Petroleiros da Petrobras suspendem greve

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os petroleiros da Petrobras decidiram hoje (20) suspender a greve da categoria. O anúncio foi feito pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 13 sindicatos da categoria no país. Está marcada para esta sexta-feira (21), uma audiência entre representantes da categoria e da Petrobras com o ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Os petroleiros estavam em greve desde 1º de fevereiro, contra as demissões previstas na Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR), que pertence à Petrobras. Segundo a Federação Única dos Petroleiros, mil empregos serão perdidos com o fechamento da fábrica de fertilizantes, decisão tomada pela Petrobras porque a unidade gera prejuízos e não despertou interesse de compradores.

A Petrobras informa que planeja 396 demissões e oferece acordos indenizatórios que incluem manter assistência médica e educacional por um período. De acordo com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, outras demissões podem ocorrer, ou não, já que se referem a empregados de empresas contratadas pela petrolífera. A FUP destaca que o acordo coletivo de trabalho prevê que demissões coletivas sejam discutidas previamente com o sindicato.

Em 20 dias de paralisação, a FUP afirma que a greve chegou a ao menos 121 unidades da Petrobras, entre elas 58 plataformas. Apesar disso, Castello Branco, disse hoje que “nenhuma gota” deixou de ser produzida, já que a empresa contratou equipes de contingência para manter as atividades.

A paralisação foi parar na Justiça, e decisões do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal determinaram que 90% dos profissionais continuassem em suas funções durante a greve. Nesta semana, o ministro do TST Ives Gandra Martins Filho declarou a greve ilegal por não ter cumprido decisões liminares.

Diante da abertura de uma mesa de negociação no TST, que terá início amanhã (21), a FUP indicou ontem (19) a suspensão provisória da greve.

Agência Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Val Lima disse:

    Pelo q se vê… É uma questão de tempo a venda da Petrobras…

  2. Bento disse:

    Vão brincar o carnaval com o cachaça depois voltam.
    Trabalhar que é bom!!!!!

  3. Cigano Lulu disse:

    E agora, onde vou comprar gás de cozinha a R$ 40,00?

  4. Logan disse:

    Jáaaaaaa? tudo isso porque não venderam ainda.

  5. Só Comento disse:

    Observação 1: Foi só o Lula vestir o macacão de petroleiro no dia 18 que a partir de então a greve naufragou, vai ser azarão assim lá no inferno.

    Observação 2: Vai ter privatização SIM, chorem mais petralhas.

  6. EXPECTADOR disse:

    A Petrobras tem que manter uma fábrica que dá prejuízo aberta !!o sindicato dos Petroleiros que não quer que a fábrica seja fechada, deveria comprar a fábrica e manter os funcionários e dar até um aumento

  7. Yago disse:

    Se não voltar a trabalhar rua, bando de vagabundos petistas.

  8. Fora bolsotralhas disse:

    Quem tem um bandido como Presidente, ja sabe que esta merce de ser assaltado …esse infeliz do BOLSOTRALHA quer acabar com o POVO

    • Rick disse:

      É melhor dizer onde tem governo pseudo esquerdalha (Bahia, Ceará e nordeste) tem baderna, mortes e facções criminosas fortes. Exemplos do governo luladrão/dilmanta onde baderna de black Block, mst, fortalecimento das facções criminosas, assassinato de celso Daniel e toninho do pt, roubalheira e corrupção eram criminosamente uma rotina fortalecida.

    • David disse:

      A esquerdalha dilapidou a Petrobrás em muitos bilhões, enriquecendo filhos de presidente, de políticos, diretores de estatais, empreiteiros, com a complacência dos Petroleiros, agora querem manter essas práticas criminosas prejudicando produção e exigindo vantagens financeiras indevidas. A Petrobrás deveria ser privatizada ou reformular a empresa pra recuperar o que foi perdido pelos atos criminosos de seus funcionários. Endurecer a gestão e expulsar os maus funcionários.

    • Vergonha disse:

      Ótimo foi o MAIOR LADRAO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, chamado LULA , esse quase quebrou a PETROBRAS, e esses IDIOTAS dos petroleiros ficaram todos calados , merecem um pé na bunda e privatizar , conversa que a Petrobras é nossa , para ROUBAR ?

    • VTNC disse:

      CORTARAM SUA BOLSA FAMÍLIA NÉ !!!

COMENTE AQUI