Diversos

Pedidos de aposentadoria de servidores crescem 50%

O número de servidores federais civis que pediram aposentadoria entre janeiro e novembro de 2017 aumentou quase 50% (46,7%) para 21.371 na comparação com o mesmo período em 2016, quando 14.563 solicitaram o benefício, de acordo com dados do Ministério do Planejamento. Faltando um mês para fechar os dados do ano passado, o número de aposentadorias requeridas é o maior desde 1998, quando 24.483 foram solicitadas. Em todo o ano de 2016, os pedidos chegaram a 15.499.

Para analistas, o aumento expressivo nos pedidos em 2017 pode ser um efeito das discussões sobre a reforma da Previdência, mas eles ressaltam que a idade média do servidor público federal é alta, em torno de 45 anos, e que a tendência é que os pedidos aumentem. Servidores na ativa com idade acima de 41 anos são 56,5% do total. Os que estão acima de 51 anos somam 36%.

“Houve um aumento expressivo no primeiro semestre. Depois, os pedidos mensais passaram a ser similares aos de 2016. É normal esse crescimento sempre que há discussão sobre reforma. Mas há uma parte que se deve simplesmente ao envelhecimento do corpo de servidores”, diz Leonardo Rolim, ex-secretário de Políticas de Previdência e atual consultor da Câmara.

Questionado, o Ministério do Planejamento afirmou, por meio da assessoria de imprensa, ser possível que as discussões da reforma tenham incentivado mais aposentadorias, mas a pasta também ressalta a questão etária.

“Não se pode negar que a proposta de reforma previdenciária possa ser um motivador dos pedidos de aposentadoria, mas há outros fatores potencializadores, como a idade média elevada dos servidores do Executivo federal, o que torna muitos aptos a pleitearem o benefício”, diz o ministério. Em 2016, a idade média dos aposentados do setor público federal foi de 59 anos (61 homens, 58 mulheres).

André Gamerman, da ARX Investimentos, ressalta que uma eventual reforma não deve retirar direitos de quem já está muito perto de se aposentar, ou preenche os requisitos para já fazer o pedido, mas há o efeito psicológico das discussões. “Há certa insegurança e, às vezes, desconhecimento. Por via das dúvidas, o servidor se aposenta.” Para o economista, o cenário reforça a importância de uma reforma que eleve a idade mínima de aposentadoria do servidor.

Rolim também aponta a importância da reforma e ressalta que quase 20% dos servidores federais têm abono de permanência, ou seja, têm o direito a se aposentar, mas continuam trabalhando. Com o abono, o governo devolve a contribuição previdenciária do servidor em troca de tê-lo por mais tempo na ativa.

Trata-se de mecanismo criado na década de 90, no governo Fernando Henrique Cardoso, para estimular aposentadoria mais tardia dos funcionários públicos. Essa medida tem sido particularmente importante em órgãos como INSS, onde, segundo Rolim, cerca de 30% dos servidores estão em abono de permanência.

Outra parte, ainda que pequena, dos servidores, pode ser estimulada a solicitar o benefício a partir de 2019, quando aqueles que recebem gratificação de desempenho poderão levar para a aposentadoria até 100% das gratificações, em vez dos 50% até 2016. Quem se aposentou em 2017 incorpora 67% dessas gratificações, em 2018, 84% e, em 2019, 100%. “Isso quer dizer que há um ´represamento’ de aposentadorias. Nos próximos anos, independentemente da reforma. aumentará o número de inativos”, diz Rolim.

O Poder Executivo tem 1,272 milhão de servidores civis, dos quais 635 mil estão na ativa, número um pouco menor que o dos aposentados (397 mil) e pensionistas (240 mil) somados. Na administração direta (Presidência da República, ministérios, secretarias e órgãos subordinados, como Receita Federal), a proporção de servidores na ativa é de apenas 38,6% do total, segundo dados do Ministério do Planejamento de dezembro de 2016.

No Executivo total (incluindo autarquias e fundações), o percentual sobe a 53,7%. No Legislativo e no Judiciário, a relação é mais favorável, com 68,6% e 80,6% dos servidores na ativa, respectivamente. Contando militares, os Poderes Legislativo, Judiciário e o Ministério Público da União abrangem 2,2 milhões de servidores, dos quais 1,2 milhão na ativa.

Segundo o Ministério do Planejamento, cerca de 210 mil servidores poderão se aposentar nos próximos dez anos. A reposição, no entanto, não é automática nem imediata. “Dependerá das condições fiscais, da evolução da tecnologia, da análise de real necessidade da força de trabalho, entre outros fatores”, diz a pasta.

Kaizô Beltrão, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), parte desses servidores são funcionários de nível médio e exercem funções que não serão mais necessárias daqui a uma década. Além disso, diz, os serviços públicos têm se beneficiado da informatização e de ganhos de escala. “Claro que há uma parte do pessoal que terá que ser reposta, mas o número será menor.”

Valor

 

Opinião dos leitores

  1. Onde eles estavam quase todos eles até 2 anos atrás? Ah, estavam nas ruas batendo panelas e cantando "chora petista" e "fora Dilma". Agora estão todos com medo de perder o direito a aposentadoria.

    1. Quanta bobagem e disposição para escamotear a verdade (mentir), "cumpanhero". O seu bandido predileto, o condenado de 9 dedos, também fez reforma da Previdência. Aliás, no seu governo houve duas Emendas à Constituição, "retirando direitos dos trabalhadores", como vocês gostam de dizer. E especialmente antes da primeira delas, que foi mais "dura", houve esse mesmo movimento em busca de aposentadorias. A sua querida Dilma só não aprovou uma reforma porque não tinha mais força política prá isso. Mas, ela enviou um projeto de reforma ao Congresso em janeiro de 2016. E há discursos dos dois (Lula e Dilma) na internet, falando da necessidade de mudar a Previdência. Aliás, o advento da internet foi péssimo para quem vive de mentiras e falsidades. É só procurar por lá que acha.

  2. Insegurança Jurídica. Estsdo de Direito ameaçado. Servidores expostos como "Bodrs Expiatórios", retirando-se direitos adquiridos e considerações de demissões.
    Onde será que já vi esse filme?
    Já sei. No governo de FHC, o Princípe da Privataria Tucana, que foi derrotado nas eleições com seu pupilo Aécio se revoltado e tramando o golpe que o levou ao poder governando ao lado do Temer traíra.
    É o efeito dominó.

    1. Lula também reformou a previdência. Em 2003, ele promoveu uma reforma na qual o alvo principal foi o funcionalismo público. A Emenda Constitucional 41 alterou o cálculo dos benefícios. Em vez de receber o salário integral de quando estava na ativa, o benefício do servidor aposentado passou a ser calculado de acordo com a média de sua contribuição a um fundo de previdência. Além disso, o governo passou a cobrar 11% de contribuição previdenciária dos servidores já aposentados e criou um teto para aposentadorias dos servidores estaduais e federais. Em 2005, Lula fez mais alterações na Previdência, mediante a Emenda 47. Quanto à Dilma, enviou uma proposta de reforma ao Congresso em janeiro de 2016. Só que não tinha mais apoio político para aprovar nada. Na internet, podemos encontrar vídeos dos dois defendendo a necessidade de reformas da Previdência. Mas, é claro que os petistas NUNCA lembram disso, não é mesmo? Melhor o discurso POPULISTA e MENTIROSO. Esse é o jeito petista de fazer política.

  3. Vagas nao serao preenchidas. Se aposentou foi para a previdencia. Nao da para contratar outro pra ativa. Teto de Gastos por 20 anos. Se aumentou despesas previdencia, tem que diminuir em algum canto. Se diminui na contratacao de ativos. Com isso mais deficit da previdencia, porque nao tera dinheiro novo na previdencia de um novo funcionario. Camisa de força. O teto de gastos nao leva em consideracao as receitas que podem crescer se a economia voltar a crescer. Visao miope, o que interessa são os gastos. Entao paciencia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Governo Federal atualiza lista dos 10 criminosos mais procurados do Brasil e seus crimes; veja quem são

Foto: divulgação

Com a prisão de Danilo dos Santos Albino, de 38 anos, um dos homens mais procurados do Brasil, a lista de criminosos foragidos no país foi atualizada pelo governo federal. Ele era integrante da maior facção criminosa paulista e assaltante de bancos na modalidade “novo cangaço”.

Contra Albino havia quatro mandados de prisão em aberto por assaltos a bancos em quadrilha de novo cangaço. O suspeito também era foragido do sistema penal de São Paulo.

A lista com os nomes dos mais procurados é informado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quase todos os criminosos têm atuação no Brasil e em países do Mercosul. A maioria foi condenada ou é suspeita de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Veja a lista:

Os 10 mais mais procurados do Brasil e seus crimes

Baixinho

Quem também aparece na lista de mais procurados do país é Willian Alves Moscardini. O “Baixinho” como é conhecido é procurado no Brasil e também em países do Mercosul. Em São Paulo, ele responde a oito processos por assalto, roubo, sequestro e agressões. Além disso, o foragido participou do assalto à transportadora de valores Prosseguir, em Ciudad Del Este, em 2017, de onde foram subtraídos US$ 11 milhões.

Moscardini também é conhecido na região de Indaiatuda (SP) como “Calabresa”, local onde participou do assalto a um grande centro de distribuição de bebidas e ataque a agências da Motorola e Samsung.

Caipira

Álvaro Daniel Roberto, foi preso acusado de comandar um núcleo que enviava cocaína para a Europa usando rotas que partiam do Paraguai, Bolívia e Peru. Também conhecido como Caipira foi denunciado junto com mais 20 pessoas acusadas de tráfico internacional e associação para o financiamento ao tráfico. Álvaro controlava o tráfico a partir de São Paulo. Foi preso em 2013 em Fortaleza (CE) mas obteve transferência para Juiz de Fora (MG) e lá conseguiu prisão domiciliar.

Leozinho / “Playboy

Leomar de Oliveira Barbosa, o Leozinho da Vila Ipiranga, também conhecido como Playboy e aliado de Fernandinho Beira-Mar, cumpria pena num presídio de Goiás. Preso em 2011 em uma operação da Policia Federal, ele conseguiu sair, após decisão do Suprema Corte brasileira apesar de ter condenações por vários crimes.

Maria do Pó

Na lista, Sonia Aparecida Rossi, a Maria do Pó, está foragida desde 2006. Com 61 anos, ela também é a mais velha da lista de procurados. Sonia foi condenada a mais de 33 anos e 11 meses, Maria do Pó escapou da Penitenciária Feminina de Sant’Anna, no Carandiru, zona norte de São Paulo, em março de 2006.

Juanil

Juanil Miranda Lima é ex-guarda civil municipal de Campo Grande (MS), integrante de uma milícia ligada ao jogo do bicho. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública( MJSP), ele foi condenado pelo Tribunal do Júri pela execução do delegado Paulo Magalhães Araújo. Além disso, é considerado suspeito de envolvimento na morte de Orlando da Silva Fernandes , o “Bomba”, em outubro de 2018, ex-chefe de segurança de Jorge Rafaat Tuonami. Ele é um dos foragidos da operação Omertá, e recebeu auxílio emergencial pago pelo Governo federal.

João Cabeludo

João Aparecido Ferraz Neto, conhecido como “João Cabeludo”, de 64 anos tem envolvimento em roubos a carros fortes e tráfico de drogas, além de crimes contra o patrimônio e lavagem de dinheiro.

Segundo o relatório que lista os criminosos mais procurados divulgado pelo governo federal, ele foi expandindo a área em que age e atualmente atua na região sudeste do Brasil e também em países do Mercosul.

Tião

Lourival Máximo da Fonseca, o Tião, é procurado pela Justiça Federal pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Ele usa identidades falsas de Sebastião Miranda Cardoso e Andress Gonçalves de Oliveira. Segundo o MJSP, ele é considerado um dos principais traficantes da Rota Caipira(Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo). Além disso, Tião opera no narcotráfico desde a década de 90, abastecendo essas regiões com cocaína e traficando armas.

Xixi

Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como “Xixi”, Atua no Sudeste e no Mercosul, com tráfico de drogas e, por consequência, organização criminosa e lavagem de dinheiro. É responsável pela logística do transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil.

Tandera

O miliciano Danilo Dias Lima, conhecido como Danilo do Jesuítas ou Tandera, se tornou o miliciano mais procurado do Rio após a morte de Wellington da Silva Braga, o Ecko.

Tandera, que ganhou o apelido por ter uma tatuagem com o olho de Tandera, do desenho Thundercats, chefia a milícia no bairro do Jesuítas, em Santa Cruz, Manguariba e Palmares.

André do Rap

Foragido desde o dia 10 de outubro de 2020, quando saiu da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) pela porta da frente, André de Oliveira Macedo, mais conhecido como André do Rap, é o criminoso mais procurado da capital paulista e do Brasil. Ele foi condenado a 15 anos e seis meses por tráfico internacional de drogas.

André do Rap foi solto depois de um habeas corpus concedido pelo então ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello. A liberdade dele foi cassada pela própria Suprema Corte, horas depois, mas Rap já estava solto.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carlos Eduardo deu lona em Mossoró

O candidato ao Senado, Carlos Eduardo Alves (PDT), está em Mossoró. O Ex-Prefeito de Natal não conta com nenhuma liderança política importante na capital do Oeste Potiguar. Ele jantou em um restaurante no grande Alto de São Manoel, enquanto aguardava a Governadora Fátima Bezerra para juntos visitarem à Feira do Bode.

Durante o tempo que esteve no restaurante, não foi visto aproximação de ninguém para cumprimentá-lo. Sinal que o candidato ao Senado não está sendo prestigiado e nem bem-vindo em Mossoró.

Opinião dos leitores

  1. Ainda bem que surgiu Rafael Motta pra o senado, pra gente não ficar sem opção e se livrar da arrogância desse Carlos Eduardo e do Carrasco do trabalhador que é outra péssima opção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Papo de Fogão Especial de Dia dos Pais vai trazer duas receitas que vão elevar o seu fim de semana a outro patamar

O Papo de Fogão Especial de Dia dos Pais vai trazer para você, duas receitas que vão elevar o seu fim de semana a outro patamar!

Vem com a gente que este fim de semana promete! O Chef Samuel Cirne, da Pousada Matuto Sonhador, de Cabaceiras/PB, vai trazer uma receita incrível de Paella Nordestina. E na dica rápida, o Influencer Gastronômico, Chef Bruthus, de Fortaleza/CE, mostra como preparar um surpreendente frozen de tangerina. Você não pode perder o Papo de Fogão Especial de Dia dos Pais!

SÁBADO
Band Nordeste
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
ALAGOAS, 10h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD – ESSA SEMANA EXCEPCIONALMENTE ÀS 14h30

DOMINGO⠀
RIO GRANDE DO NORTE – TV Tropical – 10h

Ou aqui no nosso canal do YouTube http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo amplia renegociação de dívidas com a Receita Federal com descontos de até 70%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal publicou uma portaria nesta sexta-feira (12) em que facilita a renegociação de dívidas com o Fisco e permite descontos de até 70% do montante devido após a incidência de imposto.

Em regra, essas transações podem ser quitadas em até 120 meses. Para pessoas física, Microempreendedor Individual (MEI), microempresa, empresa de pequeno porte (EPP), Santas Casas, as sociedades cooperativas e instituições de ensino, o prazo para o pagamento da dívida a ser negociada poderá ser de até 145 meses.

Para os débitos das contribuições sociais, este prazo fica limitado a 60 meses.

As novas modalidades de renegociação permitem acordos sobre débitos que estejam em contencioso administrativo fiscal, com valor acima de R$ 10 milhões. Também fazem parte do público-alvo da portaria:

  • devedores falidos, em recuperação judicial ou extrajudicial, em liquidação judicial ou extrajudicial ou em intervenção extrajudicial;
  • autarquias, fundações e empresas públicas federais; e
  • estados, Distrito Federal e municípios e respectivas entidades de direito público da administração indireta.

A portaria publicada também permite utilizar precatórios ou direito creditório para amortização de dívida tributária principal, multa e juros. As negociações têm início em 1° de setembro.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Mais um tremor de terra é registrado no interior do RN nesta sexta-feira (12)

Foto: reprodução/LabSis-UFRN

O município de Pedra Preta, distante 32 km de João Câmara, foi quem sentiu o 10° tremor de terra desta semana. Nesta sexta-feira (12), às 18h19 do horário local, foi registrado o tremor de 2.0 na Escala Richter. Os outros nove movimentos de placas tectônicas aconteceram entre a última segunda (8) e terça (9), na região de João Câmara.

De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis), o maior tremor dentre os dez aconteceu na noite da última segunda, por volta das 20h, e foi de magnitude 2.1. Dentre os outros tremores, aponta o LabSis, sete foram abaixo de 1.0. O desta sexta-feira, atingiu um número próximo, de 2.0.

Os fenômenos ocorrem desde o fim do mês de julho. Segundo informações do LabSis, o Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Ladrão invade casa para roubar carne e leva por engano placenta congelada há quatro anos

Foto: Arquivo Pessoal

Uma mulher teve a placenta furtada após ladrões invadirem a casa em que ela mora com os pais e roubarem as carnes da geladeira. O órgão, que estava congelado em um pote de sorvete, foi confundido pelos criminosos, que pensaram se tratar de alimento. A ação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (11/08), no Morro da Fumaça, em Santa Catarina, enquanto a família dormia.

Minha filha nasceu em 2018, então a placenta estava no congelador há alguns anos — disse a designer Paula Roseng, de 25 anos. — Eu queria esperar ela crescer para entender o que aquilo representava e, depois, comprar algo para plantarmos juntas. Quando descobri (o furto), achei engraçado, porque minha mãe veio me contar rindo, falando que pegaram a minha placenta por engano, achando que era carne.

Depois, porém, ela se deu conta de que não viveria mais o momento que tanto desejava ao lado da filha Luiza, de 3 anos. Foi quando fez um desabafo no Twitter, que chamou a atenção dos usuários pela situação inusitada. “Que depressão, roubaram as carnes que estavam no congelador, inclusive a minha placenta, que estava congelada para eu plantar um dia. Vou ter que fazer outro filho”, escreveu.

‘Pegaram todas as carnes’

Era por volta das 5h30 da manhã quando a mãe de Paula levantou e foi até a cozinha, que fica em uma parte externa da casa, para fazer um café. Ela estranhou ao perceber que a luz estava acesa, mas só quando se aproximou e viu a bagunça do cômodo que resolveu acordar a filha. Após avaliar a situação, elas descobriram que o dinheiro guardado havia sido furtado — cerca de R$ 3.600 — e que as carnes da geladeira tinham sido carregadas pelos criminosos.

Outras casas já foram roubadas nesse mesmo estilo, sem que nada de valor fosse perdido, fora o dinheiro e a comida. Isso já tinha acontecido com conhecidos nossos, inclusive. Mas eu fiquei sem acreditar, porque a gente acha que nunca vai acontecer com a gente, na nossa casa, com pessoas próximas a nós — relatou Paula.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministro do TSE nega pedido do PL de retirar vídeo de Lula da internet

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido feito pelo PL para retirar da internet um vídeo do ato público que contou com a participação do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, em Fortaleza, no dia 30 de julho.

Na representação enviada ao TSE, o partido alegou que Lula fez propaganda eleitoral antecipada em próprio favor e negativa contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Segundo o PL, Lula teria adotado “discurso de ódio e ofensas à honra” de Bolsonaro ao chamá-lo de “mentiroso” e “covarde”.

Na decisão proferida na quarta-feira (10), o ministro entendeu que não houve pedido explícito de votos e que as falas contidas no discurso são considerações críticas contra o candidato adversário.

O discurso proferido pelo representado Luiz Inácio Lula da Silva não contém pedido explícito de voto, consubstancia-se na exaltação de suas qualidades pessoais, revela opiniões críticas aos seus adversários, bem como exterioriza pensamento pessoal sobre questões de natureza política. Nesse contexto, em juízo de cognição sumária sobre a pretensão articulada na petição inicial, tudo indica que o discurso proferido pelo representado não desborda dos limites impostos pela legislação eleitoral ao exercício de liberdades públicas“, decidiu o ministro.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria de Saúde de Natal confirma problema no elevador e nega ocorrência de parto na entrada de maternidade

Foto: reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou através de nota que o elevador da Maternidade Araken Pinto está sem funcionar desde sábado, dia 6 de agosto. A pasta, no entanto, negou que um parto tenha ocorrido na entrada da maternidade, informando que não há registro do fato no livro de ocorrência da unidade hospitalar.

VEJA MAIS: Com elevador quebrado, mulher dá à luz na entrada de maternidade e precisa subir escada após o parto em Natal

Leia a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde Natal informa que o elevador da Maternidade Araken Pinto comprado recentemente deixou de funcionar no sábado(6), e por estar na garantia a assistência técnica da empresa Eleva foi acionada e ficou de consertar o elevador num prazo de 24h, o que não ocorreu. De sábado até hoje a empresa continua no hospital maternidade Araken Pinto tentando solucionar o problema e mais uma vez existe a promessa que o elevador voltará a funcionar neste sábado.

No livro de ocorrência do Hospital Maternidade Araken Pinto não há ocorrência de nenhum parto no hall da maternidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Colômbia e Canadá mostram interesse no Pix, diz presidente do Banco Central

Foto: Patricia Monteiro/Getty Images

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que outros países estão interessados em replicar a experiência brasileira de pagamentos instantâneos do Pix.

“Estamos fazendo uma parte de Pix internacional. Eu tenho conversado bastante que o banqueiro central da Colômbia (Leonardo Villar). Ele me diz que querem fazer igual. Acho que podemos expandir o Pix pelo menos na América Latina em um primeiro momento.

O Canadá também esta interessado, porque o Pix é muito barato, custo R$ 5 milhões para o BC”, disse, em palestra sobre “A regulamentação das criptomoedas no Brasil e no mundo”, promovida pelo Escritório Figueiredo & Velloso Advogados Associados.

Campos Neto citou ainda a agenda evolutiva do instrumento, com o Pix Cobrança, o débito automático e a liquidação não prioritária.

O presidente do BC listou ainda os resultados do Open Finance, com mais de 7,5 milhões de compartilhamentos e 4 bilhões de chamadas de API na plataforma.

Moeda digital (CBDC)

Campos Neto argumentou também que a moeda digital (CBDC) deve ter uma “trilha principal” produzida pela autoridade monetária, que seria usada pelos demais bancos que queiram emitir suas moedas em cima de seus depósitos.

“É a única forma de ter certeza de que tudo funcionará de forma harmônica como o Pix. Isso envolve uma mudança de custo do projeto para o BC que não é trivial. Se fizéssemos só a central de liquidação, era um custo bem menor. O que aprendemos no processo do registro de recebíveis nos mostra que tem que ser centralizado, porque foi um pouco de caos”, afirmou.

Exame com informações de O Globo e Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Jair Bolsonaro em seu primeiro ato como presidente deu voz a sua esposa, colocou ela em primeiro lugar, isso sim é valorizar a mulher. Que os outros presidentes sigam esse exemplo.

  2. Show papai!!!
    O Mito Bolsonaro e dr Paulo Quedes.
    Show!!!!!!!!
    Quem não aguentar, se deite.
    Viu petezada????

  3. É o Brasil sendo referência Positiva para o mundo.
    Antes o Brasil era visto como um país de corruptos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump está sob investigação por violar Lei de Espionagem; FBI encontrou documentos ultrassecretos na mansão do ex-presidente


Foto: EFE/EPA/Erin Schaff / Archivo

O mandado de busca da operação do FBI na casa de Donald Trump na Flórida, na última segunda-feira, indica que o ex-presidente está sob investigação criminal por possíveis violações de uma lei que trata das informações de Inteligência — conhecida como Lei de Espionagem —, de outra que trata de obstrução de Justiça e de uma terceira que se refere à ocultação, remoção e danificação de documentos federais.

Na tarde desta sexta-feira, a equipe jurídica de Trump concordou com a divulgação do mandado que autorizou a varredura em sua casa de Mar-a-Lago, e o tribunal federal do Distrito Sul da Flórida, que supervisiona o caso, o divulgou cerca de uma hora depois. O secretário de Justiça do governo de Joe Biden, Merrick Garland, dissera na quinta que p Departamento de Justiça iria pedir a suspensão do sigilo sobre a ordem judicial e a lista documentos apreendidos na casa. Garland procurava, assim, responder à acusação do ex-presidente e da oposição republicana de que a operação havia tido motivações políticas.

O mandado mostra que o FBI buscava evidências de um manuseio incorreto de documentos secretos por Trump, o que equivale a uma violação das três leis citadas acima.

A Lei de Espionagem proíbe a retenção não autorizada de informações de segurança nacional que possam prejudicar os Estados Unidos ou ajudar um adversário estrangeiro. Já a lei de obstrução considera crime destruir ou ocultar um documento “com a intenção de impedir, obstruir ou influenciar a investigação ou a administração adequada de qualquer assunto”. A terceira está associada à remoção ilegal de materiais governamentais.

Junto do mandado, foi divulgado também um recibo descrevendo os itens apreendidos na casa. A lista mostra que os agentes do FBI encontraram documentos classificados como da mais alta confidencialidade, o que parece confirmar que o ex-presidente guardava documentos em sua residência particular que exigem tratamento especial, só podendo ser acessados em instalações autorizadas, e um processo formal do governo antes de terem seu sigilo suspenso.

A lista mostra que agentes federais levaram 20 caixas de Mar-a-Lago, pastas com fotos e um bilhete manuscrito. Também havia informações sobre “o presidente da França”.

O que mais chama a atenção entre os papéis encontrados na casa são 11 conjuntos de documentos confidenciais, marcados para estarem disponíveis apenas em instalações governamentais seguras, de acordo com uma norma chamada de Programa de Acesso Especial (SAP, na sigla em inglês).

Um dos conjuntos de documentos está classificado como “ultrassecreto/sensível”, e outros quatro conjuntos são de documentos considerados “ultrassecretos”. Há três conjuntos de documentos secretos e os demais são confidenciais. A lista não oferece detalhes de quais assuntos são tratados nessa documentação.

Na quinta-feira à tarde, o Washington Post noticiou que agentes do FBI foram fazer buscas em Mar-a-Lago em busca de documentos secretos sobre armas nucleares que o ex-presidente levou para lá e não devolveu depois de receber pedidos para fazê-lo.

A despeito do mandado, poucos detalhes do caso vieram a público. As fontes do Post, que falam sob condição de anonimato, não esclarecem se eram documentos sobre o arsenal nuclear dos Estados Unidos ou sobre as armas nucleares de outro país. Tampouco explicam se os agentes que revistaram a mansão de Trump por horas encontraram o que procuravam. O que está claro é que havia medo de que esses documentos acabassem em mãos erradas.

Em janeiro deste ano, Trump entregou ao Arquivo Nacional 15 caixas de material que ele havia levado indevidamente consigo quando deixou o cargo. O Arquivo posteriormente identificou material classificado nas caixas e encaminhou o assunto ao Departamento de Justiça, que mais tarde concordou em abrir uma investigação.

Trump costumava chamar esses documentos de “minha inteligência” ou “meus”, e muitas vezes consultava essas informações durante suas viagens a Mar-a-Lago enquanto era presidente.

O republicano, que na segunda fez grande alarde sobre a busca, sem contudo revelar o que o FBI procurava, se manifestou a favor da suspensão do sigilo do mandado antes da sua divulgação. “Libere os documentos agora!”, disse em um comunicado, tentando dar a entender que a iniciativa fora sua.

O ex-presidente disse nesta sexta-feira que “a questão das armas nucleares é uma farsa, assim como [o tema] Rússia, Rússia, Rússia foi uma farsa, os dois impeachments foram uma farsa, a investigação de [o promotor especial Robert] Mueller [sobre a interferência russa nas eleições de 2016] foi uma farsa e muito mais. As mesmas pessoas desprezíveis envolvidas”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. vai ser julgado e preso, terá como companheiro de sela, seu irmão, também psicopata, despreparado, mentiroso e também em breve ex presidente.

  2. Se o ex. Presidente Donald Trump cometeu esse crime grave, imagine aí o que o nosso presidente Jair Messias Bolsonaro não é capaz de fazer aqui no Brasil, isso é se já não cometeu.

  3. O blog não vai divulgar nada sobre os supersalarios dos militares no governo do MINTOmaníaco das rachadinhas? Parece que ele quer transformar o Brasil em Venezuela comprando os militares …

    1. Não precisa.
      O que vc precisa saber, é que o orçamento dos militares é independente.
      Depois, o que vc tem haver com salários altos??
      Vc não quer ganha o seu?
      Vá estudar, solte o peru do Lula ex presidiário, entre pras forças armadas.
      Para de falar asneiras, bobagens.
      Por fim, vai trabalhar!!
      Maxe, maxe xô !!!!!.
      Kkkkkkkkkkkk.
      DERROTADO VC.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *