Saúde

O que sabemos (e não sabemos) sobre como perder peso; novo estudo mostra que dietas de baixa gordura e de baixo carboidrato são equivalentes

A lista interminável de dietas que prometem ajudar pessoas a perder peso tende a se dividir em dois campos: reduzir os carboidratos ou reduzir o consumo de gordura. Algumas empresas chegam a afirmar que a genética pode nos dizer qual dieta seria melhor para quais pessoas.

Um estudo recente e rigoroso tentou resolver o debate de uma vez por todas, e os resultados que encontrou podem desapontar os dois campos. Do lado positivo, pessoas conseguiram perder peso independentemente da dieta que seguiram.

Vale a pena considerar o estudo com mais atenção, para descobrir o que ele foi capaz de provar e o que ainda não foi provado.

Pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) reuniram um grupo de mais de 600 pessoas com idades variando de 18 a 50 anos e índice de massa corporal de 28 a 40 (25 a 30 significa excesso de peso, e acima de 30, obesidade).

Os participantes do estudo foram selecionados de modo que não tivessem outros problemas de saúde que não o sobrepeso. Eles foram então designados aleatoriamente para seguir uma dieta saudável com baixo teor de gorduras ou uma dieta saudável com baixo nível de carboidratos.

As pessoas alteraram suas dietas de acordo com os grupos para os quais foram designadas. Os participantes que ficaram no grupo de baixo consumo de gordura extraíram em média 29% de suas calorias de gorduras, ante 45% no caso dos integrantes do grupo de baixo carboidrato. No grupo do baixo carboidrato, as pessoas obtiveram em média 30% de suas calorias de carboidratos, ante 48% para as pessoas no grupo de baixa gordura.

No entanto, a perda média de peso não variou significativamente entre os dois grupos. Ao fim de 12 meses, o grupo do baixo carboidrato havia perdido em média cerca de seis quilos, ante 5,2 quilos para o grupo da baixa gordura. A diferença não é estatisticamente relevante.

A sensibilidade à insulina não fez diferença. O volume de insulina secretado não afetou a perda de peso dos participantes, tanto em geral quanto nos dois grupos especificamente. A genética tampouco parece ter influenciado o resultado. Pessoas que tinham genes que pareciam indicar que elas se sairiam melhor com uma ou outra das dietas não apresentaram resultados diferentes da média.

Na verdade, se considerarmos como cada participante individual do estudo se saiu com a dieta que lhe foi designada, o mais notável é que as duas dietas apresentaram curva quase idêntica de respostas —de muito peso perdido a um pouco de peso ganho. As constatações não se aplicam apenas aos resultados médios.

CONSTATAÇÕES

Alguns observadores acreditam que o estudo tenha provado que evitar comida industrializada, consumir mais alimentos integrais e cozinhar em casa produz perda de peso. Eu certamente gostaria de acreditar que é esse o caso, mas não foi esse resultado que o estudo mostrou.

Ainda que todos os participantes tenham recebido os mesmos conselhos, não havia grupo controle formado por pessoas que não os tenham recebido, e assim não há como extrair conclusões sobre a eficácia dessas instruções.

Outras pessoas entenderam o estudo como um contraexemplo da ideia de que contar calorias seja essencial para a perda de peso. Embora esse não fosse o tema central do estudo, e tampouco constasse das instruções aos participantes, eles reduziram o valor calórico de sua alimentação em cerca de 500 a 600 calorias por dia (ainda que não as contassem.) O estudo não prova que contar calorias seja desimportante.

Os pesquisadores também pediram a todos os participantes, não só aos do grupo de baixo carboidrato, que evitassem “açúcar adicionado”. Portanto, não podemos dizer coisa alguma de novo sobre uma correlação entre açúcares adicionados e perda de peso.

O que o estudo demonstra é que pessoas que apostaram na superioridade de um tipo de dieta sobre o outro não têm argumentos tão fortes quanto imaginam. É notável o quanto o desempenho entre os dois tipos de dieta foi semelhante, mesmo em nível individual.

Isso nos mostra que as muitas pessoas, e os muitos estudos, que sugerem que podemos decidir qual é a melhor dieta para alguém, com base na genética ou nível de insulina, tampouco estão certos.

Quase todos os estudos que sustentam essas ideias foram menores, mais curtos ou menos robustos em sua concepção de que a pesquisa em questão. No futuro, claro, pode ser descoberto um gene que faça diferença, mas quem acredita que ele já tenha sido encontrado deveria moderar seu entusiasmo.

O foco do estudo estava principalmente em pessoas obesas. Por isso pessoas que desejam perder só alguns quilos talvez possam se beneficiar mais de uma ou da outra dieta; não sabemos. Vale apontar que os participantes do estudo receberam apoio significativo para ambas as dietas, e por isso os resultados vistos nele podem não se aplicar a quem esteja tentando perder peso sozinho.

É preciso cautela quando alguém diz que sabe qual é a dieta ideal para você, ou que existe um teste capaz de identificá-la.

As dietas bem-sucedidas em longo prazo provavelmente são aquelas que envolvem mudanças lentas, mas firmes na alimentação. A abordagem mais simples é reduzir o consumo de alimentos industrializados, pensar nas calorias daquilo que você está bebendo e tentar não comer mais do que você pretendia.

O resumo é que a melhor dieta para você é aquela que você consegue seguir. Ninguém sabe melhor que você qual deve ser essa dieta. E o mais provável é que precise descobri-la sozinho.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

COMO FOI O ESTUDO

1) Os pesquisadores reuniram um grupo de mais de 600 pessoas com idade variando de 18 a 50 anos

2) O IMC (índice de massa corpórea) dos participantes foi de 28 a 40 (25 a 30 significa excesso de peso, e acima de 30, obesidade). Os selecionados não poderiam ter outros problemas de saúde que não o sobrepeso

3) Eles foram designados aleatoriamente para seguir uma dieta saudável com baixo teor de gorduras ou uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos

4) Os participantes compareceram a 22 sessões de instrução, em grupos de cerca de 17 pessoas, realizadas ao longo de um ano. As sessões inicialmente eram realizadas a cada semana, e depois passaram a acontecer em intervalos maiores

5) Todos foram encorajados, nas primeiras oito semanas, a reduzir em 20 gramas por dia seu consumo da categoria de nutriente enfocada por sua dieta

6) Depois desse período eles podiam voltar a acrescentar gorduras ou carboidratos às suas dietas até que atingissem o volume mínimo de consumo que acreditavam poder manter em longo prazo

7) Eles foram acompanhados por um ano e foram encorajados a elevar o consumo de legumes e verduras, diminuir o uso de açúcar e farinha refinada e a privilegiar alimentos integrais pouco processados, além de cozinhar em casa

8) Dados foram recolhidos no início do estudo, no sexto mês e ao fim de um ano. Os pesquisadores testaram os participantes sem aviso em três ocasiões diferentes, ao longo do período, para determinar se estavam seguindo as instruções

RESULTADO

A perda média de peso não variou significativamente entre os dois grupos. Ao fim de 12 meses, o grupo do baixo carboidrato havia perdido em média cerca de seis quilos, ante 5,2 quilos para o grupo da baixa gordura. A diferença não é estatisticamente relevante.

Folha de SP

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Licitação do Transporte Público

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que Nicolás Maduro “ofereceu tudo” em negociação: “não quer arrumar confusão com os EUA”

Imagem mostra o presidente dos EUA, Donald Trump (E), em Washington, DC, em 9 de julho de 2025, e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro (D), em Caracas, em 31 de julho de 2024. — Foto: AFP/Jim Watson

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (16) que Nicolás Maduro “ofereceu tudo” e que o líder venezuelano “não quer arrumar confusão com os Estados Unidos”.

A declaração veio um dia após Trump confirmar ter autorizado operações secretas da CIA na Venezuela e dizer que estuda ataques terrestres contra cartéis do país.

De acordo com o jornal Miami Herald, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, teria oferecido aos EUA dois planos de transição de governo sem Maduro, ambos com o aval do presidente venezuelano.

As negociações teriam sido feitas com a Casa Branca, por meio do Catar, mas foram rejeitadas pelos americanos. Delcy nega ter comandado planos para substituir Maduro.

Os dois planos, segundo o jornal:

Abril de 2025: 1Proposta apresentada em abril, previa a renúncia de Maduro e o acesso dos EUA ao petróleo e à mineração da Venezuela. A Casa Branca recusou a proposta, considerada insuficiente por não prever “mudança total de regime”, segundo o então secretário de Estado, Marco Rubio.

Setembro de 2025: propunha um governo de transição liderado por Delcy e Miguel Rodríguez Torres, ex-chavista exilado na Espanha, com exílio de Maduro no Catar ou na Turquia.

Uma fonte da Casa Branca disse ao jornal que o segundo plano “manteria as estruturas criminosas do regime sob um novo disfarce”.

O New York Times também revelou que Maduro ofereceu petróleo e minerais a Trump para aliviar a crise venezuelana, mas a proposta foi rejeitada, e os EUA encerraram o diálogo diplomático com Caracas.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parque inflável BLOW PLANET continua em funcionamento neste domingo (19) na Arena

Após o sucesso no último fim de semana, o parque inflável BLOW PLANET seguirá em funcionamento nos próximos dois domingos (19 e 26 de outubro), na praça externa Sul da Casa de Apostas Arena das Dunas. A continuidade do parque é uma novidade para o público infantil, que ganha mais oportunidades para aproveitar a atração inédita em Natal durante o Domingo na Arena.

Com uma estrutura lúdica e segura, o BLOW PLANET estreou no último domingo (12) e rapidamente conquistou a criançada. Agora, com a extensão da atividade, a expectativa é de ainda mais visitantes.

Voltado para crianças de 2 a 12 anos, o parque oferece acesso sem limite de tempo durante o evento (das 16h às 20h), com atrações como discoteca inflável, piscina de bolinhas, tobogã, air hockey, cama elástica, pebolim, entre outras atividades que incentivam o movimento, a criatividade e a socialização.

O parque funciona de forma paralela e independente ao projeto Domingo na Arena e contará com combos promocionais de ingresso:

• R$ 45 (1 criança + 1 adulto de cortesia)
• R$ 85 (2 crianças + 2 adultos de cortesia)
• R$ 120 (3 crianças + 2 adultos de cortesia)
• R$35 (1 adulto extra)

Pessoas com deficiência (PCD) ou autistas têm direito a 50% de desconto no valor do ingresso.

Para mais informações: @casadeapostas.arenadasdunas e @domingonaarenanatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gestão Nilda inicia pagamento da recomposição salarial dos professores da rede municipal

 

Os professores da rede pública municipal de Parnamirim têm um grande motivo para celebrar. A prefeita Nilda anunciou o início do pagamento da recomposição salarial referente aos anos de 2022 e 2023, quando o reajuste nacional do piso do magistério não foi pago integralmente. A recomposição começa com um acréscimo de 6% sobre o salário atual dos docentes, beneficiando 1.711 professores da rede municipal de ensino. A medida, implementada já nesta folha de outubro, representa um passo histórico na valorização do magistério e na reconstrução de um direito há muito aguardado pela categoria.

Nos próximos anos, a gestão irá trabalhar a proposta dos demais percentuais até a quitação total das perdas acumuladas. Para muitos profissionais, esse anúncio representa a devolução de um direito que já parecia perdido e renova a esperança de reconhecimento e respeito à categoria.

“Como professora e educadora, sei o quanto cada conquista representa para quem dedica a vida a ensinar. Essa recomposição é um gesto de justiça e valorização. Estamos corrigindo distorções do passado e reafirmando que a educação de Parnamirim é tratada com prioridade, seriedade e compromisso”, destacou a prefeita Nilda, emocionada ao anunciar a medida no Dia dos Professores, celebrado no último dia 15 de outubro.

Em menos de dez meses de gestão, Nilda tem demonstrado na prática que a educação é uma missão de vida e um dos pilares centrais da administração municipal. Além da recomposição salarial, a prefeita garantiu um reajuste de 6,27% para os professores no início da gestão, convocou 109 novos profissionais da educação aprovados em processo seletivo, entregou três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) totalmente requalificados e equipados, e iniciou a reforma e manutenção de 20 escolas da rede pública. A gestão também vem investindo fortemente na formação continuada dos profissionais do magistério, assegurando qualidade no ensino e nas práticas pedagógicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em encontro na Casa Branca, Zelensky pede mísseis Tomahawk a Trump para atacar Rússia; americano evita se comprometer

Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira (17) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca. É a terceira visita do ucraniano a Washington desde o início da guerra com a Rússia, em fevereiro de 2022.

O principal tema da reunião foi o pedido de mísseis Tomahawk por parte da Ucrânia — armamento de longo alcance que permitiria ataques a alvos dentro do território russo. Trump, no entanto, evitou se comprometer.

“Esse é o problema. Nós precisamos dos Tomahawks”, disse Trump. “É uma escalada, nós discutiremos isso. Gostaríamos muito mais de que eles não precisassem dos Tomahawks.”

Questionado sobre a possibilidade de Kiev ceder território à Rússia em troca de um acordo de paz, o presidente americano também foi vago:

“Nunca se sabe. A guerra é muito interessante. Nunca se sabe.”

O encontro começou em tom amistoso, com Trump elogiando o paletó de Zelensky — uma diferença em relação à reunião de fevereiro, que terminou em bate-boca entre os líderes.

Apesar das relações tensas no início do ano, Trump vem adotando um discurso mais favorável à Ucrânia nas últimas semanas. Após se reunir com o russo Vladimir Putin no Alasca, o americano passou a defender a recuperação total dos territórios ucranianos.

Mesmo assim, não houve avanços concretos rumo a um cessar-fogo desde a cúpula entre Estados Unidos e Rússia há dois meses.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Emídio Jr. desembarca em Pequim para cumprir nova agenda após encontros com empresários em Cantão

Depois de cumprir uma agenda oportuna em Cantão, capital da província de Guangdong, numa das maiores feiras de negócios do mundo, o prefeito Emídio Jr. desembarcou na manhã desta sexta-feira (17/10) em Pequim para continuar representando a cidade de Macaíba na China. Durante a passagem por Cantão, ele se reuniu com empresários brasileiros e chineses, onde teve a oportunidade de conferir de perto as mais inovadoras tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado global e apresentar todo o potencial econômico de Macaíba para atrair futuros empreendimentos, como, por exemplo, fábricas de automóveis.

Na conversa, falou sobre a localização estratégica da cidade — perto de Natal e do aeroporto internacional Aluízio Alves — e destacou oportunidades em áreas como indústria, agricultura e energias renováveis. A ideia central é mostrar nosso município como um dos maiores polos industriais e agrícolas do Rio Grande do Norte. Os anfitriões ainda foram presenteados pelo prefeito de Macaíba com produtos artesanais macaibenses, levando um pedacinho da nossa terra e ressaltando a sua importância e tradição para o outro lado do mundo.

Em Pequim, capital da República Popular da China, Emídio Jr., juntamente com a delegação brasileira de políticos, incluindo o deputado estadual Kléber Rodrigues, e empresários, já se reuniu hoje com a direção da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), mostrando novamente todas as oportunidades que Macaíba pode oferecer, além de suas ricas raízes culturais. Nos próximos dias, o prefeito de Macaíba visitará grandes indústrias multinacionais como a Sany Energy e Huawei, reforçando as aptidões que a Terra de Augusto Severo e Auta de Souza tem para sediar empreendimentos inovadores e de grande magnitude.

“Hoje, já estivemos reunidos com Victor Queiroz, presidente da Apex, onde cada prefeito apresentou o seu município, e eu falei a respeito de Macaíba no sentido de que é um local que tem uma potencialidade gigante, onde nós temos dois centros industriais com mais de 50 indústrias instaladas, e sobre o terceiro distrito industrial que nós vamos fazer, assim como sobre a área da ZPE – Zona de Processamento de Exportação.”, relatou.

A visita faz parte de uma missão internacional, com duração de cerca de 10 dias, que busca atrair investimentos e parcerias que ajudem a desenvolver Macaíba e gerar novas oportunidades para a população, garantindo mais emprego e renda e, consequentemente, proporcionando melhorias na qualidade de vida e bem-estar de todos os macaibenses. Esta é primeira vez em que um gestor municipal viaja para o exterior com esse propósito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes autoriza Bolsonaro a receber visitas de amigos e familiares para aniversário de 15 anos da filha Laura

Foto: WILTON JUNIOR/Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta sexta-feira (17) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a receber visita de amigos e familiares para a festa de aniversário de 15 anos de sua filha.

A comemoração será no sábado (18), na hora do almoço. Nove pessoas foram autorizadas a participar da festa, incluindo a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

“Ressalto que, todas as visitas devem observar as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas, bem como, nos termos da decisão de 30/8/2025, serão realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”, disse Moraes.

A defesa de Bolsonaro fez o pedido para permitir a festa da filha de Bolsonaro na quinta (16). Segundo os advogados do ex-presidente, a comemoração será “simples e reservada, contando com a presença de alguns amigos próximos da aniversariante e de amigos da família que habitualmente frequentam o local”.

“Trata-se, assim, de um almoço de cunho familiar, sem qualquer conotação pública ou política, restrito ao círculo pessoal da família do Peticionante”, completou a defesa de Bolsonaro.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto. A prisão foi decretada pelo Supremo após Bolsonaro descumprir medidas cautelares impostas pelo tribunal.

Bolsonaro tem recebido visitas diárias durante a semana. Quem entra na casa do ex-presidente precisa dar autorização para o carro ser vistoriado e não pode utilizar o celular na casa do político.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Ainda tem esquerdiotas que não reconhece e ou nega o momento de exceções que estamos vivendo no Brasil.

  2. Essa humilhação ao presidente Bolsonaro em breve será revertida e todos irão pagar todas as maldades feita a um homem íntegro que não roubou nem deixou esses ladrões roubarem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Raí Saia Rodada lança novo repertório com o EP “Sossegado” nesta sexta (17)

Novo projeto chega às plataformas digitais à 00h com repertório inédito e promete embalar os fãs com muito forró

Raí Saia Rodada segue em ritmo acelerado e prepara mais uma novidade para os fãs. O cantor lançou nesta sexta-feira (17), à 00h, em todas as plataformas digitais, o EP “Sossegado”, reunindo um novo repertório que promete embalar as festas.

Natural de Umarizal (RN), Raí é um dos nomes mais populares do gênero na atualidade, com mais de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify e uma coleção de sucessos na boca do povo, como “Tapão na Raba”, “Filho do Mato”, “Cachaceira” e “5 da Manhã”.

Além da carreira solo, o cantor também faz parte do “À Vontade”, ao lado de Luan Estilizado e Zezo. A label, que já se consolidou como uma dos maiores do forró nacional, se apresenta em São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no próximo dia 24, em uma noite que também contará com o show da cantora Priscila Senna, prometendo celebrar a força e a emoção da cultura nordestina com um grande encontro de estrelas.

O novo EP promete ser um verdadeiro sucesso, além de esquentar o público para as comemorações dos 25 anos do Saia Rodada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Lula deveria dizer a Maduro que chegou a hora de ir embora”, diz Nobel da Paz María Corina Machado

Foto: REUTERS/Maxwell Briceno

A líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria usar sua influência para convencer Nicolás Maduro a deixar o poder na Venezuela.

“Seria muito útil que o presidente Lula, assim como os demais chefes de Estado do continente, enviasse uma mensagem clara a Maduro: ‘Chegou a sua hora de ir embora. Acabou. Vá, para o seu próprio bem, Maduro. Aceite isso.’”, declarou Machado em entrevista à Folha de S.Paulo.

Machado criticou a postura do Brasil em relação à crise venezuelana e disse que o país tem uma “enorme responsabilidade regional” diante da situação.

“Precisamos repensar os espaços de encontro regionais e sub-regionais para garantir que nunca mais uma tragédia como a da Venezuela se repita em nosso continente”, afirmou.

A opositora, que vive isolada e diz não ver os filhos há dois anos, também comentou as operações autorizadas pelos Estados Unidos na costa venezuelana, negando qualquer envolvimento da oposição.

“A operação que os Estados Unidos estão conduzindo é estritamente dirigida por eles, na qual nós não estamos envolvidos”, disse, ao elogiar as ações do governo Donald Trump no combate ao narcotráfico na região.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Para onde ele poderia ir: Colômbia, Nicarágua, Brasil (paraiso), China, Cuba, Irã, Rússia? E o que ele poderia levar? Coca, Sandália, 03 Calças, 03 cuecas, 01 calção de banho, 03 camisas, 03 shorts, 02 tênis, 02 pares de meia, 01 carreta volvo (emprestada) carregada da moeda venezuelana, 05 litros de petróleo, e um séquito dos seus cumpanheros, seria interessante acompanhar e ver isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de trabalhadores por aplicativos cresce 25% e chega a 1,65 milhão no país, aponta IBGE

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O número de brasileiros que têm nos aplicativos sua principal fonte de renda aumentou 25,4% entre 2022 e 2024, segundo a Pnad Contínua divulgada pelo IBGE. No terceiro trimestre de 2024, o país tinha 1,65 milhão de trabalhadores atuando por plataformas digitais — o equivalente a 1,9% da população ocupada no setor privado.

Principais dados:

  • Transporte de passageiros: 878 mil (53,1%)

  • Entrega de comida e produtos: 485 mil (29,3%)

  • Serviços gerais e profissionais: alta de 52,1%

  • Aplicativos de táxi: 228 mil (13,8%)

Distribuição regional:

  • Sudeste: 888 mil (53,7% do total) — alta de 17%

  • Centro-Oeste: +58,8%

  • Norte: +56%

  • Nordeste: de 220 mil para 293 mil (+33,2%)

  • Sul: de 167 mil para 200 mil (+19,8%)

Perfil dos trabalhadores:

A maioria é homem (83,9%), tem entre 25 e 39 anos (47,3%) e atua por conta própria (86,1%).

O levantamento reforça que o trabalho mediado por aplicativos segue em expansão e já se consolida como uma importante fonte de renda no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *