Papa Francisco abençoa fiéis em dia de retorno de público à Praça de São Pedro após quase três meses

Foto: reprodução/Vaticano

O público voltou à Praça de São Pedro neste domingo para receber a bênção do papa Francisco pela primeira vez em quase três meses, e o papa convocou um ano de reflexão sobre o meio ambiente. A última oração com a presença de fiéis foi no dia 8 de março.

Apenas algumas dezenas de pessoas foram à praça, que foi reaberta na segunda-feira junto com a Basílica de São Pedro após isolamento imposto por causa do coronavírus. Os fiéis respeitaram as regras de distanciamento social e a maioria usava máscaras.

Francisco apresentou a mensagem via internet de sua biblioteca, enquanto o público que estava na praça assistia em telas grandes, e depois ele foi à janela para a bênção silenciosa. Nos últimos três meses, o papa abençoou uma praça vazia.

Domingo foi o quinto aniversário de sua encíclica “Laudato Si” sobre os cuidados com o meio ambiente, na qual o papa pediu a redução de combustíveis fósseis e apoiou o consenso científico majoritário de que a atividade humana é parcialmente responsável pelo aquecimento global.

Francisco instou os católicos a refletirem sobre o meio ambiente pelos próximos doze meses, como eles podem protegê-lo melhor e como ajudar os mais vulneráveis ​​diante dos efeitos das mudanças climáticas.

Com informações de Reuters