OAS bancou reforma na casa de Toffoli, registra planilha secreta da empreiteira

Foto: reprodução

Documentos secretos do departamento de propinas da OAS indicam que a empreiteira beneficiou financeiramente o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e seu irmão, o ex-prefeito de Marília, em São Paulo, Ticiano Toffoli.

A planilha “composicaodesembolso-ecano2013.xls”, elaborada pela “Controladoria de Projetos Estruturados”, como era conhecido o departamento de propinas do grupo, registra que a empresa bancou uma reforma na casa de Dias Toffoli em 2013, quando ele já era ministro do tribunal. Nela, há o seguinte lançamento: “15 mil – reforma casa dias toffoli em 2013”. Outro arquivo (“ajustes solicitados GRI em 29/10/12.pdf”) do departamento de propinas anota que o irmão de Toffoli recebeu R$ 850 mil em dinheiro vivo, durante 2012.

Os documentos estão entre os 8.916 arquivos anexados pela Procuradoria-Geral da República no Supremo Tribunal Federal nos autos da PET 7254, que tramita em sigilo. (“PET” é a abreviação de Petição, uma classe processual usada regularmente, entre outros fins, para homologar delações premiadas.) Foram entregues à PGR por delatores da área financeira da OAS, em colaborações negociadas sem o conhecimento da cúpula da empreiteira e homologadas pelo ministro Edson Fachin em 2017.

O acervo estava guardado fora do Brasil e compõe a contabilidade secreta da OAS, em que se registrava pagamentos ilegais da empresa. Um dos delatores diz que recebeu ordem para destruir os documentos. Ele e outros funcionários da área financeira da OAS preferiram entregar os arquivos ao Ministério Público.

Vortex

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. João Macena disse:

    STF: Vergonha nacional. João Macena.

  2. Tarcísio Eimar disse:

    Tem mais é q botar pra rua esse bandidão de marca maior

  3. Observando. disse:

    Qual novidade? Vejam capa da revista revista Veja. Em 2016. Acho q 24 agosto 2016. Deu em nada.

  4. Pedro disse:

    Como seu padrinho: " tudo mentira, sou um Deus de toga, a alma mais pura do mundo" e óbvio, ninguém vai denunciar ou pelo menos dar a noticia, isso é imoral

  5. Bawer disse:

    E o bandido é o presidente que quer uma nação forte e livre economicamente.

  6. Pedro disse:

    Não poderia ser diferente !

  7. Antenado disse:

    E agora José?

  8. Chicó disse:

    Impeachment já !!!

    • paulo disse:

      B.G.
      Com esse vagalumbre não tem jeito, tem que cassar ele também pois está engavetando tudo que é pedido de impeachment e abertura da lava toga que chega ao senado. Corrupção cruzada.

COMENTE AQUI