Durante a missa de abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia neste domingo (6), o Papa Francisco disse que o fogo que “devastou recentemente a Amazônia” foi “ateado por interesses que destroem”. Usando a metáfora do fogo em todo o seu sermão, ele defendeu que a região amazônica precisa do “fogo do amor de Deus”, que não é devorador, mas “aquece e dá vida”.
Por meio desse símbolo do fogo, Francisco faz referência à passagem bíblica do Antigo Testamento em que o profeta Moisés conversa com Deus por meio de um arbusto ardente. Assim, o Papa disse que a Amazônia precisa desse tipo de fogo, que ele chama de “fogo da missão”, e não do fogo “que vem do mundo” e “devora povos e culturas.”
Como já é esperado para seus discursos no Vaticano, Francisco não citou diretamente nenhum país específico, mas o tema das queimadas – que aumentaram neste ano na Amazônia em relação ao ano passado – foi mencionado.
“Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos”, declarou o Papa. “O fogo ateado por interesses que destroem, como o que devastou recentemente a Amazônia, não é do Evangelho. O fogo de Deus é calor que atrai e congrega em unidade. Alimenta-se com a partilha, não com os lucros.”
Segundo Francisco, “o fogo devorador alastra quando se quer fazer triunfar apenas as próprias ideias, formar o próprio grupo, queimar as diferenças para homogeneizar tudo e todos”.
Estadão Conteúdo
A fome varrendoa Venezuela e epapa infeliz falando asneiras.
o u papa, porque nao te calas?
A maior preocupação é uso de métodos medievais na exploração das riquesas naturais em pleno século XXI.
Parabéns Papa Francisco!
Muito bem Zanoni, é por 7sso que nos queremos o Queiroz preso explicando os cheques que depositou na conta da mulher do presidente e a Rachadinha que fazia com o filhinho do papai.
Bandido é bandido, né não?
O que o papa precisa fazer é cuidar da pedofilia praticada por padres, tal como noticiada no mundo inteiro.
Zanoni, todos nós cometemos erros e vivemos uma vida longe da perfeição, e isso nos dá o direito de não podermos opinar?
Brasil acima de tudo, erro é erro. Pedofilia dos padres ou de qualquer outro é CRIME TIPIFICADO EM LEI! Não venha com esse papinho para defender padre abusador.
E o povo amazônico e os brasileiros, tão miseráveis e sem perspectivas de uma vida melhor, terão que ficar só contemplando a imensidão da mata, sem poder explorar seu potencial econômico. O que terão que fazer pra atender as suas nescessidades minimas e inerentes a todos os seres humanos do mundo? A nossa soberania, assim como a dos outros países permite que exploremos nossos potenciais econômico em todo os limites da extensão territorial do país. Os EUA e a Europa descarrega milhões de resíduos tóxicos no mundo, inclusive fabricam armamentos que poderão destruir o planeta várias vezes e ninguém se levantou contra isso. Essa preocupação só pode ser pano de fundo pra eles não cuidarem da miséria e do desemprego que se alastra no mundo, isso sim, era pra todos se debruçarem pra resolver, e é urgente.
Quem não conhece a história da Igreja católica pode até ficar sensibilizado com a fala do papa o contrário rir.
Ok, a igreja católica, ao longo da história, cometeu erros terríveis, e fez muita merda. Mas no que essa constatação interfere no crime que madeireiros, grileiros, garimpeiros, todos estimulados pelo governo do Bozo, estão cometendo contra a Amazônia?
Flávio, preste atenção ao serviço, esses crimes aí descritos por vc, sempre foram cometidos na Amazônia, e com o apoio de todos os governos que já passaram por essas terras. Vamos criticar, porém sabendo os outros fizeram o mesmo.
Ana, só porque os outros governos foram coniventes com esse crimes, dá direito ao atual ser também? Um dos problemas do Brasil e do brasileiro é justificar um erro com o outro.