Diversos

País tem 24,8 milhões de pessoas vivendo na miséria, mostra IBGE

O Brasil encerrou o ano de 2016 com 24,8 milhões de brasileiros vivendo com renda inferior a ¼ do salário mínimo – um aumento de 53% na comparação com 2014, quando teve início a crise econômica no país. Isso significa que 12,1% da população do país vive na miséria. É o que revela a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2016 o IBGE mudou a metodologia da SIS, passando a usar a amostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, que reúne informações de 3.500 municípios. Antes, o IBGE usava a Pnad, que recolhe informações de cerca de 1.000 cidades. Por conta disso, o IBGE considera que nem todos os dados da pesquisa de 2016 são comparáveis com os anos anteriores. Todavia, é possível comparar as projeções relativas de cada uma das pesquisas, como o número de pessoas que vivem com cada faixa de renda.

Em 2014, o levantamento do IBGE mostrou que havia 16,2 milhões de brasileiros com rendimento mensal abaixo de ¼ do salário mínimo. Assim, aumentou em 8,6 milhões o número de pessoas com esta faixa de renda em 2 anos.

De acordo com a classificação adotada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), famílias com renda de até ¼ do salário mínimo per capita vivem na chamada “pobreza extrema”. Aqueles que vivem com até meio salário vivem em “pobreza absoluta”.

Considerando a faixa de rendimento per capita entre ¼ e ½ salário mínimo, em 2016 havia mais 36,6 milhões de brasileiros que poderiam ser classificados em situação de pobreza. Na comparação com 2014, aumentou em 2,1 milhões (6% a mais) o número de pessoas nesta condição.

Distribuição por regiões

O maior número de pessoas em extrema pobreza estava concentrado na região Nordeste – eram 13,1 milhões de pessoas vivendo com menos de ¼ do salário mínimo por mês na região. O menor contingente de pessoas nesta condição foi observado no Centro-Oeste – cerca de 900 mil pessoas.

Infográfico sobre situação da pobreza no Brasil (Foto: Arte/G1)

Outras classificações

Em nível internacional, o Banco Mundial considera como situação de pobreza extrema a linha de US$ 5,5 por dia para consumo individual. Em 2016, esse valor correspondia, no Brasil, ao rendimento mensal de R$ 387,15 por pessoa, de acordo com o IBGE.

Com base nesta classificação, havia no país 52,2 milhões de brasileiros em pobreza extrema. A maior proporção de pessoas nesta condição foi observada no Maranhão (52,4% da população local), e a menor em Santa Catarina (9,4% da população local).

Ainda com base nesta classificação do Banco Mundial, o IBGE destacou que 42 em cada 100 crianças com até 14 anos de idade viviam em situação de extrema pobreza, o que corresponde a 17,8 milhões de pessoas nesta faixa etária. “No mundo, 50% dos pobres têm até 18 anos”, enfatizou o instituto.

Desigualdade na distribuição de renda

Os dados reforçam a constatação histórica de que “o Brasil é um país de alta desigualdade de renda, inclusive quando comparado a outros países da América Latina, região do planeta onde a desigualdade é mais pronunciada”, segundo o IBGE..

Para fazer esta análise, o IBGE fez três bases de comparação a partir do rendimento médio mensal domiciliar per capita e concluiu que:

1% dos domicílios com maiores rendimentos tinha renda 38,4 vezes maior que 50% dos que têm menores rendimentos;
20% dos domicílios com maiores rendimentos tinham renda 18,3 vezes maior que 20% dos que têm menores rendimentos;
10% dos domicílios com maiores rendimentos tinham renda 16,3 vezes maior que 40% dos que têm menores rendimentos.

O IBGE observou, ainda, que se mantém no país a desigualdade de renda por cor ou raça. Em 2016, entre os 10% da população com os menores rendimentos, 78,5% eram pretos ou pardos. No outro extremo, ou seja, dentre os 10% da população com os maiores rendimentos, apenas 24,8% eram pretos ou pardos.

Condições de moradia

Outra variável usada pelo IBGE para avaliar a desigualdade econômico no Brasil foi observar as condições de moradia da população. Os principais indicadores avaliados dizem respeito à cobertura dos serviços de saneamento básico e, segundo o instituto, têm “cobertura significativamente menor entre a população com rendimento abaixo de 5,5 dólares por dia”.

De acordo com a pesquisa, 63,7% da população do país tinha acesso a esgotamento sanitário por rede coletora ou rede pluvial, 84,9% tinha o domicílio abastecido com água por rede geral de distribuição e 89,5% tinham coleta direta ou indireta de lixo. Já entre a população que vivia em situação de extrema pobreza estes percentuais foram, respectivamente, de 42,2%, 73,3% e 76,5%.

O acesso simultâneo aos três serviços básicos de saneamento foi de 62,1% para o total da população e de 40,4% para a parcela em situação de pobreza extrema. A Região Metropolitana de São Paulo foi a que apresentou a maior proporção de pessoas (95,2%) com acesso aos três serviços, enquanto a menor foi observada na Grande Teresina (7,4%).

Pobreza além da renda

Ao ampliar a análise da pobreza para além da renda, ou seja, para questões relacionadas à saneamento básico e educação, o IBGE constatou que, em 2016, 64,9% do total da população brasileira possuía ao menos uma característica que o colocava no que o IBGE classifica como “pobreza multidimensional”.

Segundo o IBGE, “a evolução de indicadores monetários pode diferir de indicadores não monetários de tal forma que o crescimento econômico não seja suficiente para garantir progresso”. A partir desta reflexão, o instituto avaliou, além da renda e do acesso a saneamento básico, o acesso à educação, à proteção social, à moradia adequada e à comunicação e concluiu que:

28,6% da população tinha restrição de acesso à educação
15,2% população tinha restrição de acesso à proteção social
12% da população tinha restrição de acesso às condições adequadas de moradia
37,9% da população tinha restrição de acesso aos serviços de saneamento básico
32,1% população tinha restrição de acesso à comunicação (internet)

O IBGE enfatizou que “o acesso a direitos é uma questão fundamental para se ter um desenvolvimento inclusivo” e que a análise destes dados “é relevante para direcionar políticas” públicas para se combater a pobreza no país.

G1

Opinião dos leitores

  1. Caindo a máscara da erradicação do Brasil do mapa da fome, na base da canetada estatística do
    embaixador do PT na FAO, Chico Graziano.

  2. Após mais de 13 anos de governos "maravilhosos" do PT o nosso Brasil está nessa situação. Pobreza, serviços públicos de PÉSSIMA qualidade, insegurança generalizada, sem-terras (kkkkk), sem-teto (kkkkk), economia devastada (estamos saindo do buraco aos poucos), com quebradeira generalizada (União, estados, municípios e empresas privadas), sociedade dividida… É incrível que ainda haja brasileiros esclarecidos que defendem a volta ao poder dos grandes responsáveis por essa situação caótica em que estamos. Precisamos mudar o país, eleger pessoas diferentes desses bandidos que vêm nos saqueando e destruindo. Eu votarei no Bolsonaro em 2018.

  3. Votz.. Lula e a tal esquerda caviar nao tinha resolvido o problema da miseria no Brasil??? Bem.. vai ver que o PT resolveu a fome deles por dinheiro atraves dos nossos impostos.

  4. W os responsáveis por essa tragédia querem voltar ao poder com.Lula em 2018 e outros candidatos de esquerda. Está na hora de endireitar o Brasil. Bolsonaro 2018!

  5. Por isso q hoje, durante anos de secas severas, o povo do sertão faz saques em armazéns e ainda continuam andando a pé ou em cima de um burro, eventos comuns no idos dos anos 80 e 90 quando PSDB/DEM/PMDB governavam o país. Não me admira q eventos dessas épocas estejam votando…é só ver quem está no governo.
    Essa turma golpista adora passar vergonha.

    1. Os golpistas ainda ficam repetindo o mantra de que foi o PT que quebrou o país, quando na verdade a crise econômica é desdobramento da crise política. Estamos pagando a conta do Golpe. As estatísticas acima são verdadeiras, e retratam a regressão que está acontecendo. Havia muito tempo que não se viam tantas pessoas nos sinais pedindo esmolas e agora estão voltando, tudo fruto do golpe. Só que essas pessoas votam e se lembram de quem foi o melhor presidente que este país já teve!

  6. Esses são os que já estão pagando a conta de anos de desmandos e roubalheiras…Não possuem representatividade, a única GREVE que lhes cabe é a de fome!!! Essa miséria e regimes populistas de esquerda se retro-alimentam, um não vive sem o outro. O Brasil precisa quebrar esse ciclo vicioso!!!

  7. Depois da terra arrasada que o PT tornou o Brasil, somado a mentira dita e repetida de ter tirado pessoas da miséria e incluído milhares na classe média, os 13 anos de PT no poder começam a mostrar seus frutos.
    Olha que nesse ano e meio de Temer (não votei e não voto nele) a economia começa a melhoras, os empregos aos poucos vão aparecendo, a indústria vem aumentando a produção, o agro negócio tem aumento significativo. Imagine se tivéssemos continuado com o PT no poder? Seríamos, seguramente, uma Venezuela brasileira, com a economia quebrada e o povo em condições iguais, na miséria, com exceção da turma condenada por corrupção.

  8. O PT deixou 13 milhões de desempregados quando Dilma foi afastada legalmente, conforme previsão constitucional. O PT tirou da miséria seus membros, agora investigados, processados e condenados por corrupção, desvio dos recursos públicos.
    O PT governou ao lado dos grandes banqueiros e empresários, todos envolvidos no mensalão, petrolão e na lava jato. O PT deu ao povo as sobras, as migalhas, o resto de tudo que se apropriou. Não? É só olhar as cifras envolvidas nos desvios dos recursos públicos publicadas nos escândalos do mensalão, petrolão e da lava jato. Olha que ainda faltam os fundos de pensão e o BNDES.

  9. MENTIRA!
    O PT disse que tinha acabado com a miséria, tinha tirado 100 milhões para classe média. Então onde está esse povo que ficou bem de vida? Já estão pobres de novo? Se é isso o PT não tirou NINGUÉM da MISÉRIA apenas distribuiu recursos públicos que acabaram durante o segundo reinado de Dilma e com isso afundaram o BRASIL
    Nessa conta cabem os 13,5 MILHÕES de DESEMPREGADOS que o PT deixou!

    1. Caindo a máscara do erradicação do Brasil do mapa da fome, na base da canetada estatística do
      embaixador do PT na FAO, Chico Graziano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia do RS prende 60 pessoas por saques e roubos entre a noite de sábado e a manhã deste domingo (12)

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

A Brigada Militar e a Polícia Civil de Porto Alegre prenderam entre a noite de sábado, 11, e a manhã de domingo, 12, mais 60 pessoas por crimes relacionados às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

De acordo com a Brigada Militar, os criminosos fizeram saques e roubos, além de outros delitos em meio à situação de calamidade no estado.

A Polícia Civil do estado já havia localizado na zona norte de Porto Alegre um depósito com produtos roubados de residências e comércios em meio à tragédia.

Vários objetos furtados foram recuperados. Segundo a polícia, ainda não se sabe os verdadeiros donos dos produtos ou os responsáveis pelos roubos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também decidiu reforçar a segurança e determinou que a Força Nacional atue em abrigos.

O anúncio foi feito no sábado, 11, após a Secretaria de Segurança Pública do estado confirmar a prisão de ao menos 11 pessoas por crimes nesses locais. Há denúncias de abusos sexuais contra crianças e mulheres em abrigos que acolhem as pessoas que saíram de suas casas por causa das enchentes.

O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, disse na semana passada que as autoridades prenderão todos os que praticarem atos de criminalidade.

“A gente tem visto pessoas praticando furtos, assaltos, arrombamentos neste momento de crise. Mas nós vamos prender todo mundo”, afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento em que motorista invade área de obra na Zona Norte de Natal e carro cai em cratera

Câmeras de segurança registraram o momento em que condutor de um veículo derrubou manilhas e faixas de isolamento e o carro que ele dirigia caiu em uma cratera na Zona Norte de Natal, na madrugada deste domingo (12). O acidente foi ocorreu por volta das 3h, no cruzamento da Avenida Maranguape com a Rua São Francisco. Até às 13h do domingo, o carro ainda se encontrava na cratera, e a cena chama atenção de curiosos, que a todo momento param para fazer fotos.

Moradores da região pularam na cratera para socorrer o condutor, que não foi identificado. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar o resgate. Chovia bastante na região, o que dificultou a retirada do motorista. Consciente, com escoriações, ele foi conduzido em ambulância a um hospital.

A interdição no local foi iniciada no dia 21 de novembro de 2023. 

Carro cai em cratera na Zona Norte de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV CabugiFoto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SUSTO: Jacaré invade casa e é retirado pelo Corpo de Bombeiros, em Ceará-Mirim

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã deste domingo (12), uma visita inesperada assustou moradores de uma casa na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Um jacaré resolveu levar emoção para o Dia das Mães aos moradores de uma residência no bairro Nova Conquista.

Apesar do susto, o animal ficou preso no alpendre da casa após os moradores fecharem os portões, impedindo que a visita continuasse o passeio no interior da casa. Os populares acionaram o Corpo de Bombeiros Militares (CBM), que foi até o local e fez a remoção do réptil. De acordo com o CBM, ninguém se feriu, e o animal foi retirado com segurança.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil tem 7ª maior inflação do G20 em 12 meses

Foto: Reprodução/Christine Roy – via Unsplash

O Brasil tem a 7ª maior inflação do G20 no acumulado de 12 meses até abril. O índice de preços do país fechou o período com alta de 3,7%. Está empatado com a Rússia.

O ranking do grupo é liderado pela Turquia, que tem inflação anualizada de 293,2%. Em seguida estão Argentina (69,8%) e Índia (7,9%). O levantamento foi enviado ao Poder360 pela agência Austin Rating.

O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia.

Leia abaixo o resultado para as nações: 

alt

Em relação ao fim de 2023, o Brasil manteve a posição na lista dos países com a inflação mais alta. Ao fim do ano estava em 7º lugar com a taxa anualizada em 4,6%.

Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços. Ou seja, quanto vale o dinheiro de forma real. Em resumo, um produto que custava R$ 100 passa a custar R$ 110 se a inflação ampla variou em 10% para cima.

DE JANEIRO A ABRIL

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking da inflação acumulada ao longo de 2024 (de janeiro a abril). A taxa avançou 1,8% no intervalo.

O topo da lista é ocupado pela Argentina (66,7%). O top 3 termina com Turquia (18,7%) e Rússia (2,5%).

alt

INFLAÇÃO NO BRASIL

Medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação anualizada do Brasil caiu de 3,9% em março para 3,7% em abril. Foi a taxa mais baixa desde junho de 2023, quando era de 3,16%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados nesta 6ª feira (10.mai.2024).

A inflação mensal foi de 0,38% em abril. Acelerou 0,22 ponto percentual em comparação com março, quando foi de 0,16%.

alt

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. A GADAIADA esquece que essa é a menor taxa de inflação desde 2014, o problema é a distorção da matéria, CHUPA GADAIADA IMUNDA

  2. Para os fasccionados do PT o Brasil está no rumo certo. Em direção ao abismo. Cuba, Venezuela e Nicarágua são paraísos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mortes por leptospirose aumentam 44% devido a enchentes no Brasil em três anos

Foto: DIVULGAÇÃO/SES-DF

As mortes por leptospirose cresceram 44% em três anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020 o país teve 195 óbitos contra 281 em 2023. O acumulativo dos anos totalizou 974 mortes, com 182 em 2021 e 318 em 2022, sendo considerado o maior registro. As enchentes foram a principal causa do aumento de mortalidade.

A leptospirose é uma doença infecciosa adquirida quando a pessoa é contaminada pela exposição direta ou indireta à urina de ratos que estejam infectados pela bactéria Leptospira. Com as enchentes, o aumento de transmissão da doença é maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuvas no RS: sobe para 143 o número de mortos; 125 estão desaparecidos

Vista aérea da cidade de Eldorado do Sul (RS) após temporais | Foto: Defesa Civil do RS

Chegou a 143 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O último balanço da Defesa Civil foi divulgado no na manhã deste domingo (12). O número de municípios afetados chegou a 446.

Segundo o relatório, o estado contabiliza 806 feridos e 125 desaparecidos. Ao todo, 1.115.704 pessoas foram afetadas, sendo que 537.380 estão desalojadas e 81.170 foram para abrigos.

Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 76.399 pessoas e 10.555 animais.

Veja o balanço completo:

  • Mortos: 143
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 125
  • Municípios atingidos: 446
  • Pessoas afetadas: 2.115.704
  • Desalojados: 537.380
  • Pessoas em abrigos: 81.170
  • Pessoas resgatadas: 76.399

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

No Dia das Mães, visitantes movimentam cemitérios potiguares em torno de missas e homenagens


Abertas ao público, celebrações religiosas aconteceram durante a manhã nas unidades do Morada da Paz em Emaús e São José de Mipibu

Preces, homenagens, flores nos jazigos e reencontros. Assim pode ser definida a programação da manhã deste domingo (12) nos cemitérios potiguares, em torno de tributos relacionados ao Dia das Mães. No cemitério e crematório Morada da Paz Emaús, foram realizadas duas cerimônias pela manhã, às 8h e 10h30. No Morada da Paz São José de Mipibu, a celebração ocorreu às 9h30. A expectativa é de que, até o fim do dia, cerca de 20 mil pessoas passem pelas duas unidades.

As irmãs Margarida Dino, 69, e Maria das Graças, 63, vieram aproveitar a oportunidade da data para homenagear a matriarca da família, a dona Maria Dino da Silva, que faleceu há cerca de dois anos. “Lembrar de mamãe ainda é muito difícil, todos os dias a gente lembra dela, num dia como esse ainda mais, no entanto, é preciso saber lidar com a dor da saudade”, conta Margarida.

O casal Adilson Moura, 55, e Simone, 50, foi ao Morada da Paz Emaús com o filho, Adson, 29, para cumprir o ritual que já fazem há mais de 23 anos. “Minha mãe e meu pai estão aqui, e sempre visitamos para reforçar esse laço, o laço do amor, da saudade, da importância que eles foram nas nossas vidas, na vida de meus irmãos”, comenta Adilson.

Para quem ainda deseja prestar as homenagens direto do conforto de casa, pode acessar o Morada da Memória através do link www.moradadamemoria.com.br, plataforma on-line destinada às lembranças e homenagens, e visitar o perfil do seu ente querido. Na página é possível escrever textos, compartilhar fotos e vídeos, além de acender uma vela virtual.

Entrelaços

As celebrações religiosas do Dia das Mães neste domingo também deram início à campanha “Entrelaços”, promovida pelo Grupo Morada junto às suas marcas – Morada da Paz, Assistência Funeral Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet – em 2024.

Embora a perda seja uma experiência dolorosa, a campanha deste ano lembra que a conexão com os entes queridos continua a viver por meio das memórias e ensinamentos partilhados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista invade área de obra e carro cai em um enorme buraco na Zona Norte de Natal

Um carro caiu em um enorme buraco após o condutor do veículo invadir a área de uma obra que está sendo feita na Av. Maranguape, no bairro Nossa Sra. da Apresentação, na Zona Norte de Natal, neste domingo (12).

As imagens enviadas ao BLOGDOBG foram registradas por moradores da região. Não há informações sobre o estado de saúde da pessoa que dirigia o carro no momento do acidente.

Opinião dos leitores

  1. Obra que infelizmente se arrasta a muito tempo, via de escoamento de grande importância, em um dos maiores bairros da Capital, como o comentário anterior falou, Via de Acesso da Estrada da Redinha a BR 101(Ao lado da Fábrica Guararapes, porém uma das avenidas com um asfalto péssimo, com buracos, a prefeitura poderia dar uma atenção melhor a esta Avenida Maranguape e a Avenida Boa Sorte, essas duas especificamente já que ficam paralelas.
    Porém outras demais precisam de um olhar dos governos municipal e estadual.

  2. Esse buraco é desde a chuva de novembro do ano passado. E olhe que é uma avenida muito importante para a zona norte, pois faz ligação da estrada da redinha até a BR 101 próximo a fábrica Guararapes. ZN maior colégio eleitoral de Natal e o mais desprezado pelo poder público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO ESPECIAL DO DIA DAS MÃES: Confira as receitas de Nhoquettone ao gamberi; e peixe frito com molho oriental e folha de arroz

GNOCCHETTONE AL GAMBERI

Pro Nhoque de batata:
1/2k de purê de batata assada no forno
150g de farinha de trigo
2g de nós moscada
2g sal
100g de queijo parmesão

Molho bisque:
1 1/2k de cabeça de camarão
½ cebola
Talo de salsinha
½ cabeça de alho
2500ml de vinho branco

Fonduta de parmesão:
½ k de parmesão ralado
½ L de Creme de leite
100g de manteiga

70g de presunto de Parma fatiado
Broto de manjericão

5 camarões limpos por porção

Modo de preparo:
Asse as batatas no forno e, em seguida, amasse-as, misturando e sovando até que a massa fique lisa.
Adicione a farinha de trigo, a noz-moscada, o sal, o queijo parmesão e misture bem.
Faça umas bolinhas de nhoque e reserve.
Em uma panela coloque dois litros de água e deixe ferver.
Coloque os nhoques para cozinhar, quando subir retire da fervura e coloque em uma tigela e reserve.
Para a fonduta de parmesão, em uma panela, misture o creme de leite, a manteiga e o queijo até ficar bem homogêneo.
Este creme liso será adicionado sobre o nhoque.
Para o molho bisque, refogue as cabeças de camarão com cebola, salsão e alho, adicione um pouco de água e deixe reduzir.
Acrescente o vinho branco e, em seguida, coe para obter apenas o caldo vermelho.
O presunto de parma em lâminas pode ser preparado no forno até ficar crocante ou em óleo quente.
Em seguida, tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto, grelhe os camarões em uma frigideira e monte o prato.

Em um prato coloque os nhoques, a fonduta

Tempo de preparo: 50 min
Tempo de cozimento: 14 min

DICA RÁPIDA

PEIXE FRITO COM MOLHO ORIENTAL E FOLHA DE ARROZ

Peixe empanado
150g peixe
5g páprica defumada
5g fermento químico
2g sal
1g Pimenta do reino
100g farinha de trigo
30g água

Molho oriental
10g pasta de alho
50g glucose de milho
3g páprica defumada
15g molho de ostra
1g pimenta calabresa
10g água ou fundo de legumes

Decoração
15g cebolinha
10g gergelim torrado
2 folhas de arroz

Modo de preparo:
Primeiro misture a farinha com a páprica defumada, fermento químico, sal, pimenta do reino e misture bem.
Aqueça o óleo em 180o.
Coloque o peixe na mistura dos secos, acrescente a água e misture para empanar.
Coloque na os pedaços de peixe, um a um, separando para não ficar grudado no óleo, e frite até começar a dourar.
Retire e coloque no papel toalha pra tirar o excesso e reserve.
Para o molho, refogue a pasta de alho em seguida acrescente a glucose de milho, assim que derretida coloque a páprica defumada, o molho de ostra, a pimenta calabresa e o fundo de legumes ou a água. Reserve.
Inicie a segunda fritura a 180°C até estar bem dourado.
Volte o molho ao fogo, quando começar a criar bolhinhas coloque o peixe frito dentro e misture.
Por fim, acrescente gergelim torrado e a cebolinha picada.
No mesmo óleo, bem quente, frite as folhas de arroz para servir de base do peixe frito.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 30 min

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN é o estado com o maior percentual de famílias com contas em atraso no País, diz CNC

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com 55,9%, o Rio Grande do Norte apresenta o maior percentual de famílias com contas em atraso no Brasil no mês de abril de 2024. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), (veja aqui) divulgada na terça-feira (7). O Amazonas, com 49,7% das famílias com contas em atraso é o segundo lugar da lista.

Ainda no recorte por Estado, o Paraná apresentou o maior nível de endividamento no mês de abril de 2024 (90,3%). É seguido por Roraima (89,3%) e Minas Gerais (89,1%). O menor percentual foi registrado em Alagoas (63,8%) e Mato Grosso do Sul (64,6%), respectivamente.

Brasil

O percentual de famílias brasileiras endividadas em abril foi de 78,5%. Representa alta de 0,4 p.p. ante março, quando a taxa era de 78,1%. É o 2º mês de consecutivo de alta.

Dentre os endividados, 28,6% disseram já ter dívidas pendentes e 12,1% declararam não ter condições para quitar os débitos. O percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas” subiu para 17,2% em abril. É o maior desde janeiro.

Segundo o levantamento, 20,7% dos consumidores chegaram em abril com mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas –aumento de 0,8 ponto percentual ante o mesmo mês de 2023.

Dentre o total de endividados, 47,4% estão com dívidas atrasadas por mais de 3 meses.

De acordo com a pesquisa, as famílias que recebem até 3 salários mínimos são as mais atingidas. Dentre essas, 80,4% estão endividadas, 35,8% estão com contas atrasadas e 16% disseram que não tem condições de quitar os débitos.

Para sair do endividamento, as famílias recorrem a alternativas. Como resultado, o cartão de crédito obteve a maior participação no volume de endividados no mês, sendo utilizado por 87,1% do total de devedores –aumento de 0,3 p.p. na comparação com o mesmo mês de 2023 e de 0,2 p.p. ante março de 2024.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkk. FAZ O L PRA FATAO. NÃO CONSEGUE NEM ENTREGAR UM DESVIO DE ESTRADA. SABEMOS QUE PASSAMOS UM SUFOCO COM ESSES PETRALHAS AQUI NO RN. ESTAMOS VENDA A AJUDA QUE LULADRAO TA DANDO AO RS. IMAGINA ESSE POVO NA PANDEMIA. DESIMAVA METADE DA POPULAÇÃO.

  2. Depois de 60 anos da oligarquia Alves e agora o PT com os Alves novamente, não tem cidadão que aguente. Quebra qualquer um!!

    1. O problema dos PeTralhas é terceirizar a incompetência. Vergonha!

  3. Também, depois de 4 anos de um desgoverno com um palhaço totalmente despreparado que só levou o pais para trás queriam o que???? As pessoas estão começando a respirar agora, começando a colocar as contas em dias, voltando a viver com mais tranquilidade .

    1. Gustavo, vc é recém nascido?? O PT governou o Brasil quase 16 anos nos últimos 20 anos… PQP!!

    2. Kkkkk veja a meteria , abril de 24 , já 6 anos da mamãe Fátima e 2 papai Lula , agora vejo q vc é sem noção mesmo kkkk, deixe de olhar para trás e segue em frente , tenha coragem de afirmar que estamos muito pior .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *