Política

Paraná Pesquisas: Entre eleitores de SP, Bolsonaro tem 68,4% dos votos válidos contra 31,6% de Haddad

Foto: Luciano Belford/Estadão Conteúdo

O candidato do PSL à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 59,4% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quinta-feira (25). O candidato do PT, Fernando Haddad, tem 27,4% das intenções de voto. Não sabe somam 4% e não votariam em nenhum dos dois candidatos somam 9,2%. A pesquisa foi realizada com eleitores do Estado de SP durante os dias 22 a 24 de outubro de 2018.

Em votos válidos, Jair Bolsonaro ultrapassa a marca de 60% com 68,4%, já Haddad tem 31,6% dos votos válidos.

Com relação ao potencial eleitoral dos candidatos, Bolsonaro tem 51,4% dos entrevistados afirmando que “com certeza votariam” nele, contra 23,7% de Haddad. Entre os que “não votariam de jeito nenhum” em Bolsonaro são 33,3%, contra 61,8% de Haddad.

Dados da pesquisa

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-04858/2018 para o cargo de Presidente e sob o n.º SP-07460/2018 para o cargo de Governador.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.004 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 87 municípios durante os dias 22 a 24 de outubro de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional, conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerando-se esta divisão geográfica como primeira estratificação.

Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18. A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas.

Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.

Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção.

Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

Jovem Pan

 

Opinião dos leitores

  1. O PT parece aqueles pacientes terminais que antes de morrer fica dando aqueles xiliques e convulsões.

  2. O Salviano, pelo que vi leu não só as matérias jornalísticas de cunho partidário, mas, principalmente a pesquisa e respectiva base de dados. Base de dados que para quem entende o razoável conclui o óbvio. O rótulo jornalístico partidário demonstra que o objetivo é macular a verdade dos números. Parabéns Salviano! TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA, SAÚDE, PAZ e FELICIDADES para todos!

  3. O quer que aconteça no próximo domingo não pode e não deve interferir nas nossas relações. O estrago causado por ocasião dessa eleição já tomou proporções inimagináveis. São relações de anos sendo jogadas no esgoto motivadas por pessoas que não merecem. Particularmente, penso que é utopia acreditar que iremos expurgar a corrupção, transformar o país e promover a justiça. Esse discurso tem sido reverberado há décadas. Mas, voltando ao ponto inicial, gostaria de convidar a todos, petistas e bolsonariano, a tomarem para si um comportamento republicano, aretornarem à essência do nosso modo ser e de viver: humano, acolhedor, preocupado consigo e com o próximo. Obviamente tenho minha preferência. Obviamente tenho familiares e amigos que pensam diferente de mim. Que bom que é assim. Que bom que seja sempre assim. Que bom será se o engajamento demonstrado nas eleições de 2018 seja ampliado para promoção e desenvolvimento de um país mais justo. Que bom será se esse mesmo engajamento repercuta nas nossas ações, no cumprimento das nossas obrigações, no honrar dos nosso compromissos.
    Enfim, que possamos adotar um espírito de moderação, colocando de lado animosidades, respeitando mutuamente uns aos outros mesmo em meio a discordância.
    Nós precisamos de PAZ! As pessoas ou estão com medo, ou estão na iminência de desenvolvê-lo. E isso é salutar? Não. É terrível.
    Sei que não sou melhor do que ninguém. Sei que a minha opinião – aqui parcialmente exposta, não é superior a de ninguém. Às comvergimos; às vezes, divertimos; às vezes, simplesmente, não incorretos nem uma coisa, nem em outra.
    Portanto, caros leitores e leitoras, vamos nos despir de sentimentos negativos e seguir em frente, mais uma vez, respeitando uns aos outros.
    P.S.: que bela atitude a do general que ofereceu flores à Ministra Rosa Weber, atacada por um dos seus pares. Sigamos o seu exemplo. Dediquemos flores em vida, enquanto é dia.

    1. Concordo !! deveremos nos unir e deixar de lado as preferências partidárias e ideológias, que todos tenham como ideologia o crescimento desta nação e a melhoria de vida para todos.

    2. Bem verdade F.M. mas precisa combinar isso com a turma da esquerda que vem usando de tudo, como sempre, nas eleições, no mais baixo nível.
      Basta apenas citar dois exemplos:
      A MENTIRA de Geraldo Azevedo que afirmou ter sido torturado pelo MOURÃO;
      A suástica que a moça fez no corpo e saiu divulgando que tinha sido eleitor de Bolsonaro;
      Tem muito mais… fiquemos com esses… O respeito sempre existiu, mas só de um lado

    3. João, eu compreendo a sua indignação, mas acho que as agressões ocorrem de todos os lados. Lembra do caso da placa com o nome da vereadora carioca cruelmente assassinada? Pois é, isso fomenta ou não a ira do opositor? Estou citando o exemplo como mera ilustração. Como disse anteriormente, há exemplo de todos os lados.
      Não nos deixemos levar. Sejamos agentes da PAZ, em respeito a esta e as futuras gerações.
      PAZ, amigo. PAZ! se Deus quiser, todos voltarão a tomar a sua cervejinha (ou Coca-Cola, à quem preferir) cercado de petistas, bolsonaristas, bacuraus, enfim, gente de todas as tribos. Grande abraço!
      P. S.: só agora percebi o tanto de vezes que fui traído pelo corretor ortográfico na primeira postagem (kkkkkkk). Desculpa, turma.

  4. Nos lugares mais civilizados do Brasil, onde as pessoas mais trabalham e são esclarecidas, a verdade prevalece. E onde há miséria e podridão, que os abutres se alimentam e prosperam.

    1. Será por isso que Haddad está vencendo na capital de São Paulo?

    2. Exatamente por isso o PT venceu 04 eleições seguidas e hoje somos esse país dominado por bandidos, com mais de 60 mil assassinatos, economia tentando se recuperar, indústria tentando voltar a produzir e uma classe política viciada em recursos públicos e cargos públicos que levou o país a ver tantos corruptos, protegidos pela impunidade que o aparelhamento estatal propiciou.

  5. ESTABELECIDA A VERDADE EM SP, vamos desmontar a MENTIRA do IBOPE:
    Se há um lugar do Brasil em que Fernando Haddad NÃO vai vencer a eleição é na CIDADE DE SÃO PAULO, de onde ele foi praticamente EXPULSO em 2016:
    Haddad perdeu em TODOS os 58 distritos eleitorais, desde a Avenida Paulista, até a zona rural.
    Em uma cidade em que as eleições são tradicionalmente muito disputadas, nunca antes se vira um governante ser rejeitado de forma tão categórica como ele foi, um verdadeiro massacre eleitoral.
    Das 1.512 entrevistas (para um universo de mais de 33 milhões de eleitores), 413 foram realizadas na CAPITAL; 784, no INTERIOR; e 315, na "PERIFERIA", mas não há explicação sobre a "PERIFERIA" que o instituto se refere;
    A mídia comprometida com a esquerda correu para colocar nas manchetes, sugerindo uma impressionante reação do candidato do PT, justamente na cidade que mais motivos tem para não elegê-lo, não votar em Haddad.
    Alguns ainda tentaram relacionar a surpreendente "queda" de Bolsonaro (que estaria recebendo menos votos do que teve no primeiro turno) ao apoio de João Dória (que lidera no estado, mas perde na capital), o que não faz qualquer sentido.
    É provável que a intenção da parte dos jornalistas, responsáveis por pinçar parte da pesquisa e transformá-lo em "fato midiático", tenha sido apenas essa mesmo: aplicar um desfibrilador na moribunda campanha de Haddad.
    A MANIPULAÇÃO FOI TÃO EVIDENTE QUE NEM O PT SAIU GRITANDO QUE JÁ TINHA VIRADO EM SÃO PAULO. OLHA QUE NISSO, MENTIRAS, O PT É MESTRE!

    1. Salvino, você precisa ler com mais cuidado. A pesquisa é sobre o estado de São Paulo, não da cidade.

    2. Exato Marcos, a mídia falou da virada em São Paulo, SEM DETALHAR que ERA APENAS na capital.
      Segundo o Ibope na capital estaria 41 x 40 a favor de Haddad, número questionável, já que o petista foi varrido eleitoralmente em 2016, perdeu em todos os distritos do estado, perdeu até dos votos em branco.
      Outro detalhe na pesquisa do ibope, na capital foram "pesquisados" apenas 413 pessoas no universo de 33 milhões de habitantes. O Ibope ainda trabalha para o PT, a rede Globo e o jornal a folha de São Paulo, meios de comunicação declaradamente opositores a Bolsonaro.
      Mas os petistas precisam acreditar nessa manipulação, é o que eles sabem fazer, criar mentiras e defendê-las.

    3. Mais uma enorme mentira do PT. Como tudo o que fazem e dizem. A vitória de Bolsonaro em São Paulo (capital, interior, o escambau) será enorme. Criem vergonha na cara, petralhas, e deixem de espalhar mentiras por ai. Tenham decência em algum momento de suas vidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Motorista é preso ao passar por blitz da PRF bêbado e com pneu furado em Natal

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite desse sábado (7), um motorista, de 26 anos, que dirigia sob efeito de álcool e com o pneu do carro furado. De acordo com a PRF, o homem tentou fugir ao passar em frente de uma blitz no km 95 da BR-101, na zona Sul de Natal, mas foi interceptado na Av. Salgado Filho. O caso chamou atenção dos policiais pela atitude arriscada do condutor, que trafegava em alta velocidade.

Na ação, os policiais notaram o veículo em condições suspeitas e iniciaram um acompanhamento tático, interceptando o motorista alguns quilômetros depois da blitz. Submetido ao teste do etilômetro, o resultado foi de 0,74 mg/L, valor que excede em mais de duas vezes o limite permitido por lei.

O condutor foi preso e encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Natal. Além de enfrentar multa de R$ 2.934,70 e a suspensão do direito de dirigir por até um ano, ele responderá pelo crime de embriaguez ao volante, que prevê pena de seis meses a três anos de detenção, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A PRF destacou que operações de fiscalização como essa são essenciais para preservar vidas e garantir a segurança nas rodovias federais.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Galinha Caipira típica do Piauí; e Arrumadinho

GALINHA CAIPIRA TÍPICA DO PIAUÍ

Ingredientes:
1 Galinha de aproximadamente 1,5k
2 dentes de alho
50g de pimenta do reino em pó
2 tomates
1 cebola grande
Cheiro verde
Sal a gosto
4 pimentas de cheiro
2 colheres de sopa de corante
300ml de água
2 colheres de óleo

MODO DE PREPARO:
Corte a Galinha a sua maneira.
Pique todos os temperos bem picadinho.
Coloque a cebola, o alho, a pimenta de cheiro, o tomate, o sal, a pimenta do reino, o corante, um pouco de cheiro verde e misture bem os temperos na galinha.
Em uma panela bem quente coloque o óleo, coloque a galinha e refogue bem pra ela soltar o caldo.
Mecha bem até ferver, depois coloque a água e deixa cozinhar, em fogo médio, por 45 minutos a uma hora ou até amolecer.
Se necessário coloque mais água.
Quando estiver macia, retire do fogo, coloque o cheiro verde por cima e sirva em seguida.
Utilize um pouco do caldo pra fazer o pirão.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 60 min

ARRUMADINHO

Ingredientes:
300g de charque escaldada
300g de farinha
Manteiga de garrafa a gosto
300g de feijão verde
2 Tomates picados
2 Cebolas médias picadas
Coentro a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Vinagre

Modo de Preparo:
Retire o sal da carne de charque, deixando de molho por 2h com troca dá água.
Escalde a carne de charque e frite no óleo ou manteiga de garrafa.
Em uma frigideira coloque a manteiga, 1 cebola picada e deixe fritar na manteiga.
Quando estiver dourada coloque a farinha e misture bem, pra fritar a farinha. Cozinhe o feijão verde com cebola e sal.
Quando estiver cozido escorra, acrescente o coentro e misture.
Misture os tomates picados, uma cebola picada, o azeite, o vinagre, o sal e o coentro picado.
Montagem do prato:
Na lateral do prato coloque o vinagrete, ao lado a carne de charque, depois o feijão verde e por último, a farofa ao lado do feijão.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 2h
Tempo de cozimento: 20 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fiscais do Enem 2024 denunciam atraso no pagamento por empresa vinculada ao Inep: ‘Estamos desamparados’

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Fiscais que atuaram na edição deste ano do Enem denunciam atraso no pagamento pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Procurada pelo jornal O Globo, a instituição vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o processo de repasse, que tinha o dia 28 de novembro como limite, será finalizado até 13 de dezembro.

— Trabalhamos nos dois dias de prova e não recebemos ainda o pagamento, mesmo com a data limite tendo sido encerrada há mais de uma semana. Está acontecendo assim como no ano passado. Ligamos para a Cebraspe, mas nunca nos atendem ou dão satisfação sobre o atraso. Estamos desamparados — afirmou ao jornal O Globo uma das fiscais impactada.

O atraso no pagamento atinge aplicadores, transcritores, técnicos em informática, auxiliares de coordenação e coordenadores de aplicação. Em postagens nas redes sociais, trabalhadores impactados pelo atraso do pagamento se queixaram sobre a situação.

“Não aguento mais esperar meu dinheiro! Uma burocracia absurda para trabalho. Pagam tão pouco e, na hora (de pagar), essa falta de respeito”, comentou uma fiscal em postagem da Cebraspe no Instagram.

Segundo a Cebraspe, foram contratadas 435 mil pessoas em todo o país para o Enem deste ano, e 66% delas tiveram seus pagamentos realizados pelas funções exercidas até o momento.

“O Centro informa ainda que nesse processo de pagamento, que envolve auditoria da operação reversa, está em permanente contato com seus Coordenadores e Colaboradores”, acrescentou.

Já o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que não há registro de atraso nos repasses feitos à instituição aplicadora do Enem, que, desde 2023, é o Cebraspe.

“A seleção e o pagamento da equipe de aplicação fazem parte dos serviços contratados administrativamente por meio de licitação e são responsabilidade da referida instituição”, explicou.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inadimplência atinge em novembro de 2024 o maior índice desde outubro de 2023

Foto: stevepb/Pixabay

A inadimplência dos consumidores permaneceu elevada em novembro. Entre as famílias, 29,4% disseram que têm dívidas em atraso. O percentual é o maior desde outubro do ano passado. O total de consumidores que revelaram estar sem condições de quitar as dívidas subiu para 12,9%. Em outubro, era de 12,6% e, em novembro de 2023, de 12,5%.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro, elaborada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Peic divulgada, na quinta-feira (5), indicou alterações nos tipos de crédito e no comportamento financeiro das famílias.

Conforme a pesquisa, o endividamento do consumidor avançou em novembro, chegando a 77% do total, na comparação com os 76,6% registrados no mesmo mês de 2023. O aumento é resultado do maior uso do crédito para compras de fim de ano, além de indicar uma gestão mais cautelosa do orçamento, afirmam os pesquisadores. O percentual de consumidores que se consideram muito endividados recuou para 15,2%, menor patamar desde novembro de 2021.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou a importância de prazos mais longos no planejamento financeiro familiar. Para Tadros, o consumidor está buscando equilíbrio nas dívidas. “O aumento sazonal do crédito é esperado nesta época do ano, mas o perfil mais equilibrado das dívidas indica uso mais consciente, com menor impacto na renda mensal”, disse, em texto divulgado pela CNC.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Queda de Bashar al-Assad marca fim de comando familiar de cinco décadas na Síria

Imagem: reprodução

Na manhã deste domingo (8), militantes realizaram um pronunciamento televisionado anunciando a deposição do presidente da Síria Bashar-al Assad. Segundo a agência de notícias Associated Press, o ditador sírio fugiu do país, mas ainda não há informações sobre o local de refúgio.

A queda do governo ocorreu após protestos em massa chegarem na capital Damasco e marca o fim de um regime comandado pela família Assad por meio século.

Bashar-al Assad assumiu a presidência do país aos 34 anos, em 2000, após a morte do pai e então presidente Hafez al-Assad, que chegou ao comando com um golpe de estado, em 1971.

O filho, formado em medicina, era visto como uma figura de esperança que reformaria a nação após o comando de Hafez por quase três décadas, conhecido como punho de ferro.

Quando Bashar sofreu uma série de protestos em março de 2011, durante a Primavera Árabe, ele recorreu a táticas de violência contra a oposição. Uma guerra civil foi declarada oficialmente. Como resposta, o presidente liberou o exército para controlar as cidades com presença da oposição.

Grupos de direitos internacionais apontam o uso generalizado da tortura e execuções sumárias, principalmente nos presídios da Síria. A estimativa é que a guerra matou quase meio milhão de pessoas e deslocou do país 23 milhões de civis, o equivalente a quase metade da população.

A disputa política mudou no final de novembro deste ano com avanços de militantes nas ruas do país até a capital Damasco.

O primeiro-ministro sírio, Mohammed Ghazi, disse que o governo estava pronto para ceder à oposição e entregar as funções para um administração de transição.

SBT News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Já garantido na F1 em 2025, Gabriel Bortoleto é campeão da F2

Foto: James Sutton – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Gabriel Bortoleto é o mais novo campeão da Fórmula 2. O piloto brasileiro terminou em segundo lugar e subiu ao pódio na corrida em Abu Dhabi para garantir o título, mas a conquista foi tranquila: o francês Isack Hadjar, concorrente direto na luta pelo campeonato, ficou travado na largada e teve que receber ajuda para retornar aos boxes. Com isso, caiu para o último lugar e não teve chance de se recuperar. A vitória da prova ficou com o paraguaio Joshua Durksen, que ganhou pela primeira vez na temporada.

O brasileiro começou a corrida com 296,5 pontos, contra 292 do vice-líder Isack Hadjar, e largou na segunda posição, logo à frente do francês. No entanto, com o engasgo do rival na largada, conseguiu fazer uma prova tranquila e conduziu o carro em segurança até a linha de chegada, embora ainda tenha ultrapassado Victor Martins no fim. Depois de acabar na segunda posição, Bortoleto terminou o campeonato com 214,5 pontos.

Carreira

Aos 20 anos de idade, Bortoleto teve ascensão meteórica no automobilismo. Ele iniciou sua trajetória no kart aos sete anos e estreou em carros de fórmula em 2020. Passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) antes de chegar à Fórmula 3, em 2023. Na primeira temporada na F3, foi o campeão pela Trident após vencer duas provas. Com o bom desempenho, garantiu vaga na Invicta em 2024. Agora, sagrou-se campeão com dois triunfos na categoria.

Vaga na F1 em 2025

Gabriel Bortoleto já tem contrato garantido com a Sauber para 2025 e vai representar o Brasil na F1 – ele será o primeiro piloto brasileiro na principal categoria do automobilismo desde 2017, ano em que Felipe Massa deixou a competição. O primeiro contato do agora campeão da Fórmula 2 com o carro da equipe suíça será nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CÂMARA DE PARNAMIRIM: Rhalessa ganha apoios e vira favorita na disputa contra César Maia

Foto: reprodução/CMP

A eleição para a Câmara Municipal de Parnamirim, que caminhava para o presidente da casa na próxima legislatura ser o vereador César Maia, mudou completamente.

Segundo apuramos neste sábado (7), César Maia que já tinha o apoio declarado de 13 vereadores perdeu força e estaria perdendo apoios nos últimos dias.

A vereadora Rhalessa que se viu em um momento praticamente sem chances, ganhou o apoio da próxima gestão e começou a reverter votos, cresceu e nesse momento teria igualdado os votos com César Maia.

Alguns edis tentam costurar um acordo entre os dois para que não haja perdedores e fraturas expostas.

Opinião dos leitores

  1. Nada muda no município de Parnamirim, troca-se o “seis por meia dúzia” e tudo continua no atraso de sempre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Número de aposentadorias, pensões e auxílios do INSS já supera 40 milhões por mês

SAULO ANGELO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

O número de aposentadorias, pensões e auxílios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) superou 40 milhões por mês. Conforme dados da folha de pagamentos de outubro, o instituto pagou 40.645.365 benefícios previdenciários e assistenciais. Desse total, 6.338.776 são assistenciais e 34.306.589 previdenciários.

Ainda conforme o levantamento, o número de benefícios que pagam até um salário mínimo (R$ 1.412) é de 28.279.547. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.365.818 benefícios. O valor máximo pago é de R$ 7.786,02.

Segundo o INSS, o total de benefícios era de 31,5 milhões, em 2022, e atingiu 39 milhões, em 2023. Um dos fatores para a alta seria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, para reduzir o tempo de análise de processos administrativos e de realização de exames médico-periciais.

Para a advogada previdenciarista Adriane Bramante, havia um estoque muito grande de processos em análise, que foram concluídos.

“Eram quase 2 milhões de processos aguardando conclusão e esse estoque diminuiu para 1,3 milhão, aproximadamente. Esse pode ter sido um dos fatores do aumento”, afirma a advogada, que preside a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP.

Só de aposentadorias neste ano foram concedidas 5,1 milhões até setembro. No ano passado inteiro, foram 5,9 milhões. No mês de setembro, foram concedidos 622,2 mil benefícios, no valor total de R$ 1.126,4 milhões. Em relação ao mês anterior, a quantidade de benefícios concedidos aumentou 21,59% e o valor de benefícios concedidos subiu em 22,98%.

Leia mais

R7

Opinião dos leitores

  1. A previdência era pra ser um programa exclusivo dos Trabalhadores que contribuíram ou contribui, O assistencial (social) era pra existir, porém, desmembrado do previdenciário.

    1. Os artigos 194 a 205 da Constituição Federal deixa claro a Seguridade Social e suas fontes de recursos para manter a Assistência e Seguridade Social.
      A Previdência Contribuitiva sempre foi separada das demais atribuições da seguridade social os governos sim incluem tudo em uma só sexta inclusive com remanejamento de recursos da previdência para outras pastas através da chamada DRU

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tramitação do pacote de medidas para enquadrar STF morre no Congresso

(Foto: EBC)

Batalhado pela oposição, o “pacote anti-STF”, conjunto de propostas legislativas para limitar abusos e poderes do Supremo Tribunal Federal, estacionou na Câmara dos Deputados e no Senado. A Proposta de Emenda à Constituição que cria a “revisão” de decisões do STF, por exemplo, foi apensada a outra PEC no início de outubro e até hoje aguarda a “comissão especial”. Isso sem contar dezenas de pedidos de impeachment de ministros do STF, trancados a sete chaves.

Parada obrigatória

Pronto para ser votado no plenário da Câmara, o PL 658/22, que impede ministro do STF de manifestações político-ideológicas, parou em outubro.

Sem chance

Parou na CCJ, em outubro, o projeto que cria crime de responsabilidade para ministro do STF que usurpar poderes do Legislativo ou Executivo.

Limite não

A PEC 8/21, que limita poderes de decisões monocráticas de ministros do STF, foi aprovada no Senado, mas parou na gaveta da Câmara.

Outubro das bruxas

A PEC 28/2024, que também pretende limitar o alcance de decisões de um só magistrado andou na Câmara até outubro e depois parou.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Não há como entender a UFRN acabar com o bônus de medicina no Sisu, qdo os demais estados mantém para seus nativos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA: Suprema Corte decide sobre tratamento para crianças transexuais

Arte Metrópoles

A Suprema Corte dos Estados Unidos, de maioria conservadora, está decidindo sobre a lei relativa à proibição de tratamentos de transição de gênero para menores de idade. O assunto foi levado às instâncias superiores após o estado do Tennessee aprovar uma legislação que trata sobre o tema.

Durante a argumentação oral dos juízes conservadores da Suprema Corte, fica claro que eles não enxergam que a lei constitui uma forma de discriminação sexual. No entanto, três juízes liberais da corte seguiram o entendimento de que a lei tem teor discriminatório.

O estado do Tennessee, no entanto, argumenta que a lei não é uma forma de discriminação sexual, mas, sim, de regulamentação médica que se aplica igualmente a todos.

A lei estadual promulgada pelo Tennessee proíbe cirurgia de transição de gênero para menores, bem como bloqueadores de puberdade e terapia hormonal. No entanto, a proibição da cirurgia não está sendo julgada pela Suprema Corte, pois um juiz de instância inferior disse que os demandantes não tinham legitimidade legal para a contestar.

O impacto da decisão será amplo, visto que mais de 20 outros estados aprovaram leis semelhantes à do Tennessee.

Os magistrados conservadores debatem se a Corte deveria questionar a Legislatura estadual sobre uma questão médica que gera um amplo debate social. Eles ainda levantaram questões sobre possíveis mudanças de opinião e aumento da incerteza entre autoridades de saúde na Europa sobre alguns aspectos dos tratamentos de afirmação de gênero.

“Parece-me um sinal amarelo bem forte, se não um sinal vermelho, para este tribunal entrar em cena e constitucionalizar toda a área, quando o resto do mundo, ou pelo menos as pessoas dos países que estão na vanguarda disso, estão pisando no freio neste tipo de tratamento”, disse o juiz conservador Brett Kavanaugh.

O presidente da Corte, John Roberts, seguiu a mesma linha de racicínio ao afirmar que os juízes “não estão na melhor posição para abordar questões como essa. Isso não nos dá um argumento mais forte para deixar essas determinações para os órgãos legislativos em vez de tentarmos determiná-las por nós mesmos?”.

Leia mais

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Na minha concepção isso é uma questão médica ,que precisa de uma discussão ampla e minuciosa ,pra tratar situações de saúde tão complexas.Um absurdo judicializar e politizar um tema tão delicado deste , que mudará a vida definitivamente de uma criança que ainda não tem discernimento ,considerando a sua família também.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *