Jornalismo

Piada de Rafinha Bastos com Wanessa Camargo faz Ronaldo romper com o CQC

O ex-jogador Ronaldo não gostou da piada imbecil feita por Rafinha Bastos sobre Wanessa Camargo. Ronaldo é sócio de Marcus Buaiz, marido da cantora.

“Eu comeria ela e o bebê”, afirmou Rafinha, ao falar sobre a gravidez da cantora na semana passada.

Ronaldo, que sempre prestigiou o programa e participou de suas brincadeiras, considerou as declarações ofensivas e chegou a reclamar com a direção da TV Bandeirantes sobre o episódio.

Marcus Buaiz estuda abrir um processo contra o humorista. Procurado, o empresário não quis se manifestar.

A informação está na coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quarta-feira

Opinião dos leitores

  1. Cópia barata que se diz mais "inteligente" que o Pânico. Nunca gostei nem dos apresentadores e nem do programa em si. Fazer humor é uma coisa, outra é desmoralizar e humilhar para fazer as pessoas rirem. Mas aposto que o máximo que as  pessoas fizeram foi abrir a boca de espanto ao ouvir essa piada de mal gosto. Ridículos. Sei que foi o Rafael quem fez a "piada", mas o restante ainda riu… Repito: Ridículos.

  2. Programas  rotulados de "inteligentes" muitas vezes se esquecem das responsabilidades e ultrapassam os limites quase sempre ofendendo pessoas, explorando o sexo e  etc., pois se acham o máximo. Baixam o nível, usam e abusam de palavrões desnecessários, para serem engraçados. Ledo engano pois aquele humor realmente engraçado é o que faz rir pela criatividade, o tempo da piada e a competência do humorista.

    Grande parte das "coisas" grosseiras que estragam o Humor continuam na mídia por ligações politicas ou influência na própria mídia. 

    Esse rapaz e muitos outros na TV, rádio e outras mídias deveriam ser instruídos antes de entrarem no ar e ofender pessoas. E o pior. Sem retratação.

    Entendo que a formação acadêmica, e pistolão, não podem ser  confundidos com educação. Que é o que falta a muitos dos nossos comunicadores.

    Quanto a alguns comentários que fizeram de políticos entendo que se trata de uma questão policial. Nós somos muito benevolentes quando apenas fazemos ou rimos de piadas sobre esses canalhas. Grande parte da miséria no mundo  é devido a corrupção mas nada é feito porque justamente os donos do poder e do dinheiro é que comandam essa bandidagem. Corrupto só é pego porque alguém dedura, nunca por competência de quem "descobre", ou lhes interessa que seja pego.

  3. Esse tipo de piada envergonha os bons humoristas, quem faz isso deveria ter pelo menos o bom senso , respeito pelas pessoas e perseber a m…. q ta falando

  4.   os programas humoristicos envergonham o pais né julio aham, as pessoas levam os politicos corruptos na brincadeira e os humoristas a serios. depois oque envergonha o pais são os programas de humor.

  5. Sinceramente acho que programas como CQC, Panico e outros envergonham o pais. Totalmente sem moral, sem profissionalismo. Resumindo… LIXO.

    1. os programas humoristicos que envergonham o pais né, tabom. as pessoas levam os politicos na brincadeira e os humoristas a serio. lixo é esse seu comentario sem finalidade., essa wanessa anda de não cantar nd fica reclamando. to contigo rafinha

  6. Ele Mereceu a demissão e merece ser processado sim pessoas desse tipo não podem aparecer como influencia na Televisão brasileiras uma coia é fazer piada outra é incentivar a Pedofilia ! 

  7. É um palhaço, esse Rafinha Bastos… Se fosse humilde e pedisse  perdão(de joelhos) a Wanessa, até que se compreenderia o lapso cometido por ele, mas nem isso ele  demonstrou ter. Ele passou do limite e tem que ser punido mesmo.
    Valeu Wanessa! Estou com vc.

  8. Foi uma piada, se passou ou não dos limites não importa, é SÓ UMA PORRA DE PIADA, podem falar o que quiser, mas processa-lo ? Prende-lo ? Prender um humorista por fazer piadas, e dar dinheiro aos politicos por te enganar, haha , o Brasil sim virou uma piada!

  9. Concordo com a revolta da cantora, piada suja e de mal gosto vai tirar uma com a cara dos políticos não de uma grávida de 7 meses, além do que estamos vivenciando um momento de luta contra a pedofilia e um porta voz com tanto seguidores e fãs faz uma piada desta? Vamos ponderar por que se fosse piada contra os setores já protegidos da sociadade todos estariam concordando como foi de um assunto novo ainda há defensores, pra cada um de vcs que acharam "engraçada" a piada só uma pergunta : Se fosse o filho(a) de vcs criança que ele tivesse declarado que iria "comer", mesmo assim ainda teria graça? Visitem o conselho tutelar da cidade de vcs e façam uma pesquuisa verifiquem como comentarios infames como estes ou produções aparentemente inofencivas mas com conteúdo improprio influencia negativamente a vida de uma criança, é engraçada uma criança de 4 , 5 anos vitima de violencia sexual dentro de casa? Se acha que sim meresse cadeia, se axa que não, concorde com esta mãe que teve seu filho injuriado ainda dentro do ultero… Se o Rafinha quer ser um formador de opinião que é o que ele busca com o programa a Liga , que é um otimo entreterimento jornalisto, é melhor ele começar a tomar cuidae com o que declarar, pois o ser humano não tem botão liga desligas garanto qu muitos pervertidos se sentiram incentivados a várias atrocidades com esta declaração..Quem não concorda que me desculpe, mas sempre os crimes mais horrorosos surgem de atidudes inofencivas…Pesquisem.

  10. muita gente fala mal do tal humor inteligente
    mais na hr de assistir e axar graça sao os primeiros a ligarem a tv…
    estranho nao???????

  11. rafinha tamu junto….
    nada ver isso tudu
    qtas piadinhas ridicularizaram outros famosos e nao deu nenhuma polemica
    pq uma brincadera deu nisso tudu
    viagem msm….

  12. Ha vá Ronaldo, e ser pego com um bando de traveco (enquanto era noivo) no motel é muito legal pra uma pessoa pública né. Pelamordedeus
    A Wanessa é quem devia pagar indenização por fazer pobres mortais ouvirem aquele lixo musical

  13. Agora não si pode dizer nada ! quando é adolescente é Bully e quando é de menor é resolvido  através de processos –' E quando meche com quem tem grana, sem comentários 

  14. Pra mim estão fazendo tempestade num copo d´água todo mundo sabe que humor negro é politicamente incorreto não sei pq estão crucificando o Rafinha ou melhor eu sei sim é pq ele mexeu com gente que tem grana. Que coisa mais ridícula o Ronaldo ir tomar as dores do Buaiz como se fosse da família (kkkkk)… Sou mais o Rafinha!!!!!!!

  15. ESSE RAFAEL BASTOS É RIDÍCULO,PASSOU TODOS OS LIMITES COM ESSAS SUAS PIADAS SEM GRAÇA E DE MAL GOSTO.FALAR EM REDE NACIONAL QUE COMERIA UM BEBÊ,É UM DESRESPEITO TOTAL COM AQUELES QUE LUTAM PARA COMBATER A PEDOFÍLIA,NÃO ESTOU DIZENDO QUE ELE FARIA MESMO ISSO,SEI LÁ …ACONTECE QUE MENORES,ASSISTEM O PROGRAMA(CQC),ADOLESCENTES AINDA EM FORMAÇÃO DE CARÁTER QUE PODEM LEVAR ISSO COMO INCETIVO,E EXEMPO A SER SEGUIDO.JÁ O QUE ELE FALOU DO FÁBIO ASSUNÇÃO FOI AINDA PIOR,TIRAR UM SARRO DE UMA DOENÇA TÃO DIFÍCIL DE LIDAR (DEPENDÊNCIA QUÍMICA) ONDE MILHÕES DE FAMÍLIAS SÃO DESTRUIDAS E DILACERADAS POR CONTA DAS DROGAS ,NOSSA… É COMPLETAMENTE DESUMANO FAZER PIADA COM ISSO.A NEXTEL TEM QUE METER UM BAITA PROCESSO NAS COSTAS DELE,QUEM SABE DOENDO NO BOLSO, ELE PARE DE ABRIR A BOCA PRA FALAR TANTA BESTEIRA.QUE ESPÉCIE DE HUMOR É ESSE, QUE MACHUCA E OFENDE AS PESSOAS? SERÁ MESMO QUE MERECEMOS ISSO? PAREM E PENSEM!

  16. Rafinha Bastos é um grande profissional quando não fala besteiras. Basta  ele se colocar no lugar de um pai ou mãe de família pra entender o quanto foi infeliz em rede nacional. O programa é de humor e não de desrespeito e apelação. Portanto é necessário estabelecer limites nas brincandeiras ainda mais aquelas ofensivas, pois muitos podem achar engraçado, porém quem sofre a "brincadeira" é o mais prejudicado.  

  17. Gente quer dizer que não se pode brincar mais, acho  que o Ronaldo que foi maldoso, em se meter, porque quem tinha que reclamar é a familia dela não o Ronaldo não acham, acho o Rafinha um grande  apresentador e vai fazer muita falta pra nos telespectadores estou muito triste com a saida dele  amo CQC,mas sem o Rafinha está muito sem graça, tenho certeza que ele vai voltar pra nos, se não ai na BAND, vai ser em outra emissora  e não sabia que o Ronaldo tem tanto poder assim nos canais de TV,ele podia  candidatar  algum cargo politico, não acham,  o que dinheiro faz nesse Brasil, heim?  manda quem pode com muito dinheiro e obedece quem tem juizo estou de boca aberta  com isso  meus vizinhos estão chocados com a atitude da emissora  em demitir o Rafinha por causa de uma bobeira, gente temos tanta coisa pra se preocupar nesse PAÍS,  Vanessa minha filha vamos orar pelo nosso Brasil com tanta gente morrendo de fome bjs amo o CQC  e  Deus os abençoe

    1. kkkk Do bem? que bem?
      Só se for bem chata, bem ruim pra cantar e bem gosta de aparecer

  18. SIm a piada nao foi de bom gosto, mas nao é motivo pra esse alvorosso todo, acho q deveria ter chamado atenção dele nada mais, otimo comediante, todo CQC faz comedia inteligente, coisa q poucos fazem, sao os unicos q fazem os politicos passarem vergonha em rede nacional, Duvido q essa piada deixou algum trauma em 1 dos prejudicados, so gostou pegar no pe mesmo.  Agora podem vim os comentarios criticando …kkkk cada 1 tem sua opniao. entao respeitem a minha bando de baba ovo de Wanessa Camargo.

  19. gente ele só foi infelez no comentário,acredito eu q ele nunca iria fazer mau a uma criança e digo mais aqui no nordeste agente diz quando uma mulher está gravida q agente vai encabelar o bebe… mais nunca comer uma criança eu entendir isso mais como ele é famoso criouse uma repercução maisor;somos seres humanos e passiveis de erros e o perdão é uma dadiva de Deus…espero q vcs tbm entenda o meu ponto d vista e evitem fazerem pré jugamentos precipitados.  

