A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil deflagrou na manhã desta quarta-feira, 8/5, a Operação Balcão visando apurar crimes de corrupção ativa e passiva, além de
lavagem de dinheiro.
Na ação 35 policiais federais e 8 auditores da Receita Federal cumprem 7 mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim/RN e Brasília/DF.
Segundo a investigação, em 2014, na eleição suplementar para Prefeito do município de Francisco Dantas, Região do Alto Oeste Potiguar, distante 390 km da capital, houve indeferimento do registro de candidatura em razão de irregularidades na convenção partidária que definiu a chapa. Inconformados, os candidatos a prefeito e vice-Prefeito interpuseram recurso eleitoral pleiteando a reforma da decisão. Ocorre que, antes desse julgamento, o advogado contratado e ora investigado negociou o resultado do recurso por R$ 150 mil, a ser repartido com juízes que à época atuavam no Tribunal Regional Eleitoral.
As diligências realizadas na presente data em residências e escritórios de advocacia têm como finalidade reunir provas dos crimes sob investigação e identificar todos os participantes do esquema de compra de decisão judicial.
Não haverá entrevista coletiva.
DO BLOGDOBG: Apuramos que são alvos da operação os Advogados Verlano Medeiros e Carlos Virgílio. O Blog tenta confirmar com a PF o nome dos outros alvos dos mandados.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Sou radicalmente contra esse quinto constitucional, especialmente nos TREs e TSE, pois os advogados são militantes na área eleitoral além de ingressarem nos Tribunais Eleitorais por via de indicações polítcas
2014? A Justiça quando tarda falha.
Será que em 2019 esse pessoal ainda vai estar com provas pra encontrarem? Rsrsrsrs