Pandemia afetou negativamente 39% das empresas na 1ª quinzena de agosto, diz IBGE


Foto: Evaristo Sá/AFP

A pandemia afetou negativamente 39% das empresas em funcionamento no Brasil na 1ª quinzena de agosto. Teve impacto pequeno ou inexistente para 34%. Já para 28%, houve efeito positivo. Os dados são da pesquisa Pulso Empresa, divulgada quinzenalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na pesquisa anterior, realizada na 2ª quinzena de julho, o percentual de empreendimentos com impacto negativo era de 62%. O efeito tinha sido pequeno ou inexistente para 22%. Enquanto para 15%, era positivo.

Percepção por setor

Os efeitos negativos da pandemia foram mais recorrentes nas empresas dos setores da construção e do varejo (48% em cada). O setor com menor percentual de empresas negativamente impactadas pela crise de saúde foram os serviços (32% se disseram prejudicadas).

Efeitos por região

O efeito negativo foi mais percebido por empresas do Sudeste (44%), do Norte (42%) e do Centro-Oeste (40%). Na região Sul, 41% das empresas sinalizaram impactos pequenos ou inexistentes. Já no Nordeste, 52% reportaram percepção de efeito positivo.

Os dados para a pesquisa Pulso Empresa foram coletados com 2.267 empresas, de 17 a 31 de agosto, por meio de entrevista telefônica assistida por computador.

Poder 360

 

 

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Chico doido disse:

    Sigam os "especialistas" e fiquem em casa, quero ver qual vai ser o primeiro especialista que vai deixar uma feira para você.

  2. Fernanda disse:

    “Eu sei – vocês sabem – que podemos, de novo, fazer do Brasil o país dos nossos sonhos. E dizer, do fundo do nosso coração: estamos aqui. Vamos juntos reconstruir o Brasil".
    Fazer desse País um País de Paz, de Boa Convivência, de Boas Maneiras, de Humanidade, respeito as diferenças, respeito a diversidade, respeito ao Meio Ambiente, respeito aos outros, se colocando no lugar deles…
    Esse País já é grande no território, na população, nas riquezas, da diversidade e pluralidade de vidas e perspectivas.
    Esse País só precisa de nós acreditando que podemos ser melhores do que já somos e de uma MUDANÇA em nossa própria ATITUDE, resgatando os VERDADEIROS VALORES E PRINCÍPIOS ensinados pelos nossos ancestrais, que diziam: "FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE QUEREM QUE ELES VOS FAÇAM!"; "FAÇAM AMOR, NÃO FAÇAM GUERRA!".

    • JOSÉ CLAUDIO PEREIRA disse:

      Parabéns! Fernanda nota 1.000,00 pra você. É assim que se avança em busca de um mundo melhor e mais justo sobre todos os aspectos para todos, que o senhor lhe proteja e todos os seus entes queridos , muita paz e saúde!

COMENTE AQUI