidadãos às armas podem explicar o salto de 50% na quantidade de novos registros no primeiro trimestre deste ano. “Os decretos expedidos pelo presidente da República ampliaram e facilitaram muito o acesso dos brasileiros aos armamentos. Por exemplo, hoje as pessoas podem ter armas dentro de suas propriedades, estão autorizadas a adquirir uma quantidade maior de armamentos e munições e, para conseguirem o porte de armas, podem apresentar exames realizados por psicólogos particulares. Todos estes mecanismos, trazidos pelo presidente através de decretos, diminuíram as barreiras existentes e contribuíram para que a população ficasse mais armada”, explica.

Apesar de corresponder à expectativa do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para a juíza, os decretos presidenciais impulsionam uma “tremenda confusão” no meio jurídico. “Os atos causaram uma tremenda confusão no meio jurídico porque, uma hora é decidido que o cidadão pode andar armado, mas na hora seguinte, o decreto é revogado ou alterado.” Eleito defendendo a flexibilização do uso e da compra de armas, Bolsonaro já editou 31 atos que facilitam o acesso aos armamentos desde o início de seu mandato. Alguns deles foram revogados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e outros avançaram, mas todos causam polêmicas no debate público.

“A sociedade está lidando com uma nova política de governo. O presidente é armamentista e este é um dos pilares que o elegeu. Por isso, Bolsonaro está usando os decretos para responder ao eleitorado. No entanto, ao fazê-lo, ele passa por cima da Constituição e dos outros Poderes”, afirma a juíza. Decretos são atos do presidente da República que regulamentam leis. Desta forma, eles não precisam passar por votação e aprovação no Congresso. Cabe ao presidente regular as leis existentes através dos decretos, não criar novas leis.

“O decreto é um dispositivo jurídico que o Executivo possui para, eventualmente, esclarecer dúvidas ou preencher lacunas vazias nas letras da lei. O decreto não serve para legislar. A elaboração de uma lei deve obedecer ao procedimento constitucional que prevê uma longa discussão do projeto de lei com a sociedade, debates e votações na Câmara e no Senado, além da sanção presidencial. Em vigor desde 2003, a lei que regulamenta as armas no Brasil é o Estatuto do Desarmamento. Se o presidente possui a vontade de flexibilizar o acesso às armas, deveria fazê-lo através do legislativo, que revogaria o Estatuto do Desarmamento e faria tramitar uma nova lei de acordo com o procedimento constitucional”, esclarece.

As próximas eleições presidenciais acontecem no próximo ano. Segundo a juíza, se outro político for escolhido para sentar-se à cadeira de chefe do Executivo, todos os decretos publicados por Bolsonaro podem ser derrubados. “Quem possui a responsabilidade de legislar são as Casas do legislativo. O Executivo não pode passar por cima dos demais Poderes usando decretos para elaborar leis. Até por isso, estes atos possuem prazo de validade e podem ser revogados a qualquer momento. Por exemplo, muitas vezes o STF revoga os decretos publicados pelo presidente porque a Corte possui a função de julgar a validade das leis para zelar pela Constituição. Além disso, se um novo presidente for eleito, pode derrubar todos os decretos quando quiser”, diz.

Veja medidas que flexibilizam as armas e que estão em vigor no país

  • Decreto 9.845: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, facilita a aquisição, o cadastro, o registro e a posse de armas de fogo e de munição;
  • Decreto 9.846: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, prevê regras e procedimentos para o registro, o cadastro e a aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores;
  • Decreto 9.847: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, relaciona-se à aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas;
  • Decreto 10.030: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, propõe o novo Regulamento de Produtos Controlados;
  • Decreto 10.627: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, determina um afastamento do Exército sobre a venda e uso de máquinas de recarga de munição e seus projéteis, facilitando que as munições sejam produzidas por quaisquer pessoas sem o controle de quantidade ou rastreio;
  • Decreto 10.628: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, estabelece que cada cidadão comum pode comprar até seis armas de fogo de uso permitido;
  • Decreto 10.629: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, permite que caçadores, colecionadores e atiradores comprovem aptidão através de um laudo preparado por qualquer psicólogo ativo – antes,  precisavam ser elaborados por psicólogos indicados pela Polícia Federal. Também autoriza jovens a partir de 14 anos a usarem arma de fogo para praticar tiro esportivo e afasta a necessidade de autorização do Comando do Exército para a compra de armas nos limites estabelecidos – sendo 60 armas para atiradores, 30 para caçadores e 10 para colecionadores.
  • Decreto 10.630: Promulgado pelo presidente Bolsonaro, estabelece que o porte de armas é válido em todo o território nacional, podendo este abranger até duas armas de fogo simultaneamente com respectivas munições e acessórios;
  • Portaria 1.222: Expedida pelo Comando do Exército, determina os parâmetros de aferição e quais são os calibres nominais de armas de fogo e das munições de uso permitido e restrito;
  • Portaria 126: Expedida pelo Comando Logístico, revoga as portarias 036 -DMB, 01 D-Log e 021 COLOG e regulamenta a aquisição, registro, cadastro, transferência, porte e transporte de armas de fogo, além da aquisição de munições e de acessórios de arma de fogo por militares do Exército, em serviço ativo ou na inatividade;
  • Portaria 136: Expedida pelo Comando Logístico, revoga a portaria 125 e altera as características das armas que CACs podem possuir. A revogação da portaria 125 acaba com a restrição de armas portáteis de alma raiada de uso restrito. Ficam restritas apenas as armas de uso proibido, automáticas e não portáteis. Na prática, libera fuzis, na versão repetição ou semi-automática, para caçadores e atiradores;
  • Portaria 137: Expedida pelo Comando Logístico, altera a portaria 126, principalmente no que dispõe sobre aquisição por militares ativos e inativos do Exército;
  • Portaria 412: Expedida pelo Ministério da Justiça e da Defesa, aumenta o limite de munições adquiridas, saltando de 50 por arma anualmente para 200;
  • Portaria 150: Expedida pelo Comando Logístico, regulamenta as atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça;
  • Portaria 62: Expedida pelo Comando Logístico, revoga as portarias 46, 60 e 61;
  • Portaria 389: Expedida pelo Ministério da Justiça e da Defesa, determina a arma de porte semi automática para uso da Força Nacional, além de estabelecer os critérios técnicos mínimos para aquisição e emprego deste armamento;
  • Portaria 423: Expedida pelo Ministério da Justiça e da Defesa, retira as exigências de marcação interna e da chipagem das armas.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. O Brasil só vai ficar legal de se viver quando todo o povo brasileiro possuir uma arma de fogo para andar na cintura. Aí sim se fará justiça com as próprias armas. Vamos fazer um movimento para que o governo doe uma arma de fogo para cada cidadão.

  2. Companheiro BG, agora o vagabundo vai pensar 2 vezes em querer invadir uma residência pra fazer um arrastão.

    1. Ao contrário, agora que o bandido irá atrás do cidadão de bem para pegar a arma novinha. Lembre que o fator surpresa não deixará o dono da arma reagir. Logo logo veremos várias notícias de cadadãos que tiveram a arma roubada. Até os policiais, que são preparados, estão perdendo as armas.

  3. A milícia está feliz da vida só aguardando o voto impresso pra dar um corretivo em quem não seguir sua cartilha.

  4. A boiada não tem $ pra comprar 1 kg de patinho, vai ter dinheiro pra comprar uma pistola…

    1. O valor uma arma de fogo somado com as taxas e curso chega a uns 8mil reais. Quero saber qual é o pai de família pobre que tem essa grana. Ou seja, vai armar os mais ricos apenas.
      E lembrem que não dá para reagir após o fator surpresa do bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV alerta: ‘negar ajuda a pobres é rejeitar a Deus’

Foto: Reprodução/Reuters

Na sua primeira Missa do Galo, nesta quarta-feira (24), o Papa Leão XIV afirmou que recusar ajuda a pobres e estrangeiros hoje equivale a rejeitar o próprio Deus. A celebração ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e foi acompanhada por cerca de 6 mil pessoas.

Leão lembrou que o nascimento de Jesus em um estábulo, por falta de lugar em uma hospedaria, mostra que Deus se manifesta em cada pessoa. “Na Terra, não há lugar para Deus se não há lugar para a pessoa humana. Recusar um é recusar o outro”, disse o papa, conduzindo os 1,4 bilhão de católicos do mundo ao Natal.

O papa, primeiro nascido nos Estados Unidos, fez do cuidado com imigrantes e pobres tema central do seu pontificado. Ele criticou políticas econômicas que tratam seres humanos como mercadoria e citou Bento XVI, lembrando que o mundo falha em proteger crianças, pobres e estrangeiros. “Onde há lugar para a pessoa humana, há lugar para Deus. Até mesmo um estábulo pode se tornar mais sagrado do que um templo”, afirmou.

Do lado de fora da basílica, cerca de 5 mil fiéis acompanharam a missa por telões na Praça de São Pedro, mesmo sob chuva forte. Leão saiu para cumprimentar os presentes e agradeceu a coragem deles. Na quinta-feira (25), ele celebrará a missa de Natal e fará a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, dirigida à cidade e ao mundo. Assista às celebrações AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA vão concentrar forças no bloqueio do petróleo venezuelano pelos próximos 2 meses

Foto: Reprodução

A Casa Branca determinou que as forças militares dos Estados Unidos foquem quase exclusivamente em impedir a saída de petróleo da Venezuela pelos próximos dois meses, informou um funcionário americano à Reuters nesta quarta-feira (24). A prioridade, segundo o governo, é pressionar economicamente Caracas, e não recorrer a ações militares imediatas.

Apesar de ainda considerar opções militares, os EUA apostam primeiro em sanções econômicas para tentar forçar concessões do presidente Nicolás Maduro. Autoridades americanas afirmam que, se nada mudar, a Venezuela enfrentará uma grave crise econômica até o final de janeiro.

O presidente Donald Trump já declarou que seria “inteligente” para Maduro deixar o poder e acusa a Venezuela de inundar os EUA com drogas. Nos últimos meses, a Guarda Costeira dos EUA interceptou navios venezuelanos carregados de petróleo e planeja novas apreensões, enquanto Trump autorizou operações secretas da CIA e ameaçou bombardear infraestruturas ligadas ao tráfico de drogas.

A presença militar americana no Caribe é intensa: mais de 15 mil soldados, um porta-aviões, 11 navios de guerra e dezenas de caças F-35. Embora a maior parte desses recursos não sirva para interceptar petroleiros, eles reforçam a capacidade dos EUA de aplicar as sanções. A estratégia de “quarentena” do petróleo lembra a linguagem da crise dos mísseis de Cuba, usada para evitar a palavra “bloqueio” e reduzir o risco de escalada militar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Em pronunciamento de Natal, Lula faz balanço de 2025 e prega fim da escala 6×1

Imagens: Reprodução/Youtube

O presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na véspera de Natal (24), destacando avanços de sua gestão em 2025 e defendendo a redução da jornada de trabalho, sem cortes salariais. Lula disse que o fim da escala 6×1 é uma demanda urgente do povo.

No discurso, o presidente citou conquistas sociais e econômicas, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família, valorização do salário mínimo, investimentos em geração de empregos e programas de alimentação nas escolas.

Ele lembrou ainda do fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que terá efeito a partir de janeiro.

Lula também mencionou programas sociais e obras de infraestrutura, como “Agora Tem Especialistas”, “Pé-de-Meia”, “Gás do Povo”, “Luz do Povo”, “Minha Casa Minha Vida” e “Reforma Casa Brasil”.

Ele afirmou que o país encerra 2025 com a menor taxa de desemprego da história, renda média recorde e inflação historicamente baixa.

Em relação à segurança pública e política internacional, Lula destacou operações da Polícia Federal contra o crime organizado, combate à violência contra mulheres, a COP30 na Amazônia e recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros.

O presidente disse que o Brasil enfrentou o “tarifaço” de Donald Trump e avançou nas negociações para revisão parcial das medidas. Ele encerrou pedindo união e desejando um Feliz Natal e um ano novo próspero para os brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

UFRN alerta: orçamento da universidade cai 7,18% e ameaça custeio essencial

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do RN (UFRN) anunciou nesta semana que o orçamento da instituição para 2026 sofrerá corte de 7,18%, resultado de alterações promovidas pelo Congresso Nacional durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo a Reitoria, a redução compromete pagamentos essenciais como energia elétrica, contratos de terceirização e assistência estudantil.

O levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aponta que as 69 universidades federais perderão R$ 488 milhões em recursos discricionários, uma média de 7,05% de corte. Na UFRN, o orçamento de custeio caiu de R$ 205,1 milhões para R$ 190,4 milhões, ficando abaixo do valor aprovado em 2025, de R$ 195,6 milhões.

A assistência estudantil é uma das áreas mais afetadas. Em 2025, o recurso já havia sido insuficiente, exigindo complementação com verba do custeio da universidade. Para 2026, o orçamento da área caiu 7,33% em relação ao previsto originalmente e permanece abaixo do ano anterior. A Reitoria espera que o Ministério da Educação (MEC) possa recompor os valores, como ocorreu em exercícios anteriores.

A Andifes criticou os cortes e reforçou a necessidade de um modelo de financiamento estável e suficiente para manter o funcionamento das universidades federais. Para a UFRN, a redução ameaça comprometer atividades básicas e serviços que impactam diretamente estudantes e servidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Coreia do Norte testa míssil e exibe submarino nuclear em construção

Foto: KCNA

O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou nesta quinta-feira (24) o disparo de um míssil superfície-ar de longo alcance no Mar do Leste, informou a mídia estatal KCNA. A ação faz parte dos testes militares constantes do regime de Pyongyang.

Ao mesmo tempo, Kim acompanhou a construção de um submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, segundo a KCNA. A estatal não divulgou onde nem quando a visita ao estaleiro ocorreu.

O líder estava acompanhado de cientistas, técnicos e trabalhadores durante a inspeção. O projeto é descrito como parte de um esforço da Coreia do Norte para modernizar sua marinha e reforçar capacidades defensivas.

Em 2023, o regime já havia mostrado outro submarino nuclear, apelidado pela mídia internacional de “Frankenstein”. O país segue avançando em armamentos mesmo diante de sanções e pressões internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eduardo Bolsonaro detona Moraes: “Covarde do STF”

Foto: Reprodução/Youtube

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (24), que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, é “covarde” por não agir contra críticos de sua suposta atuação em favor de um banco ligado à esposa, Viviane Barci de Moraes.

Segundo Eduardo, a falta de medidas como confisco de passaportes, tornozeleiras ou prisões ocorre porque “do outro lado” não estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e os conservadores.

“Isso comprova o que eu sempre disse: Moraes é covarde. Quando ele sair daquela cadeira, será esculhambado por aqueles que hoje o bajulam. Não há honra entre criminosos”, escreveu Eduardo Bolsonaro em sua conta no X.

O ex-deputado reforça a narrativa de que críticos do magistrado enfrentam impunidade enquanto aliados de Bolsonaro e do conservadorismo seriam tratados de forma diferente, mantendo o tom ácido e confrontativo em relação ao STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Nasry Asfura, aliado de Trump, vence eleição conturbada em Honduras

Foto: Reprodução

Nasry Asfura, candidato conservador do Partido Nacional e aliado do presidente Donald Trump, foi eleito presidente de Honduras, anunciou o órgão eleitoral do país nesta quarta-feira (24). O resultado saiu semanas após o pleito de 30 de novembro, marcado por atrasos, problemas técnicos e denúncias de fraude, segundo informações do G1.

Asfura obteve 40,3% dos votos, superando por pequena margem o centro-direita Salvador Nasralla, que teve 39,5%. Por causa da disputa acirrada, cerca de 15% das atas foram contadas manualmente, totalizando centenas de milhares de cédulas. Observadores internacionais afirmaram que não encontraram evidências de fraude generalizada.

O político de direita substituirá Xiomara Castro, que em 2021 levou a esquerda de volta ao poder após 12 anos de governos conservadores. Durante a campanha, Asfura defendeu uma agenda pró-empresarial, priorizando emprego, educação, segurança e investimentos privados, e sinalizou possível mudança do alinhamento diplomático de Honduras de Taiwan para Pequim.

Filho de palestinos e ex-prefeito de Tegucigalpa, Asfura já foi acusado de desvio de recursos e apareceu na lista dos “Pandora Papers”, que revelou empresas offshore usadas para sonegação de impostos. Após a divulgação do resultado, ele afirmou nas redes sociais: “Estou pronto para governar. Não vou decepcionar vocês”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio vai ler desabafo de Bolsonaro antes da cirurgia e revela ansiedade do ex-presidente

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (24) que vai ler, na manhã desta quinta (25), uma carta escrita por Jair Bolsonaro antes da cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral, marcada para as 9h no hospital DF Star, em Brasília. Segundo Flávio, o texto é um “desabafo” e também um comunicado ao povo brasileiro.

Bolsonaro passará a noite acompanhado da ex-primeira-dama Michelle e do vereador Carlos Bolsonaro. Flávio afirmou que o ex-presidente está ansioso e nervoso, mas se sente mais confortável no hospital ao lado da família do que na carceragem da Polícia Federal. A cirurgia será feita sob anestesia geral e tem previsão de duração de cerca de quatro horas.

Um dos médicos do ex-presidente relatou que ele está “deprimido” e bastante ansioso, o que tem causado crises de soluço e prejudicado o sono. A equipe médica mantém a medicação e cuidados especiais com alimentação, mas parte dos sintomas está ligada ao sistema nervoso central e foge do controle direto dos profissionais.

Bolsonaro deixou a carceragem da PF na manhã desta quarta. Inicialmente, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, havia autorizado apenas a presença de Michelle como acompanhante, mas depois permitiu que os filhos do ex-presidente também o visitem durante a internação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal em Natal: segurança vai abrir todos os coolers e descartar itens proibidos

Foto: Divulgação

O público que for aos shows do Natal em Natal na Praia de Ponta Negra precisa se preparar: a segurança será intensa, com revista detalhada em todos os acessos, inclusive nos coolers levados pelo público. A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, informou nesta quarta-feira (24) que a medida foi adotada após problemas na edição passada, quando foram encontrados armas e garrafas escondidas dentro de tampas de coolers.

Coolers continuam permitidos, mas todos serão abertos e vistoriados, segundo informações do Agora RN. Quem portar itens proibidos, como garrafas, sprays, perfumes ou desodorantes, terá o material descartado no local. Armas levadas de forma ilegal serão entregues à polícia, que atuará junto com a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Iracy alertou que a revista pode demorar, especialmente para quem estiver com cooler, e pediu paciência. As equipes passaram por treinamento específico para garantir que a fiscalização seja rigorosa em todos os acessos à arena, incluindo pórticos, beira-mar e entradas principais.

O Natal em Natal começa nesta quinta-feira (25) e segue até 31 de dezembro, quando será comemorado o réveillon. Os shows acontecem na Praia de Ponta Negra, mas no último dia também haverá atrações na Avenida da Alegria, na Redinha, com objetivo de garantir diversão, segurança e movimentação do comércio local.

Confira:

25 de dezembro (quinta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Gilmar Bezerra
– Fernanda e Gislaine
– Marquinhos Gomes
– Davi Sacer

26 de dezembro (sexta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Bonde do Graga
– Só a Nata
– Zé Vaqueiro
– Dilsinho

27 de dezembro (sábado) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Circuito Musical
– Zezo
– Luan Estilizado

28 de dezembro (domingo) – Praia de Ponta Negra
– Iago Medeiros
– Priscila Freire
– Léo Santana
– Calcinha Preta

29 de dezembro (segunda-feira) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Raynel Guedes
– Nuzio Medeiros
– Sorriso Maroto

30 de dezembro (terça-feira) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Pedro Lucas
– Cláudia Leitte
– Limão com Mel

31 de dezembro (quarta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Juliana Monte
– Israel Fernandes
– Durval Lelys
– Henry Freitas
– Ricardo Chaves

O que pode e o que não pode levar para os shows do Natal em Natal (Ponta Negra)

Permitido

  • Cooler (com revista obrigatória)
  • Bebidas e alimentos, desde que não estejam em recipientes proibidos

Atenção

  • Todo cooler será aberto e vistoriado
  • A revista será rigorosa e pode demorar
  • Quem levar cooler deve chegar com antecedência e ter paciência

Proibido

  • Garrafas de qualquer tipo
  • Perfumes
  • Desodorantes
  • Produtos em spray
  • Armas ou qualquer objeto perfurante ou cortante

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Histórico de cirurgias após facada deixa Bolsonaro em risco; veja como será a operação

Foto: Reprodução/Redes sociais

A cirurgia de hérnia inguinal bilateral de Jair Bolsonaro será feita por técnica aberta, com cortes na região da virilha em ambos os lados, por causa do histórico de múltiplas cirurgias abdominais após a facada de 2018. O procedimento visa recolocar alças intestinais que saíram por pontos de fraqueza na musculatura e reforçar a parede abdominal.

Durante a operação, os cirurgiões farão a redução da hérnia, empurrando os tecidos de volta para a cavidade abdominal, segundo informações do Poder360. Em seguida, será colocada uma tela de polipropileno, material sintético que funciona como um “remendo” para evitar que a hérnia volte.

O cuidado é redobrado por causa das aderências intestinais, que são tecidos que grudam entre si após cirurgias anteriores. Essas aderências aumentam o risco de complicações, exigindo atenção especial no pré-operatório e durante toda a cirurgia.

Cada lado da hérnia deve levar cerca de uma hora e meia, com duração total estimada entre duas horas e meia e três horas e meia. O procedimento segue todos os protocolos médicos do laudo pericial da PF, garantindo que seja feito com segurança técnica máxima.

Foto: Reprodução/Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *