Os serviços da Operação tapa buracos, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), em vias de grande circulação de veículos na capital potiguar estão longe de ser uma eficiente solução. Embora se destaque um trabalho paliativo, em resumo, desagrada e irrita cada vez mais os motoristas de veículos.
Bastam as fortes chuvas e os buracos reaparecem. E Cada vez maiores. Não bastasse isso, os serviços de aplicação de asfalto são realizados durante a semana. Resultado, em dias de grande circulação de veículos como sextas e segundas, o trânsito em Natal chega ao caos.
Na sexta-feira(11), um serviço realizado na sofrida Avenida Felizardo Moura provocou um congestionamento enorme, sentido Zona Norte, enlouquecendo os motoristas durante o período da tarde.
Nesta segunda-feira(14), uma das principais vias do bairro do Alecrim, a avenida Leão Veloso, recebe os serviços da Operação tapa buracos. Sintoma de mais um problema que vem se tornando desagradável e rotineiro na capital.
Vale destacar que os serviços da Operação tapa buracos não deixam de ter a sua importância. “Quebram o galho” – até a próxima chuva.
Agora, especialmente nas grandes vias, a solução precisa ser definitiva.
Por enquanto, motoristas calculam seus prejuízos com pneus estourados, acompanhados de sensíveis problemas mecânicos.
O asfalto da Av dos Xavantes, em Cidade Satélite pode ser chamado pelo nome de um filme… Cinquenta tons de cinza. De 2 em 2 meses fazem mais um pedaço e outro se abre.
Na Av. dos Caiapós, tem um logo no início (de quem vem da BR-101) que já ocupa quase metade da avenida. Daqui a pouco vai ser difícil transitar ali.
A rotatória em frente ao condomínio Natal Brisas tá parecendo que caiu uma bomba.
Esse tipo de serviço deveria ser feito a noite, das 22 às 06:00 horas. O problema é o excesso de leis trabalhistas que dificultam e praticamente inviabilizam tal solução. Mas como sindicato, apesar da nova lei trabalhista, pode legislar para impor novas tipos de taxas de recolhimento, por quê não pensa no bem da população e faz um acordo nesse sentido.
Se as ruas e avenidas sofressem a devida manutenção do período noturno, não haveria transtorno, não deixaria o trânsito parado e as vias estariam sendo conservadas facilmente. Mas nessas terras de Cabral, onde vale mais criar problemas e transtornos, a população que se vire e trate de se educar para ficar calma vendo as imposições sindicais.
Você poderia apontar qual ou quais leis trabalhistas impedem que esse serviço seja executado à noite?
Mesmo sabendo das dificuldades, seria interessante que obras viárias urbanas (principalmente tapa-buracos), poderiam ser programadas para ter suas execuções à noite. Claro que ficaria mais caro, mas seria compensador diante dos transtornos que causam ao ser executadas durante o expediente normal.
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um comentário antissemita ao dizer que Israel comete genocídio matando crianças e mulheres em Gaza “a pretexto” de eliminar terroristas.
Em nota divulgada neste domingo, 11, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, disse que “acusar judeus de matar crianças é uma das formas mais antigas e deploráveis de antissemitismo”.
“É lamentável e perturbador que o presidente do nosso País siga promovendo este libelo antissemita pelo mundo. O Brasil é um País onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, mas o presidente Lula, com suas falas antissemitas, parece querer criar problemas para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva”, ressaltou.
A Conib apontou ainda que nas falas de Lula falta a verdade, que seria o fato de que “o Hamas começou essa terrível guerra e se esconde atrás da população civil e de reféns israelenses para promover sua visão, aí sim genocida, de exterminar Israel e judeus”.
Em conversa com jornalistas em Moscou, no sábado, 10, Lula voltou a comentar o conflito na Faixa de Gaza. Mais uma vez, tratou as investidas de Israel contra o Hamas no território palestino como um genocídio.
“Na Faixa de Gaza é um genocídio, de um exército muito bem preparado contra mulheres e crianças a pretexto de matar terroristas. Já houve caso de explodirem um hospital e não ter um terrorista, só mulher e criança”, disse.
Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou.
Lula viajou à Rússia a convite do presidente Vladimir Putin para assistir a um desfile militar que marcou os 80 anos da derrota dos nazistas. O encontro com o líder russo é alvo de críticas dentro e fora do Brasil porque o presidente brasileiro tentava sagrar-se mediador de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Em seguida, Lula seguiu para agendas na China.
Leia a íntegra da nota
O presidente Lula mais uma vez faz declarações antissemitas de que há um genocídio em Gaza e que Israel deliberadamente mata crianças e mulheres “a pretexto” de matar terroristas. Acusar judeus de matar crianças é uma das formas mais antigas e deploráveis de antissemitismo, e é lamentável e perturbador que o presidente do nosso país siga promovendo este libelo antissemita pelo mundo. O Brasil é um país onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, mas o presidente Lula, com suas falas antissemitas, parece querer criar problemas para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva. O que falta nas falas do presidente Lula sobre o conflito é a verdade: o Hamas começou essa terrível guerra e se esconde atrás da população civil e de reféns israelenses para promover sua visão, aí sim genocida, de exterminar Israel e judeus.
Claudio Lottenberg
Presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB)
O senador Rogério Marinho chamou o presidente Lula de ‘mentiroso’. Ao desmentir o petista sobre o escândalo dos descontos no INSS, sobre a criação de mecanismos de combate à corrupção no INSS, Rogério Marinho lembrou que foi ainda no início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que foram criados “mecanismos de controle contra o assalto aos aposentados”.
Em publicação nas redes sociais, o senador do PL também afirmou que “o PT institucionalizou o roubo! A fraude tem as digitais e a blindagem criminosa de um governo que protege ladrões e persegue quem denuncia!”
Belíssimas imagens de Nossa Senhora Aparecida ao lado do Cristo Redentor, no Rio, viralizaram nas redes sociais. Trata-se de uma criação da produtora “Filme Aparecida”, que promove o longa em produção sobre a padroeira do Brasil, em homenagem ao Dia das Mães. A produtora não deu detalhes de como foi criada a imagem de Nossa Senhora, se foi feita por drones ou utilizando recursos de computação gráfica e IA.
Nossa Senhora Aparecida é uma das representações católicas de Maria, mãe de Jesus, e sua imagem foi encontrada em 1717 no rio Paraíba do Sul. A santa é celebrada no Brasil em 12 de outubro, data que marca sua descoberta por pescadores.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo, 11, que está pronto para encontrar o presidente russo, Vladimir Putin, para negociações em Istambul na próxima quinta-feira, após o presidente americano, Donald Trump, alertar que ele deveria concordar com uma oferta de negociações com Moscou imediatamente, sem a condição de um cessar-fogo inicial de 30 dias.
Em publicação no X, antigo Twitter, ele disse que a Ucrânia espera um cessar-fogo total já na segunda-feira como forma de criar a base necessária para a diplomacia pelo fim da guerra.
“E estarei esperando por Putin na Turquia na quinta-feira”, disse Zelensky.
No sábado, Putin propôs a realização de “conversas diretas” com a Ucrânia em busca de um acordo de paz para a guerra que já dura mais de três anos. O governante defendeu que as negociações aconteçam na próxima semana, a partir do dia 15 de maio, quinta-feira. Putin acrescentou que vai dialogar com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, neste domingo para possibilitar que o proposto encontro entre representantes da Rússia e da Ucrânia aconteça em Istambul.
As declarações do presidente russo acontecem em meio à pressão de líderes europeus por um cessar-fogo. O grupo formado por Ucrânia, Reino Unido, Alemanha, França e Polônia definiu uma trégua incondicional de trinta dias a partir de segunda e fez um ultimato: ameaçou a Rússia com novas sanções caso a pausa no conflito não seja respeitada. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reagiu à manifestação dos líderes europeus afirmando que a Rússia iria “refletir” sobre a proposta, mas que era “inútil” tentar pressionar Moscou.
A proposta de Putin foi feita em um pronunciamento, direto do Kremlin, transmitido pela TV russa. “Nós buscamos conversas sérias para remover as origens das causas do conflito e seguir em frente por uma paz forte e duradoura”, afirmou. “Nós estamos propondo a Kiev retomar negociações diretas, sem pré-condições”, disse Putin. “Nós oferecemos às autoridades de Kiev a retomada das negociações já nesta quinta, em Istambul.”
O presidente russo acrescentou que não descarta que, durante essas conversas, Rússia e Ucrânia possam concordar com “novos cessar-fogos, uma nova trégua”.
O Brasil é heptacampeão da Copa do Mundo de Futebol de areia. Neste domingo (11), a Seleção colocou a sétima estrela no uniforme ao vencer Belarus por 4 a 3 na decisão do torneio disputado na cidade de Vitória, em Seychelles, no leste da África. Com uma partida eficiente no ataque, a equipe brasileira dominou os bielorrussos, que chegaram a ameaçar o título no fim. Os gols do Brasil foram marcados por Lucão, Rodrigo (duas vezes) e Catarino. Pelo lado de Belarus, Yauheni Novikau e Ihar Brytshtsel descontaram.
O elenco contou com o jogador potiguar Edson Hulk, que também esteja na seleção que conquistou o hexa em 2024. É o segundo título mundial do jogador nascido em Touros.
O Brasil repete o feito de 2024 e é campeão invicto, além de acumular 12 jogos de invencibilidade na Copa do Mundo – seis no ano passado e mais seis na atual. O time comandado pelo técnico Marco Octávio não perde no tempo regulamentar nesta competição desde 2019, quando foi eliminado pela Rússia por 4 a 3, nas quartas de final.
Agora, a Canarinho tem sete Mundiais sob a chancela da Fifa, que passou a organizar os torneios a partir de 2005. A Seleção foi campeã em 2006, 2007, 2008, 2009, 2017, 2024 e 2025. Antes da Federação internacional de futebol, o domínio já era absoluto dentro da modalidade – sendo campeão nove vezes: 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003 e 2004.
Presentes no lugar mais alto do pódio em 2017, 2024 e 2025 – alcançam o feito de tricampeões: Catarino, Filipe Silva, Mauricinho e Rodrigo. Os jogadores Lucão, Edson Hulk, Brendo, Teleco e Bobô ficam com o bicampeonato. Enquanto Benjamin, Thanger e Antônio conquistam a taça pela primeira vez.
Quase 12 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe em um período de aproximadamente 5 anos no Rio Grande do Norte. Os dados constam no Portal de Transparência do Registro Civil e representam o período entre janeiro de 2020 até este domingo (11), em maio de 2025.
Ao todo, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), o RN teve neste período:
210.975 nascimentos no RN;
11.999 registros só com o nome da mãe.
A maior taxa percentual de crianças registradas apenas com o nome da mãe foi em Bodó, onde houve três nascimentos registrados neste período, sendo um deles apenas com o nome da mãe, cerca de 33% do total.
Na capital Natal, cidade que mais teve nascimentos neste período, com 59.208 crianças, foram 3.609 registros só com o nome da mãe.
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o Portal de Transparência do Registro Civil aponta que seis tiveram todos os registros com nomes tanto da mãe quanto do pai entre 2020 e 2025: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea.
Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, plataforma nacional administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
A plataforma reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 Cartórios de Registro Civil em todo o país, presentes em todos os municípios e distritos brasileiros.
Reconhecimento da paternidade
O procedimento de reconhecimento de paternidade pode ser feito diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país desde 2012, quando foi regulamentado pelo Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o Sindicato dos Notários e Registradores (Sinoreg), não é mais necessária decisão judicial nos casos em que todas as partes concordam com a resolução.
Nos casos em que a iniciativa for do próprio pai, o interessado pode comparecer ao cartório com a cópia da Certidão de Nascimento do filho, sendo necessária a anuência da mãe ou do próprio filho, caso este seja maior de idade. Em caso de filho menor, é necessário a anuência da mãe.
Caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode fazer a indicação do suposto pai no próprio cartório, que comunicará aos órgãos competentes para que seja iniciado o processo de investigação de paternidade.
Desde 2017, também é possível realizar em cartório o reconhecimento de paternidade socioafetiva, aquele onde os pais criam uma criança mediante uma relação de afeto, sem nenhum vínculo biológico, desde que haja a concordância da mãe e do pai biológico e que a criança tenha 12 anos ou mais.
Neste procedimento, caberá ao registrador civil atestar a existência do vínculo afetivo da paternidade ou maternidade mediante apuração objetiva por intermédio da verificação de elementos concretos:
inscrição do pretenso filho em plano de saúde ou em órgão de previdência;
registro oficial de que residem na mesma unidade domiciliar;
vínculo de conjugalidade – casamento ou união estável – com o ascendente biológico;
Eu concordo com vc em partes agora u que existe hoje è estas garotas muitas vezes não que namorar um trabalhador aí vai se envolver com estes moleque q não cuida nem deles jamais de outras pessoas infelizmente è assim.
O homem que gera um filho e não o registra como um filho é um covarde e canalha, se tem dúvida da paternidade, solicite um exame de DNA mais fugir das responsabilidades é demonstrar ser um idiota desprezível.
Um tremor de terra foi registrado no Rio Grande do Norte neste sábado (10), segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O tremor foi sentido no município de Lajes, na região central do estado, e ocorreu às 10h07 (horário de Brasília), e teve magnitude preliminar de 1.8 na escala Richter.
De acordo com o LabSis, até o momento, não há registros de moradores da região que tenham sentido o abalo. O tremor foi detectado por meio das estações sismográficas que monitoram a atividade sísmica no estado e na região Nordeste.
Esse é o segundo sismo registrado no Rio Grande do Norte em menos de uma semana. Na última terça-feira (7), um tremor de 1.9 mR foi registrado no município de Currais Novos, também sem relatos de percepção por parte da população.
O Laboratório Sismológico da UFRN mantém vigilância constante sobre a atividade sísmica no estado e segue acompanhando possíveis novos eventos.
Os holofotes do campeonato brasileiro de base se viraram para Arthur Vilar depois que o surfista de 13 anos executou um ‘kerrupt’ na fase classificatória da categoria sub-14.
O aéreo rodando tem alto grau de dificuldade e raramente é realizado por jovens da idade de Arthur, especialmente em campeonatos. O surfista nascido em João Pessoa e radicado em Baia Formosa é pupilo do campeão mundial e olímpico Italo Ferreira e grande promessa do esporte brasileiro.
Arthur Vilar disputa neste domingo as finais de três categorias. Campeão em 2024, ele defenderá os títulos na sub-14 e sub-16, além de buscar o feito inédito na sub-18. O campeonato nacional acontece em etapa única, realizada em Porto de Galinhas, em Pernambuco, com a presença dos principais nomes da base na modalidade.
Apesar da idade, o surfista de 13 anos já tem bastante bagagem, tendo surfado em algumas das melhores ondas do mundo, a exemplo de Pipeline, no Havaí, Mentawai, na Indonésia, e Maldivas. Ele também é referências em piscinas, com experiência nas ondas do Surf Ranch, casa do 11 vezes campeão mundial Kelly Slater.
Abertas ao público, celebrações religiosas aconteceram durante a manhã nas unidades do Morada da Paz em Emaús e São José de Mipibu
O Dia das Mães foi marcado por homenagens e grande movimentação nos cemitérios do Rio Grande do Norte neste domingo (11). No Morada da Paz Emaús, duas cerimônias foram realizadas pela manhã, às 8h e às 10h. Já no Morada da Paz São José de Mipibu, a celebração ocorreu às 10h. As ações reuniram familiares em momentos de reflexão e tributo. A expectativa é de que, até o fim do dia, cerca de 20 mil pessoas passem pelas duas unidades.
Entre os visitantes, a aposentada Maria de Lourdes veio prestar homenagem à mãe, falecida há seis anos. “É uma data que sempre mexe com a gente. Estar aqui, rezar e trazer flores é uma forma de manter viva a presença dela em nossa vida”, contou emocionada.
De acordo com Eliza Fonseca, gerente de marketing do Grupo Morada, a programação especial tem como objetivo acolher as famílias em um momento de saudade. “Preparamos as cerimônias com muito cuidado, entendendo que essa é uma data sensível para muitas pessoas. Nosso propósito é oferecer um espaço de paz, respeito e memória para todos que vêm prestar suas homenagens”, afirmou.
Na Zona Norte da capital potiguar, a unidade do Morada da Paz Essencial em São Gonçalo do Amarante também esteve o dia todo aberta à visitação seguindo o seu horário normal de funcionamento.
Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, o Morada da Paz oferece a possibilidade de realizar homenagens virtuais por meio da plataforma Morada da Memória. Nela, é possível escrever mensagens, enviar flores e até acender uma vela virtual. Tudo pode ser feito acessando o site http://www.moradadamemoria.com.br.
Para quem deseja prestar a homenagem com flores nos jazigos, basta entrar em contato com a floricultura do Morada da Paz, por meio do WhatsApp 0800 123 4848 ou do site http://floricultura.moradadapaz.com.br e solicitar o atendimento.
Ecos – Memórias que ressoam
As missas em homenagem ao Dia das Mães também marcam o lançamento da campanha 2025 do Grupo Morada, intitulada Ecos – Memórias que ressoam. A iniciativa parte da ideia de que as lembranças continuam presentes e pulsando, mesmo após a despedida, convidando à reflexão sobre os laços que permanecem vivos na memória e no coração. Assim como um eco que reverbera no tempo e no espaço, os momentos vividos e os afetos partilhados seguem presentes no cotidiano de quem permanece.
Ao longo de todo o ano, a campanha será trabalhada pelas marcas do grupo – Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet – em diferentes formatos, com foco no acolhimento e na valorização das memórias. A proposta é estimular espaços de escuta e conexão, tratando o luto como um processo contínuo, atravessado por afeto e significado.
Ingredientes:
24 unid de filé de camarão grande
18 cubos de mussarela
200 gr de farinha de trigo
200 gr de farinha de rosca ou Panko
2 ovos
Pimenta do reino e sal a gosto
Azeite a gosto
1L de óleo
Papel toalha
6 palitos de churrasco
Modo de preparo:
Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e azeite a gosto.
Espete os camarões no palito de churrasco e intercale com o cubo dos queijo. Coloque 4 camarões e 3 cubos de queijo.
Bata os ovos em uma tigela e coloque uma pitada de sal.
Passe os espetos com os camarões e o queijo na farinha de trigo.
Depois nos ovos e na farinha de rosca.
Leve para o congelador por, pelo menos, 20 minutos. Não deixe congelar.
Em uma frigideira, com o óleo bem quente, frite os espetos até ficarem dourados.
Retire e coloque sobre o papel toalha por 1 minuto.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 6 min
Ingredientes do arroz:
½ k de arroz cozido
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
¼ de pimentão verde
1 cenoura média em cubos pequenos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
200g de ervilha fresca
1 xícara de salsa e cebolinhas picadas
Pimenta do reino e sal a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela coloque um fio de azeite, os pimentões e deixe refogar por 3 minutos.
Adicione a cenoura e refogue por 5 minutos.
Acrescente a cebola, o alho e refogue por mais 3 minutos.
Adicione o arroz branco e misture bem.
Acrescente as ervilhas, misture bem, refogue por 2 minutos, desligue o fogo, acrescente a salsa e a cebolinha e misture.
Montagem:
Coloque o arroz em uma travessa, os espetos numa lateral e a batata palha na outra.
Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 13 min
TERRINE DE SALAME E GORGONZOLA
Ingredientes:
3 iogurtes natural
1 pote de requeijão
1 pacote de gelatina sem sabor
100 gr de gorgonzola
200 gr de salame
1 pimentão vermelho
100 gramas de açúcar
80 ml de água
Modo de preparo:
Cortar o pimentão em cubos pequenos, colocar no fogo com a água e açúcar
Quando tiver em ponto de mel, retirar da panela e deixar resfriar.
Hidratar a gelatina com água.
Colocar no liquidificador o iogurte, o requeijão, o gorgonzola, o salame, a gelatina e bater até ficar uniforme, sem triturar totalmente o salame.
Coloque plástico filme cobrindo toda a forma.
Coloque a mistura na forma e leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas.
Após esse tempo, desenforme, coloque o pimentão sobre a terrine e sirva em seguida.
Acompanhar com pães, torradas ou chips.
por favor a subida do viaduto da urbana,sentido zona sul,necessita urgente de 1 operação desta.
A OUVIDORIA DA SEMOV É 3232-8118 E TODOS PODEM SE DIRIGIR DIRETAMENTE A SEMOV E AO DEPARTAMENTO DE CONSERVAÇÃO.
O asfalto da Av dos Xavantes, em Cidade Satélite pode ser chamado pelo nome de um filme… Cinquenta tons de cinza. De 2 em 2 meses fazem mais um pedaço e outro se abre.
Na Av. dos Caiapós, tem um logo no início (de quem vem da BR-101) que já ocupa quase metade da avenida. Daqui a pouco vai ser difícil transitar ali.
A rotatória em frente ao condomínio Natal Brisas tá parecendo que caiu uma bomba.
Além de ficar desnivelada a via! É cada porrada no amortecimento dos carros que nem sei porque tapam os buracos!
Alô Natal,Dias piores virão…Ele tá querendo eleger o filho.
Só munganga desses governantes,para enganar os bestas!!! Um absurdo
Esse tipo de serviço deveria ser feito a noite, das 22 às 06:00 horas. O problema é o excesso de leis trabalhistas que dificultam e praticamente inviabilizam tal solução. Mas como sindicato, apesar da nova lei trabalhista, pode legislar para impor novas tipos de taxas de recolhimento, por quê não pensa no bem da população e faz um acordo nesse sentido.
Se as ruas e avenidas sofressem a devida manutenção do período noturno, não haveria transtorno, não deixaria o trânsito parado e as vias estariam sendo conservadas facilmente. Mas nessas terras de Cabral, onde vale mais criar problemas e transtornos, a população que se vire e trate de se educar para ficar calma vendo as imposições sindicais.
Você poderia apontar qual ou quais leis trabalhistas impedem que esse serviço seja executado à noite?
Mesmo sabendo das dificuldades, seria interessante que obras viárias urbanas (principalmente tapa-buracos), poderiam ser programadas para ter suas execuções à noite. Claro que ficaria mais caro, mas seria compensador diante dos transtornos que causam ao ser executadas durante o expediente normal.