Pandemia multiplica pedidos de impeachment de Bolsonaro

As falhas do governo federal no combate à covid-19 fizeram explodir os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Desde o início de seu mandato, 61 foram protocolados na Câmara dos Deputados; apenas 7 pedidos são anteriores a março do ano passado, quando teve início a pandemia.

A crise sanitária nacional e a falta de oxigênio que provocou a morte de pacientes no Amazonas e no Pará são base também para uma nova denúncia coletiva que, pela primeira vez, une cinco partidos de oposição (PT, PDT, PSB, Rede e PCdoB) e deve ser protocolada até o fim da semana.

Há 56 pedidos de impeachment parados sob responsabilidade da presidência da Câmara, a quem cabe submeter as denúncias ou não à análise dos deputados. Outros 5 foram arquivados por questões formais, como a falta de assinaturas. Embora tenha evitado analisar as denúncias e esteja prestes a encerrar seu mandato à frente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse no início da semana que será “inevitável” discutir o impeachment de Bolsonaro “no futuro”.

A pressão de partidos e movimentos sociais para que Bolsonaro seja processado por crime de responsabilidade cresceu significativamente nas últimas semanas e consolida a tendência iniciada com a pandemia. Panelaços voltaram a ser registrados após o caos em Manaus. Neste fim de semana, por exemplo, estão previstas carreatas em diversas capitais com o mote #Fora Bolsonaro.

Do total de 56 pedidos ativos de impeachment, 10 foram protocolados em maio do ano passado, 13 em abril e 14 em março. Ao menos 26 das denúncias contra o chefe do Executivo citam sua participação em manifestações antidemocráticas, em atos e falas contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal; 21 pedidos tratam diretamente de ações do presidente no combate à covid-19. As denúncias consultadas nesta reportagem foram divulgadas em levantamento da Agência Pública. O Estadão também analisou uma lista enviada pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que inclui os protocolos arquivados.

Entre os 21 pedidos que tratam da pandemia, os motivos citados incluem a interferência de Bolsonaro em ações de distanciamento social promovidas por Estados e municípios, a promoção de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19 e a participação em aglomerações sem máscara.

Em julho, um documento assinado por personalidades como Chico Buarque, Walter Casagrande, Frei Betto e Dira Paes afirmava que “o presidente minimizou o problema desde que o SARS-CoV-2 (…) chegou ao país, ora mencionando tratar-se de uma ‘gripezinha’, ora buscando realizar campanhas contra o distanciamento social”. A denúncia conclui que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade contra a segurança do País, contra a probidade na administração, contra a existência da União e contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

O documento mais antigo em análise é de 13 de março de 2019, foi apresentado pela advogada e artista plástica Diva Maria dos Santos e se refere a uma publicação de Bolsonaro no twitter, citando “golden shower” – vídeo postado pelo presidente (e depois apagado) em que dois homens aparecem em atos obscenos no carnaval.

ESTADÃO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Antônio Glauber disse:

    Quais as opções fora Bolsonaro? Infelizmente não temos nenhum nome que chegue nem perto dele vejamos:
    O escroto egocentrico do lulla, esse já teve a oportunidade e mostrou quem é, um safado;
    O doido e destemperado do Ciro Gomes é pior que Bolsonaro nas loucuras e nem chega perto na lisura.
    O hipócrita e dissimulado do Haddad, este é um fantoche do lulla e sua trupe, vai só cumprir ordens;
    O abominável do Dória, esse é asqueroso e um poço de desvirtudes;
    Algum político energente do RJ, provavelmente será preso em breve por corrupção;
    Um cacique tradicional aqui do NE, esses já passaram.
    Alguém do STF, Deus nos livre, aí acaba com o Brasil;
    Infelizmente não temos nomes aceitáveis com o mínimo de qualificação e adjetivos para conduzir a Nação, nem na situação e muito pior na oposição, estamos em um mato sem cachorro, onde a melhor opção é o destemperado do Bolsonaro, se ele manter a boca fechada ajuda muito, este pelo menos é previsível, coerente e tem princípios.

    • Ze Ari disse:

      Concordo com bc Glauber.
      Se o meu presidente, segurar um pouquinho a língua, TENHO CERTEZA.
      OS PARTIDOS DE ESQUERDA NO BRASIL, SE ACABAM.
      TODOS!!!!
      BASTA DA UM GELO NESSES IMPRESTÁVEIS.

    • C. Bozo disse:

      Qualquer um é melhor que o Bozo. Temos excelentes nomes a começar por quem mais lhe mete medo. Precisa dizer quem?

  2. Gaguinho disse:

    A turma que estava se dando bem com a maneira de fazer política no Brasil vai fazer de tudo para tirar o Bolsonaro, a turma da mamata, das negociatas, do jeitinho, dos amigos da côrte, estes vão mover seus e terras para remover o Presidente, só esqueceram de combinar com o Povo que cansou de ser enganado e maltratado por estes mesmos canalhas, que enriqueceram as custas de governos enquanto a nossa população só era lembrada em época de eleição com medidas populistas e esmolas eleitoreiras. O Brasil está mudando, e vai mudar muito mais, com ou sem Bolsonaro, pois o Povo não aguenta mais políticos e políticas tradicionais arcaicas e viciadas.

  3. Georgino Queiroz disse:

    quanto mais os esquerdopatas querem tirar Bolsonaro mais ele cresce kkkkkkkkkk

  4. José Macedo disse:

    Vai chegar em um ponto que irão pedir o impeachment por não usar máscara, por divulgar a cloroquina, por ter acordado tarde, por não usar gravata, por comer um pastel numa lanchonete.
    Esses esquerdopatas estão doidos mas não adianta o cara é duro na queda e vocês terão que aturar até 2026.

    • Dr. Del Gado disse:

      Que eu saiba o mandato dele, se conseguir terminar, o que não acredito, termina em 2022.

  5. José disse:

    É porque não deixa roubar simples assim

  6. Manoel disse:

    É gópi!!!

  7. Jailson disse:

    O melhor p o Brasil é a saída de Bolsonaro… seja do ponto de vista da saúde pública como da economia tbm

  8. Antonio Turci disse:

    Realmente, tem muita gente desocupada……e não menos, inconformada com a vitória do Presidente, em 2018.

  9. Filho disse:

    BG não foi o STF que determinou que Bolsonaro não era para se meter nos Estados e municípios?

    • Heitor Eiro disse:

      Não sei de onde o gado tirou isso. Se vc tiver essa decisão do STF por escrito, ou mesmo cópia da notícia que diz que o presidente foi proibido de agir, por favor poste o link aqui pra gente verificar. Uma mentira dita mil vezes não se transforma em verdade.

  10. Fábio Soares disse:

    partidos imbecis e irracionais, onde está a falha do presidente se o controle da pandemia ficou a cargo dos governadores e prefeitos

  11. Natalense disse:

    O presidente só fez o povo brasileiro sofre e passar vergonha. É necessário um líder que cuide do povo. Até um general recentemente morreu com Covid-19. E o que o presidente fez? Aglomerou, negou a pandemia, não colaborou com organizamos internacionais e ainda indicou tratamento com cloroquina. Chega de fazer o povo brasileiro e Exército do Brasil passarem vergonha!

    • Victorino disse:

      Talvez o seu corrupto de estimação, o molusco de nove dedos seja o ideal, aceita o resultado das urnas seus acéfalos.

  12. Armando disse:

    Tem algum por corrupção?

  13. José disse:

    Não cometeu crime algum apenas não deixa a quadrilha roubar simples assim.viva o presidente

  14. Almir disse:

    Estes pedidos são para os gatumes voltarem e fazer a farra com o dinheiro da covid.

  15. Vitor disse:

    Quem são os partidos que se uniram? Grande novidade! As hienas perderam a carne. O que dizem as pesquisas de opinião pública ? O homem é disparado primeiro lugar. Essa esquerda fica se aproveitando do vírus pra fazer narrativas. Imagina o PT no comando do país hoje! As poucas oportunidades que tëm já mete o pau a roubar. Cadê os cinco milhões dos respiradores? Vai ficar por isso mesmo?

  16. Calígula disse:

    Vão procurar o que fazer seus vermes vermelhos.

    • C. Bozo disse:

      kkkkkkkkk
      Titia hoje acordou tarde e irada. O Bozo se rebaixando para Biden e a China? Quem diria? Cadê a pólvora? Volta pra cama, titia. Da próxima vez que acordar o Bozo já terá pego o beco. #Fora Bozo

  17. Pixuleco disse:

    Vamos ser bem claros . Eu fui um dos que apoiou o impedimento da presidenta Dilma . Achava que os motivos eram fracos mas a situação política e econômica do país eram imperiosas para que ocorresse . Atualmente a situação é muito pior , TONHO empurrou o Brasil de ladeira abaixo , e não me venham com essa conversinha de honestidade pois a bandalheira já chegou na charmosa primeira dama , e da lua para piorar disse que o dinheiro depositado na conta da sua esposa era referente a pagamentos de dívidas de Queiroz . Conversinha muito bonita mas que ninguém acredita . Hoje além da inviabilidade política e desmoralização estamos por culpa dele no escanteio total a nível internacional . Vejam já senhores que absurdo . A cerca de 3 meses a Índia 🇮🇳 solicitou que as patentes para vacina fossem quebradas Lara produção de vacina . Dou uma caixa de CLOROQUINA, para quem adivinhar a posição do BRASIL , representado por BEATO SALÚ . Votou contra . Acreditem , votou contra . Lógico que a ÍNDIA 🇮🇳 vai tratar o Brasil a pão e água. Agora Tonho anuncia que determinou ao “ astronauta “ ,,ministro da ciência e tecnologia que determinou a pesquisa e produção de uma VACINA BRASILEIRA . Pelas caridades . Baboseira em cima de baboseira já vai msis do que suficiente para se pensar com muito carinho em mandar da lua pegar o beco .

  18. ZéGado disse:

    Foi preciso uma pandemia para perceber que esse insignificante não serve para absolutamente NADA!
    Serve apenas para alimentar o ódio da boiada.

  19. João Soares disse:

    Os partidos são os de sempre, PT e cia. O governo bolsonaro é uma merda mesmo, mas Esses ai querem voltar só pra terminar de roubar o que ainda não conseguiram. Temos que procurar, e tem, um político limpo, ético, com moral e responsabilidade, pq esses que estão aí não valem absolutamente nada.

  20. Manoel disse:

    O medo desse MINTOmaníaco inepto eh o povo tomar vacina e ir pras ruas pedir o impeachment dele!

  21. Alberto faustino de moura disse:

    vai dobra os pedidos porque so em 2226

COMENTE AQUI