Política

Paraná Pesquisas: Entre eleitores de SP, Bolsonaro tem 68,4% dos votos válidos contra 31,6% de Haddad

Foto: Luciano Belford/Estadão Conteúdo

O candidato do PSL à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 59,4% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quinta-feira (25). O candidato do PT, Fernando Haddad, tem 27,4% das intenções de voto. Não sabe somam 4% e não votariam em nenhum dos dois candidatos somam 9,2%. A pesquisa foi realizada com eleitores do Estado de SP durante os dias 22 a 24 de outubro de 2018.

Em votos válidos, Jair Bolsonaro ultrapassa a marca de 60% com 68,4%, já Haddad tem 31,6% dos votos válidos.

Com relação ao potencial eleitoral dos candidatos, Bolsonaro tem 51,4% dos entrevistados afirmando que “com certeza votariam” nele, contra 23,7% de Haddad. Entre os que “não votariam de jeito nenhum” em Bolsonaro são 33,3%, contra 61,8% de Haddad.

Dados da pesquisa

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-04858/2018 para o cargo de Presidente e sob o n.º SP-07460/2018 para o cargo de Governador.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.004 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 87 municípios durante os dias 22 a 24 de outubro de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional, conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerando-se esta divisão geográfica como primeira estratificação.

Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18. A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas.

Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.

Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção.

Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

Jovem Pan

 

Opinião dos leitores

  1. O PT parece aqueles pacientes terminais que antes de morrer fica dando aqueles xiliques e convulsões.

  2. O Salviano, pelo que vi leu não só as matérias jornalísticas de cunho partidário, mas, principalmente a pesquisa e respectiva base de dados. Base de dados que para quem entende o razoável conclui o óbvio. O rótulo jornalístico partidário demonstra que o objetivo é macular a verdade dos números. Parabéns Salviano! TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA, SAÚDE, PAZ e FELICIDADES para todos!

  3. O quer que aconteça no próximo domingo não pode e não deve interferir nas nossas relações. O estrago causado por ocasião dessa eleição já tomou proporções inimagináveis. São relações de anos sendo jogadas no esgoto motivadas por pessoas que não merecem. Particularmente, penso que é utopia acreditar que iremos expurgar a corrupção, transformar o país e promover a justiça. Esse discurso tem sido reverberado há décadas. Mas, voltando ao ponto inicial, gostaria de convidar a todos, petistas e bolsonariano, a tomarem para si um comportamento republicano, aretornarem à essência do nosso modo ser e de viver: humano, acolhedor, preocupado consigo e com o próximo. Obviamente tenho minha preferência. Obviamente tenho familiares e amigos que pensam diferente de mim. Que bom que é assim. Que bom que seja sempre assim. Que bom será se o engajamento demonstrado nas eleições de 2018 seja ampliado para promoção e desenvolvimento de um país mais justo. Que bom será se esse mesmo engajamento repercuta nas nossas ações, no cumprimento das nossas obrigações, no honrar dos nosso compromissos.
    Enfim, que possamos adotar um espírito de moderação, colocando de lado animosidades, respeitando mutuamente uns aos outros mesmo em meio a discordância.
    Nós precisamos de PAZ! As pessoas ou estão com medo, ou estão na iminência de desenvolvê-lo. E isso é salutar? Não. É terrível.
    Sei que não sou melhor do que ninguém. Sei que a minha opinião – aqui parcialmente exposta, não é superior a de ninguém. Às comvergimos; às vezes, divertimos; às vezes, simplesmente, não incorretos nem uma coisa, nem em outra.
    Portanto, caros leitores e leitoras, vamos nos despir de sentimentos negativos e seguir em frente, mais uma vez, respeitando uns aos outros.
    P.S.: que bela atitude a do general que ofereceu flores à Ministra Rosa Weber, atacada por um dos seus pares. Sigamos o seu exemplo. Dediquemos flores em vida, enquanto é dia.

