A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, está na lista dos 41 artistas e produtores que serão premiados com o maior grau da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a principal honraria pública do setor cultural brasileiro. A homenagem será atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta terça-feira.
Janja será reconhecida no grau Grã-Cruz, o maior de três graus, destinado a um seleto grupo de personalidades culturais. Além da primeira-dama, fazem parte da lista nomes como Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Xuxa, Marcelo Rubens Paiva, Walter Salles, Fernanda Torres e Paulo Gustavo (in memoriam).
“A escolha reflete a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens”, afirma o Ministério da Cultura, em nota. A pasta define a primeira-dama como uma “socióloga com atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome”, além de “engajada na promoção da cultura e da participação popular”.
A primeira entrega da OMC foi feita em 1995, sendo suspensa a partir de 2019. O prêmio tem por finalidade condecorar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira. Ao todo, 112 pessoas e 14 instituições serão condecoradas neste ano.
As indicações abrangeram diversos segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.
Em 2023, a primeira-dama também foi homenageada pelo governo com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, uma condecoração concedida pelo governo brasileiro para distinguir pessoas físicas, jurídicas e entidades “pelos seus serviços ou méritos excepcionais”.
Infomoney
Infelizmente e mais facil para nos colocarmos a culpa da falta de segurança que vivemos hoje na desprestigiada policia , do que precionar e cobrar dos nossos congressistas que alterem essas leis de impunidade, quantos crimes e preciso um bandido desse cometer para estar preso, a policia prende, o bandido passa poucos dias preso e a nossa justiça souta por causa destas leis de bananas.
Esse rapaz deve ter as costas muito largas e uma proteção muito quente, pois já é bem a terceira vez que é preso como membro de quadrilha de roubo de carros, residências, acessórios de carros, jóias e outras coisas mais, e mesmo assim não fica preso. Tem alguma coisa errada aí….
Bom o Ministério Público ou a quem interessar possa (órgãos de corregedoria) investigar o que tá acontecendo, pois esse moço é uma ameça a sociedade e só vai parar quando for parado definitivamente, uma vez que tem alguém sempre soltando ele e passando a mão em sua cabecinha. Até quando?
A verdade é que a justiça desse país foram feitas pra bandido, tipo:político, dentre outras espécie de colarinho.
O problema é esse: "… já foi detido várias vezes pelo mesmo crime." essas eleis brandas demais pra bandidos desse tipo.
ESSE CARA JÁ FOI PRESO VARIAS VEZES E PQ AINDA TÁ SOLTO?ESTOU CANSADO DE VER ESSA FOTO DELE NAS PAGINAS POLICIAIS.