Parnamirim decreta retomada do futebol profissional e das arenas de society

A Prefeitura de Parnamirim, por meio do Decreto Nº 6.308, regulamentou a retomada das atividades esportivas de Futebol Profissional de Campo, como também, das Arenas de Futebol Society. Com medidas de segurança, em combate ao coronavírus, e visando a saúde dos amantes e praticantes do esporte, o documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (5).

Rodrigo Cruz, secretário de esporte e lazer, falou que a volta das atividades com o futebol foi definida com o embasamento do setor epidemiológico do município, que possibilitou o decreto. Para o titular da pasta a retomada trará benefícios na saúde e economia:

“Tal medida visa à promoção da saúde e do bem-estar da população, além da recuperação econômica do setor. É importante ressaltar que as medidas protetivas previstas no Decreto deverão ser efetivamente cumpridas, e que as autorizações estabelecidas poderão ser revisadas a qualquer tempo, em função de alterações na taxa de ocupação de leitos no âmbito da Rede de Atenção à Saúde no Município, em decorrência da Covid-19”.

De acordo com o documento, as atividades já poderão ser realizadas a partir de hoje (5), porém tanto os clubes de futebol profissional, como as arenas de Futebol Society, deverão observar e seguir algumas medidas protetivas, devido ao atual cenário de enfrentamento à Covid-19.

Dentre as providências que precisam ser tomadas para o funcionamento das atividades do futebol, é de suma importância a aferição prévia da temperatura corporal, através do aparelho eletrônico específico para tal finalidade, de todos os esportistas, funcionários e colaboradores, antes de adentrarem nas dependências do estabelecimento; utilização obrigatória de máscara de proteção facial e assepsia de bolas e demais equipamentos de uso coletivo com álcool 70% ou soluções antissépticas similares, antes e após cada utilização.

As dependências da prática esportiva devem disponibilizar nos lavatórios e banheiros, sabonete líquido, toalha descartável, álcool 70% e lixeiras com tampa de acionamento sem utilização das mãos. No futebol profissional, além das medidas já citadas, é necessário que todos os atletas e demais profissionais dos clubes realizem o exame prévio da COVID-19 e repitam os testes a cada 10 dias. Em caso de detecção de febre ou sintomas do coronavírus a pessoa deve ser afastada e mantida em isolamento durante o período recomendado.

Para Alisson Ferreira, ex-atleta e proprietário da Arena3ASoccer, de futebol society em Parnamirim, a publicação do decreto chegou em ótima hora, tendo em vista que os números contribuem para um cenário que está sendo controlado, em relação à Covid-19. Ele destacou que a importância do esporte contempla diversos aspectos.

“A prática do esporte faz bem pra saúde, tanto na parte física quanto psicológica. O decreto veio mais do que na hora, pois nosso estado e cidade vêm evoluindo no sentido de controle a pandemia. Dá pra caminhar junto com as solicitações do decreto. É bom para todas as partes, tanto para os empresários quanto aos ‘peladeiros’ e amantes do futebol. Espero que todos façam sua parte, poder público e população, assim o comércio voltará à normalidade o mais rápido possível”.

As regras estabelecidas no Decreto deverão ser afixadas em locais visíveis nos Clubes de Futebol Profissional de Campo, bem como Arenas de Futebol Society. Todas as medidas para o funcionamento das atividades podem ser conferidas no DOM desta quarta-feira (5).