  20. po! deixem de ser idiotas, ISSO É PIADA! PORR@ ! Até quando o humor vai ser levado tão á sério no Brasil hein? Poxa velho, tenho 18 anos me amarro em humor, faço na escola, to aprendendo muito com todos esses caras, principalmente com o rafinha. E esse é um dos maiores obstáculos do humor, a censura de piadas! Parem de se preocupar com piadas, são só para fazer rir, só! Aposto que não foi pra ofender nínguem, o rafinha não faz isso! Ele só crítica com humor, muito humor…Sim, ele passou dos limites, só essa polêmica já foi suficiente como punição, ahhhhhhhhh, mais estamos no Brasil né! Fazem um exagero por causa de piadas, e deixam o importante de lado…por favor né!

  21. o ronaldo só puxou pro lado do marido da waness pela sociedade dos dois ele é um mané!
    o rafinha é doido pra tão fazendo polemica demais!EXAGERO!

  22. O ronaldo tem que aprender a ficar quieto, uma vez que ele não tem moral alguma para falar do Rafinha.
    Uma pessoa casada e com filhos ser flagrada com 2 travestis (e essa é só uma das historias), não me parece apta para tecer comentarios ou "formar" opnião.

  23. Admiro e acompanho o trabalho Rafinha, tanto no CQC quanto no A Liga, mas desta vez acho que ele foi longe demais, tem vários temos que que ele poderia abordar em suas piadas, política, esporte, bastidores, famosos, economica, opção sexual entre outras,  agora fazer piadinhas com família é no minimo desrespeito não só a família da Wanessa como também a esta instituição que já anda sofrendo no seu dia dia. Merece sim uma advertência e que sirva de exemplo.

  24. NÃO SEI PORQUE O GORDUCHO DO RONALDO ESTÁ TOMANDO AS DORES DESSE EPISÓDIO. CERTAMENTE ISSO NÃO IMPORTA, O RONALDO FEZ MUITO PELO FUTEBOL, PORÉM, ESTÁ FAZENDO UM PAPELÃO EM UTILIZAR A INFLUENCIA E O DINHEIRO QUE ELE TEM PARA FERRAR COM A VIDA DO RAFINHA BASTOS, SE MANCA RONALDO, VAI CUIDAR DA TUA VIDA, QUE ALIÁS, ESTÁ EM RISCO COM TODA ESSA GORDURA TOMANDO CONTA DO SEU CORPO.

    1. dá pra ver que existem pessoas retardadas nesse mundo, segue um exemplo logo a cima.

      O Rafinha Bastos foi MUITO infeliz na piada, mas muito infeliz mesmo, a BAND está certa em não querer mais uma pessoa dessas na equipe, gente assim não acrescenta em nada. Depender desses tipos de piada é uma piada, igual aquele programa escroto do Gentili, uma falha épica!

  25. Vocês só falam bosta, rafinha e um ótimo humorista faz vários shows e, muito bom por sinal.. As vzes as piadas são pesadas mas não deixa de ser piadas, piadas significa tirar sarro quem faz humor politicamente correto não vive disso no brasil.
    Ex: Ari toledo não é politicamente correto e faz o maior sucesso, a questão é sempre levar isso na esportiva e não deixar uma brincadeira de bom ou mal gosto sobre sair em hipotese algum!

  26. o grande problema q ocorre com Rafinha Bastos foi q ele fez coisa semelhante ao q Collor fez… mexeu com pessoas ricas. 

  27. ronaldo fenomeno esta sendo um babaca perceguindo o rafinha bastos por uma brincadeira entendo o marido da wanessa camargo mais o cara tinha de levar na esportiva agora porque toda essa repercusao so fa do rafinha bastos ate o fim ( ronaldo tinha uma admiraçao grande por vc mais vc esta se tornando um babaca pedir a demissao do rafinha  faça um comentario mais isso pedir a demissao do cara imagina se fosse com vc ronaldo babaca )

    1. Ah vei Pelo amor de deus , estão fazendo tempestade em copo d'agua ja vi coisa pior q issu na tv e ninguem processa mais como ela tem dinheiro ??! tensooooooo

      Brasil =Pais de quem tem verbaa

  28. Não vejo motivo para afasta-lo ou ate mesmo demitir….Achei uma piada normal..piada tipica de deboche…tipica de CQC. Nem sei pq.se ofenderam tanto!!!! Alguem sabe ai o que e sentido figurado? Ou acharam mesmo que  o Rafinha iria comer mesmo de Garfo e Faca….ou  sexualmente o bebe e a Wanessa? Pelmordedeus!!!

    1. Então vc pode explicar melhor qual foi o bom sentido de comê-la que ele usou!? Claro que foi uma piada infeliz, mais ele como comunicador importante tem que ser mais comedido nas palavras… imagine só se no lugar de Wanessa estivesse, sua mãe ou irmã ou até mesmo filha sei lá… seria tão fácil assim entender essa brincadeira IMBECIL!?

  29. Um cara que ja falou tanta, mas tanta coisa pior, só ser 'castigado' depois de Ronaldo (WTF?) não ter gostado do que ele disse pq amigo do marido de num sei quem que é empresario de quem djabu sabe…. 

    Ê brasil… 

  30. Entre as piadas do CQC,PANICO ETC prefiro as dos bares de periferia…como pode um bando de idiotas fazer este sucesso todo…estranho o Marcelo Tass no comando de um bando de Trogloditas….

  31. apesar de ter feito um comentário um tanto quanto indiota, entre tantos e piores que ele já fez, o problema maior foi mexer com os poderosos esse sim foi o grande problema.

  32. Essa coisa politicamente correta é o que estraga o humor. Alguem tem dúvidas se ele comeria ou nao comeria o bebê? Humor Políticamente incorreto é como jogar poker, só que apostando.

    @GadelhaJunio_:twitter

  33. Esse cara faz comentários idiotas, este levando o CQC ao nível do Panico
    expectativazero.blogspot.com

  34. O "Rafinha" é muito babaca. No inicio eu curtia o CQC, mas vou caindo, apelando caindo e apelando…

  35. Eu n acho esse kra nem um pouco engraçado.Os outros CQC's que estão de parabéns e alguns já até ganharam um programa de humor. E o Rafinha um tipo de "profissão reporter"(que é bom) o q q tem a v????!!!Tá no canto errado!

    1. Caramba é o tem gente que acha esse tipo de piada idiota uma simples piada,  é o fim.

      Cacete  o mundo tem acabar.

  36. É uma besta este cara somente com estas polêmicas pra ficar na mídia mesmo ,porque humor inteligente  este CQC esta longe.O país esta tão pobre de  inteligência que qualquer porcaria é rotulada de HUMOR INTELIGENTE.

  37. kkkkkkkkkkkkk, Esse povo tem que ter mais humor na vida, Rafinha Bastos é o muito bom! Tudo nesse Brasil tem que ser politicamente correto agora, pelo amor de Deus.

    1. Quer dizer que se fosse com sua esposa e seu bebê, dentro da barriga dela, você daria esse "kkkkkkkkkkkkkkkkkk" ? Se a resposta for sim, você é doente e corno. Se for não, você é hipócrita.

    2. Para com isso!! hipocrisia pura !
      Ja deve ter lançado vários: Nooossa que mamãe hein… mamava até os 30 !!
      Quantos casos de estupro vc comentou ou agregou algo ?
      Os que falam ou pensam agora são mais punidos que os que executam !

    3. O cara só falou que ela é tão gostosa que ele não perdoaria qual o problema ou você achou mesmo que ele comeria a criança? kkkkkkk 

    4. cara fala serio essa piada foi sem noção, comer uma criança? qual o tipo de pessoa q fala isso? nem comediantes mas engraçados e polêmicos nunca falarão isso, aqles q tão na mídia a mais tempo. cara no serio eu gosto do CQC eles são engraçados e tal! e gosto muito do Rafinha pelo comediante q ele é, mais aceita uma ofensa  dessa? isso não foi uma piada porq ater toda piada tem q ter limites, mas ajo q não é pra tanta confução, eu ajo q ele deveria tomar o papel de um homen e pedir desculpas a família!

  38. Esse Rafinha Bastos é um verdadeiro ímbecil, esse cara faz um humor péssimo e deveria ser preso por essa declaração contra uma grávida e principalmente por seu futuro filho, vai te catar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Frota de motos no Brasil cresce 42% em 10 anos e atinge 35 milhões

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A frota nacional de motos cresceu 42% em 10 anos, de 2015 a 2024, quando atingiu 35 milhões de veículos de 2 rodas no país. Os dados são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

O Brasil produz anualmente cerca de 1,8 milhão de unidades e é o 6º maior fabricante de motocicletas do mundo. Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas estão aptas a conduzir motocicletas no país.

Nos últimos 10 anos, Alagoas, Amazonas e Bahia registraram maior aumento no número de habilitados para conduzir motos, com crescimento de 86,3%, 79,7% e 62,6%, respectivamente.

“O levantamento revela que esse avanço não se limita aos maiores centros urbanos nacionais. Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta tem se expandido por diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos”, destacou a Abraciclo.

Poder 360 com informações de Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Mãe cobra justiça por morte de Ricadison: “sentimento de revolta, de raiva, quero seja feita a justiça”

Imagens: TV Tropical

Após o corpo de Ricadison Farias, de 16 anos, ter sido encontrado na manhã deste sábado (26), a mãe do adolescente, Kathiane Farias, conversou com a TV Tropical. Muito abalada, a mulher pediu justiça e relembrou o momento em que o filho saiu de casa em uma motocicleta por aplicativo.

“É um sentimento de revolta, de raiva, porque não era necessário chegar a esse extremo. Foi uma barbaridade. Mas é um alívio por encontrar meu filho. Vou poder dar um enterro digno”, disse Kathiane.

Ela pediu justiça e disse que o pai da namorada de Ricadison poderia ter buscado uma conversa. “Ele poderia ter conversado comigo, afastado eu filho ou tivesse levado a filha para outro canto. Eu quero seja feita a justiça”, acrescentou.

A mãe de Ricadison também falou sobre o momento em que o filho saiu de casa. “Se eu soubesse que aquela era a última vez que eu ia ver ele, eu não teria deixado. Eu não pude dar um abraço e encontrei meu filho sem vida”, lamentou.

“Acho que nem velório vai poder ter. Nem isso eu vou ter. É um sentimento de revolta por essa barbaridade que ele fez, não necessitava chegar a esse ponto”, reforçou.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ocorrência em Extremoz tem intenso tiroteio, bandidos cercados e moradores assustados

Uma grande ocorrência policial acontece no Portal do Sol, no município de Extremoz, neste sábado (26). A ação conta com a participação de dezenas de policiais civis, militares, além do Potiguar 02. Um intenso tiroteio está sendo registrado.

A ação teria como alvo uma quadrilha especializada em assaltos a bancos. A Divisão de Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) estaria à frente da ação.

A quadrilha está em uma residência e a área está cercada pelas forças policiais. Dois policiais foram feridos com estilhaços, receberam atendimento ainda no local e estão bem.

Enquanto o  Major Moisés, da Polícia Militar, falava com a imprensa para dar detalhes sobre a ocorrência contra a quadrilha, foi possível ouvir mais disparos e o policial pediu então que os profissionais ficassem em local seguro.


Com informações de Portal da Tropical e Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Caos’, ‘pânico’ e ‘sensação de que ia morrer’: o que dizem passageiros sobre avião que voltou a Natal após problema

Passageiro passou mal e precisou ser atendido após problema em voo — Foto: Foto 1: Cedida | Foto 2: Divulgação/FlightRadar24

“Caos”, “pânico”, “sensação de que ia morrer”. Essas foram as declarações feitas por alguns dos passageiros que estavam no avião da Gol que saiu de Natal para o Rio de Janeiro na tarde de sexta-feira (25), mas acabou retornando à capital potiguar após apresentar um problema.

De acordo com os relatos dos passageiros, a equipe da aeronave informou que houve uma pane elétrica. A causa, no entanto, não foi confirmada pela companhia.

Em nota, a Gol informou que o retorno do avião ocorreu “para manutenção”. Segundo a Gol, “as medidas tomadas em relação a este voo foram realizadas com foco na segurança, valor número 1 da companhia”.

O professor de Educação Física Daniel Madeira, de 48 anos, mora em Nova Friburgo (RJ) e voltava para casa após passar alguns dias de passeio em Natal com a família – a esposa grávida de cinco meses e a filha de cinco anos.

Segundo o passageiro, várias pessoas entraram em pânico diante da situação da aeronave e ele chegou a se despedir da esposa.

“Aconteceu uma despressurização muito forte. O avião balançou muito, chacoalhou muito. As luzes do corredor começaram a ficar piscando. Todo mundo entrou em pânico, achando que o avião fosse cair. Inclusive, os comissários de bordo, ficaram se abraçando, abraçando a gente. Foi muito terror. Tentaram demonstrar uma calma, mas era muito pânico, todo mundo chorando e rezando para o avião não cair”, afirmou.

Outra turista na aeronave era a empresária Luciana Serafim, de 48 anos, que iria fazer uma escala no Rio para voltar para casa em Goiânia (GO) com suas duas filhas.

Mesmo tendo recebido a proposta da companhia para pegar um novo voo neste sábado (26), ela afirmou que pediu para ter o voo remarcado para o domingo (27) por falta de condições psicológicas. Ela disse que teve um pico de pressão alta e passou mal.

“A gente não sabia se o avião ia conseguir aterrissar normalmente. Viajo bastante, mas foi a primeira vez na vida que eu tive medo, pavor e a sensação de que a gente ia morrer”, declarou a passageira.

“Caos” foi a palavra usada pelo servidor público Raphael Gonçalves, do Rio de Janeiro, que estava com a esposa e dois filhos, para descrever o voo. De acordo com ele, pessoas passaram mal, tiveram crise de pânico e crianças chegaram a urinar na calça, devido ao medo.

“Imagina você achar que vai morrer toda uma geração da família”, disse.

De acordo com ele, um senhor que estava sentado à sua frente e viajava com mais de 10 familiares passou mal e a ponto de precisar de atendimento médico.

“Ele quase infartou. Teve criança que se urinou, pessoas chorando, as crianças chorando, uma situação que é imensurável, parece que você vai morrer mesmo”, descreveu o turista, que perdeu o casamento de um amigo neste sábado (26), no Rio.

Atraso e falta de informações

O voo estava previsto para sair às 11h30 e o piloto começou os preparativos para a decolagem, segundo passageiros. Porém, ele suspendeu o processo após encontrar problemas na aeronave.

De acordo com os passageiros, eles passaram cerca de duas horas dentro da aeronave à espera do conserto. Após reclamações, eles foram retirados da aeronave e receberam a informação que teriam uma hora para comer algo.

“Mas o aeroporto não estava preparado para aquela quantidade de gente. E cerca de 15 minutos depois eles já chamaram todo mundo de volta para o avião. Teve gente que deixou a comida para trás, teve gente que não comeu”, conta Raphael. Luciana disse que pediu a refeição para viagem e conseguiu comer dentro do avião.

Ainda de acordo com os passageiros, o avião decolou, porém, cerca de meia hora depois, o piloto informou que eles iriam voltar para Natal, porque a aeronave tinha voltado a apresentar o mesmo problema.

Segundo a plataforma FlightRadar, que monitora voos pelo mundo, o avião saiu às 17h50 do Aeroporto de Natal e seguiu até Pernambuco, retornando em seguida para a capital potiguar, onde pousou às 18h35. O voo teria parada inicial no Rio de Janeiro.

Confusão no aeroporto

Após o voo, uma confusão também se formou no Aeroporto de Natal, já que os passageiros tentavam informações com a empresa sobre os voos para retornarem para casa. Alguns deles reclamavam terem sido colocados em voos que partem de Natal apenas no domingo (27).

Os passageiros ainda relataram que tiveram dificuldade para ter um hotel providenciado pela companhia.

Daniel disse que só conseguiu remarcar o voo para este sábado (26) e sair do aeroporto por volta das 22h.

Raphael Gonçalves, que teve voo remarcado para as 18h deste sábado (26), relatou que precisou chamar a polícia para conter a situação. “As pessoas estavam tão tensas que começou a ter briga entre os próprios passageiros”, ressaltou.

Em nota, a Gol informou que o clientes “estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da Anac [Agência Nacional da Aviação] conforme as necessidades e serão reacomodados nos próximos voos da Companhia”.

Confira a nota da Gol

“A GOL informa que a aeronave que realizaria o voo G3 2055 (NAT-GIG) na manhã desta sexta-feira (25) precisou retornar ao Aeroporto de Natal para manutenção e o voo foi cancelado.

Os Clientes estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da ANAC conforme as necessidades e serão reacomodados nos próximos voos da Companhia.

A GOL reforça que as medidas tomadas em relação a este voo foram realizadas com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia”.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Um aeroporto que se diz “internacional” que não tem farmácia e nem restaurante, como pode?? Nada da certo nesse aeroporto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarifaço pode gerar prejuízo de R$175 bilhões no PIB do Brasil, diz estudo

Foto: Reprodução/Agência GOV

As tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, demandadas pelo presidente americano Donald Trump que deve entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto, pode gerar prejuízos sobre a economia nacional, segundo a Gerência de Economia e Finanças Empresariais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O órgão realizou um estudo que resultou em um prejuízo de R$ 175 bilhões no longo prazo, com retração de 1,49% no PIB (Produto Interno Bruto), gerando um impacto negativo de 1,3 milhão de postos de trabalho.

Em outro cenário hipotético, em caso de o Brasil retaliar as prerrogativas tarifárias americanas, também em 50%, a queda do PIB brasileiro pode chegar a R$ 259 bilhões (2,21%), afetando fortemente o número de empregos (-1.934.124), massa salarial (-R$36,18 bilhões) e a redução da arrecadação de impostos (-R$ 7,21 bilhões).

Atualmente, os EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China. Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 40,4 bilhões aos Estados Unidos, representando 1,8% do PIB nacional. Entre os produtos mais enviados estão combustíveis minerais, ferro e aço, máquinas e equipamentos mecânicos, aeronaves e café.

Veja aqui o estudo completo sobre os impactos no Brasil.

Diplomacia é a chave para um acordo

A FIEMG considera que o aumento das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos pode comprometer seriamente a estabilidade econômica e o progresso da indústria nacional. A entidade sugere que o governo brasileiro adote uma postura firme, porém diplomática, na tentativa de alcançar um entendimento que impeça a aplicação das tarifas, resguarde os postos de trabalho e mantenha a competitividade das empresas do país.

Com informações de Diário do Poder

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU investiga governo Lula por renovar contratos com empresa proibida de ser contratada

Foto: Reprodução/ Google Street View

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um processo para “apurar possíveis irregularidades no atraso” do Ministério da Educação (MEC) em registrar punição a uma empresa de vigilância nos cadastros oficiais do governo federal. Conforme revelou a coluna, essa omissão, de mais de três meses, permitiu que outros quatro ministérios renovassem contratos – no valor total de R$ 14,8 milhões – com a AC Segurança, que estava impedida de licitar e de ser contratada por um ano.

O processo foi aberto a pedido do subprocurador-geral Lucas Furtado, representante do Ministério Público junto ao TCU. Na representação, ele afirma que “a renovação de contratos com empresas inabilitadas pode ser considerada irregular e contrária aos princípios da administração pública”.

Lucas Furtado afirma que existem “fortes indícios de irregularidade nas renovações de contrato” e, por isso, o tema deve ser apurado pelo tribunal de contas porque “há risco de lesão aos cofres públicos”.

“A renovação de contratos com a administração pública, assim como qualquer outro ato administrativo, deve observar os princípios da legalidade, moralidade, eficiência e economicidade. Qualquer decisão que contrarie esses princípios deve ser questionada e pode resultar em sanções para os gestores responsáveis”, escreveu.

O que o MEC deixou de fazer para motivar uma representação do MP

A sanção foi aplicada pelo MEC e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 26 de março deste ano. O comunicado já anunciava que a AC Segurança ficava impedida de licitar e ser contratada pela administração pública e autarquias pelo prazo de 12 meses.

O Ministério da Educação, no entanto, deixou de registrar o impedimento nos cadastros oficiais do governo, descumprindo o prazo legal de 15 dias, e outros ministérios renovaram contratos com a empresa.

Diante dessa informação, Lucas Furtado pediu ainda que o TCU investigue também a legalidade das renovações de contrato com a AC Segurança, ocorridas após a publicação da sanção no DOU.

“Importa destacar que empresas contratadas pela administração não possuem direito subjetivo à prorrogação de contratos, mas apenas uma expectativa de direito. Isso significa que a administração pública não está obrigada a renovar contratos, especialmente se houver irregularidades ou se a empresa não atender aos requisitos legais, como é o caso das renovações de contratos em tela”, assinalou o subprocurador-geral no ofício encaminhado ao TCU.MEC publica punição a empresa de AC Segurança LTDA no Diário Oficial da União

Os pedidos do MP ao TCU sobre o caso do MEC e da AC Segurança

  1. Apurar possíveis irregularidades nas renovações contratuais de ministérios com a empresa AC Segurança LTDA. ocorridas após a publicação no DOU de 26/3/2025 de penalidade que tornou a empresa impedida de contratar com a administração pública por 12 meses.
  2. Apurar possíveis irregularidades no atraso, por parte do MEC, em cadastrar a empresa AC Segurança LTDA. no Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf) e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis), após aplicação de penalidade de licitar ou contratar com a administração pública, fato que levou outros órgãos públicos a renovarem contratos com a empresa.

MEC atualiza cadastro de punições após alerta da reportagem

A punição do MEC só foi informada ao Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf) e ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) no último dia 8, depois que a coluna questionou a pasta sobre as sanções aplicadas à empresa. Ou seja, foram necessários mais de três meses para o ministério atualizar o cadastro.

Nesse meio tempo – entre a punição aplicada pelo MEC no DOU e o registro nos cadastros do governo –, quatro ministérios prorrogaram contratos com a AC Segurança por meio de termos aditivos ou de apostilamento. São eles, os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Pesca e Aquicultura (MPA), da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do Desenvolvimento Social (MDS). A Controladoria-Geral da União (CGU) também firmou termo de apostilamento com a empresa repassando direitos e responsabilidades do contrato para o MPA, apesar do impedimento.

Em nota, todos os órgãos explicaram que a punição aplicada pelo Ministério da Educação não estava nos cadastros oficiais do governo quando renovaram o contrato. Bastava uma pesquisa no DOU, no entanto, para encontrar a sanção.

Questionado pela reportagem à época, o MEC, por sua vez, limitou-se a dizer que o impedimento foi publicizado no Diário Oficial da União e teve efeitos imediatos a partir da publicação. A pasta não se manifestou sobre a omissão em incluir a punição nos cadastros oficiais do governo após mais de três meses de atraso.

Se a punição do MEC constasse nas bases de dados oficiais, ministérios e autarquias, por lei, jamais poderiam prorrogar contrato, aprovar apostilamentos e aditivos com empresa terceirizada.

O mesmo também se aplica a uma licitação em andamento. A sanção seria suficiente para inabilitar a AC Segurança em um certame. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A autarquia declarou a AC Segurança como vencedora em licitação de R$ 7,2 milhões que foi aberta para, justamente, substituir a empresa de vigilância. O contrato, no entanto, ainda não foi assinado.

A reportagem obteve nota técnica do Inep que trata da necessidade da nova licitação. No documento, o órgão mostra preocupação com o fato de a AC Segurança ser alvo de investigação.

“Considerando as notícias veiculadas por diversas mídias sobre investigações de supostas fraudes em processos licitatórios envolvendo a atual contratada, urge a preocupação de possíveis impactos jurídicos, administrativos e operacionais na continuidade da prestação desses serviços no âmbito do Instituto”, relata o estudo técnico preliminar.

Operação Dissímulo

A AC Segurança é suspeita de integrar grupo de empresas do setor que simulavam concorrência e fraudavam licitações para obter contratos com o poder público que, juntos, alcançam cifras bilionárias.

Os investigados, segundo a Polícia Federal, teriam usado falsa declaração de dados perante a administração pública para obter benefícios fiscais e faziam uso de laranjas para esconder os verdadeiros donos das companhias.

A organização criminosa foi alvo da Operação Dissímulo, da PF, em fevereiro deste ano. A investigação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.

Histórico de atrasos

A empresa de vigilância têm longo histórico de descumprir cláusulas contratuais pelos locais que presta serviço. Pela prática de atrasar salário e não efetuar pagamentos aos funcionários, a AC Segurança já recebeu multa, advertência e, em alguns casos, ficou impedida de licitar com algum órgão público específico.

No entanto, a punição que a firma de vigilância recebeu do MEC em março é mais dura que as outras oito sanções atualmente vigentes contra ela, porque não se estende apenas ao Ministério da Educação, mas sim a todos os órgãos públicos.AC Segurança é punida pelo Inep

Inep multa a AC Segurança em R$ 60 mil por descumprir cláusulas contratuais

Tácio Lorran – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS silencia sobre poupar sindicato de irmão de Lula de ação judicial

Foto: Ricardo Stuckert

O governo Lula deixou de fora das ações judiciais contra sindicatos envolvidos na Farra do INSS duas entidades ligadas à esquerda: a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).

Respondendo a um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) formulado pela Liderança da Minoria na Câmara, o INSS se recusou a informar por que não incluiu as duas nas ações movidas. Atualmente, a liderança da minoria é exercida pela deputada Caroline de Toni (PL-SC).

Além da Contag e do Sindnapi, o instituto também optou por não acionar outras duas organizações: a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) e a ABCB (Associação Brasileira de Consumidores e Beneficiários).

O Sindnapi tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Ele é irmão mais velho do presidente Lula (PT).

As quatro entidades poupadas das ações estão citadas diversas vezes no relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o tema. Aparecem também nas investigações da Polícia Federal (PF), que resultaram na operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano.

Na resposta ao pedido da oposição via LAI, o INSS também negou acesso ao processo administrativo que embasou a decisão de excluí-las das medidas judiciais.

As ações foram apresentadas pela Advocacia-Geral da União (AGU), mas a escolha de quem seria processado coube ao INSS. No mês passado, a Justiça determinou o bloqueio de bens de alguns dos investigados, totalizando R$ 2,8 bilhões.

Procurado, o INSS afirmou, em nota, que “as investigações (contra entidades e pessoas envolvidas) continuam” e que “não há impedimento para que novos processos de responsabilização sejam instaurados para outras entidades”, desde que “surjam elementos que justifiquem tal apuração”.

Andreza Matais – Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula não corta gastos e usa receitas extraordinárias para cumprir metas fiscais pelo segundo ano consecutivo

Foto: Diogo Zacarias/MF

O governo federal repete neste ano a estratégia de buscar receitas extraordinárias para tentar atingir as metas fiscais e, com isso, conseguir liberar recursos para o funcionamento da máquina pública.

Receitas extraordinárias são recursos que não fazem parte da arrecadação regular e prevista pelo governo, mas que entram nos cofres públicos de forma esporádica durante o ano. Exemplos deste tipo de receitas são os leilões de ativo como concessões de rodovias, aeroportos, petróleo, ou a venda de ativos, como imóveis.

Nesta semana, os Ministérios da Fazenda e do Planejamento liberaram R$ 20,6 bilhões no orçamento de 2025 para gastos livres dos Ministérios com base, principalmente, no aumento de receitas não recorrentes do petróleo.

Ao mesmo tempo, a agenda de reforma de gastos estruturais, necessária para manter de pé o arcabouço fiscal, caminha a passos lentos.

O governo diz que enfrenta dificuldades para cortar gastos devido a fatores legais e políticos. A maior parte do orçamento da União é composta por despesas obrigatórias – aposentadorias, salários, benefícios sociais e transferências para estados e municípios.

Essas despesas são determinadas por leis e pela Constituição Federal, o que significa que o governo não pode simplesmente reduzi-las sem aprovação do Congresso Nacional.

Além disso, há forte resistência de grupos do governo a cortes, especialmente em áreas como saúde, educação e programas sociais. Muitos destes gastos estão vinculados a pisos constitucionais.

Outro obstáculo é o tamanho das despesas discricionárias, que o governo pode ajustar, como investimentos em infraestrutura e ciência. Essa parcela do orçamento é pequena e mesmo cortes significativos têm impacto limitado sobre o total dos gastos.

Arcabouço fiscal

O arcabouço fiscal é o conjunto de regras proposto e aprovado em 2023 para orientar os gastos públicos. Ele inclui uma sistema de metas e gatilhos para controlar o crescimento das despesas e, em tese, levar os cofres federais para um patamar sustentável de gastos.

O objetivo é conter um crescimento maior da dívida pública brasileira, que já é considerada elevada para o padrão de países emergentes, evitando, assim, um aumento maior da inflação e dos juros básicos, fixados pelo Banco Central, que servem de referência para as taxas cobradas do setor produtivo.

Sem cortes de gastos obrigatórios, a atual regra para as contas públicas terá de ser revista nos próximos anos mesmo com a mudança nos precatórios feita pelo Congresso Nacional, que retira estes pagamentos das despesas primárias em 2026 e acrescenta, a cada ano, a partir de 2027, 10% do estoque de precatórios dentro das metas fiscais. Despesas primárias são os gastos do governo antes do pagamento de juros da dívida pública.
g1

Opinião dos leitores

  1. Que hecatombe! Vou fazer o L em 26….muahahahaha!!! Quero que o mar pegue fogo , para almoçar peixe frito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Empresas brasileiras recorrem a férias coletivas e paralisações temporárias para minimizar impactos de tarifaço de Trump

Foto: Reprodução/TV Globo

Empresas brasileiras de diferentes setores que exportam para os Estados Unidos tiveram impactos nas atividades. Férias coletivas e paralisações temporárias têm sido as soluções encontradas pelos empresários brasileiros para enfrentar o “tarifaço de Trump”. Uma maneira de se organizar para tentar evitar mais prejuízos.

O ferro gusa está entre os produtos mais exportados pelo Brasil para os Estados Unidos. Em 2025, até junho, foram mais de US$ 600 milhões. O serviço de manutenção da fundição vai até domingo (27), quando o forno será paralisado.

O operador de sistemas de abastecimento, Carlos Alberto Souza também vai sair de férias, mas não acha que vai conseguir relaxar. “Quando é uma férias programadas você administra as coisas: posso viajar, posso pescar, posso passear com esposa, com filhos, mas uma férias assim, a gente tem que ficar em casa mesmo aguardando”.

Essa é só uma das siderúrgicas de Minas Gerais que estão paralisando a produção de ferro gusa – usado como matéria prima na produção de aço e ferro fundido para a indústria e a construção civil. O motivo é a mudança tarifária anunciada por Donald Trump, que entra em vigor em 1° agosto.

Em Mato Grosso do Sul, a carne que iria para os Estados Unidos, está sendo direcionada pra outros mercados. Como: China, Sudeste Asiático e Oriente Médio O sindicato que representa os produtores de carne, no estado, informou que a tarifa de 50% do governo americano torna inviável a continuidade das exportações.

Uma empresa, em Santa Catarina, exporta produtos feitos de madeira. São 65 contêineres sendo enviados todos os meses para os Estados Unidos. E pela primeira vez, em 60 anos, decidiu conceder férias coletivas para os colaboradores por tempo indeterminado por falta de comprador.

g1

Opinião dos leitores

  1. Vão lá, patriots, peçam tarifas, supliquem por sanções ao seu proprio pais. Bando de alienados.

  2. Mato Grosso e Santa Catarina: dois estados bolsonaristas que vão perder milhares de empregos…🤣🤣🤣
    Bota pra lascar, laranjão
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Moraes determina retirada de acampamento na frente do STF e proíbe acampar na Praça dos Três Poderes e em frente a quartéis das Forças Armadas

Um protesto com acampamento na Praça dos Três Poderes foi desmanchado após determinação do ministro do STF Alexandre De Moraes na madrugada de sexta (25) para sábado (26).

Moraes intimou o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que notificou pessoalmente os manifestantes bolsonaristas. Entre eles, estavam deputados aliados de Bolsonaro, como Hélio Lopes (PL), que levou uma barraca para acampar na frente do STF como protesto contra medidas da Suprema Corte. Com um pedaço de fita colado à boca, o parlamentar afirmou nas redes que faz um ‘jejum de silêncio’. Em carta aberta divulgada em seu perfil no Instagram, o parlamentar afirmou que o Brasil “não é mais uma democracia” e que a manifestação é um ato individual de indignação.

Atendendo pedido da Procuradoria Geral da República, Moraes autorizou a prisão dos parlamentares, caso não aceitassem deixar o local.

Após a ordem, o ministro do STF assinou um complemento da decisão proibindo a instalação de novos acampamentos num raio de 1 quilômetro da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e até mesmo de quartéis das Forças Armadas. Moraes justificou que adotava a medida para evitar um novo 8 de Janeiro.

“Para garantir a segurança pública e evitar novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpistas ocorridos em 8/1/2023, determinou a proibição de qualquer acampamento em um ario de 1KM da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e, obviamente, em frente aos quartéis das Forças Armadas”, determinou Moraes.

Com informações de InfoMoney e Estadão

Opinião dos leitores

  1. Que sujeira está nosso país , agora os sem terra pode acampar onde quiser , usar a governadoria como varal de roupa e até banheiro para fazer necessidades , interditar Br enfim ninguém manda nem sair quando mais prender , que lixo que vcs “ inteligentes “ transformaram o Brasil . Para vcs quando pior melhor e sempre tem dois pesos e duas medidas .

  2. Alôôôôôôô boiada burra!
    A frente do 16RI tá disponível pra vcs acamparem…tá bem limpinha e pintada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *