O valor de mercado da Petrobras caiu pela metade entre 2010 e 2014. Em 2013, cresceu em 50% o aumento da dívida da empresa que, em cinco anos, despencou do 12° para o 120° lugar no ranking das maiores empresas do mundo. A autossuficiência na produção de petróleo festejada por Lula em 2006 morreu afogada no oceano de barris importados mensalmente. As jazidas milagrosas do pré-sal continuam no fundo do mar. Só o palanque ambulante conseguiu enxergar a “dádiva de Deus” que transformaria o Brasil Maravilha em sócio perpétuo da OPEP.
Aberto na semana passada por uma reportagem do Estadão, o baú de notícias espantosas não para de assombrar milhões de brasileiros que não sabiam de nada. Na quarta-feira, 19 de março, Dilma Rousseff confessou que em 2006, quando presidia o Conselho Administrativo da Petrobras, aprovou sem ter lido o contrato da compra, por 360 milhões de dólares, de metade da refinaria que meses antes custara 42,5 milhões a uma empresa belga. Na quinta, a culpa pelo negócio que acabou engolindo US$ 1,18 bilhão foi transferida para Nestor Cerveró, diretor da Área Internacional da Petrobras até 2011 e, desde então, diretor financeiro da BR Distribuidora.
Na sexta-feira, soube-se que Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro, ajudara a arquitetar o melhor negócio da história da Bélgica instalado no gabinete de diretor de Abastecimento da Petrobras. Os jornais de sábado informaram que Cerveró, de férias na Europa, fora demitido ─ a punição chegou oito anos depois do pecado. No domingo, o executivo desempregado avisou que ficaria em silêncio num tom de quem estava disposto a falar. Na segunda, enquanto a CPI da Petrobras parecia em gestação, o noticiário político-financeiro-policial teve de abrir espaço para a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. No editorial desta terça-feira, o Estadão comenta o que anda acontecendo por lá.
Por Augusto Nunes
Ou é muita incompetência ou o PT está deliberadamente sabotando o Brasil.
Valor de mercado da Petrobrás em 2002 – FHC (PSDB) = U$ 15,4 Bilhões
Valor de mercado da Petrobrás em 2013 = U$ 207,9 Bilhões.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2009/11/654086-petrobras-tem-2-maior-lucro-entre-empresas-dos-eua-e-america-latina.shtml
Em 2007 a Petrobrás chegou a valer incriveis U$ 429,9 Bilhões, com a crise mundial de 2008, praticamente todas as grandes empresas mundiais perderam valor de mercado, a Vale por exemplo valia U$ 270 Bilhões e em 2013 esta valendo U$ 182 Bilhões.
Agora que os arautos da honestidade venham a público e confirmem que todos são iguais.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/psol-desiste-de-expulsar-deputada-acusada-de-fazer-caixinha