Judiciário

Pais que recusarem vacina podem perder a guarda de filho, diz juiz

Foto: Divulgação

Em suas redes sociais, o juiz Ibere de Castro Dias, da vara da Infância e Juventude de Guarulhos/SP, defende firmemente a vacinação de crianças contra a covid-19. O magistrado faz postagens informativas e, em uma delas, chegou a dizer que é possível perder a guarda em caso de recusa ao imunizante.

Como se sabe, recentemente o ministério da Saúde incluiu as crianças de cinco a 11 anos no PNI – Plano Nacional de Imunização, quase um mês após a liberação da Anvisa.

O juiz Ibere de Castro Dias é um defensor da imunização infantil. Em postagem recente no Twitter, o magistrado afirmou:

“Enunciado 26, aprovado por juízas e juízes de varas da infância de todo o Brasil, no Fórum Nacional da Justiça Protetiva:

‘Os pais ou responsáveis legais das crianças e dos adolescentes que não imunizarem seus filhos, por meio de vacina, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, inclusive contra COVID 19, podem responder pela infração administrativa do art. 249 do ECA (multa de 3 a 20 salários mínimos e/ou estarem sujeitos à aplicação de uma ou mais medidas previstas no artigo 129 do ECA)”

Dentre as medidas previstas no art. 129 do ECA estão:

VIII – perda da guarda;

X – suspensão ou destituição do Poder familiar’”

Em outro momento, o juiz relembrou um julgamento ocorrido no STF, no qual os ministros reconheceram a obrigatoriedade de vacinação de crianças e adolescentes, ainda que contrarie convicção filosófica de mães e pais.

“STF, reafirmando entendimento do TJSP, já reconheceu obrigatoriedade de vacinação de crianças e adolescentes, ainda que contrarie convicção filosófica de mães e pais.

E que inclusão no PNI não é condição para a obrigatoriedade da vacina a crianças. Outras hipóteses podem levar à obrigatoriedade também.

A questão da obrigatoriedade da vacinação contra covid possivelmente chegará ao STF também.”

Justiça Potiguar

Opinião dos leitores

  1. Se os pais baixarem as cabeças para esses canalhas e ficarem calados…nada não restará para o futuro.

  2. Taí, gostei!!
    Quem nào quiser vacinar seus filhos, favor ir morar na mata pra n contaminar os outros.
    Obg!

  3. Esses desocupados não cuidam das crianças que morrem de fome diariamente, nas ruas, estupradas e que consomem drogas, mas vão se meter em narrativas da esquerda, de vacinas que não imunizam. Vão procurar uma trouxa de roupa pra lavar.

  4. QUEM É PAI E COMPORTA-SE COMO TAL, SABE, PORQUE PROCUROU AO MENOS LER A CARTEIRINHA DE VACINAÇAO DO FILHO, PELO NAS DOS MEUS FILHOS TEM AS OBRIGAÇOES DOS PAIS EM RELAÇAO AS VACINAS, BEM COMO AS POSSIVEIS PUNIÇOES SE HOUVER CASOS DE OMISSOES, É SÓ LER, SE NAO SOUBER LER PERGUNTE A ALGUÉM….

  5. Esse juiz é um demagogo, ele não tem dados científico pra explicar suas opiniões ou decisão judicial futuramente. Ninguém tem informações suficiente sobre estes veneno. Muitas perguntas e poucas respostas.

  6. Então que a Justiça comprove através de estudos científicos, que a vacina não irá trazer consequências a longo prazo. Que seja retirado o seu uso como emergencial, e se caso houver danos futuros a empresa seja responsabilizada. Será que a justiça consegue isto ?

  7. O MAGISTRADO DEVERIA COMEÇAR VACINANDO OS FILHOS DELE.

    VACINA QUE NÃO IMUNIZA E QUE AINDA ESTÁ EM FASE EXPERIMENTAL.
    ABSURDO.

  8. Olá, bom dia !
    É muito fácil determinar a obrigatoriedade de vacinas (ainda que NÃO está com 100% dos seus estudos concluídos) especialmente para crianças que se quer tem ideia de problemas futuros que poderão acontecer ou não. Espero sinceramente que der tudo certo, mas pelo visto, nem os próprios laboratórios podem garantir a total segurança dessas vacinas, afinal estudos ainda estão sendo feitos constantemente.
    O juiz determina que os país são obrigados a ‘imunizarem ‘ seus filhos, sobre pena de perder a guarda. Tudo bem. Mas se algo der errado no futuro Graças a vacina, quem será responsabilizado ? Essa é a pergunta que não quer calar.

  9. Babaquice aguda. Não cuidam de aplicar a lei e querem aplica-las aos pais. Concordo que tem que vacinar, mas, ler essa babaquice é demais…deveriam aplicar a constituição que alegam que crianças tem direitos a saúde e alimentação e educação e segurança e tambem de saber dessas babaquices.

  10. E continua o baile:
    A vacina imuniza 95%;
    A vacina imuniza 70%;
    A vacina imuniza 50%;
    Não imuniza, mas reduz a transmissão;
    Não reduz a transmissão, mas impede as formas graves;
    Não impede as formas graves, mas impede as idas as UTIs;
    Não reduz as idas as UTIs, mas re a pessoa não morre;
    E a pessoa não morre, mas vai para o céu.
    Vixe e agora vai preso kkkk Durma com um barulho desses.

    1. Ja perdi 3 amigos que tomaram a 3ª dose e passaram mal e deixaram o planeta.

    2. Cacá ! Os sobrinhos musculosos estão todos vacinamos? Mona no carnaval tu estava um arraso .

    3. Gado véi idólatra e negacionista, vc pegou essa narrativa mentirosa onde? No grupins de ZAP do MINTO das rachadinhas foi? Como miliciano digital vc espalha isso para criar o que? Tumulto? A vacina protege e muito contra internação e morte, como também de apresentar sintomas! Deixa de comer bosta igual seu político bandido das rachadinhas…

    4. Titia, se a senhora não percebeu, mas os números de mortes, no Brasil, caíram, e muito. Acredito quer a vacina está indo bem.

  11. Era só o que estava faltando nesse país!!
    Deviam se preocupar em tirar as crianças das ruas e da prostituição!!Há muito tempo que existe vacinas e nem sempre as pessoas estão em dia.
    Isso chama-se hipocrisia!!

    1. E quem não mantém o calendário vacinal em dia é criminoso/a e irresponsável.

  12. Poder executivo poderia entregar logo o comando dessa nação a o judiciário porque eles estão emtrando em todas as áreas querer que um pai per a um filho por conta de uma vacina . Cadê a democracia ? VERGONHA

  13. Um dia, quando o Estado decidir algo sobre os filhos desses que hoje batem palmas pra esse absurdo e eles não concordem eles vão perceber que dar esse poder ao Estado sobre os filhos dos outros foi um erro terrível. Mas assim caminha a humanidade, a ignorância é o combustível de todas as desgraças autoritárias de nossa história.

    1. Ignorante Brasil, deixa eu te contar uma novidade: desde a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei que tem mais de TRINTA ANOS), o Estado já regula e decide sobre o futuro de filhos mal assistidos pelos genitores! Deixa de conversar bosta igual ao seu bandido das rachadinhas de estimação…

    2. Em um país que tem uma composição do STF que temos, todo bunda mole se acha na posição de mandar, estamos vivendo a ditadura da toga, aquela mesma, que deixa os senhores juízes com cara de ceifadores de vidas.

    3. Melhor reposta amigo !! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

BBB 22: Saiba quem são os participantes confirmados pela Globo nesta sexta-feira (14)

Em sua programação, a Rede Globo de Televisão já anunciou quatro integrantes do Big Brother Brasil 22 nesta sexta-feira (14). Os anúncios estão sendo feitos durante os comerciais. Os participantes anunciados até agora são anônimos e integram o grupo “pipoca”.

Conheça os anunciados até o momento, de acordo com o Gshow:

Jessilane: Tem 26 anos e é professora de Biologia. Natural de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, ela nasceu na cidade natal da mãe, mas se mudou para Valparaíso de Goiás ainda criança e é lá que vive até hoje.

Laís: Tem 30 anos e é médica. Natural de Crixás, em Goiás, se mudou para Goiânia na época da escola e, na faculdade, foi morar em João Pessoa (PB).

Eliezer: Tem 30 anos, é designer e empresário. É natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Eslovênia: Tem 25 anos, é estudante de marketing e modelo. É natural de Caruaru, em Pernambuco, onde já foi eleita Miss, tando do município, quanto do estado.

*Matéria em atualização.

Fotos: Gshow/Globo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Unimed Natal avisa que a partir de segunda-feira (17) fará testes de Covid-19 em horário reduzido por falta de insumos

Foto: Divulgação / Unimed

A Unimed Natal comunicou nesta sexta-feira (14) que devido o grande aumento da procura por testes RT-PCR para Covid-19 nos últimos dias, está começando a sofrer com a falta de insumos para realização dos mesmos. Então, a partir de segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, os laboratórios realizarão as coletas em horário reduzido, das 7h às 11h.

O comunicado ainda enfatiza que essa é uma medida emergencial e temporária, que visa manter sempre a excelência no cuidado com os clientes. Logo o fornecimento dos insumos será normalizado e, assim, sendo possível retornar com o horário integral de coleta.

A Unimed Natal informou ainda que está à disposição para quaisquer esclarecimentos, seja por meio dos canais virtuais ou por meio do telefone: 3220-6200.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Unimed Natal divulga comunicado sobre o período de isolamento recomendado em caso de suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19

Foto Ilustrativa: Said Khatib / AFP / CP

A Unimed Natal divulgou um comunicado importante nesta sexta-feira (14). A nota é a respeito do período de isolamento recomendado em caso de suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19.

Confira abaixo na íntegra:

Com base na atualização do Ministério da Saúde sobre o protocolo de isolamento para os casos sintomáticos considerados como suspeitos ou confirmados de Covid-19, a Unimed Natal atualiza as suas recomendações para a duração do período de isolamento para pacientes com Covid-19 sintomática.

Considerando que a maioria dos pacientes transmite a Covid-19 nos primeiros sete (07) dias, recomendamos que os pacientes com Covid-19 sintomáticos, independentemente de histórico vacinal contra a Covid-19:

Permanecer em isolamento domiciliar, com restrição de deslocamento nas áreas comuns do domicílio e utilizar máscara cirúrgica. O término do isolamento está indicado quando o paciente preencher os três critérios abaixo:

  1. Ausência de febre no mínimo de 24h sem uso de antitérmico;
  2. Melhora dos sintomas respiratórios e
  3. Passados os 7 dias a contar do primeiro dia de início dos sintomas;

Pacientes que se mantém sintomáticos no sétimo dia devem manter o isolamento por mais três (03) dias, completando o período de 10 dias.

Nesses casos, recomenda-se sair do isolamento após os 10 dias corridos se o caso apresentar melhora dos sintomas respiratórios, com ausência de febre, sem uso de medicamentos antitérmicos após 24h,

Reiteramos que todas as medidas de proteção, como o uso de máscaras, evitar aglomerações e higienização das mãos devem ser mantidas durante todo o período de isolamento, ou seja, por 10 dias seguidos,

Para paciente imunocomprometidos (ex: tratamento quimioterápico, infecção por HIV com CD4<200, uso de prednisona em dose maior que 20mg/dia por mais de 14 dias ou outras situações de acordo com o julgamento clínico) ou com quadro grave de Covid 19, considerar 20 dias de isolamento após o início dos sintomas.

Não recomendamos a realização de testes (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para sair do isolamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Bandidos levam pertences, carro e toda mercadoria de loja em Candelária

A criminalidade não dá trégua em Natal. Desta vez, uma loja de roupa, localizada no bairro de Candelária, na Zona Sul, foi vítima dos bandidos.

Em vídeos de câmera de segurança é possível ver um casal, um homem e uma mulher, fingirem ser clientes, até que anunciam o assalto. Em seguida, outro bandido entra no estabelecimento.

Foram levados os celulares dos funcionários, carro e toda a mercadoria.

Opinião dos leitores

  1. oq tá faltando os donos dessas lojas, clínicas e etc se armarem?? tem quem comprar armas, de preferência 12 de repetição pra receber esses bandidos na bala.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Em 14 dias, janeiro supera número de casos de Covid registrados no mês de dezembro no RN

Foto: Bruno Concha

Em menos de 15 dias, janeiro de 2022 superou o número de casos de covid-19 confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) ao longo de todo o mês de dezembro do ano passado.

Até a manhã desta sexta-feira (14), o estado já registrou mais de 6,7 mil casos confirmados em janeiro, contra pouco 5,4 mil registrados no mês anterior.

Pela manhã, a Sesap confirmou o registro de 1.351 novos casos em relação ao último boletim. Desse total, 968 testes positivos tiveram resultado nas últimas 24 horas e os demais são testes de outros dias que foram acrescentados entre as notificações.

Esse é o maior número de novos casos registrados no estado desde o dia 24 de julho de 2021, quando o estado registrou, em um dia, 1.973 notificações.

Ao todo, são 6.763 casos positivos de covid-19 notificados nos 14 primeiros dias do mês – uma média de 483 por dia – contra 5.499 casos ao longo de todo o mês de dezembro – média de 177 por dia.

g1 RN

Opinião dos leitores

  1. No final de novembro não tinha festas.
    No final de dezembro era liberado tudo
    A conta é simples

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro Rogério Marinho vai a São Gonçalo anunciar recursos para nova ponte ligando Natal ao aeroporto internacional

Fotos: Reprodução

O Prefeito Paulo Emídio, o Paulinho, vai receber, nesta segunda-feira (17), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para anúncio da liberação de R$ 40 milhões para o município de São Gonçalo do Amarante/RN construir uma nova ponte com acesso para Natal. O ato acontecerá às 9h na comunidade Uruaçu, onde está o Monumento aos Santos Mártires.

A Ponte dos Mártires, como vem sendo denominada, fará a ligação do monumento, que tem acesso ao aeroporto, com a estrada ‘Km 6′ e o bairro Quintas, nas proximidades da Avenida Capitão Mor-Gouveia em Natal. Com extensão de 400 metros e 10 metros de largura, a obra será construída no local mais estreito de travessia sobre o Rio Jundiaí, efluente do Rio Potengi.

“Trabalhamos nesta possibilidade por muito tempo, pedindo estudos, projetos e, agora, viabilizando os recursos para uma obra de excelente custo-benefício, e que vai transformar o nosso monumento em um centro de visitação católica favorecendo o turismo religioso pela facilidade de acesso. Tanto de Natal quanto de turistas de fora que também estamos criando uma nova rota, mais curta e mais rápida ao aeroporto internacional passando pelos Mártires”, destacou Paulinho.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vagner Araujo, também enfatizou a importância da terceira ponte ligando Natal ao aeroporto. “Essa obra vai dar maior atratividade ao aeroporto justo no momento em que ele está sendo relicitado para uma nova empresa com aumento de vôos e implantação do polo empresarial no seu entorno. E o acesso ao nosso monumento será outro depois desta obra”, disse.

Os recursos para a construção da nova ponte foram alocados no Orçamento Geral da União através de emenda do relator proposta pelo deputado João Maia e solicitada pelo Prefeito Paulo Emídio junto ao Ministro Rogério Marinho. Os recursos já estão empenhados e o contrato de repasse já foi assinado com a Caixa Econômica Federal.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta sexta-feira

Confira programa desta sexta-feira (14). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Clique abaixo e assista via YouTube.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Policiais dizem que ministro da Justiça mantém compromisso com reajuste

Foto: Agência Brasil

O ministro da Justiça, Anderson Torres, se reuniu nesta quinta-feira (13) com policiais que aguardam o reajuste salarial e teria reafirmado o compromisso de que o governo vai pagar.

Marcus Firme, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), que participou da reunião, afirmou à CNN, que a categoria está confiante. “Temos um valor que está na lei orçamentária. Outras carreiras tiveram reestruturação em governos passados e nós não tivemos. É uma luta histórica nossa para uma maior eficiência. Poderíamos fazer muito mais, se tivéssemos as carreiras reestruturadas. Todos têm a ganhar. Muito mais a sociedade”, disse.

O encontro contou com representantes da polícia federal, peritos federais, polícia rodoviária federal e servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

De acordo com participantes da reunião, o ministro Anderson Torres falou das pressões que o governo vem sofrendo de outras categorias que também reivindicam reajustes e gratificações, a exemplo dos auditores fiscais. O ministro esteve reunido nesta segunda-feira com Bolsonaro, no Planalto.

O orçamento deste ano ainda não foi sancionado. O texto prevê a utilização de R$ 1,7 bilhão em aumentos salariais e reestruturação de carreiras ligadas ao Poder Executivo Federal. O presidente Jair Bolsonaro prometeu conceder reajuste às categorias policiais. Mas ainda não editou a norma que dará uma destinação aos recursos. O governo ainda está decidindo se enviará ao Congresso uma Medida Provisória ou um Projeto de Lei.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Um agente da policia federal vai começar a carreira ganhando 16 mil reais. Um delegado de policia, com prova oral, de titulos, escrita e peça tecnica, ganha inicialmente 14 mil. O Brasil foi mal pensado, sinceramente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Jogadores testam positivo para Covid e estreia do Funvic Natal no Palácio dos Esportes é adiada

Foto: Divulgação / SEL

A primeira partida do Funvic Natal no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão foi adiada em razão dos casos de Covid-19 no elenco e na Comissão Técnica. O time potiguar enfrentaria o Brasília Vôlei no próximo domingo, 16 de janeiro, às 21h.

Foi o segundo confronto seguido de Natal na Superliga de Vôlei adiado por causa da Covid-19. O jogo contra o Goiás Vôlei, marcado para o último sábado pela primeira rodada do returno, também não foi realizado. As novas datas e horários serão definidas pela CBV nos próximos dias.

O Palácio dos Esportes, em Petrópolis, será a casa do Funvic Natal nos jogos do returno da fase classificatória da Superliga de Vôlei Masculino, que acontecerão no primeiro trimestre de 2022.

Além do confronto contra o Brasília Vôlei, no returno da fase classificatória da Superliga de Vôlei, o Funvic Natal terá mais três jogos na capital potiguar: Natal X Uberlândia (12/02), Natal x Guarulhos (23/02) e Natal x Vôlei Renata (12/03).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Vendas do comércio sobem 0,6% em novembro, diz IBGE

Foto: Reprodução

As vendas do varejo subiram 0,6% em novembro contra outubro na comparação com ajuste sazonal –espécie de ajuste para comparar períodos diferentes. Esse foi o 2º resultado positivo consecutivo do setor.

Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (14.jan.2022) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O comércio acumula alta de 1,9% no ano passado até novembro. Em 12 meses, também registra alta de 1,9%, após desacelerar com o mesmo período até outubro (2,6%).

Apesar da alta mensal, o IBGE disse que 5 das 8 atividades pesquisadas no mês tiveram queda em novembro contra outubro:

  • móveis e eletrodomésticos (-2,3%);
  • tecidos, vestuário e calçados (-1,9%);
  • combustíveis e lubrificantes (-1,4%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%);
  • e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

A alta no mês foi puxada pelos setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%).

As vendas do comércio caíram 4,2% em novembro contra o mesmo mês de 2020. Esse foi o 4º mês consecutivo de queda.

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 0,5% em novembro contra outubro. Interrompeu uma sequência de 3 meses negativos de queda seguidos.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *