Brasil

Parlamentares pedem impeachment de Moraes por operação contra empresários

Foto: Agência Senado

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) e o deputado federal José Medeiros (PL-MT) apresentaram dois pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em virtude de uma operação autorizada por ele que mirou empresários que defenderam um golpe de Estado no Brasil caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) não seja reeleito neste ano.

Os parlamentares dizem que Moraes cometeu crime de responsabilidade e abuso de autoridade ao ordenar que a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão, bloqueasse perfis nas redes sociais e a quebrasse o sigilo bancário dos empresários. Os dois reclamam que o ministro autorizou a operação tendo, segundo eles, como única base matérias jornalísticas e sem pedir a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com Lasier, a operação contra os empresários se tratou de uma prática conhecida como fishing expedition, que consiste em uma procura especulativa de elementos que possam atribuir responsabilidade penal a alguém, sem objetivo certo ou declarado.

“É chegada a hora de impor limites, cobrar responsabilidade e exigir do ministro Alexandre de Moraes, integrante da mais alta Corte de Justiça do Brasil, que exerça suas funções com respeito à Constituição da República, às leis e aos rígidos padrões éticos e morais que pautam o agir, profissional e pessoal, da magistratura nacional. Ou que então seja afastado das suas funções”, frisa o senador.

Já Medeiros afirma que Moraes procedeu de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro da função exercida por ele. “Apenas em ditaduras severas se vê perseguição pessoal, restrição de direitos e mobilização do aparato público e penal caso os cidadãos do país divirjam da forma de governo. Parece-nos que o excelentíssimo ministro da Suprema Corte busca vigiar a população, não só lhe dirigindo ao modo de governo que convém, uma tirania judiciária, através da oligocracia do Supremo Tribunal Federal, como retaliando seus opositores”, opina o deputado.

Os pedidos dos dois parlamentares foram endereçados ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pois compete à Casa processar e julgar os ministros do STF.

R7

Opinião dos leitores

  1. Esse Pacheco é o político mais vaselina que eu já vi. Mas não se trata só de covardia, ele é/foi sócio de um escritório de advocacia com processos bilionários no STF. Primeiro, os Senadores têm que corrigir isso, o Brasil clama pela atuação do Senado.

  2. Foram parar com a lava toga pra livrar o Flávio Bolsonaro, agora devem estar arrependidos… façam acordoes com vagabundos como o STF e o PL, que no fim vcs se lascam sendo perseguidos ou roubados com a repartição do Fundão. Mas no fim, se merecem.

  3. Mas fala sério: caso esses empresários e outros mais aplicarem o golpe de Estado, junto com militares e outros, e mantenham o Broxonaro no posto, de quem será a culpa? quem serão os prejudicados? onde ficará o Brasil diante do mundo?

    1. Quanta imbecilidade vai trabalhar para de falar bobagem esquerdalha lazarento

    2. Golpe com figura de WhatsApp? 🤡 Você é desses que compra qualquer ideia. Lennin tinha um nome pra gente assim.

  4. Tá na hora de expulsarem esse cabeça de ovo do STF. Atuação totalmente política desse ministro, quando não é defendendo o PCC é defendendo o PT, embora ambos não tenham diferença nenhuma. Espero que prospere esse expulsão desse defensor de bandidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PIB: Brasil deixa grupo das 10 maiores economias do mundo em 2025; veja ranking

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que o PIB do Brasil cresceu 2,3% em 2025. No quarto trimestre, a alta foi de 0,1% sobre o trimestre anterior — o 39º melhor desempenho entre 50 países, segundo a Austin Rating.

Com isso, o Brasil encerrou 2025 como a 11ª maior economia do mundo, deixando o grupo das dez maiores. De acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional, o país deve manter essa posição em 2026. A Austin estima o PIB brasileiro em US$ 2,268 trilhões no ano passado.

Segundo a consultoria, a queda no ranking se explica principalmente pela valorização média da moeda russa em 2025, que impulsionou a Rússia. Para 2026, a expectativa é de crescimento de 1,7%, com menor peso do agro e recuperação de indústria e serviços.

Ranking do PIB mundial em 2025 (em dólares)

  1. Estados Unidos – 26,1% do PIB mundial

  2. China – 16,6%

  3. Alemanha – 4,3%

  4. Japão – 3,6%

  5. Índia – 3,5%

  6. Reino Unido – 3,4%

  7. França – 2,9%

  8. Itália – 2,2%

  9. Rússia – 2,2%

  10. Canadá – 1,9%

  11. Brasil – 1,9%

No quarto trimestre, o Brasil superou economias como Canadá (-0,2%), Coreia do Sul (-0,3%), Noruega (-0,3%) e Irlanda (-0,6%), mas cresceu menos que Estados Unidos (1,4%), China (1,2%), Arábia Saudita (1,1%) e México (0,9%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump sobre instalações militares do Irã: “Praticamente tudo foi destruído”

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente Donald Trump elogiou a operação militar dos Estados Unidos no Irã e disse que “praticamente tudo foi destruído” ao se referir às instalações militares iranianas.

“Eles não têm Marinha. Ela foi destruída. Eles não têm Força Aérea. Ela foi destruída. Eles não têm sistemas de detecção aérea. Isso foi destruído. O radar deles foi destruído. E praticamente tudo foi destruído”, disse o presidente na Casa Branca, durante um encontro com o chanceler alemão Friedrich Merz.

Trump acrescentou: “Estamos indo muito bem. Temos um grande exército e eles estão fazendo um trabalho fantástico.”

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF, Congresso e governo discutem aumento do teto salarial como moeda de troca por fim de ‘penduricalhos’

Foto: Rosinei Coutinho/Divulgação STF

O Supremo Tribunal Federal, o governo federal e o Congresso Nacional discutem a possibilidade de reajustar o teto constitucional como forma de compensar o fim dos chamados “penduricalhos” nos salários do funcionalismo. A proposta integra uma regra de transição após decisões do STF que barraram supersalários e antes da edição de uma lei nacional para disciplinar o tema.

A hipótese enfrenta resistência no governo Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente na equipe econômica, que considera a medida inviável. No Congresso e no Judiciário, porém, o tema não é descartado, diante da pressão da magistratura. Em ano eleitoral, líderes admitem que um aumento seria impopular e, por isso, não valeria para 2026.

Elevar o teto significa reajustar o salário dos ministros do STF — hoje em R$ 46,3 mil — o que geraria efeito cascata em todo o serviço público. O último aumento foi aprovado em 2022. Paralelamente, ministros como Flávio Dino e Gilmar Mendes suspenderam verbas que ultrapassavam o teto.

Uma comissão criada pelo ministro Edson Fachin busca construir uma solução “coordenada e fiscalmente responsável”, que pode incluir lei nacional e regras mais rígidas para evitar pagamentos acima do limite constitucional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA REAL TIME BIG DATA: Governo Lula é reprovado por 51%, e 46% o avaliam como ruim e péssimo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (3) registra que o governo do presidente Lula (PT) é reprovado por 51% dos eleitores e tem somente 44% de aprovação. Para 46% dos 2 mil brasileiros entrevistados, o governo de Lula é avaliado como ruim ou péssimo.

No ano em que Lula se prepara para buscar uma reeleição, somente 26% dos eleitores classificaram seu governo como ótimo ou bom. E 27% avaliam como regular a condução do governo pelo presidente petista.

A pesquisa Real Time Big Data está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09353/2026. Realizada com recursos do próprio instituto, a pesquisa entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, por meio de entrevista presencial. O levantamento tem intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PIB do Brasil cresce 2,3% em 2025, menor avanço em cinco anos

Foto: Rmcarvalho/Getty Images/Canva

A economia brasileira fechou 2025 com crescimento de 2,3%, informou o o IBGE nesta terça-feira. O resultado foi puxado pela agropecuária, que deu um salto no ano passado. Ainda assim, foi o pior desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) desde a pandemia.

Após a recessão de 2020, com a reabertura das atividades, o PIB surpreendeu positivamente de 2021 a 2024, crescendo acima das projeções e até mesmo do ritmo que os economistas calculam como o potencial do país, mas 2025 registrou o menor avanço pós-Covid-19.

O número veio em linha com a projeção de analistas de mercado, que esperavam alta de 2,3%, segundo mediana calculada pela Bloomberg. Em 2024, a expansão foi de 3,4%.

No quarto trimestre do ano passado, o avanço foi de 0,1% em comparação com os três meses imediatamente anteriores, mostrando uma desaceleração já esperada. Todos os setores da economia perderam ritmo no fim de 2025.

Principais destaques do PIB em 2025:

  • Serviços: 1,8%
  • Indústria: 1,4%
  • Agropecuária: 11,7%
  • Consumo das famílias: 1,3%
  • Consumo do governo: 2,1%
  • Investimentos: 2,9%
  • Exportações: 6,2%
  • Importação: 4,5%

Com informações de O Globo e g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito José Augusto Rêgo toma como novo presidente da Femurn nesta quarta-feira (04)

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) realiza nesta quarta-feira (04/03), às 10h, solenidade de posse do novo presidente da entidade, o prefeito de Portalegre-RN José Augusto de Freitas Rêgo. O evento ocorrerá no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal.

Atual 1º vice-presidente da federação para o biênio 2025-2026, Zé Augusto assume o comando da instituição após a renúncia de Babá Pereira, que deixou o cargo após anunciar pré-candidatura para as eleições de 2026. O novo presidente conduzirá a Femurn até Janeiro de 2027.

Engenheiro civil, José Augusto é o atual prefeito de Portalegre – RN, eleito em 2020 e reeleito em 2024. Já presidiu o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Oeste Potiguar (CIMOP) e integra a diretoria da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP).

À frente da FEMURN, o novo dirigente reafirma o compromisso com o fortalecimento do municipalismo e com a defesa dos interesses dos 167 municípios potiguares filiados a entidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO BRISA BRACCHI: Reabertura de prazo pela Comissão Processante suspende votação em plenário

A Comissão Processante responsável pelo pedido de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT) formalizou a reabertura do prazo para a condução dos trabalhos. O memorando foi emitido pela presidente do colegiado, vereadora Samanda Alves (PT), a quem cabe dirigir o processo, estabelecer prazos e deliberar sobre as etapas da investigação.

Com a decisão, o procedimento ultrapassa o período inicialmente previsto para conclusão da apuração. Pelas normas que regulamentam esse tipo de processo, o descumprimento dos prazos impede o envio do relatório final ao plenário, o que inviabiliza, neste momento, a votação do caso pelos demais parlamentares.

Todos os atos praticados ao longo da tramitação são de responsabilidade exclusiva da Comissão Processante, especialmente de sua presidência, que tem competência para organizar os trabalhos, determinar diligências e avaliar a necessidade de oitivas. No curso do processo, a presidente entendeu não ser necessária a oitiva da vereadora investigada. Contudo, às vésperas do encerramento do prazo, a parlamentar recorreu à Justiça e obteve decisão favorável, o que resultou na reabertura do prazo na data e horário anteriormente fixados para o término.

O plenário só pode deliberar sobre o mérito da matéria após o cumprimento integral das etapas regimentais e dos prazos legais pela Comissão. O limite de até 90 dias para a conclusão do processo é contado no âmbito da própria Comissão Processante, não sendo possível antecipar seu encerramento nem encaminhá-lo previamente à Presidência da Câmara.

Cumpre destacar que a atuação do presidente da Câmara restringe-se exclusivamente ao agendamento da sessão de julgamento, desde que ainda haja prazo legal disponível para sua realização. Não compete à Presidência intervir na condução dos trabalhos da Comissão Processante, gerir prazos ou deliberar sobre atos instrutórios. Dessa forma, eventual inviabilidade de apreciação da matéria dentro do prazo decorre unicamente da dinâmica procedimental e das decisões adotadas no âmbito da própria Comissão Processante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Escola de Natal vem ganhando destaque por proposta pedagógica e acolhimento

Foto: Divulgação

Escolher uma escola é, antes de tudo, um exercício de confiança. Pais e responsáveis buscam um espaço que vá além dos conteúdos formais, que eduque para o mundo, respeite o tempo de cada aluno e construa vínculos verdadeiros. Em Natal, a Escola Luminova vem se destacando justamente por equilibrar desempenho acadêmico, formação humana e uma proposta pedagógica centrada no protagonismo do estudante, sem perder de vista o papel essencial da família nesse processo.

A proposta da Luminova Natal parte de um projeto educacional bem estruturado, mas se amplia ao considerar o aluno como sujeito ativo da própria aprendizagem. Esse olhar mais atento, que integra dimensões cognitivas, emocionais e sociais, tem sido reconhecido por professores, equipe pedagógica e famílias, que acompanham de perto os resultados desse modelo no cotidiano escolar.

O ambiente de convivência é um dos diferenciais da escola. Para Matheus e Adriana Rodrigues, pais de Heitor, a vivência diária reforça a sensação de pertencimento. “Mesmo sendo uma escola de médio porte, existe uma proximidade muito grande entre todos. Nosso filho circula com naturalidade, conhece professores, equipe pedagógica, funcionários e alunos de outras etapas. Ele é chamado pelo nome, reconhecido, escutado. Isso cria uma atmosfera de comunidade que faz toda a diferença”, relatam.

Segundo eles, o acolhimento também se estende às famílias. “Durante o período de adaptação, tivemos reuniões frequentes com a coordenação, sempre com orientações claras sobre como poderíamos reforçar, em casa, o trabalho pedagógico da escola. Esse diálogo constante nos deu segurança e fortaleceu a parceria entre família e instituição”, destacam.

Essa relação próxima reflete diretamente no desenvolvimento dos alunos. Edite Barros, mãe de Ana Luiza, do 9º ano, e de Isabela, do 5º ano do ensino fundamental, observa ganhos significativos na autonomia das filhas. “A Luminova estimula uma independência real. Elas aprenderam a organizar o tempo, criar rotinas de estudo e assumir responsabilidade pelo próprio aprendizado. Não é algo superficial; há profundidade, compreensão e senso crítico no que elas aprendem”, afirma.

“O aluno é sujeito da aprendizagem, não um número”
De acordo com Angélica Leal, diretora pedagógica da Escola Luminova, o protagonismo estudantil é um princípio que orienta todas as decisões pedagógicas da instituição. “Trabalhar esse protagonismo exige cuidado. É preciso respeitar as etapas do desenvolvimento, a faixa etária e os processos pedagógicos próprios de cada fase. Aqui, o aluno participa ativamente, mas sempre com acompanhamento, escuta e intencionalidade pedagógica”, explica.

A diretora ressalta que o olhar individualizado começa desde o primeiro contato com a escola. “O aluno chega com nome, história, contexto e vivências. Realizamos um processo de sondagem que vai muito além da avaliação acadêmica. Paralelamente, a família passa por uma escuta qualificada, que nos ajuda a compreender a dinâmica familiar e as necessidades daquele núcleo. Esse conjunto de informações orienta todo o processo de integração do aluno ao ambiente escolar”, detalha.

Com metodologias ativas e práticas pedagógicas conectadas à realidade dos estudantes, a Luminova consolida um projeto educacional baseado no acolhimento, na escuta e na construção de sentido. A proposta reconhece as singularidades de alunos e famílias e cria um ambiente favorável para que o aprendizado ultrapasse a sala de aula e dialogue com a vida.

Fundada há quatro anos, a Escola Luminova Natal atende turmas do ensino fundamental e médio e está localizada na Rua Joaquim Alves, 1976-A, no bairro de Lagoa Nova, em área próxima ao Shopping Via Direta e ao campus da UFRN. Para saber mais acesse o Instagram @luminova.natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de estupro coletivo no Rio é filho de subsecretário de Direitos Humanos

Foto: Reprodução

Um dos jovens foragidos por envolvimento em um estvpro coletivo contra adolescente de apenas 17 anos, em Copacabana, no Rio de Janeiro, é filho de um subsecretário do governo do Rio de Janeiro.

A coluna Mirelle Pinheiro apurou que trata-se de Vitor Hugo Oliveira Simonin, de 18 anos. Ele é filho de José Carlos Costa Simonin, advogado e atuante em frentes de direitos humanos.

Segundo o currículo divulgado no site do governo do Rio, José Carlos Costa Simonin é integrante titular do Conselho Gestor do Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP), membro do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (FISED).

Ele também é vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RJ), participante da Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (PEDES), e atual Subsecretário de Governança, Compliance e Gestão, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A vítima relatou que recebeu uma mensagem de um aluno da sua escola a convidando para ir à casa de um amigo.

Ao chegar ao prédio, em 31 de janeiro, o adolescente insinuou que fariam “algo diferente”, o que foi prontamente recusado por ela.

No interior do apartamento, a vítima foi conduzida a um quarto, onde ficou trancada com outros três rapazes que insistiam para ela manter relações com eles.

Com a negativa, os adolescentes passaram a despir-se e a praticar atos l1bidinosos mediante v1olência física e psicológica contra ela. A adolescente afirmou que foi segurada pelos cabelos, agred1da com um chute na região abdominal e impedida de deixar o quarto. Também afirmou que o adolescente perguntou se a mãe dela a via sem roupa – por causa das marcas em diferentes regiões do corpo, além de s4ngramentos.

Segundo o delegado Ângelo Lajes, o caso foi uma “emboscada planejada”. A vítima teria sido atraída pelo ex-namorado, colega de escola, sob o pretexto de um encontro.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Israel e EUA atacam prédio onde será eleito o novo líder supremo do Irã

Vídeo: Reprodução

Ataques israelenses e americanos atingiram nesta, terça-feira (3), o prédio em Teerã que abriga o órgão responsável por eleger o novo líder supremo do Irã, informou a mídia local.

Segundo a agência de notícias Tasnim, “criminosos sionistas-americanos atacaram o prédio da Assembleia de Peritos em Qom”, ao sul de Teerã.

A imprensa iraniana exibiu imagens do prédio severamente danificado pelos ataques. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi morto em ataques dos EUA e de Israel no sábado.

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã desde 1989 e inimigo declarado do Ocidente, foi morto no sábado (28), no primeiro ataque de uma ofensiva massiva conjunta dos Estados Unidos e de Israel, enquanto as duas potências buscam derrubar a república islâmica.

A televisão estatal iraniana confirmou a morte de Khamenei horas após o presidente Donald Trump anunciar o assassinato do clérigo de 86 anos, que ele descreveu como “uma das pessoas mais perversas da história”.

Gritos de alegria puderam ser ouvidos nas ruas de Teerã após as primeiras notícias vindas de Israel sobre a morte de Khamenei, enquanto colunas de fumaça preta pairavam sobre o bairro onde ele costumava residir, disseram testemunhas à AFP.

O ataque ocorreu semanas depois de as autoridades iranianas terem reprimido brutalmente protestos em massa, matando milhares de pessoas.

Em comunicado, a Guarda Revolucionária do Irã prometeu punição “severa e decisiva” para os “assassinos” de Khamenei.

Times Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *