Uma agente da Força Nacional de 44 anos, cabo da PM de Mato Grosso do Sul, foi baleada de raspão na cabeça durante uma abordagem de bandidos na madrugada desta quarta-feira (27) no bairro de Lagoa Seca, na Zona Leste. A policial estava a pé na companhia de um outro membro da Força, de 33 anos, da PB, na esquina das avenidas Alexandrino de Alencar com a Prudente de Morais, com destino à Academia de Polícia, onde estão sediados. Na ocasião, três homens armados se aproximaram em um carro e anunciaram o assalto. Os policiais reagiram e trocaram tiros com os bandidos. Um deles foi baleado e socorrido. Outros dois acabaram presos. Uma arma foi apreendida.
Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.
Aluísio Farias Batista
A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.
O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.
A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.


As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados. Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.
O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.
A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.
Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.
O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.
A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.
Comente aqui
Deixe um comentário
Conar suspende, em caráter liminar, propaganda abusiva de bets na CazéTV durante Copa
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou, em caráter liminar, a suspensão de propagandas de casas de apostas exibidas pela CazéTV durante as transmissões da Copa do Mundo. A medida foi assinada na sexta-feira (26) e ainda não representa a abertura de um processo formal. Não está claro quais práticas estão vetadas com essa decisão e quais seguem liberadas para o canal.
Segundo o órgão, as ações publicitárias podem ter desrespeitado as regras de publicidade responsável ao incentivar apostas em lances em tempo real, com destaque para odds (probabilidades de ganho) consideradas pouco prováveis e apelos de urgência feitos por narradores e comentaristas.
Além da CazéTV, as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO também serão notificadas. O Conar deu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem as medidas adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo ações de proteção ao público infantojuvenil.
Em nota, a CazéTV afirmou que já havia feito alterações nas publicidades após reclamações do público. O Conar informou que continuará monitorando as transmissões e poderá abrir um processo formal caso identifique novas irregularidades.
Comente aqui
Deixe um comentário
TAXA EXTRA: Aneel mantém bandeira amarela para contas de luz no mês de julho
Foto: Aline Massuca/ Metrópoles
A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês, o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas (patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de geração.
A Aneel também orienta os consumidores a adotarem hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de luz.
Comente aqui
Deixe um comentário
93% dos brasileiros aprovam Pix, diz pesquisa Ipsos-Ipec
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Cerca de 93% da população brasileira aprova a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, segundo dados da pesquisa Ipsos-Ipec.
Das pessoas que aprovaram, os homens possuem maior confiança, com 92%, contra 93% das mulheres. A aceitação também é maior entre jovens de 16 a 34 anos, entre os quais 97% aprovam.
A desaprovação também é maior entre as pessoas com o Ensino Fundamental completo. Cerca de 80% desse público aprova a ferramenta, contra 12% que a reprovam.
Já as pessoas com o Ensino Médio completo, 95% aprovam. Os entrevistados com Ensino Superior, por sua vez, são os que mais aceitam o uso do Pix, com 98% de aprovação e apenas 1% de desconfiança.
A renda familiar também mudou a resposta de cada entrevistado. Pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o Pix em 88%, o menor nível da pesquisa.
Os que mais aprovam a ferramenta são, também, aqueles com maior renda familiar, maior que cinco salários mínimos. Cerca de 97% deste público aprova o Pix.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de junho de 2026, com a população de 16 anos ou mais da área em estudo. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 130 municípios.
O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.
CNN Brasil
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Taróloga prevê Bolsonaro ‘inocentado em 33 dias’ e aponta ‘grande virada política e espiritual’
[VÍDEO] Taróloga prevê Bolsonaro ‘inocentado em 33 dias’ e aponta ‘grande virada política e espiritual’https://t.co/bERL3HakFT pic.twitter.com/4BLs62TAFb
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 27, 2026
Imagens: Reprodução/Luiz Bacci
Uma taróloga publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma previsão envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, ela afirma que ele pode ser “inocentado em cerca de 33 dias”.
Segundo a mulher, o período marcaria uma espécie de “virada” no cenário político e também espiritual. Ela associa o desfecho a forças espirituais e cita que haveria uma mudança significativa no andamento dos acontecimentos, conforme o perfil Luiz Bacci.
No vídeo, a taróloga reforça que a suposta reviravolta estaria próxima e que o tema teria impacto direto na repercussão política nacional. A fala, no entanto, não apresenta qualquer base institucional ou confirmação oficial.
Ela também comenta a possibilidade de retorno de Bolsonaro ao cenário político em posição de protagonismo, embora sem detalhar caminhos ou fatos concretos que sustentem a afirmação.
Comente aqui
Deixe um comentário
ANÁLISE: PT protela expulsão de vereador ligado ao PCC, diz Cláudio Humberto
Foto: Reprodução
O vereador Senival Moura (PT) segue sem definição sobre possível expulsão do partido três dias após ser preso, segundo informações citadas pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Até o momento, a sigla não abriu formalmente processo de desligamento.
De acordo com a coluna, o PT teria apenas encaminhado o caso à comissão de ética, sem anunciar medidas mais conclusivas ou prazo para decisão.
O caso ganhou repercussão após a prisão do parlamentar, que é citado em investigação envolvendo um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado à empresa de transporte Transunião. As informações são atribuídas a apurações em curso.
Ainda segundo a mesma coluna, há menções de que o esquema investigado teria relação com integrantes associados ao PCC e movimentações financeiras na ordem de R$ 15 milhões. Esses pontos fazem parte do conteúdo investigativo citado.
A situação também reacende debates políticos sobre a postura do partido em casos envolvendo parlamentares sob investigação judicial. Até o momento, não há posicionamento final sobre expulsão.
Em 2014, segundo registros citados na coluna, o parlamentar já teria sido mencionado em outro episódio semelhante, enquanto um familiar chegou a ser expulso do partido à época.
Opinião dos leitores
-
Não tem como os ptistas excluir um cumpanhêro se ele tem no DNA justamente as características para ser um cumpanhêro autêntico.
Comente aqui
Deixe um comentário
Comando Vermelho avança no RN e pode fazer Sindicato do Crime desaparecer, diz promotor
Foto: Reprodução
O avanço do Comando Vermelho no RN pode levar ao desaparecimento do Sindicato do Crime (SDC) nos próximos anos. A avaliação é do promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, com base em relatórios e levantamentos do Ministério Público do RN (MPRN).
Segundo o promotor, a facção criminosa de origem fluminense vem ampliando sua presença no Estado e atraindo integrantes que antes integravam o Sindicato do Crime. “Cada vez tem mais elementos passando para o Comando Vermelho.
Há uma tendência de que essa facção domine o RN e, ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou, em entrevista à TV Tropical.
De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais e passou a buscar o controle direto dos territórios onde exerce influência.
O promotor acrescentou que a organização atua em rotas internacionais do tráfico de drogas, fator que amplia sua capacidade financeira e operacional.
Apesar do possível enfraquecimento do Sindicato do Crime, Sílvio Brito alertou que esse cenário não representa, necessariamente, uma melhora na segurança pública.
Segundo ele, o predomínio de uma facção de atuação nacional tende a dificultar o enfrentamento ao crime organizado, uma vez que lideranças, fontes de financiamento e arsenais estariam fora do alcance das autoridades estaduais.
O Ministério Público também avalia que a disputa entre as organizações criminosas pode intensificar os confrontos entre integrantes das facções e ampliar os reflexos da violência em diferentes regiões do Estado.
Para o promotor, enfraquecer financeiramente essas organizações, por meio da apreensão de recursos e do bloqueio de bens, é uma das principais estratégias para reduzir sua capacidade de atuação.
Comente aqui
Deixe um comentário
SUSTO GRANDE: prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher
Foto: Cedida
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, sofreu um acidente de trânsito na noite deste sábado, na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando retornava de um evento promovido pelo PSD Mulher, em Touros.
De acordo com as informações repassadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na rodovia. O acidente provocou danos materiais no carro, mas todos os ocupantes passam bem.
Além de Marianna Almeida, estavam no veículo o motorista Victor, que também é advogado e amigo da prefeita, a secretária municipal da Mulher, Lunária, e a assessora de comunicação Nadja.
Após o acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica por precaução. Segundo a equipe da prefeita, ninguém sofreu ferimentos graves e todos já estão no hotel.
Comente aqui
Deixe um comentário
RN lidera gasto com pessoal no Brasil e ultrapassa limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, aponta Tesouro
Foto: Reprodução
O Rio Grande do Norte aparece como o estado com o maior comprometimento da receita com despesas de pessoal do Poder Executivo e também lidera o ranking nacional do peso dos precatórios, segundo o relatório RGF em Foco, divulgado nesta sexta-feira (26) pela Secretaria do Tesouro Nacional.
De acordo com o levantamento, o Estado destinou 56,12% da Receita Corrente Líquida Ajustada ao pagamento de pessoal no primeiro quadrimestre de 2026, conforme informações publicadas pelo Agora RN.
O percentual é o maior do país e supera o limite máximo de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para os governos estaduais. Além do Rio Grande do Norte, apenas a Paraíba ultrapassou esse teto, ao registrar 49,75%.
O relatório também aponta que o RN possui o maior peso de precatórios do Brasil. As dívidas judiciais equivalem a 36,1% da Receita Corrente Líquida estadual, índice superior ao registrado no Rio Grande do Sul (25%) e na Paraíba (22%), o que amplia a pressão sobre as contas públicas.
Apesar do crescimento nominal de 21,11% na arrecadação entre janeiro e abril de 2026, o Governo do Estado contingenciou R$ 497,4 milhões em despesas após arrecadar menos do que o previsto em importantes fontes de receita, entre elas os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Em nota citada pelo relatório, o próprio Governo do RN reconhece desafios relacionados à baixa liquidez e ao elevado comprometimento das receitas correntes com despesas correntes.
A Secretaria Estadual da Fazenda afirma, por outro lado, que o Estado registrou resultado orçamentário positivo no primeiro quadrimestre e ressalta que esse indicador é diferente do conceito de equilíbrio fiscal previsto na legislação.
Opinião dos leitores
-
Toda mazela do mundo acontece nesse DESGOVERNO DE FATÃO
Comente aqui
Deixe um comentário
Denúncia sobre possível desvio de patrimônio leva Polícia Civil do RN a cumprir buscas no próprio Setor de Transportes
Foto: Divulgação/PCRN
Uma denúncia sobre um possível desvio de patrimônio público levou a Polícia Civil do RN a cumprir, nesta sexta-feira (26), mandados de busca e apreensão no próprio Setor de Transportes da instituição e em uma oficina automotiva localizada na Zona Norte de Natal.
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após uma denúncia encaminhada à Delegacia-Geral relatando a possível subtração de equipamentos pertencentes ao patrimônio da corporação. De acordo com as informações, os materiais estariam sendo utilizados em uma oficina responsável pela manutenção de veículos oficiais.
Além das buscas, a Justiça determinou a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão aos investigados. A Polícia Civil não divulgou a identidade dos envolvidos nem detalhou quais equipamentos são alvo da apuração.
Em nota, a instituição informou que a investigação foi instaurada a partir de mecanismos internos de controle e fiscalização, ressaltando que a iniciativa demonstra o compromisso com a legalidade, a transparência e a proteção do patrimônio público.
A Polícia Civil afirmou ainda que as investigações continuam para esclarecer completamente os fatos, observando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. A corporação reforçou que seguirá apurando toda denúncia que possa envolver eventual prejuízo ao erário.
Opinião dos leitores
-
O pior bandido é o que usa farda. Lamentável.
Essa onda de insegurança no RN demonstra duas coisas: a importância das forças policiais, que precisam ser valorizadas e não serem tratadas como inimigas, como têm sido ultimamente e como querem os esquerdistas, e que precisamos revogar o nefasto Estatuto do Desarmamento. Se os cidadãos de bem puderem portar armas, a ação desses "ladrões de galinha" cessará.
Cadê os inteligentões que dizem que armar o cidadão é a solução? Toda semana tem policial reagindo e levando bala ou tendo a arma roubada.
Eu sou a favor ao porte de arma sim
Tenho o direito de me defender já que o estado não faz isso
O PT desarmou o povo de medo de rebelião isso sim esse ladrao do Lula
Você leu o texto? O ocorrido é exatamente mais uma prova de que armar o cidadão trará benefícios. Os policiais reagiram e, mesmo em menor número, feriram um dos bandidos e prenderam os outros dois. E se estivessem desarmados?
Você tem razão. Armar a população só vai aumentar a violência. Por exemplo: Mortes no trânsito,marido matando mulher,vizinho matando outro por motivos fúteis,brigas de bar que findarão em homicídios,etc,etc,etc… Tem é que mudar esse código penal e investir muito no sistema penitenciário,nas policias,educação,saúde,esportes,entretenimento,qualidade de vida,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc…
Quem mata não é a arma, Riva. Se fôssemos nos basear por essa lógica, deveríamos proibir os veículos automotores, os aviões, as facas, as escadas, as piscinas… Enfim, convivemos com a morte constantemente e de infindáveis formas. Até de engasgo pode-se morrer. Devemos ser práticos e realistas. Depois do famigerado Estatuto do Desarmamento, a criminalidade no nosso país diminuiu? E o que se passa em outros países? A realidade demonstra que o desarmamento das pessoas de bem tem finalidade política (todos os ditadores desarmam o seu povo) e não aumenta a segurança do povo. Ao contrário.
Bobeira desses dois policiais, numa época em que bandidos e quem manda, eles deveriam ter prudência em andar de madrugada numa cidade escura e sem segurança.
Amigo, eles são a segurança. Se eles vão "correr com medo" dos bandidos…
É muito triste ver pessoas conformadas e aprisionadas nas suas casas achando que isso é esperteza, São frouxos esquerdistas, querem que nos conformemos com bandidos no poder, na política e etc. Querem que o cidadão de bem baixe a guarda de vez, se dê por vencido pelo mal. Temos direito de ir e vim a qualquer momento, parabéns a esses guerreiros, vieram roubar, pau no gato.
Em 2018 os idiotas do povo do RN irão eleger os mesmo….povinho besta para gostar de levar fumo
Estamos sob o comando do caos!O pior é que sem vislumbrar qualquer ação governamental, salvo a de cobrar impostos.
A coisa não tá fácil mesmo, assaltando até polícia Militar. Imagina o povão, o que nao está sofrende. Viva ao nosso (des)governante.
Grande Polícia Militar do RN…
Cê quiz dizer grande Força Nacional?
Não, foi a PM, mesmo: reticências de ironia.