O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, lidera as intenções de voto entre os eleitores do Distrito Federal. De acordo com pesquisa exclusiva feita pelo Instituto Ideia, encomendada pelo Metrópoles, 36% dos entrevistados escolheriam Bolsonaro, enquanto 29,2% pretendem votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.
Em relação aos outros candidatos, em um cenário estimulado, no qual é apresentada uma lista de pré-candidatos, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,8%. Logo atrás do pedetista, está Sergio Moro (União Brasil) com 4,8%.
João Doria (PSDB) soma 2%. Abaixo deles, nomes como Aldo Rebelo (PDT), Eduardo Leite (PSDB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP) estão abaixo de 1%. Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.
Entre os que participaram da pesquisa, 5% declararam que vão votar em branco ou anular, e 12% disseram não saber em quem votar para a Presidência da República.
Qualquer pessoa minimamente equilibrada percebe a diferença entre as multidões que acenam ao Presidente Bolsonaro quando vai às ruas e o que ocorre com o senhor Lula, ou seja, alguns 🐱 🐱 pingados.
Acredito nas pesquisas onde o Mito está com maioria, SIM. Primeiro: seu opositor não pode andar nas ruas porque recebe ovadas. Segundo:quando o MITO aparece, mesmo de surpresa nas ruas,é aclamado pela população. Bolsonaro neles!
Basta vc tirar as viseiras e olhar quando o MITO está nas ruas, agora pense e oriente o canalha a sair na rua, nas últimas vezes, em São Paulo no ibirapuera (03 horas no carro blindado) Contagem, Recife e Juiz de Fora, não tinha gente para colocar dentro de uma Kombi, quanto as urnas, aguardemos.
Pesquisa feita no palácio do planalto, ainda deu empate técnico
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Lulão no primeirão
O ministro André Mendonça pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, que convoque uma sessão pública do Supremo Tribunal Federal para discutir os novos elementos encontrados pela Polícia Federal nas mensagens trocadas entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
A solicitação ocorre após a PF identificar diálogos que levantaram questionamentos sobre a relação entre Moraes e Vorcaro e sobre possíveis pedidos de ajuda feitos pelo banqueiro ao ministro em meio às investigações contra o Banco Master.
Entre os elementos estão mensagens nas quais o banqueiro buscava apoio diante do avanço das investigações e informações sobre negócios envolvendo o Banco Master e o escritório de advocacia da esposa de Moraes.
Mendonça é o relator do caso Master no STF. De acordo com a CNN Brasil, o ministro entende que os novos elementos deverão ser analisados pelo plenário da Corte independentemente da manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A governadora Fátima Bezerra publicou um vídeo nas redes sociais convidando as pessoas para a inauguração do comitê do presidente Lula no RN, nesta terça-feira (1º), mas foi cobrada nos comentários pelo atraso no pagamentos dos aposentados e pensionistas.
Foto: Reprodução/Instagram
A cobrança acontece um dia após o Governo Estado confirmar que atrasará novamente parte dos salários dos servidores públicos do RN. Em nota divulgada na segunda-feira (31), a gestão Fátima Bezerra anunciou o calendário de “pagamento escalonado” de agosto, que prevê que aposentados do magistério e da saúde e uma parte dos pensionistas não receberão dentro do mês, assim como aconteceu em julho.
Foto: Reprodução/Instagram
O vídeo da governadora estava com quase 500 comentários até a publicação dessa matéria, grande parte deles de pessoas cobrando o pagamento dos atrasados a Fátima Bezerra.
Foto: Reprodução/Instagram
“Governadora, pague nossas contas, temos filhos, contas a pagar, precisamos nos alimentar, faz três meses que eu não recebo nada (…), faça isso não, a gente confiou na senhora e agora a senhora ta dando as costas pra quem mais precisa, se não tem dinheiro pra pagar fale, melhor que tá dizendo que está com o pagamento em dia, estaria se fosse pago dentro do mes como era antes”, comentou a seguidora Fabiana de Lima Ferreira.
Com relatório favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), uma comissão mista de deputados federais e senadores aprovou, nesta terça-feira (01), a Medida Provisória (MPV) 1.369/2026, destinada a aumentar a capacidade de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Perícia Médica Federal para reduzir filas e atender o quanto antes milhares de pedidos de benefícios sociais.
Enviada recentemente pelo governo federal ao Congresso Nacional, a proposta segue agora para análise dos respectivos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Na prática, a MP ampliará uma força-tarefa de servidores públicos já criada na Lei nº 15.201/ 2025, que também foi relatada por Zenaide no Parlamento. Tal norma havia instituído o Programa de Gerenciamento de Benefícios no âmbito do INSS e do Departamento de Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social.
“O principal beneficiário da medida é o cidadão que depende do INSS para o reconhecimento de direitos de natureza alimentar, como aposentadorias, benefícios por incapacidade e benefícios assistenciais. A redução dos prazos de análise representa maior efetividade da proteção social e maior eficiência na prestação do serviço público”, afirmou Zenaide.
Na lei de 2025, a prioridade era acelerar reavaliações e revisões de benefícios previdenciários e assistenciais. Com a nova MP que avança com trabalho política da parlamentar, a reavaliação e revisão vão ter o mesmo nível de importância dos processos de reconhecimento inicial de direitos. Também será reduzido, conforme o texto, o prazo mínimo para que processos e serviços possam ser incluídos no programa, que passa de 45 dias para 30 dias.
“Isso é dar agilidade, correr atrás de processos que demoram demais a serem analisados. Muita gente depende desse recurso, desses benefícios, para viver, para pagar contas básicas. Estamos sensíveis à necessidade de direcionar a força de trabalho extraordinária conforme crescem o estoque processual e as demandas administrativas. Por isso, a redução do prazo de 45 para 30 dias amplia a atuação preventiva do programa sobre o volume de requerimentos, contribuindo para a redução de filas e a redução do tempo de análise”, observou Zenaide.
Ainda de acordo com a senadora, a medida provisória aperfeiçoa um instrumento que tem se mostrado eficaz na redução das filas e na aceleração da análise de benefícios previdenciários e assistenciais.
“Os resultados alcançados em 2026 evidenciam a efetividade do programa. Entre janeiro e junho, o número de processos pendentes de análise ou de perícia médica inicial caiu de 2,7 milhões para 1,7 milhão. A redução foi ainda mais expressiva nos processos com tempo de espera superior a 45 dias, que passaram de 1,7 milhão para apenas 557 mil”, frisou Zenaide.
O corpo do empresário Marcelo Silva, de 27 anos, que estava desaparecido desde sábado (29), foi encontrado nesta terça-feira (1) pela Polícia Civil. De acordo com informações, ele estava enterrado numa cova de aproximadamente 4 metros no município de Macaíba.
Ele teria sido sequestrado por homens armados, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O crime ocorreu quando a vítima chegava em casa acompanhada da esposa e do filho, no conjunto Cidade das Rosas, bairro Jardins.
Imagens de câmeras de segurança registraram a ação por volta das 22h. Marcelo dava ré para colocar o veículo na garagem quando um Toyota Etios prata parou em frente à residência. Dois homens encapuzados e armados desceram do carro, retiraram o empresário à força e o colocaram dentro do automóvel.
Um terceiro suspeito ainda tentou fugir levando a mulher e a criança em outro veículo da família, estacionado na rua. O carro, contudo, não funcionou devido ao sistema de chave presencial. O homem desistiu e fugiu, deixando os dois no local.
Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar realizam diligências desde a noite do crime. No domingo (30), o rastreamento do celular levado junto com a vítima apontou localizações nos bairros Centro e Barreiros, ambos em São Gonçalo do Amarante, mas as equipes que foram aos pontos indicados não localizaram o empresário.
Segundo os familiares, Marcelo atua no setor de aluguel de veículos, não tem histórico de desavenças e não possui envolvimento com atividades ilícitas.
A família suspeitava que o sequestro poderia ter sido motivado por transferências bancárias forçadas, hipótese ainda não confirmada pelas autoridades. Até o momento, nenhum contato com exigência de resgate foi realizado pelos criminosos.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a abertura imediata de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, além de seu afastamento cautelar e de sua prisão preventiva, sob a alegação de risco de fuga do país.
“Moraes tem que ser investigado e preso”, escreveu Nikolas no X. Em outra publicação, afirmou: “André Mendonça, está em suas mãos fazer história nesse país. Vai em frente que estamos com você”.
Os pedidos têm como base supostas irregularidades atribuídas a Moraes pela Polícia Federal em documentos cujo sigilo foi derrubado nesta terça-feira (1º) pelo ministro André Mendonça, relator do caso envolvendo o Banco Master e o banqueiro Daniel Vorcaro. Segundo os documentos, Moraes teria editado um contrato firmado entre Vorcaro e sua esposa, Viviane Barsi de Moraes.
Nikolas também defendeu a prisão preventiva do ministro. “Moraes deve ser preso preventivamente ainda hoje. Não há apenas um indício claro de prevaricação, mas há risco de fuga. Inclusive, Vorcaro pede que Moraes o ajude a fugir [nos documentos da PF]”, afirmou.
O deputado ainda publicou, em inglês, a frase “Moraes will fall” (“Moraes vai cair”). Mais cedo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que Moraes deveria renunciar ao STF caso sejam confirmadas as suspeitas de envolvimento com Vorcaro.
Apesar das críticas, os documentos da PF apontam que Fabio Faria, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, intermediou o primeiro encontro entre Moraes e Vorcaro. Flávio Bolsonaro também mantém relação com o banqueiro e já pediu milhões de reais a ele para financiar um filme sobre seu pai.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou quatro mensagens de visualização única – que se destroem logo depois de serem vistas – ao banqueiro Daniel Vorcaro em 17 de novembro de 2025, dia de sua prisão. Elas foram enviadas às 8h16, 17h31, 20h21 e 20h23. As últimas foram remetidas ao banqueiro poucas horas antes de o dono do banco Master ser preso. Vorcaro seria detido pela Polícias Federal no aeroporto de Guarulhos na noite daquele dia tentando ir para Malta, na Europa.
A íntegra da troca de mensagens está em relatório da Polícia Federal na operação Compliance Zero concluído na quinta-feira da semana passada (27/8).
As mensagens do ministro são em resposta a perguntas do banqueiro enviadas a ele a partir das 7h19 da manhã daquele dia. Nesse horário, Vorcaro enviou uma foto de visualização única ao ministro. Moraes respondeu com outra foto às 8h16. O banqueiro mandou mais quatro fotos, às 17h22, 17h26, 20h04 e 20h48min, na proximidade de sua prisão.
A PF não conseguiu identificar o conteúdo de todas as imagens, mas descobriu que as imagens apagadas de Vorcaro eram fotos de textos que ele mandava ao ministro.
Às 7h19 da manhã, o banqueiro afirma ao ministro do STF que tentava antecipar aos investidores seus planos para salvar o banco Master e vendê-lo.
Às 17h22, Vorcaro continuou a escrevear a Moraes sobre a negociação para vender o Master e se livrar das dívidas: “Fiz uma correria aqui para tentar salvar. Fiz o que deu, vou anunciar parte da transação”.
Na sequência, às 17h26, o banqueiro pegunta a Moraes: “Alguma novidade? Conseguiu ter notícia ou bloquear?”
Moraes responde às 17h31. Não se sabe o conteúdo da foto.
Às 20h48, Vorcaro, que se diriga a Malta, avisa a Moraes: “Tô indo assinar com os investidores de fora e estou online”. O banqueiro seria preso pela primeira vez depois.
A troca de mensagens permite verificar que, pouco mais de um mês antes da prisão, Moraes enviou quatro mensagens a Vorcaro em 1.o de outubro de 2025. Elas foram apagadas automaticamente porque, desde 17 de setembro de 2025 estavam configuradas para se destruírem em 24 horas, anotam os agentes.
[VÍDEO] Flávio Bolsonaro chama Mores de “advogado do Vorcaro” e diz que “caso se confirme, não tem condições mais do ministro continuar na Suprema Corte”. https://t.co/bGr7SubzM0pic.twitter.com/p0QibH1Bd7
O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou que, caso sejam comprovadas suspeitas de envolvimento do magistrado com o empresário Daniel Vorcaro, Moraes, na avaliação dele, não teria condições de permanecer na Corte. Flávio também se referiu ao ministro como “advogado de Daniel Vorcaro”. As declarações foram dadas a jornalistas em Brasília nesta terça-feira (1º).
“A minha primeira percepção é de ficar bem impactado, porque ali está comprovado que o Alexandre de Moraes era o advogado, de fato, do Vorcaro”, afirmou Flávio em coletiva de imprensa no Senado.
Investigação da Polícia Federal (PF) aponta que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou da elaboração de um contrato de cerca de R$ 130 milhões entre o escritório de sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, e o empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master. A conclusão se baseia em registros digitais e metadados de arquivos obtidos pelos investigadores.
As informações foram publicadas nesta terça-feira (1º) pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmadas pela TV Globo.
Em nota, o escritório de Viviane Barci de Moraes afirmou que consultou o ministro sobre a eventual existência de impedimentos legais para a contratação. Segundo o escritório, não foram identificados impedimentos e, por isso, o contrato foi assinado.
Foto: Ana Paula Paiva/Valor/Agência O Globo e Rosinei Coutinho/STF
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, não queria apenas oferecer um almoço ao ministro Alexandre de Moraes. De acordo com mensagens interceptadas pela Polícia Federal, ele mandou preparar uma “experiência completa” para Moraes e outros convidados em um hotel de luxo em Campos do Jordão.
O encontro ocorreu em 30 de dezembro de 2023, com nove convidados e quatro seguranças. Vorcaro classificou o grupo como “ultra vips” e chegou a pedir cantor, cavalos e outros detalhes para tornar a experiência especial.
As mensagens mostram ainda que o banqueiro acompanhava a recepção à distância e orientou um funcionário a não deixar o encontro parecer “forçado demais”.
O almoço aconteceu cerca de duas semanas antes de o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro, fechar um contrato de R$ 131 milhões com o Banco Master.
O hotel escolhido foi o Botanique Hotel Experience, um dos mais luxuosos de Campos do Jordão, onde a diária pode chegar a R$ 6 mil por pessoa. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles com base em mensagens interceptadas pela Polícia Federal.
Um segundo contrato de R$ 50 milhões envolvendo o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, com empresas ligadas ao banqueiro Daniel Vorcaro foi identificado pela Polícia Federal.
De acordo com a investigação, o acordo previa que R$ 40 milhões fossem pagos por meio da transferência de cotas de um jatinho e de um helicóptero, avaliados em cerca de US$ 6,8 milhões. Outros R$ 10 milhões seriam pagos como reembolso de despesas relacionadas aos voos.
As aeronaves citadas são um Legacy 650 e um helicóptero EC 155 B1, ligados a empresas de Vorcaro. Documentos e mensagens apreendidos pela PF mostram que, em maio de 2025, o banqueiro discutiu com advogados diferentes formas de estruturar a transferência dos ativos para o escritório.
Em uma das conversas, Vorcaro afirmou que os ativos “são deles… já”, segundo o relatório da PF. Mensagens posteriores também indicam que pessoas ligadas ao banqueiro trataram diretamente com Viviane sobre a utilização das aeronaves.
O novo acordo seria posterior ao contrato de aproximadamente R$ 130 milhões firmado entre o Banco Master e o escritório de Viviane Barci de Moraes.
O escritório, porém, nega a existência de um segundo contrato assinado. Em nota, afirmou que houve apenas o primeiro contrato e que a proposta envolvendo as aeronaves não foi aceita. De acordo com a defesa, nada foi assinado e o vínculo contratual foi encerrado com a liquidação do Banco Master.
Conversas encontradas pela Polícia Federal no celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro mostram uma possível interlocução entre ele e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por meio do advogado Ciro Soares, mostra
Segundo relatório da PF, Soares encaminhava a Vorcaro mensagens atribuídas a Gonet e chegou a informar diretamente: “O Gonet mandou msg pra vc”. Em 28 de março de 2025, uma das mensagens dizia: “Que bom! Estou na torcida por vocês!”, enquanto outra afirmava: “Já com saudade de você! Estou embarcando para Roma”.
Vorcaro respondeu agradecendo e afirmou estar com “saudade dele” e que “vamos marcar estar juntos”. Na sequência, Ciro Soares disse que Gonet “lhe adora” e que iria para Londres. O advogado então encaminhou outra mensagem: “Oba!!! Tomara que tenha charuto e macalan”.
As conversas também registram uma aproximação anterior. Em 15 de março de 2025, Soares enviou a Vorcaro uma foto em que aparece ao lado de Gonet e escreveu: “Ele quer falar com vc”. Depois disso, os dois interlocutores realizaram quatro ligações de voz.
Para quem teve 58% em 2018 no DF, é uma queda até que pequena.
Se contenta com o DF, gado idolatrado.
Chora não petê! Chora não bebê…
O Mito Messiânico Planaltino reina solenemente e do seu magnânimo trono, aceita a proposta de continuar sendo o líder espiritual do Brasil.
Qualquer pessoa minimamente equilibrada percebe a diferença entre as multidões que acenam ao Presidente Bolsonaro quando vai às ruas e o que ocorre com o senhor Lula, ou seja, alguns 🐱 🐱 pingados.
Acredito nas pesquisas onde o Mito está com maioria, SIM. Primeiro: seu opositor não pode andar nas ruas porque recebe ovadas. Segundo:quando o MITO aparece, mesmo de surpresa nas ruas,é aclamado pela população. Bolsonaro neles!
Começaram cedo as tão famigeradas “fake news”
Onde é que um jumento desse ainda tem maioria de votos no Brasil?
As urnas vão dizer a VERDADE
Basta vc tirar as viseiras e olhar quando o MITO está nas ruas, agora pense e oriente o canalha a sair na rua, nas últimas vezes, em São Paulo no ibirapuera (03 horas no carro blindado) Contagem, Recife e Juiz de Fora, não tinha gente para colocar dentro de uma Kombi, quanto as urnas, aguardemos.
Pesquisa feita no palácio do planalto, ainda deu empate técnico
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Lulão no primeirão
Hô Véio macho é Bolsonaro.
Esse é um MESSIAS do cajado rôxo.
Meu MESSIAS, meu presidente.
Não poderia ser diferente. É o curral eleitoral dele. Gado é gado.
Eita medo cachorro da mulesta, isso é só a continuação de 2018.