Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Em um momento no qual o governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta baixa popularidade, dados de nova pesquisa do Ipec mostram que, dentre oito áreas da gestão petista, apenas a educação obtém mais avaliações positivas do que negativas. Já em relação aos demais segmentos, os que mais se revelam como pontos de atenção para o Palácio do Planalto são o controle da inflação, a segurança pública, a saúde e o combate ao desemprego.
A atuação do governo na área da educação tem resultados considerados “bons” ou “ótimos” por 38% da população, contra 31% que os avaliam como “ruins” ou “péssimos”. São 28% os que classificam os esforços do Executivo federal nesse aspecto como “regulares”.

Imagem: Editoria de Arte O Globo / Ipec
Inflação é vilão n° 1
Já a abordagem do governo frente ao aumento dos preços é “ruim” ou “péssima” para 46% dos entrevistados, o dobro do percentual dos que a consideram “boa” ou “ótima” (23%). Outros 28% disseram avaliar o desempenho do Executivo federal como “regular”.
A despeito de a inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses (de 3,93% até março) estar abaixo do teto da meta, a percepção de que serviços e produtos estão mais caros permeia todos os estratos da população. Dentre os mais ricos, que ganham acima de cinco salários mínimos por mês, 59% acham que o governo vai mal no controle da inflação. A taxa é menor entre os mais pobres (37%), mas mesmo nesse grupo a insatisfação também supera o percentual dos que veem um “bom” ou “ótimo” desempenho do governo.

Imagem: Editoria de Arte O Globo / Ipec
Os novos resultados aferidos pelo Ipec se somam a uma maré ruim para o governo Lula em termos de aprovação popular. A pesquisa de março feita pelo instituto que sucedeu o Ibope mostrou que, pela primeira vez desde a posse do petista, a parcela dos brasileiros que aprovam a atual gestão (33%) equivale estatisticamente à dos que o reprovam (32%).
Com informações de O Globo
Com a sua incapacidade mental aflorando, fruto da ganância, mentira, falta de censo crítico e IDADE,o governo desse presidente é um desastre, Deus permita que não se descubra outro mensalão ou lava jato, aparecendo as coisas estão, os próprios petistas estão vendo isso, outrora, os honestos desse partido cairam fora, e ele governa como se fosse uma abelha rainha, não escuta ou dá vez a ninguém, até mesmo pela qualidade dos militantes tipo, lindinho, José Guimarães, Rui Costa, mercadante, Jean paul, mineiro, Gleisi, quaqua e mais alguns que não sabem fazer um “o” com uma quenga.
Atua ruim ou péssimo, porque está defendendo seus comparsas de crimes, é assim que funciona entre bandidos, um protege o outro.
Se correta, essa pesquisa mostra o que eu já desconfiava. Os entrevistados que votaram em lula tendem a se recusar a dar o braço a torcer. Eles, majoritariamente aprovam a gestão atual, mas quando indagados sobre as áreas de atuação (saúde, segurança….), desponta a reprovação. Note que no máximo há um empate de percepção na área de meio ambiente, que nem é tão imediata assim para as pessoas. Isso fora a percepção sobre aumento de preços.
Eu não carrego essa culpa.
Fora lule