    1. Concordo !! deveremos nos unir e deixar de lado as preferências partidárias e ideológias, que todos tenham como ideologia o crescimento desta nação e a melhoria de vida para todos.

    2. Bem verdade F.M. mas precisa combinar isso com a turma da esquerda que vem usando de tudo, como sempre, nas eleições, no mais baixo nível.
      Basta apenas citar dois exemplos:
      A MENTIRA de Geraldo Azevedo que afirmou ter sido torturado pelo MOURÃO;
      A suástica que a moça fez no corpo e saiu divulgando que tinha sido eleitor de Bolsonaro;
      Tem muito mais… fiquemos com esses… O respeito sempre existiu, mas só de um lado

    3. João, eu compreendo a sua indignação, mas acho que as agressões ocorrem de todos os lados. Lembra do caso da placa com o nome da vereadora carioca cruelmente assassinada? Pois é, isso fomenta ou não a ira do opositor? Estou citando o exemplo como mera ilustração. Como disse anteriormente, há exemplo de todos os lados.
      Não nos deixemos levar. Sejamos agentes da PAZ, em respeito a esta e as futuras gerações.
      PAZ, amigo. PAZ! se Deus quiser, todos voltarão a tomar a sua cervejinha (ou Coca-Cola, à quem preferir) cercado de petistas, bolsonaristas, bacuraus, enfim, gente de todas as tribos. Grande abraço!
      P. S.: só agora percebi o tanto de vezes que fui traído pelo corretor ortográfico na primeira postagem (kkkkkkk). Desculpa, turma.

  4. Nos lugares mais civilizados do Brasil, onde as pessoas mais trabalham e são esclarecidas, a verdade prevalece. E onde há miséria e podridão, que os abutres se alimentam e prosperam.

    1. Será por isso que Haddad está vencendo na capital de São Paulo?

    2. Exatamente por isso o PT venceu 04 eleições seguidas e hoje somos esse país dominado por bandidos, com mais de 60 mil assassinatos, economia tentando se recuperar, indústria tentando voltar a produzir e uma classe política viciada em recursos públicos e cargos públicos que levou o país a ver tantos corruptos, protegidos pela impunidade que o aparelhamento estatal propiciou.

  5. ESTABELECIDA A VERDADE EM SP, vamos desmontar a MENTIRA do IBOPE:
    Se há um lugar do Brasil em que Fernando Haddad NÃO vai vencer a eleição é na CIDADE DE SÃO PAULO, de onde ele foi praticamente EXPULSO em 2016:
    Haddad perdeu em TODOS os 58 distritos eleitorais, desde a Avenida Paulista, até a zona rural.
    Em uma cidade em que as eleições são tradicionalmente muito disputadas, nunca antes se vira um governante ser rejeitado de forma tão categórica como ele foi, um verdadeiro massacre eleitoral.
    Das 1.512 entrevistas (para um universo de mais de 33 milhões de eleitores), 413 foram realizadas na CAPITAL; 784, no INTERIOR; e 315, na "PERIFERIA", mas não há explicação sobre a "PERIFERIA" que o instituto se refere;
    A mídia comprometida com a esquerda correu para colocar nas manchetes, sugerindo uma impressionante reação do candidato do PT, justamente na cidade que mais motivos tem para não elegê-lo, não votar em Haddad.
    Alguns ainda tentaram relacionar a surpreendente "queda" de Bolsonaro (que estaria recebendo menos votos do que teve no primeiro turno) ao apoio de João Dória (que lidera no estado, mas perde na capital), o que não faz qualquer sentido.
    É provável que a intenção da parte dos jornalistas, responsáveis por pinçar parte da pesquisa e transformá-lo em "fato midiático", tenha sido apenas essa mesmo: aplicar um desfibrilador na moribunda campanha de Haddad.
    A MANIPULAÇÃO FOI TÃO EVIDENTE QUE NEM O PT SAIU GRITANDO QUE JÁ TINHA VIRADO EM SÃO PAULO. OLHA QUE NISSO, MENTIRAS, O PT É MESTRE!

    1. Salvino, você precisa ler com mais cuidado. A pesquisa é sobre o estado de São Paulo, não da cidade.

    2. Exato Marcos, a mídia falou da virada em São Paulo, SEM DETALHAR que ERA APENAS na capital.
      Segundo o Ibope na capital estaria 41 x 40 a favor de Haddad, número questionável, já que o petista foi varrido eleitoralmente em 2016, perdeu em todos os distritos do estado, perdeu até dos votos em branco.
      Outro detalhe na pesquisa do ibope, na capital foram "pesquisados" apenas 413 pessoas no universo de 33 milhões de habitantes. O Ibope ainda trabalha para o PT, a rede Globo e o jornal a folha de São Paulo, meios de comunicação declaradamente opositores a Bolsonaro.
      Mas os petistas precisam acreditar nessa manipulação, é o que eles sabem fazer, criar mentiras e defendê-las.

    3. Mais uma enorme mentira do PT. Como tudo o que fazem e dizem. A vitória de Bolsonaro em São Paulo (capital, interior, o escambau) será enorme. Criem vergonha na cara, petralhas, e deixem de espalhar mentiras por ai. Tenham decência em algum momento de suas vidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump joga golfe nos EUA após ser alvo de fake news sobre morte

Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca, neste sábado (30), para uma partida de golfe após ser alvo de uma onda de fake news nas redes sociais sobre ter morrido.

De acordo com dados do Google Trends, tanto no Brasil quanto nos EUA, o termo “Trump” e buscas relacionadas como, por exemplo, “Donald Trump morreu?” registraram aumento de 1000% nas últimas 11 horas e lideram em volume de pesquisa. Os termos também apareceram entre os “Assuntos do Momento” na rede social X.

Apesar do frenesi nas redes, Trump foi visto pelo pool de repórteres da Casa Branca ao embarcar no comboio presidencial para jogar golfe em seu campo privado, na Virgínia, neste fim de semana de feriado do Dia do Trabalho nos EUA.

Ele estava vestido com calças pretas, uma camisa polo branca e um boné vermelho com a sigla MAGA (“Make America Great Again”, seu slogan político).

De acordo com os repórteres no local, Trump estava acompanhado dos netos Kai e Spencer.

Além da partida de golfe, nas redes sociais, uma correspondente do site de direita “The Daily Caller” fez coro para rejeitar os boatos e disse que entrevistou o presidente na sexta-feira (29).

“Eu acordo e vejo pessoas surtando, pensando que Trump está doente, morto ou algo assim, porque ele não é visto há alguns dias. Estive com o presidente ontem à tarde. Entrevistei-o por uma hora”, escreveu Reagan Reese.

“Mais detalhes sobre nossa conversa virão hoje e ao longo do fim de semana. Conversamos sobre tudo. Ele estava animado e falante. Foi uma ótima entrevista”, acrescentou.

Apesar de não ter tido agenda pública nos últimos dias, Trump permaneceu ativo nas redes sociais. Na sexta-feira (29), ele criticou a decisão de um Tribunal de Apelações que considerou ilegal a justificativa do governo para aplicação da maior parte do tarifaço.

“TODAS AS TARIFAS AINDA ESTÃO EM VIGOR! Hoje, uma Corte de Apelações altamente partidária disse incorretamente que nossas tarifas deveriam ser removidas, mas eles sabem que os Estados Unidos da América vencerão no final”, disse o presidente na rede Truth Social.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GERP: Reprovação do governo Lula entre os jovens passa de 70%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O resultado da pesquisa do Instituto Gerp divulgada neste sábado (30) que mostrou uma reprovação de 58% do governo Lula é ainda pior quando segmentado entre os jovens de até 17 anos. É entre eles que a desaprovação ao governo do petista atinge o maior percentual com 71%.

Os dados mostram ainda que a reprovação supera a aprovação em todos os segmentos demográficos analisados. Os maiores índices de reprovação são registrados entre os homens, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com mais de 60% de avaliação negativa e também entre pessoas que recebem mais de 10 salários mínimos, com 70%.

Os melhores percentuais de aprovação de Lula são entre as mulheres, moradores do Norte e Nordeste, e pessoas com 60 anos ou mais. Diferentemente do observado no levantamento anterior, a desaprovação superou a aprovação no Nordeste, região historicamente favorável a Lula e ao PT.

O levantamento foi realizado por telefone, com entrevistas conduzidas via sistema CATI (entrevista telefônica assistida por computador) entre os dias 22 e 27 de agosto de 2025, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95,55%.

Com informações de Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GERP: Aprovação de Lula oscila para baixo e reprovação volta a 58%

Foto: EVARISTO SA/AFP

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 58% dos brasileiros e aprovado por 35%, segundo a pesquisa Gerp divulgada neste sábado, 30. Cerca de 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Na comparação com a pesquisa de julho, a aprovação teve uma variação negativa de 2 pontos percentuais, enquanto a reprovação teve uma oscilação positiva do mesmo valor.

O resultado freia uma tendência de melhora na popularidade de Lula, com crescimento na avaliação positiva em três pesquisas consecutivas, e queda na negativa nos dois últimos levantamentos.

Como as variações de agosto ocorreram dentro da margem de erro, o instituto avalia que os resultados sugerem que, apesar de enfrentar forte oposição e alto índice de rejeição, Lula conseguiu reverter parte das críticas e estabilizar o apoio em um terço do eleitorado.

Os motivos apontados pelo Gerp são as melhorias econômicas, como a queda dos preços, e a reação do governo brasileiro ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente americano Donald Trump sobre os produtos brasileiros.

O levantamento foi realizado por telefone, com entrevistas conduzidas via sistema CATI (entrevista telefônica assistida por computador) entre os dias 22 e 27 de agosto de 2025, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95,55%.

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula reserva R$ 40,8 bilhões no Orçamento de 2026 para emendas parlamentares

Foto: Thiago Melo/CC

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservou R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária) de 2026.

O valor é R$ 1,9 bilhão maior que o inicialmente previsto para as emendas no PLOA de 2025 (R$ 38,9 bilhões), que acabou sendo aprovado com R$ 50,4 bilhões carimbados pelos congressistas.

A exemplo do que ocorreu no Orçamento deste ano, o montante destinado às emendas em 2026 também deve subir. A dotação prevista na peça orçamentária é destinada a emendas individuais e de bancada impositivas, cuja execução é obrigatória, e não inclui as chamadas emendas de comissão.

O acordo do governo com o Congresso Nacional, mediado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e formalizado em lei complementar, previa um limite de até R$ 11,5 bilhões para as emendas de comissão em 2025, valor a ser corrigido pela inflação nos anos seguintes.

Esses recursos, porém, ainda não estão programados no PLOA, e os parlamentares que quiserem recorrer ao instrumento precisarão cortar de outras despesas livres (como custeio e investimentos). Em 2026, o limite atualizado ficará em R$ 12,1 bilhões.

O Executivo ainda tem uma carta na manga para tentar evitar esse desgaste e pretende usar um espaço extra de R$ 13,4 bilhões a ser incorporado ao limite de 2026 para acomodar as emendas de comissão.

O valor adicional, porém, depende da aprovação da nova PEC (proposta de emenda à Constituição) dos precatórios, que flexibiliza o regime de pagamentos de sentenças judiciais devidas por estados e municípios. O texto também contém um dispositivo que, na prática, amplia o limite de gastos do governo no ano que vem.

A proposta orçamentária ainda prevê R$ 1 bilhão para o financiamento de campanhas eleitorais.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Abertura da Festa do Sabugo com recorde de mais de 30 mil pessoas em Parnamirim

O primeiro dia da 43ª Festa do Sabugo foi um verdadeiro sucesso. Mais de 30 mil pessoas lotaram a área de shows preparada no parque Aristófanes Fernandes nesta sexta-feira (29). O público foi ao delírio com os shows de Márcia Fellipe, Mara Pavanelly, Taty Girl, Ericarla, Alana Araújo e Deusa do Forró. O palco foi todo delas. A noite das mulheres entrou para a história. A prefeita de Parnamrim, Nilda Cruz, acompanhou tudo de perto.

“O primeiro dia foi um sucesso absoluto. Tivemos grandes shows, público feliz, organização e segurança. Além da alegria, vemos a economia girando, os trabalhadores faturando e a nossa cidade sendo valorizada. Esse é o nosso compromisso: oferecer lazer de qualidade e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para o povo de Parnamirim”, destacou Nilda.

Além da animação, o evento foi marcado pela organização e tranquilidade. A estrutura preparada pela Prefeitura funcionou. A segurança e o trânsito também foram bastante elogiados pelos participantes da festa. O esquema planejado pela secretaria municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) garantiu o bom fluxo e evitou congestionamentos e intercorrências.

A Guarda Municipal de Parnamirim em conjunto com as Polícias Civil e Militar aplicaram o plano de segurança elaborado e o evento foi considerado tranquilo. A limpeza pública funcionou. Nas primeiras horas deste sábado, a área externa do parque já estava completamente limpa e na parte interna o trabalho se encerrou pouco antes das 9h.

Ao todo, são 50 agentes de limpeza e 20 catadores envolvidos na operação. A Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM) também espalhou pela área do evento 30 contêineres, 40 papeleiras e 15 pev (ponto de entrega voluntária) para vidros (atendendo exclusivamente aos ambulantes). São 50 agentes de limpeza e 20 catadores envolvidos diariamente na operação.

Público aprovou os shows

Quem foi acompanhar o primeiro dia dos shows não se arrependeu. As apresentações encantaram ao público, que aprovou a festa: “Tá muito bom. O show de Taty Girl foi maravilhoso. Estarei aqui nos próximos dois dias, curtindo essa programação especial. Parnamirim merecia uma festa como essa”, disse Renata Andrade, moradora de Nova Parnamirim.

Vendedores ambulantes elogiam estrutura e comemoram faturamento

Os comerciantes informais celebraram o faturamento durante o primeiro dia do evento e elogiaram o trabalho realizado pela prefeitura no ordenamento do espaço dos shows: “O movimento foi ótimo, vendi bastante e consegui garantir uma boa renda extra para ajudar em casa. A organização surpreendeu, estava tudo bem estruturado, com espaço definido para cada ambulante. Isso faz toda a diferença para a gente trabalhar com tranquilidade. Agradeço à Prefeitura pelo cuidado e pelo processo de seleção transparente, que nos dá a certeza de que todos tiveram oportunidade de participar”, disse Maria Silva vendedora de espetinhos.

O vendedor de Bebidas Cláudio José também não teve do que reclamar do primeiro dia da festa do Sabugo: “O primeiro dia da festa foi muito positivo para nós que trabalhamos como ambulantes. Além de um grande público, tivemos segurança e organização, o que trouxe mais confiança para o nosso trabalho. É uma oportunidade importante de aumentar a renda e garantir o sustento da família”, finalizou.

A programação segue neste final de semana

A programação segue neste sábado (30), com shows de Zé Vaqueiro, Desejo de Menina, Thúlio Milionário, Pedro Lyan, Lucianno Brilhante e Meirão. O encerramento acontece no domingo (31), em grande estilo, com apresentações de Zezo, Raí Saia Rodada, Luan Estilizado, Pablo e outros artistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Consignado do INSS cai pela metade após bloqueio de empréstimos contra fraudes

Foto: Adobe Stock

A concessão do crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu pela metade nos últimos três meses deste ano. A redução coincide com as medidas de segurança que começaram a valer em maio para combater fraudes.

Segundo dados do Banco Central, divulgados quarta-feira (27), em julho foram concedidos R$ 4,8 bilhões, metade do valor registrado em julho de 2024, de R$ 9,4 bilhões.

A queda começou em maio, quando foram registrados R$ 3,1 bilhões, recuo de 61% em relação ao mesmo mês de 2024. Em junho, redução se manteve em 61%, passando de R$ R$ 8,3 bilhões, em 2024, para R$ 3,2 bilhões, neste ano.

Bloqueio

Em 9 de maio, todos os benefícios chegaram a ser bloqueados para empréstimos, após as denúncias dos descontos indevidos de associações no extrato de aposentados e pensionistas.

Depois disso, o empréstimo só é liberado se o beneficiário comprovar a solicitação por meio de biometria, e passar por mais duas etapas de segurança.

Após a realização do contrato com o banco, o segurado recebe o pedido no site ou aplicativo Meu INSS para confirmar se realmente vai autorizar aquele desconto no benefício.

Contratos

Segundo o INSS, são 58,7 milhões de contratos ativos de consignados até junho. Os segurados respondem por 42% dos contratos de consignado do país.

A modalidade é oferecida a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta corrente. Pelo fato de o valor ser descontado diretamente na folha de pagamento, é opção de empréstimo fácil e com juro baixo.

O teto da taxa é de 1,85% ao mês. Já na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice é de 2,46% ao mês.

Atualmente, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% do benefício em empréstimos consignados.

O que mudou?

Antes dos bloqueios, bancos e instituições financeiras tinham acesso à margem consignável de aposentados e pensionistas, podendo oferecer produtos sem que o segurado tenha demonstrado interesse.

Com a checagem por biometria, o segurado decide se deseja que suas informações fiquem visíveis ou não às instituições financeiras.

Outras medidas

O INSS também cancelou a autorização para que algumas instituições financeiras realizem novas operações de crédito consignado, utilizando a folha de pagamento de benefícios como garantia.

Também foi assinado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), acordo de cooperação técnica para o monitoramento de reclamações e a aplicação de sanções a instituições financeiras vinculadas ao instituto.

Além disso, foram suspensos os empréstimos consignados feitos por representantes legais em nome de pessoas incapazes, como menores de idade, tutelados e curatelados, sem a devida autorização judicial.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes determina monitoramento policial na área externa da casa do Bolsonaro e vistorias em todos os veículos que saírem do local

Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste sábado (30) que a Polícia Penal do Distrito Federal passe a monitorar presencialmente a área externa da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Na decisão, o ministro do STF também autorizou que sejam realizadas vistorias em todos os veículos que saírem da casa de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica.  As vistorias deverão ser devidamente documentadas, com a indicação dos veículos, motoristas e passageiros.

A decisão de Moraes ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter afirmado na sexta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não vê necessidade de aumentar as condições de segurança no interior da casa em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar em Brasília.

Em documento enviado ao STF, a PGR avaliou que até poderia haver um aumento na fiscalização do cumprimento prisão domiciliar, com monitoramento da parte externa da residência com câmeras, mas que não haveria necessidade de colocar agentes no interior da casa, como havia sugerido a Polícia Federal.

Portal Terra

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Café dispara quase 40% em 2025 e pesa na mesa do brasileiro

Imagem: Freepik

O café, item tradicional na rotina do brasileiro, segue sendo um dos principais vilões do bolso do consumidor.

De acordo com o levantamento “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, realizado pela Neogrid, o preço do café em pó e em grãos acumulou alta de 38,4% entre dezembro de 2024 e julho de 2025, passando de R$ 53,90 para R$ 74,14.

O aumento expressivo tem impacto direto na cesta de consumo, elevando o custo do café consumido diariamente em lares de todas as regiões do país.

O levantamento mostra que, enquanto o café dispara, outros produtos de alto consumo tiveram reajustes mais modestos. Margarina, creme dental, leite em pó e pão, por exemplo, registraram altas acumuladas entre 1,2% e 4,4% no mesmo período.

Segundo o estudo, em julho, o café em pó e em grãos avançou 2,5% no Centro-Oeste, região que concentrou algumas das maiores altas do mês, como o frango (+4,8%) e o desinfetante (+4,4%).

No mercado, o preço do café é influenciado por diversos fatores, como condições climáticas adversas em países produtores, câmbio e custos de transporte.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aneel mantém bandeira vermelha patamar 2 em setembro; conta de luz seguirá mais cara

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (29) manter a bandeira vermelha 2 e, com isso, a conta de luz seguirá mais cara. Bandeira Vermelha patamar II significa adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Aneel, “as atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica”.

“Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro”, declarou a agência reguladora em nota.

A Aneel projeta que a conta de luz deve ter um reajuste médio de 6,3% em 2025, o que indica que as tarifas de energia elétrica devem subir mais do que a inflação neste ano – a última projeção do mercado financeiro é de um índice de 5,05%.

g1

Opinião dos leitores

  1. Reflexo do governo do futuro hóspede da papuda. Não investiu em nada nos recursos hídricos para melhorar a geração de energia no país. Deveria ser apagado da história os anos de 2019 a 2022. Chega logo dia 12/09.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após operação, Alcolumbre coloca devedor contumaz para votação no Senado

Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para terça-feira (2) a votação em plenário do projeto de lei que tipifica devedores contumazes de impostos, punindo quem descumpre reiteradamente obrigações tributárias.

A decisão de Alcolumbre vem na esteira da Operação Carbono Oculto, que revelou um esquema bilionário do crime organizado no mercado de combustíveis, envolvendo postos de gasolina e fintechs.

Na última tentativa de aprovar o projeto, no fim do ano passado, houve desarticulação e defensores do texto reclamaram da falta de empenho do governo.

Após a megaoperação da quinta-feira (28), que apontou envolvimento do PCC (Primeiro Comando da Capital), o Palácio do Planalto e o Ministério da Fazenda se mobilizaram para a votação do PL do Devedor Contumaz.

“A megaoperação contra as redes de combustíveis e fintechs do crime organizado coloca na ordem do dia o projeto de lei contra devedor contumaz, para identificar e punir empresas criadas deliberadamente para sonegar a Receita e servir à ocultação e lavagem de dinheiro”, disse a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em publicação nas redes sociais.

“O objetivo é combater o crime e seus esquemas financeiros. O projeto está no Senado, vamos pedir a nossa liderança que solicite a urgência para votação!”, acrescentou Gleisi.

O projeto prevê a criação de critérios objetivos para diferenciar o devedor contumaz do inadimplente comum. A ideia é impedir que empresas que enfrentam dificuldades pontuais sejam confundidas com aquelas que estruturam sua atividade de forma permanente para nunca pagar impostos.

O foco está em companhias reincidentes, muitas vezes em nome de laranjas ou sem patrimônio real, que acumulam dívidas bilionárias e distorcem a concorrência.

O texto atual tem “maioria ampla e sólida” para aprovação, disse à CNN o relator do projeto, Efraim Filho (PB), líder do União Brasil no Senado.

Estimativas da Receita Federal apontam que cerca de 1.200 CNPJs concentram R$ 200 bilhões em dívidas nessa situação.

A intenção, segundo Efraim e técnicos do Ministério da Fazenda, não é recuperar valores já perdidos, mas quebrar o ciclo de sonegação que alimenta o crime organizado e esvazia a arrecadação formal.

A versão final do texto de Efraim aproveitou sugestões da Fazenda, ampliando o alcance das penalidades e reforçando instrumentos de controle, como a possibilidade de restringir benefícios fiscais e barrar a reabertura de empresas de fachada.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *