Saúde

Pfizer e Ministério da Saúde investigam morte de adolescente que recebeu dose do imunizante; Anvisa não vê relação causal

Foto: LEANDRO FERREIRA/FOTO ARENA/ESTADÃO CIONTEÚDO – 31/08/2021

A Pfizer emitiu um comunicado nesta quinta-feira (16) reconhecendo a morte de um adolescente após a aplicação da primeira dose de sua vacina em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a farmacêutica, o caso está sob investigação mas, até o momento, “não foi estabelecida uma relação causal entre o ocorrido e o imunizante”. A empresa também investiga relatos de miocardite e pericardite após a aplicação do imunizante.

No caso do óbito, trata-se de um jovem de 16 anos que recebeu a aplicação em 25 de agosto. Um dia depois, segundo consta no relato do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), o adolescente começou a sentir sintomas como cansaço e falta de ar. Em 27 de agosto ele procurou atendimento médico e voltou para casa. No entanto, o paciente resolveu procurar novamente o serviço e, posteriormente, foi transferido para UTI de um hospital após quadro de mal súbito. Ele morreu em 2 de setembro.

Ao detalhar a ciência dos casos de miocardite e pericardite, que são inflamações no coração e no revestimento externo do órgão, a farmacêutica definiu os relatos dos eventos adversos após a aplicação da vacina como “raros”. “A Pfizer leva o acompanhamento e monitoramento destes casos muito a sério”, disse no comunicado.

A farmacêutica ainda reitera a autorização que recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicar a vacina em adolescentes e que a “autorização regulatória já havia sido concedida pelo FDA e pela EMA”, que são as agências regulatórias de saúde dos EUA e da União Europeia. “O benefício da vacina ComiRNAty permanece estabelecido”, completou.

Momentos antes da divulgação da mensagem, o Ministério da Saúde anunciou a suspensão da imunização em crianças e adolescentes no Brasil, mantendo apenas a recomendação para as pessoas da faixa etária que estão no grupo prioritário, que inclui jovens com comorbidades, com deficiências permanentes ou privadas de liberdade.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, reiterou que o ministério ainda apura o óbito. “Precisamos fazer toda uma investigação clínica laboratorial detalhada para verificar se essa associação temporal está relacionada à aplicação. Esse é um exemplo de situação que precisamos ficar atentos”, afirmou.

A decisão da pasta, no entanto, não foi diretamente relacionada à morte do jovem em São Bernardo do Campo, mas à “ocorrência de efeitos adversos”, de forma geral, e à falta de “evidências científicas sólidas”, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No mês passado, a Pfizer e a BioNTech anunciaram a assinatura de uma carta de intenções com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção de vacina contra a covid-19. A vacina será produzida no Brasil e distribuída em toda a América Latina.

Leia a nota da Pfizer na íntegra

“A Pfizer está ciente de relatos raros de miocardite e pericardite, além de outros possíveis eventos adversos, após a aplicação de vacina de RNA mensageiro contra a COVID-19, e leva o acompanhamento e monitoramento destes casos muito a sério

Especificamente sobre o caso de óbito em São Bernardo do Campo, a companhia está acompanhando, mas, até o momento, não foi estabelecida uma relação causal entre o ocorrido e o imunizante da Pfizer.

A ComiRNAty, vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19, recebeu em 11 de junho de 2021 a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso em adolescentes de 12 a 15 anos no Brasil.

A autorização regulatória da vacina para adolescentes já havia sido concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos EUA e União Europeia), além de países como Reino Unido, Canadá, Chile, Uruguai, Israel, Dubai, Hong Kong, Filipinas, Cingapura e Japão.

A vacina demonstrou eficácia de 100% em estudo clínico com jovens dessa faixa etária. Os ensaios de fase 3 foram realizados em 2.260 adolescentes, nos Estados Unidos, e apresentaram respostas robustas na produção de anticorpos com perfil de segurança favorável, muito semelhante ao observado nos outros grupos etários.

Com centenas de milhões de doses da vacina Pfizer BioNTech COVID-19 administradas globalmente, o benefício da vacina ComiRNAty permanece estabelecido.

A definição da utilização e da disponibilização da vacina no Brasil é feita com base em critérios de recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).”

Anvisa não vê relação causal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou por meio de nota nesta quinta-feira (16), que investiga o caso da morte de uma adolescente de 16 anos após aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19.

A agência destacou que “no momento, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina” e que “os dados recebidos ainda são preliminares e necessitam de aprofundamento para confirmar ou descartar a relação causal”.

Com R7 e CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Esse governo é uma desmoralização. Um risco ao país, um risco ao bom senso, um risco a menor possibilidade de vida inteligente. Uma aberração da democracia, uma excrescência moral e ética. Não existe nenhuma causa constatada, como diz a anvisa e a própria Pfizer. Os casos com alguma reação está em estudo e mesmo que tenha alguma relação com a vacina, é um percentual insignificante, do ponto de vista estatístico. Mais de 99% não tiveram essas reações. Um governo que parece não ter prazer em ver os índices de mortalidade diminuindo e isso, é graças as vacinas. Tivéssemos iniciado antes, milhares de mortes teriam sido evitadas. O que esse pulhas querem é evitar que as pessoas deixem de reclamar dos preços absurdos do gás, da gasolina, dos alimentos, discutindo se a vacina é boa ou não. O que os de chifres fizeram com o país é criminoso.

    1. O povo brasileiro seu imbecil, não pensa como vc, em vez de sair dando pontadas histéricas por todo canto, veja as ruas. Eu e muitos não desejamos e não vamos ter aquela orgia do passado governando o país, imoral e ter dois analfabetos roubando descaradamente.

    2. Quanta ignorância! Não leu que em outros países pessoas também morreram após serem vacinadas?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

No Dia das Mães, visitantes movimentam cemitérios potiguares em torno de missas e homenagens


Abertas ao público, celebrações religiosas aconteceram durante a manhã nas unidades do Morada da Paz em Emaús e São José de Mipibu

Preces, homenagens, flores nos jazigos e reencontros. Assim pode ser definida a programação da manhã deste domingo (12) nos cemitérios potiguares, em torno de tributos relacionados ao Dia das Mães. No cemitério e crematório Morada da Paz Emaús, foram realizadas duas cerimônias pela manhã, às 8h e 10h30. No Morada da Paz São José de Mipibu, a celebração ocorreu às 9h30. A expectativa é de que, até o fim do dia, cerca de 20 mil pessoas passem pelas duas unidades.

As irmãs Margarida Dino, 69, e Maria das Graças, 63, vieram aproveitar a oportunidade da data para homenagear a matriarca da família, a dona Maria Dino da Silva, que faleceu há cerca de dois anos. “Lembrar de mamãe ainda é muito difícil, todos os dias a gente lembra dela, num dia como esse ainda mais, no entanto, é preciso saber lidar com a dor da saudade”, conta Margarida.

O casal Adilson Moura, 55, e Simone, 50, foi ao Morada da Paz Emaús com o filho, Adson, 29, para cumprir o ritual que já fazem há mais de 23 anos. “Minha mãe e meu pai estão aqui, e sempre visitamos para reforçar esse laço, o laço do amor, da saudade, da importância que eles foram nas nossas vidas, na vida de meus irmãos”, comenta Adilson.

Para quem ainda deseja prestar as homenagens direto do conforto de casa, pode acessar o Morada da Memória através do link www.moradadamemoria.com.br, plataforma on-line destinada às lembranças e homenagens, e visitar o perfil do seu ente querido. Na página é possível escrever textos, compartilhar fotos e vídeos, além de acender uma vela virtual.

Entrelaços

As celebrações religiosas do Dia das Mães neste domingo também deram início à campanha “Entrelaços”, promovida pelo Grupo Morada junto às suas marcas – Morada da Paz, Assistência Funeral Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet – em 2024.

Embora a perda seja uma experiência dolorosa, a campanha deste ano lembra que a conexão com os entes queridos continua a viver por meio das memórias e ensinamentos partilhados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista invade área de obra e carro cai em um enorme buraco na Zona Norte de Natal

Um carro caiu em um enorme buraco após o condutor do veículo invadir a área de uma obra que está sendo feita na Av. Maranguape, no bairro Nossa Sra. da Apresentação, na Zona Norte de Natal, neste domingo (12).

As imagens enviadas ao BLOGDOBG foram registradas por moradores da região. Não há informações sobre o estado de saúde da pessoa que dirigia o carro no momento do acidente.

Opinião dos leitores

  1. Esse buraco é desde a chuva de novembro do ano passado. E olhe que é uma avenida muito importante para a zona norte, pois faz ligação da estrada da redinha até a BR 101 próximo a fábrica Guararapes. ZN maior colégio eleitoral de Natal e o mais desprezado pelo poder público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO ESPECIAL DO DIA DAS MÃES: Confira as receitas de Nhoquettone ao gamberi; e peixe frito com molho oriental e folha de arroz

GNOCCHETTONE AL GAMBERI

Pro Nhoque de batata:
1/2k de purê de batata assada no forno
150g de farinha de trigo
2g de nós moscada
2g sal
100g de queijo parmesão

Molho bisque:
1 1/2k de cabeça de camarão
½ cebola
Talo de salsinha
½ cabeça de alho
2500ml de vinho branco

Fonduta de parmesão:
½ k de parmesão ralado
½ L de Creme de leite
100g de manteiga

70g de presunto de Parma fatiado
Broto de manjericão

5 camarões limpos por porção

Modo de preparo:
Asse as batatas no forno e, em seguida, amasse-as, misturando e sovando até que a massa fique lisa.
Adicione a farinha de trigo, a noz-moscada, o sal, o queijo parmesão e misture bem.
Faça umas bolinhas de nhoque e reserve.
Em uma panela coloque dois litros de água e deixe ferver.
Coloque os nhoques para cozinhar, quando subir retire da fervura e coloque em uma tigela e reserve.
Para a fonduta de parmesão, em uma panela, misture o creme de leite, a manteiga e o queijo até ficar bem homogêneo.
Este creme liso será adicionado sobre o nhoque.
Para o molho bisque, refogue as cabeças de camarão com cebola, salsão e alho, adicione um pouco de água e deixe reduzir.
Acrescente o vinho branco e, em seguida, coe para obter apenas o caldo vermelho.
O presunto de parma em lâminas pode ser preparado no forno até ficar crocante ou em óleo quente.
Em seguida, tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto, grelhe os camarões em uma frigideira e monte o prato.

Em um prato coloque os nhoques, a fonduta

Tempo de preparo: 50 min
Tempo de cozimento: 14 min

DICA RÁPIDA

PEIXE FRITO COM MOLHO ORIENTAL E FOLHA DE ARROZ

Peixe empanado
150g peixe
5g páprica defumada
5g fermento químico
2g sal
1g Pimenta do reino
100g farinha de trigo
30g água

Molho oriental
10g pasta de alho
50g glucose de milho
3g páprica defumada
15g molho de ostra
1g pimenta calabresa
10g água ou fundo de legumes

Decoração
15g cebolinha
10g gergelim torrado
2 folhas de arroz

Modo de preparo:
Primeiro misture a farinha com a páprica defumada, fermento químico, sal, pimenta do reino e misture bem.
Aqueça o óleo em 180o.
Coloque o peixe na mistura dos secos, acrescente a água e misture para empanar.
Coloque na os pedaços de peixe, um a um, separando para não ficar grudado no óleo, e frite até começar a dourar.
Retire e coloque no papel toalha pra tirar o excesso e reserve.
Para o molho, refogue a pasta de alho em seguida acrescente a glucose de milho, assim que derretida coloque a páprica defumada, o molho de ostra, a pimenta calabresa e o fundo de legumes ou a água. Reserve.
Inicie a segunda fritura a 180°C até estar bem dourado.
Volte o molho ao fogo, quando começar a criar bolhinhas coloque o peixe frito dentro e misture.
Por fim, acrescente gergelim torrado e a cebolinha picada.
No mesmo óleo, bem quente, frite as folhas de arroz para servir de base do peixe frito.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 30 min

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN é o estado com o maior percentual de famílias com contas em atraso no País, diz CNC

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com 55,9%, o Rio Grande do Norte apresenta o maior percentual de famílias com contas em atraso no Brasil no mês de abril de 2024. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), (veja aqui) divulgada na terça-feira (7). O Amazonas, com 49,7% das famílias com contas em atraso é o segundo lugar da lista.

Ainda no recorte por Estado, o Paraná apresentou o maior nível de endividamento no mês de abril de 2024 (90,3%). É seguido por Roraima (89,3%) e Minas Gerais (89,1%). O menor percentual foi registrado em Alagoas (63,8%) e Mato Grosso do Sul (64,6%), respectivamente.

Brasil

O percentual de famílias brasileiras endividadas em abril foi de 78,5%. Representa alta de 0,4 p.p. ante março, quando a taxa era de 78,1%. É o 2º mês de consecutivo de alta.

Dentre os endividados, 28,6% disseram já ter dívidas pendentes e 12,1% declararam não ter condições para quitar os débitos. O percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas” subiu para 17,2% em abril. É o maior desde janeiro.

Segundo o levantamento, 20,7% dos consumidores chegaram em abril com mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas –aumento de 0,8 ponto percentual ante o mesmo mês de 2023.

Dentre o total de endividados, 47,4% estão com dívidas atrasadas por mais de 3 meses.

De acordo com a pesquisa, as famílias que recebem até 3 salários mínimos são as mais atingidas. Dentre essas, 80,4% estão endividadas, 35,8% estão com contas atrasadas e 16% disseram que não tem condições de quitar os débitos.

Para sair do endividamento, as famílias recorrem a alternativas. Como resultado, o cartão de crédito obteve a maior participação no volume de endividados no mês, sendo utilizado por 87,1% do total de devedores –aumento de 0,3 p.p. na comparação com o mesmo mês de 2023 e de 0,2 p.p. ante março de 2024.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkk. FAZ O L PRA FATAO. NÃO CONSEGUE NEM ENTREGAR UM DESVIO DE ESTRADA. SABEMOS QUE PASSAMOS UM SUFOCO COM ESSES PETRALHAS AQUI NO RN. ESTAMOS VENDA A AJUDA QUE LULADRAO TA DANDO AO RS. IMAGINA ESSE POVO NA PANDEMIA. DESIMAVA METADE DA POPULAÇÃO.

  2. Depois de 60 anos da oligarquia Alves e agora o PT com os Alves novamente, não tem cidadão que aguente. Quebra qualquer um!!

  3. Também, depois de 4 anos de um desgoverno com um palhaço totalmente despreparado que só levou o pais para trás queriam o que???? As pessoas estão começando a respirar agora, começando a colocar as contas em dias, voltando a viver com mais tranquilidade .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PP reafirma apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal

O presidente do Partido Progressistas (PP) no RN, o deputado federal João Maia, reafirmou o apoio do partido à pré-candidatura do colega de bancada, deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). O anúncio ocorreu durante o Progressistas Day, uma convenção simultânea realizada pelo PP, na tarde deste sábado (11).

Em seu discurso, João Maia afirmou que Paulinho está preparado para governar a capital e que deu ao PP de Natal e ao seu presidente local, vereador Eriko Jacome, a condução do processo no município. Além disso, ele comentou também que Paulinho é o nome que representará o partido nas eleições de 2024.

Na ocasião, Paulinho Freire agradeceu o convite para participar do evento, reconheceu a força do partido e a contribuição dele para o RN. “O PP é um partido forte a nível local e nacional. É muito bom estarmos juntos. Acredito que, esse ano, ele possa fazer cinco vereadores nesta eleição de 2024.”, afirmou o deputado.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula gastará R$ 27 bilhões com 17 estatais dependentes em 2024

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Das 44 empresas estatais sob controle direto da União, 17 dependem de recursos do Tesouro Nacional para manter as operações. O governo estima que R$ 27 bilhões serão destinados dos cofres públicos para as companhias dependentes em 2024.

Os dados estão no Painel das Empresas Estatais, elaborado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. As informações vão até fevereiro.

Duas empresas concentram quase metade (46%) de toda a verba do Tesouro para as dependentes. A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra os hospitais federais, e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) receberão R$ 12,5 bilhões.

Leia abaixo quanto cada empresa pública receberá do governo:

alt

Em comparação com o orçamento total, 7 empresas têm maior participação de recursos do Tesouro maior que 90%:

  • Amazul – dependência orçamentária de 100%;
  • CPRM (Serviço Geológico do Brasil) – 99%;
  • Ebserh – 99%;
  • Embrapa – 97%;
  • Ceitec – 94%;
  • EPE – 93%;
  • CBTU – 91%.

O Poder360 levantou os resultados financeiros das empresas dependentes nos balanços das empresas. Das 17 que precisam do governo, 10 têm divulgado resultados consolidados de 2023. Só a Imbel (Indústria de Material Bélico) apresentou lucro.

As outras 9 estatais fecharam o ano no vermelho. Destaca-se a Codevasf, com prejuízo de R$ 1,2 bilhão.

Eis os resultados financeiros das companhias:

alt

O quadro de pessoal das estatais federais voltou a crescer em 2023 depois de 8 anos em queda. O número de funcionários ao fim do governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 foi de 517,1 mil. Em fevereiro de 2024, o número aumentou para 524,0 mil.

Mesmo nas estatais dependentes, a quantidade de funcionários voltou a crescer. Eram 83.100 ao fim de 2022 e 86.200 até fevereiro de 2024.

A Ebserh tem o maior quadro de funcionários, com 44.231 contratados. O Hospital N. Sra. da Conceição (9.4161) e a Embrapa (7.409) completam o top 3.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende publicamente o fortalecimento de estatais durante o seu governo. Muitas empresas estavam no programa de privatizações no governo Bolsonaro, mas foram retiradas da lista com a volta do Partido dos Trabalhadores ao poder.

Parte do governo, sobretudo o ministro Fernando Haddad (Fazenda), prega o equilíbrio das contas públicas. O movimento de aumentar os gastos com as estatais dependentes e aumentar a contratação de pessoal vai na contramão dessa proposta.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Nessa reportagem toda aí, alguem enxerga um bicho feio?
    Dica é ladrão.
    Ô bixo feio da gota serena.
    Rsrsrs…
    Mais frio do que uma briga de foice.
    Kk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada federal Amália Barros (PL) morreu aos 39 anos, informou um comunicado oficial publicado em sua conta no X (antigo Twitter) na madrugada deste domingo (12). Ela estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.

Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amalia era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ARTIGO: Dia das Mães sem minha Mãe. Por Marcus Aragão

Quinta-feira, ao entrar em um edifício comercial, mais uma vez, meu olhar foi fisgado por uma senhora que parecia minha mãe. Ela não olhava para mim, sua nuca olhava. Seu corte de cabelo lembrava o da minha mãe. Suspirei triste na iminência de ver seu rosto para saber que não é minha mãe. Mesmo sabendo que ela se foi há 4 anos, sempre sigo com o olhar para comprovar.

Muito frequentemente estou caminhando pelos shoppings, supermercados ou outros lugares que ela gostava de ir e me deparo com alguma mulher que lembre ela. Pode ser o corte de cabelo, a roupa, o andar, qualquer coisa serve. Isso ocorre com mais frequência do que gostaria porque sempre vem seguido de uma esperada tristeza.

Acontece que quinta-feira, decidi que não seria assim. Desviei o olhar para viver aquela breve esperança um pouquinho que fosse. Comecei a pensar, me permiti imaginar que era ela mesma.

— Mãe!!! Que saudade! Como sinto sua falta!

E antes que ela pudesse responder, já lhe daria muitos abraços e beijos, como a gente sempre gostava. Levaria para passear na praia, pois ela também gostava muito de olhar o mar; tomaríamos sorvete, regaríamos suas plantas e assistiríamos TV juntos, como muito fizemos. Conversaríamos sobre a família, trabalho e ela me daria seus conselhos. Sempre conversamos sobre tudo — tudo mesmo.

Antes dela partir, pediria perdão por não ter passado mais tempo com ela. Afinal, todo o tempo do mundo ainda teria sido pouco. Também agradeceria, pois quase tudo de bom que tenho foi ela quem incutiu na minha cabeça. Inclusive, quando ainda tinha 06 anos, que eu sabia escrever bem.

Bem, esse foi um sonho que gostaria de ter realizado na quinta-feira. Você, que ainda vive o sonho real que é ter uma mãe, aproveite muito. Não se sabe até quando terá esse privilégio e não imagina mesmo o vazio, o vácuo eterno que ficará na sua ausência.

Se todos que estão lendo o artigo dessem um abraço em suas mães e passassem mais tempo com elas, me sentiria mais aliviado — Sim, digo aliviado porque todos esses abraços somados ainda seriam uma fração do que eu gostaria de poder dar.

Aproveitem o Dia das Mães.

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Que Deus a tenha em um bom lugar e certamente está orgulhosa do filho que tem, digno e humano nas atitudes.🙏🙏🙏🙏

  2. Meu querido Marcus Aragão a Sra. LH nos presenteou com um ser humano como você de um caráter impecável, inteligência muito acima da média, inúmeros atributos que eu passaria o dia inteiro para descrevê-los. Entre eles, o mais admirável de todos – a sua simplicidade. Aonde ela estiver, continua muito orgulhosa da grande contribuição que deixou aqui na terra. Tens toda a minha admiração e respeito. Gratidão Sra. LH

  3. Linda mensagem amigo , mães São eternas, mas nunca deixa pra amanhã todo amor e carinho que se possa dar … seja agora .. o tempo todo ! O eu te amo vem junto com a gratidão ! Tenho a minha todos os dias .. e ainda acho pouco , queria mesmo em algum momento era voltar para o ventre ! Feliz dia das mães …

  4. Lindo texto, Marcus! Lúcia, sua mãe, deve estar aplaudindo também essa pérola que você escreveu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Tornado atinge RS e causa ventos de até 190km/h

Um tornado atingiu a cidade de Gentil, no norte do Rio Grande do Sul, neste sábado (11). O fenômeno causou ventos de 117 e 190 km/h e foi registrado por moradores da zona rural do município. Ninguém se feriu.

O tornado atingiu plantações e lavouras, gerou destelhamento de alguns imóveis e queda de árvores. Não há registro de feridos. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada afetaram quase 90% dos municípios gaúchos. Até o momento, 441 cidades de um total de 497 foram atingidas pelas consequências do evento climático extremo que afetou 1,9 milhão de pessoas, segundo boletim da Defesa Civil divulgado na noite de sexta-feira (10).

Até então, já foram contabilizadas 340 mil pessoas desalojadas. Desse total, 71,4 mil estão em abrigos. Há a confirmação de 126 mortes e 756 feridos. Há ainda 141 pessoas desaparecidas no estado. As forças de segurança, com auxílio de voluntários, conseguiram resgatar 70,8 mil pessoas e 9,9 mil animais.

O que é um tornado?

Um tornado é um evento meteorológico extremo que se manifesta como uma coluna de ar em rotação, estendendo-se da base de uma nuvem de tempestade até o solo. Geralmente apresenta-se na forma de um funil, com ventos extremamente fortes e velocidades que podem ultrapassar centenas de quilômetros por hora.

Essa força devastadora pode causar danos severos a construções, veículos e infraestrutura, além de representar um risco grave para a vida humana.

Os tornados são acompanhados por condições atmosféricas instáveis, como tempestades severas e nuvens carregadas, e são mais comuns em determinadas regiões do mundo, como no chamado “Alley dos Tornados” nos Estados Unidos. As comunidades costumam receber alertas antecipados desses eventos, permitindo que busquem abrigo e se protejam da sua fúria destrutiva.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CPF de Haddad foi usado irregularmente em plataforma de aposta

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em dezembro do ano passado — quando o Congresso ainda analisava o projeto que deu origem à lei de regulamentação do mercado de apostas de quota fixa, as chamadas bets — o CPF do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi usado irregularmente para registro em uma plataforma de jogos on-line, a PixBet.

No dia 18 de dezembro de 2023, Haddad informou ter tomado conhecimento do uso indevido de seus dados pessoais e pediu providências, tendo em vista que tal fato se caracteriza violação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública remeteu à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e à Polícia Federal pedido de apuração dos fatos. Acionada, a Polícia Federal (PF) bloqueou o cadastro. A informação foi revelada na sexta-feira (10/5) pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo Metrópoles.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *