A reação da Transparência Internacional Brasil à nota do Supremo Tribunal Federal foi dura. A entidade afirmou que o posicionamento da Corte ao descartar a suspeição do ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master “choca o país” e aprofunda a degradação institucional brasileira.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a ONG afirmou que o problema deixou de ser pontual e passou a contaminar todo o sistema de Justiça. Segundo a entidade, a postura do STF também deve causar impacto negativo na percepção internacional sobre o Brasil.
A Transparência Internacional citou o fato de Toffoli ter admitido participação societária no Resort Tayayá, posteriormente vendido a um fundo ligado a Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.
Toffoli deixou a relatoria do caso nesta semana. Após reunião interna, ministros do STF divulgaram nota conjunta em apoio ao colega, afirmando que não havia motivo para declarar suspeição e reconhecendo a validade de todos os atos praticados por ele no processo.
A decisão ocorreu depois que a Polícia Federal encontrou conversas entre Toffoli e Vorcaro no celular do banqueiro. Conforme revelou o UOL, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, levou novos pedidos de investigação ao presidente do STF, Edson Fachin.
Leia a íntegra da nota abaixo:
Ontem, a nota do STF aprofundou, diante do país e do mundo, a degradação institucional brasileira.
O que começou como a degradação moral de alguns ministros transformou-se em metástase que hoje contamina o tribunal e todo o sistema de Justiça.
A decisão anunciada ontem expôs um STF agora unido em dar mais um largo passo no caminho já trilhado: o da submissão da Constituição a interesses corporativistas e privados. O tribunal já havia derrubado dispositivo legal aprovado pelo Congresso que impedia juízes de atuar em casos envolvendo escritórios de parentes. O Parlamento eleito viu impedimento; o STF viu discriminação contra seus familiares. No conflito entre o interesse constitucional e o interesse dos ministros, venceram os ministros.
Agora, a nota choca o país — e chocará a comunidade internacional — ao afirmar inexistir impedimento ou suspeição na relatoria do ministro Dias Toffoli no caso Master. Um juiz presidindo investigação que, se conduzida com técnica, independência e legalidade, deverá alcançar sua família e, muito provavelmente, ele próprio.
Há semanas, a imprensa revelou negócios altamente suspeitos envolvendo fundo registrado em endereço de fachada, controladores sem respaldo patrimonial e beneficiário final oculto — tudo isso ligando irmãos do juiz a parente do investigado. No dia da própria nota, o ministro relator admitiu que ele também é sócio — até então oculto — do negócio. Apesar disso, o Supremo comunica ao país que não há qualquer suspeição.
Não há suspeição, mas, politicamente, decidiram que a solução mais conveniente seria afastar o relator e publicar um desagravo.
Com isso, o STF promoveu um rebaixamento abissal dos critérios de suspeição aplicáveis a todos os juízes do Brasil — e, junto, flexibilizou o princípio da indeclinabilidade, agora condicionado à conveniência política. São as novas diretrizes para as escolas da magistratura e para as faculdades de direito. Em nome de “altos interesses institucionais”.
A degradação que hoje emana do STF já é, de longe, a maior ameaça à democracia. Em pleno ano eleitoral, o Supremo alimenta feras, estimula o extremismo autoritário e dá razão a quem despreza a razão.
A minoria de ministros que ainda preserva a estatura moral de juízes constitucionais, ao assinar a nota, deu sinais inequívocos de que está subjugada. O resgate da instituição terá de vir de forças democráticas dos outros Poderes e, sobretudo, da sociedade.
O Brasil precisa se unir na defesa da Justiça e da democracia.
Ou seja, muita gente dita honesta, cristã, da família vai votar em uma pessoa fascista, machista (mulher pra ele é um ser de segunda classe), corrupto, homofóbico e violento, isso tdo para o PT nao ganhar.
Acho q isso tem nome: doença do sistema cognitivo grave!
Sugiro ler algum livro que apresente de forma clara ou no seu caso com ilustrações a definição sobre fascismo. Veja bem, algo que se assemelha muito ao fascismo, foi a tentativa de compra do legislativo pelo executivo no evento denominamo Mensalão. Recentemente foi apresentado o Petrolao, um dos maiores esquemas de corrupção, propina, caixa dois com o intuito de financiar partidos, protagonizado pelo PT e com fins de se perpetuar no poder. O nome disso é fascismo. Então antes de replicar que nem uma marionete algo que você escuta, procure saber definições.
E o Bozonaro está mamando nas mesmas tetas há quantos anos, hein minino?
Me lembra de Henriquinho, o nosso Deputado Copa do Mundo, que todo era reeleito e nunca fez nada que preste ou que alguém se lembre pro Estado dele e propaís.
Muito se assemelha a esse Bozonaro, que só fala em combater a violência e o Estado dele é um dos mais violentos do Brasil e do Mundo.
Esse Bozonaro pode enganar quem quiser, mas a mim ele não engana. Ele é mais um CABÔCO MAMADOR do Congresso do Partido de Maluf o inocentye.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E a outra parte para tirar o PSDB.
Não somente o PT, mas toda a esquerda e facções criminosas da política.
Então temos que eleger o Bolsonaro no 1º, concorda comigo Alkmin, porque voce, Ciro ou Haddad são tudo farinha do mesmo malote
O povo Geraldo centrão, tá votando em Bolsonaro pra tirar a corja inteira. A mais de vinte anos que vcs mama nas tetas do poder. Essa fulerage de coxinha e mortadela lasca a população, o povo sofre. Beneficia sa a vcs. Nada a braçadas largas em cima da grana e pixuleco. O negócio de vcs esquerdistas é o seguinte, em quanto um rato da uma viagem vcs dão vinte ou trinta, são uns desonestos, corruptos lascando o povão, Tá na hora de parar de lorotar viu? O povo não aguenta mais vcs, faz o seguinte. Bota o boné na cabeça e vaza. Agora é 17, Bolsonaro pra botar ordem nesse cabaré chamado Brasil.
Vote útil mas não vote no Alckmin.
Alckmin descobre o óbvio e também distorce os fatos.
Quem vota em BOLSONARO antes de qualquer coisa quer TRAZER DE VOLTA A ORDEM E A SEGURANÇA.
Quem vota em BOLSONARO viu que o PT foi o maior erro político que esse país já teve e quer retornar o caminho que o PT tirou o Brasil.
Quem vota em BOLSONARO abriu os olhos, evoluiu, cresceu e aprendeu que o discurso fácil e repedido do PT e seus apoiadores nunca será realizado e tudo não passa se mentiras e uma farsa completa.
Quem vota em BOLSONARO cansou de ver o PT, PSDB, MDB, PDT, REDE, PSOL, PCdoB viverem de promessas e pouquíssimas realizações para o povo.
BOLSONARO 17 para colocar ORDEM na zorra que transformaram nosso amado país
Pessoas metidas a honestas fazendo esse tipo de coisa
Só idiotas são capazes de apoiar Hadad, ciro ou Alckmin, pra melhorar o entendimento bom ver um vídeo de Ciro confessando que lula, MDB, PSDB e DEM fizeram um acordão pra abafar o mensalão. Um escárnio. Só um doente pra contestar ciro
Não só o PT mais esquerda que acabou com o nosso País.
Você fechou sua empresa neste período?
Você viu seu filho estudar no mesmo local do filho de sua empregada, que vc foi obrigado a registrar em carteira e pagar seus direitos?
Você viajou de avião de lado de um aposentado?
Você viu a educação receber investimentos e as escolas particulares perder receita?
Você viu pobre adquirindo casa e deixaram seu imóvel sem inquilino?
Quem fala mal da administração anterior é porque não estava lucrando como desejava!
Alardeado como um grande comicio em Guamare. o Comicio de Carlos Alves foi um fiasco geral eu estava la a serviço de petrobras. nao tinha quase ninguem a nao se r o povo q veio de onibus e ficou na frente do palanque pra foto. mas a verdade seja dita… fatima ta muito forte nos lugares onde tem IFRN.
Çei !!!! Vai falando em IFRN quantos escolas veio pro RN do governo federal hem ??? Já sei que muito mais forte está o candidato na Paraiba, pois lá foram instaladas o dobro do RN. Fique vc sabendo viu?