“Perplexo”, Marco Aurélio Mello pede saída de Weintraub


Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse neste sábado (23), ao Estadão que ficou “perplexo” com o vídeo da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro com o primeiro escalão do governo, marcada por palavrões, ameaças e ataques a instituições.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, chegou a dizer que “por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”.

“Tudo lamentável, ante a falta de urbanidade. Fiquei perplexo. O povo não quer ‘circo’. Quer saúde, emprego e educação”, disse Marco Aurélio à reportagem. “Fosse o presidente (da República), teria um gesto de temperança. Instaria o Ministro da Educação a pedir o boné. Quem sabe?”

Ao levantar o sigilo do vídeo da reunião, o decano do STF, ministro Celso de Mello, apontou aparente “prática criminosa” na conduta de Weintraub, “num discurso contumelioso (insultante) e aparentemente ofensivo ao patrimônio moral” em relação aos ministros da Corte. Para Celso de Mello, a declaração de Weintraub põe em evidência “seu destacado grau de incivilidade e de inaceitável grosseria” e configuraria possível delito contra a honra (como o crime de injúria).

Em sua decisão, Celso de Mello mandou comunicar os colegas do STF sobre os ataques de Weintraub para que os ministros, caso queiram, adotem as medidas que considerarem pertinentes.

Mesmo assim, Marco Aurélio não pretende tomar nenhuma medida contra o titular do Ministério da Educação. “De forma alguma. Não sou vagabundo. A carapuça passou longe”, rebateu Marco Aurélio.

Indagado pela reportagem se vê uma ameaça à democracia nas falas da reunião ministerial, o ministro foi categórico: “A resposta é desenganadamente negativa. Não vejo. Não há espaço para retrocesso.”

 

R7 com Estadão Conteúdo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Kelli disse:

    Esse ministro parece que fala com uma rola na boca kkkk

  2. Amaro Mota disse:

    Concordo plenamente com o ministro, e mais para mim a maior parte do STF e muitos do congresso e senado era para estar atrás das grades e junto com o safado do dória e ao safado do witzel, todos safados!!!!!!!!!

  3. Marcelo disse:

    Se a ESQUERDA reclama é porque o caminho está correto.

  4. Nicole disse:

    Porque tanta perplexidade, Excelentíssimos do STF….
    Já não vimos em TV aberta arroubos maiores, acusações escabrosas entre V.Exas?Deveriam estar acostumados….

  5. Braulio Pinto disse:

    Esse Weintraub já era pra estar fora, assim como o Salles e o ministro das relações exteriores. Até agora só fizeram besteira, atrapalhando o funcionamento correto de suas pastas, tudo sob a supervisão do capitão cloroquina. Em vez de trabalhar ficam procurando agradar o chefe com posições radicais tão ao seu gosto. Enquanto isso idiotas úteis ficam ladrando impropérios contra os representantes da justiça. Não há argumento possível para atacar os poderes constituídos. Fora Bolsonaro.

  6. Daniel disse:

    Esse ministro devia ele mesmo pedir pra sair e deixar de atrasar o Brasil.

  7. Aparecida disse:

    A grosseria, a falta de respeito, a incapacidade de dialogar com urbanidade está tão comum neste governo que muita gente acha NORMAL aquela pseudo reunião ministerial.

  8. Emmanoel do Nascimento Costa disse:

    Acho que chamar alguém de ladrão têm que provar.

  9. Pedro disse:

    Marco Polo, Marco Polo, não podemos afirmar que todos os ministros deveriam pedir o boné, mais uma grande parcela deles sim. São aqueles partidários, tendenciosos, desqualificados, desprovidos do notório saber jurídico e por ai vai. Não podemos ou devemos defender quem não honra a posição.

  10. E DAÍ??? disse:

    O ministro da educação vai voltar a estudar. Ele matava algumas aulas de português e colava nas provas. Só aprendeu bem a matéria dos palavrões. Tá ok??? PORRA!!!

  11. The true disse:

    “Falta de urbanidade” é do STF que rasga a constituição todos os dias ao invês de defendê-la. Sem contar os privilégios que tem às custas do suor do povo brasileiro.

  12. ANDERSON disse:

    O ministro da Educação foi até educado em relação a vocês! A carapuça caiu bem, hein!

  13. Joaquim disse:

    Os ministros deveriam pedir pra cagar e sair

    • Realista vulgo Caio disse:

      Vc é um ridículo..deve ser da marca do seu senhorzinho mata…

  14. Marco polo disse:

    Sai tu…mala

COMENTE AQUI